BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






domingo, 29 de julho de 2012

Um homem ora...



Já caiu a noite sobre a grande capital do império romano. Enquanto alguns já se recolhem para dormir e outros vão à tabernas e hospedarias para beber vinho ou cerveja, tentando achar um momento de alegria em meio à dureza da vida do século I, em uma casa de Roma, transformada em prisão, uma cena pouco comum acontece.
 

Um homem está de joelhos, orando – não de pé, como era o costume naquela época – à tremulante luz de uma lamparina, concentrado e ciente de ser, diante de quem ora, apenas um servo, um pobre pecador.
 

Ele é prisioneiro do governo romano. Não por roubar ou matar, mas simplesmente por falar – falar com paixão, convicção, coragem e clareza sobre o que crê, em quem crê e porque crê.
 

Não ora por libertação da prisão ou por vingança aos que o prenderam injustamente. Não ora pedindo seus direitos, ou mais conforto, muito menos por riquezas e vantagens materiais.
 

Ali, ajoelhado – um sinal de profunda humildade e respeito – este homem de grande fé, embora de saúde não tão boa, ora diante daquele que aprendeu a chamar de Pai, sem medo, mas com toda a certeza de que um ouvido amoroso o está escutando.
 

Por quem e para que, afinal, ora este servo de Deus?
 

Ela ora por seus irmãos de fé que estão na cidade de Éfeso, um grande centro comercial, cultural e religiosa da época, a mais famosa e populosa cidade da região, onde hoje fica a Turquia, que faz fronteira com Grécia e Síria.
 

Lá ele havia anunciado e ensinado sua mensagem por quase três anos, e muita gente havia abandonado as superstições e o culto à deusa Diana, que tinha na cidade um grande templo dedicado a ela, para seguir o “Caminho do Senhor”, como estava sendo chamada essa nova fé.


Por um momento o homem interrompe sua oração a lembrar-se de como o poder de Deus havia mudado a vida de tanta gente naquela cidade cheia de feiticeiros, vendedores de estátuas e outros produtos religiosos. Muitos chegaram a queimar publicamente seu livros de feitiçaria, e alguém calculou que os livros queimados por aqueles que agora estavam no Caminho do Senhor valiam 50 mil moedas de prata (Atos 19), ou seja, o valor de 50 mil dias de trabalho de uma pessoa.
 

Hoje, se colocamos um dia de trabalho a 50 reais, seriam cerca de 2,5 milhões de reais em livros queimados...
 

O homem, cansado, baixa novamente sua cabeça, se curva sobre seus joelhos e continua sua oração pelos amados irmãos de Éfeso. E sua oração, fervorosa e confiante, pede ao Senhor quatro coisas a favor de seus irmãos.
 

1 – Que eles sejam fortalecidos com poder, segundo a riqueza da glória de Deus, através do Espírito de Deus que age dentro deles;

2 – Que Cristo habite, more e viva nos seus corações por meio da fé;

3 – Que enraizados e fundamentados no amor de Deus, que é um tipo único e especial de amor – o “ágape” – junto com todos os outros que creem em Jesus, consigam compreender e conhecer a fundo o “ágape”, o amor vivo, doador e sacrificial de Cristo, que vai além de todo entendimento humano;

4 – Que, como resultado de tudo isto, sejam enchidos com toda a plenitude de Deus, a habitação plena do Espírito Santo, que os transforma com o amor de Cristo e os faz viver agora neste amor.
 

Sua oração em favor dos irmãos termina com palavras que mostram sua total confiança no Pai a quem ele ora: ele dá glória a Deus que, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!
 

E esta glória não é dada a Deus em um individualismo egoísta, do jeito que cada um quer ou apenas em certos momentos, mas, ele conclui, por meio da Igreja e por meio de Cristo Jesus, por todos os tempos e para todo o sempre!


Terminada sua prece, o homem se deita em seu leito simples e apaga a chama da lamparina, sua fiel companheira na casa-prisão. Outro dia virá e ele quer terminar a carta que escreve aos irmãos de Éfeso, em meio às visitas que recebe de gente que quer ouvi-lo falar do Caminho, que um dia ele próprio desprezava, perseguia e queria destruir, mas que agora amava e estava disposto a dar sua vida por ele.
 

Quem é este homem, que teve sua vida transformada de maneira tão radical, e que aprendeu a colocar-se inteiramente debaixo da vontade de seu Senhor e Deus?
 

O homem que assim orava, meus irmãos, é o apóstolo Paulo. Podemos dizer que ele ainda ora hoje, por nós, cada vez que lemos suas cartas na Bíblia. Ele hoje fala a cada um de nós sobre o Caminho – Jesus Cristo, o único e verdadeiro Salvador, o único Caminho, Verdade e Vida que pode nos levar ao Pai de amor.
 

Quem hoje ora, junto com Paulo, sou eu, meus irmãos, pois o que Paulo pedia a Deus pelos efésios e por cristãos de Roma, Filipos, Corinto e outros lugares, é o que eu peço a Deus por vocês em minhas orações – principalmente que Cristo viva em seus corações, transformando diariamente suas vidas e guiando vocês com seu Espírito no seu amor.
 

E agora, para concluirmos esta reflexão, peço que você abra a Palavra de Deus em Efésios 3.14-21, que é a epístola para o nono domingo após Pentecostes (29.07). Vamos juntos, Paulo, eu e vocês, orar para que Deus nos encha com seu poder, seu amor e seu Espírito, agindo em nós agora e todos os dias, para que sejamos salvos e demos sempre glória ao nosso Pai e Salvador(Leia em sua Bíblia o texto de Efésio 3.14-21).


Que Deus nos sempre orarmos assim uns pelos outros. Amém!


terça-feira, 24 de julho de 2012

O bom pastor e o mau pastor


Leia em sua Bíblia o Salmo 23

Quando lemos sobre o bom pastor ficamos felizes. Uma alegria muito grande enche o nosso coração, pois é maravilhoso o que ele faz por nós: Ele não deixa faltar nada; ele dá descanso; ele mata a nossa sede; ele nos fortalece; ele nos guia mesmo que em lugares sombrios, ele nos protege; ele nos dá esperança, especialmente quando estamos abatidos...

É maravilhoso seguir o bom pastor. Mas se há o bom pastor, também há o mau pastor. O mau pastor engana e se engana; ele não sabe qual caminho escolher; ele não fortalece, ele se cansa; em vez de guiar, ele fica tão perdido quanto nós ficamos no escuro; ele não pode dar esperança, porque não sabe o futuro ... Quem é ele?

O bom pastor, quando olha pra você vê o seu coração e sabe imediatamente o que você precisa. Fala exatamente o que você precisa ouvir. Quando é necessário ser duro, ele é. No texto de Jeremias vemos que ele castigou as autoridades e reis por causa das maldades deles. Mas não abandonou o seu rebanho: Ele prometeu um descendente, um rei que é muito melhor do que outros reis.

O mau pastor não sabe o que está no seu coração. Ele pensa que sabe, acha que vai alcançar a felicidade, mas nunca acontece isso. O vazio é sempre maior, a tristeza é sempre maior, o pecado e a culpa são sempre maiores... Ele fala o que acha que querem ouvir, mas nunca o que é preciso dizer. Quem é ele?

O bom pastor quer que seus filhos estejam unidos com ele. Ele chama, ele grita o teu nome! Ele quer que você esteja em seus braços, protegido e seguro. O bom pastor não olhou para a sua sujeira, a sua imundície, antes de lhe estender a mão. E por mais que eu, como ser humano, olhe e veja o meu pecado, sinta a vergonha e a culpa por eles, o Bom pastor olha pra mim e diz: “Não tem problema. O meu sangue te purifica de todo pecado. Pra mim você não é sujo. Você é meu filho, que precisa do meu perdão.”

E este perdão é tão bom! Você pode olhar para o seu pecado, e realmente dizer: “Como é grande o meu pecado! Como é feio! Quanta culpa eu sinto, quanta vergonha!” Mas o bom Pastor olha pra você e diz: “Eu sou muito maior! Eu dei a minha vida para que você fosse meu; eu lutei e venci o Diabo, venci o mundo! Você acha que a sua culpa e sua vergonha vão me impedir de falar com você? Nunca!” Este é o bom pastor.

O mau pastor nem olha pra você de verdade! Ele não se importa com você de verdade! Ele quer distância de você! Ele só se importa com seu próprio desejo, a sua vontade, o seu orgulho. Quem é ele?

O bom pastor não alimenta só a alma, mas se preocupa com o corpo. Ele olhou para aquela multidão que o havia seguido e “teve pena, compaixão, daquela gente.” Em todas as oportunidades ele testifica de si mesmo e diz: “Eu sou o Bom Pastor. Eu dou a vida por você! Eu alimento o seu corpo e a sua alma. E faço isso porque amo você!”

O mau pastor não alimenta nem o corpo nem a alma. Pode até dar comida, mas a ganância e a gula fazem com que nunca se esteja satisfeito. Quem é ele?

Amados, o mau pastor sou eu mesmo! O mau pastor da sua vida é você mesmo! Toda vez que o Diabo sussurra em seu ouvido e você o ouve. Toda vez que você acredita que pode fazer melhor que o bom Pastor. Quando você se afasta do caminha da vida, tateia por esta vida sem enxergar um palmo à frente, cai, esbarra, se machuca, se cansa. Será que ainda não foi suficiente? Será que ainda é preciso sofrer mais para entender que Jesus é o bom pastor?

Volte os seus olhos para Deus! Ouça ao seu chamado na cruz! O bom pastor está chamando o seu nome. Quer te dar descanso, força, água, proteção, esperança, pão... Peça para que Deus transforme a vontade em teu coração. Peça para que ele junte os cacos da vida que foi quebrada, para que ele dê descanso a você, que Ele dê paz a você.
 
 

Peça ao Senhor, o Bom Pastor Jesus, para que Ele ensine a você e a mim, a confiarmos em sua voz quando ele diz: “Eu sou o Bom Pastor! Nada te faltará!” Amém.

Pastor Egon Griesang - Coronel Vivida, PR

sexta-feira, 13 de julho de 2012


Leia em sua Bíblia Efésios 1.3-14


Por que nós e muitos outros cristãos nos reunimos para louvar a Deus em templos, casas e capelas? Por que cantamos hinos a Ele, ofertamos dinheiro, tempo, bens, dons e vida a Ele, oramos e agradecemos? Podemos dizer que fazemos tudo isso por causa da Sua obra, a obra da salvação. Por isso, podemos e vamos dizer sempre: Vamos louvar a Deus por Sua obra!


Vamos louvar a Deus por Sua obra ! Vamos louvar o Pai, que em Cristo nos escolheu. Por três vezes o apóstolo Paulo fala da escolha de Deus em nosso texto. No versículo 4 a escolha de Deus é feita "nele", isto é, em Cristo. Ou seja, a eleição ou escolha da graça não é uma obra divina à parte de Cristo, mas é feita ligada a Cristo e à sua obra. O apóstolo deixa bem claro que a obra de Deus é feita "em Cristo", como vemos nos versículos 3 ("com Cristo"), 4 ("com Cristo"), 5 ("por meio de Jesus Cristo") e outros. No versículo 5 a escolha de Deus tem como objetivo nos tornar filhos dele. No versículo 11 a escolha feita por Deus acontece de acordo com o propósito de Deus, que é um propósito de salvação.
 

Em Cristo o Pai nos escolheu. Esta doutrina bíblica, da eleição da graça, diz que Deus escolheu uns para a salvação, mas não escolheu outros para a perdição, pois os que não são salvos não o são porque rejeitaram a Cristo, são condenados por culpa própria. Ela é difícil de entender, mas ao mesmo tempo ela nos leva a não achar que somos salvos por causa de alguma coisa boa em nós, mas sim que somos salvos exclusivamente pela graça de Deus em Cristo Jesus. É somente por causa de Cristo que somos salvos e nada que nós fizermos pode melhorar nossa situação diante de Deus. Por isso, vamos louvar a Deus por Sua obra, vamos louvar o Pai, que em Cristo nos escolheu!


Vamos louvar a Deus por Sua obra ! Vamos louvar o Filho, que nos libertou pelo Seu sacrifício! No versículo 7 vemos que pela obra de Cristo somos libertados. A palavra grega usada aqui significava a compra de um escravo ou prisioneiro, deixando-o livre pelo pagamento de um resgate.


Assim, a nossa libertação do pecado e da morte foi paga com o sangue de Cristo, derramado na cruz na sua morte de sacrifício em nosso lugar.

Cristo está no centro no tratamento de Deus com a humanidade, com todas as pessoas. O versículo 10 diz que Deus quer unir em Cristo todas as coisas, isto é, em Cristo as pessoas são ligadas novamente a Deus, são trazidas de novo para a comunhão com Ele. Por meio de Cristo é que Deus revelou o seu plano secreto, de nos unir a Ele através do próprio Jesus. Jesus, como diz Paulo na carta aos Filipenses, deixou a glória divina e se fez servo, se humilhando e sendo obediente a Deus até a morte, morte de cruz, para nos salvar. Por isso, vamos louvar a Deus por sua obra, vamos louvar o Filho, que nos libertou pelo Seu sacrifício!
 

Vamos louvar a Deus por sua obra. Vamos louvar o Espírito Santo, garantia de nossa herança celeste! O Espírito Santo é aquele que foi prometido por Jesus e dado à Igreja, e é o Espírito Santo que age dentro da promessa de Deus, de em Cristo trazer a salvação aos homens pela proclamação do evangelho. Paulo diz que os cristãos são "selados" com o Espírito Santo, isto é, eles têm a marca de propriedade de Deus, que é o Espírito Santo.
 

O Espírito Santo é a dádiva de Deus aos cristãos, que os sela e marca como filhos e herdeiros da promessa. Essa marca do Espírito Santo nós recebemos no Batismo, quando nascemos de novo. Além disso, o Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu , isto é, é como um depósito que Deus faz e que o obriga a realizar o pagamento total por nós, seus filhos. Assim, a dádiva do Espírito Santo é a garantia dada por Deus de que somos seus filhos e herdeiros da vida eterna, conquistada para nós por Cristo na cruz e garantida por completo no dia do juízo final.
 

Além de ser a garantia que nós temos de sermos salvos, o Espírito Santo é aquele que garante a presença de Cristo conosco e que converte pessoas a Jesus através do evangelho que pregamos. O evangelho é o canal que o Espírito Santo usa para salvar as pessoas. Nós somos os instrumentos que o Espírito Santo quer usar para salvar pessoas com o evangelho. Por isso, vamos louvar a Deus por Sua obra, vamos louvar o Espírito Santo, garantia de nossa herança celeste!


Vamos louvar a Deus por Sua obra ! Vamos louvar o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Mas, por quê? Porque, sem a Sua obra de salvação, nós todos estaríamos perdidos, condenados ao inferno e à morte eterna. Por causa do nosso pecado, nosso destino desde o nascimento é terrível, pois Paulo diz que o salário do pecado é a morte . Assim, nada mais justo do que louvar a Deus por Sua obra, pois se merecíamos a morte, como é que recebemos de graça a vida eterna? Somente pela obra de salvação de Deus, por sua graça!
 

É como Paulo diz nos versículos 7 e 8: Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura! Por isso, irmãos e irmãs, vamos nos arrepender sinceramente de todas as vezes que desonramos e ofendemos a Deus em pensamentos, palavras, ações e falta de ação, e pedir-lhe humildemente o perdão em Cristo.


Tendo recebido e sempre recebendo o perdão, mesmo sem merecermos, vamos então louvar a Deus por Sua obra com tudo o que somos e temos: tempo, dons, dinheiro, bens, inteligência, trabalho, corpo, palavras, pensamentos e atos, enfim, com toda a vida. Ele merece a nossa adoração, louvor e gratidão, e, através de nosso louvor, Ele atinge outras pessoas com sua obra de salvação.
 

Vamos louvar a Deus por sua obra ! Amém.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Jesus diz a você: Levante-se!

Leia em sua Bíblia Marcos 5.21-43

Todos os dias, pela TV ou mesmo perto de nós, estamos em contato com a morte. São idosos, jovens e crianças morrendo por acidentes, fome, violência, guerra ou doenças. Infelizmente, no Brasil, cada vez morre mais gente em acidentes de trânsito e homicídios, mais do que em alguns países em guerra. Muitas famílias são atingidas pela tristeza e dor que a morte traz.



O evangelho de hoje também nos conta uma historia de morte. Uma menina de 12 anos, recém começando a vida, talvez já planejando ter um bom marido e seus próprios filhos, pois naquela época os casamentos eram geralmente na adolescência, tem sua vida cortada de repente por uma doença incurável e fatal.



Seu pai, Jairo, está diante desta situação trágica – a perda de sua amada filha. O que ele podia fazer para defender a menina do ferrão da morte? O que fazer para aliviar a dor no coração dele e da esposa, com a morte de alguém tão próximo?



No relato do evangelho muitas pessoas foram atingidas pela morte da menina. Com quais delas nós nos identificamos?



· Há os pais da menina, Jairo e sua esposa, que certamente fariam qualquer coisa para ver sua filhinha boa e viva.

· Há uma menina que teve sua vida ceifada tão cedo.

· Há os discípulos, talvez chateados porque Jesus não foi logo salvar a menina.

· Há uma multidão chorando no jardim da casa de Jairo. Muita gente se comoveu com a morte da menina, como geralmente acontece quando morre alguém jovem, com toda a vida pela frente.

· E, é claro, há Jesus. No meio de toda a tristeza e dos corações machucados, do choro e lamentação, Jesus vem e diz firmemente: Não tenha medo; tenha fé! E depois: “Talitá cumi!” – menina, levante-se!



Certamente nos identificamos com alguns destes personagens.

· Talvez a morte tenha tirado alguém próximo e querido de nós, como foi com Jairo.

·  Talvez você tenha pedido a Deus para ajudar alguém doente, como Jairo pediu a Jesus.

· Talvez nos identificamos com a multidão reunida para apoiar e consolar alguém em sua dor e luto.

· Ou talvez você se identifique com a paz e o alívio que vem de saber que, se Jesus está presente e envolvido, a morte não tem a última palavra, e que nosso ente querido que partiu na fé em Cristo está apenas adormecido.



Para os que creem em Cristo a morte é como um sono, e eles acordarão em uma nova e brilhante manhã no céu, assim como nós esperamos o novo dia a cada manhã. A diferença é que aquele novo dia será tão bom e perfeito que não podemos agora imaginar o que nossos olhos verão.



Jesus, entrando no quarto, tomou a mão da menina e disse: “Talitá cumi”. E ela abriu os olhos e se levantou. Assim também dirá a cada um de nós, quando fecharmos nossos olhos pela última vez neste mundo: “Vovó, meu jovem, minha criança, meu filho: levante-se!” “Levante-se para sua nova vida na minha mansão celestial”.



A morte é um inimigo e não faz parte do plano original de Deus. Ela entrou no mundo por causa do pecado, com Adão e Eva, e acompanha todos os seres humanos como consequência do pecado. No entanto, Deus enviou Jesus para acabar com o poder da morte. Ele veio ao mundo, venceu o pecado e a morte e assim garantiu o perdão contra nossa doença mortal do pecado e nos prometeu um lugar em sua casa celeste na eternidade.



É isso que nos dá forças quando nos despedimos na morte de familiares e amigos, e que nos ajuda a nos prepararmos para a nossa própria morte. Quando a morte invade nossas vidas e a enche de dor e luto, sabemos que Jesus está esperando no céu para segurar nossa mão e nos dizer: “Levante-se!”



Uma família viajava de carro, com as janelas abertas. Uma abelha entrou no carro e começou a voar pra lá e pra cá. Uma menininha, muito alérgica a picadas de abelhas, se encolheu no banco de trás, pois, sendo picada, morreria em uma hora. Ela começou a gritar: “Pai, pai, é uma abelha, e ela vai me picar!”


O pai parou o carro e tentou pegar a abelha. Quando ela pousou no pára-brisa, ele a prendeu com sua mão. Segurando a abelha na mão fechada, o pai esperou pela picada, que veio logo, dolorosa. Então o pai soltou a abelha, e ela saiu voando no carro. A menina se assustou e gritou: “Pai, ela vai me picar!” Então o pai disse tranqüilamente: “Não, meu amor, ela não pode mais picar você. Olhe na minha mão – o ferrão dela está aqui.”



É isto o que aconteceu com a morte: em 1Co 15.55 o apóstolo Paulo diz que o ferrão da morte foi removido e se alegra porque o poder da morte para nos destruir foi quebrado. Ele diz: Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?



Como o pai naquele carro, Jesus nos diz: Olhe para as minhas mãos. Nelas nós vemos as marcas dos pregos – o ferrão da morte e do pecado. Por nossa causa Jesus sofreu toda a dor que, por causa da morte e do diabo, nós deveríamos sofrer. Jesus reduziu a morte a uma abelha que perdeu seu ferrão, vencendo-a por nós!



É normal ficarmos abalados, tristes e nos sentirmos vazios, pois mesmo que a gente tivesse a mais perfeita fé e confiança em Deus, nós ainda sentiríamos a angústia que vem com a morte, pois somos humanos e pecadores.



Não devemos nos sentir mal por isso, mas podemos nos sentir bem pela alegria que também é nossa por sabermos que o ferrão da morte foi removido e que Jesus dirá um dia para nós, e para aqueles que nós amamos e guiamos no caminho da fé em Cristo: Eu digo a você, levante-se!



Se perguntarmos às pessoas se elas tem a certeza de ir para o céu, a maioria talvez vai dizer que não sabe se já fez o suficiente para ganhar a salvação. Se este pensamento passa pela sua cabeça de vez em quando, meu irmão e irmã, lembre-se do seu batismo. Naquele dia Deus removeu o ferrão da morte de você e prometeu que está preparando um lugar para você quando chegar a hora de deixar este mundo. Você foi unido a Cristo e ele já fez tudo para salvá-lo.



No pode haver nenhuma dúvida sobre isso, meus irmãos: Jesus fez tudo o que não nós não podemos nem conseguimos fazer, e pagou por todos os nossos pecados. Ele venceu a morte e em nosso batismo nos deu vida nova, aqui e na eternidade.


Essa vida nova é dada para todos que, como Jairo, deixam tudo nas mãos de Jesus, confiando e crendo nele como seu Salvador.



Não importa se você está sofrendo há muito tempo, como a mulher que tocou em Jesus antes de ele chegar na casa de Jairo, ou se a morte já atingiu você de alguma forma, ou se você hoje não tem nenhum sofrimento maior. Hoje Jesus diz a você e a mim o mesmo qu disse para Jairo: Não tenha medo; tenha fé! E um dia ele dirá a cada um de nós, no céu: Talitá cumi – levante-se!



E aí virá a melhor parte de nossa vida – a vida eterna e feliz com Jesus, sem mais dor, sofrimento ou morte, mas com alegria completa e muito amor! Então diremos como Davi no salmo 30: Tu mudaste meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. Amém.