BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Palavra de Deus provoca reações


Leia em sua Bíblia Lucas 4.16-30

A Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos dos corações delas (Hb 4.12).


Diante da Palavra de Deus as pessoas reagem de várias maneiras: algumas riem dela e duvidam totalmente que ela seja realmente de Deus; outras são frias e indiferentes a ela; algumas acham que partes dela são divinas e parte são humanas; e outras creem que ela é de fato a Palavra viva e poderosa de Deus, como acabamos de ouvir o apóstolo dizer em Hebreus 4.


O fato é que a Palavra de Deus, a Bíblia, é o livro mais distribuído e mais vendido no mundo todo, traduzida integralmente em 459 idiomas e com algumas partes (evangelho de João, por exemplo) traduzidas em mais de 2500 línguas mundo afora. O Novo Testamento completo já tem tradução em 1213 idiomas.


Entre nós, além de muitas outras, há agora partes traduzidas em pomerano, hunsrik e kaingang, três dialetos dos cerca de 200 idiomas que são falados por milhões de pessoas no Brasil (dados – Revista Bíblia no Brasil).


Além disso, a Bíblia completa, AT e NT já existe há quase 1800 anos e chegou até nós mesmo sendo desprezada e perseguida por muitos que quiseram destruí-la através dos séculos. É também um dos poucos livros do mundo que tem textos antigos preservados em grego – do século II, cerca de 120 d.C., e em hebraico – século III a.C.


Esta Palavra, diz Deus em Isaías 55.10-11, nunca volta vazia – ela sempre provoca reações!


A Palavra de Deus provoca reações! Primeiro, ela revela nosso pecado e causa tristeza em nosso coração. Foi o que aconteceu com o povo de Israel quando o sacerdote Esdras começou a ler a Palavra de Deus para eles depois de voltarem da Babilônia. A Lei os fez ver que eram pecadores e eles ficaram tristes, como vemos na leitura de Neemias 8 e também no capítulo 9. No salmo 19 também o salmista reconhece que é pecador porque a Palavra de Deus lhe mostra isso.


E então vem a segunda reação que a Palavra de Deus provoca: ela nos leva ao arrependimento e à busca de alguém que nos salve. O povo, lá com Esdras e Neemias, confessou seu pecado em arrependimento e buscou a Deus para pedir perdão, assim como Davi no salmo 19.12-13: Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem.


Também nos salmos 32 e 51 Davi nos mostra esta dinâmica de tristeza-arrependimento-busca pelo perdão.


Ao pecador arrependido a Palavra então apresenta o perdão e a salvação em Cristo. O próprio Jesus, em nossa leitura do Evangelho, se apresenta como o Salvador prometido por Deus em Isaías 61.1-2, após ler este texto do profeta numa sinagoga diante dos religiosos judeus e aplica-lo a si mesmo.


Ao fazer isso, sua palavra provocou reações entre os ouvintes: primeiro, admiração, mas logo depois ódio e desejo de mata-lo, pois não aceitavam como verdade o que Jesus dizia.


Aos que são atingidos pela Palavra e creem em Jesus como salvador, a Palavra provoca a reação de alegria pela salvação e desejo de agradar ao Senhor, como diz o Salmo 19.14: Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!


A mesma Palavra nos faz saber que Deus nos dá dons e que com eles servimos a Cristo como membros de seu corpo, como diz a epístola de 1 Coríntios 12.


Hoje, como em todos os tempos, a Palavra de Deus não mudou – continua viva, poderosa e cortante como lemos em Hebreus e não volta vazia, como lemos em Isaías. Ela provoca reações nas pessoas – negativas ou positivas.


O desejo de Deus é que anunciemos a Palavra com toda a pureza, força e amor, a sua Lei e seu Evangelho, para que o Espírito Santo possa agir nos corações e causar efeitos e reações que tragam salvação a muitos.


Nós, que já fomos atingidos e transformados pela Palavra salvadora de Cristo e levados ao arrependimento e à salvação, somos agora capacitados a reagir com os dons que o Espírito Santo nos dá, para comunicarmos a Vida que esta Palavra dá, como Jesus diz em João 6.63, a todos que Deus coloca em nosso caminho, para que também conheçam a salvação e agradem ao Senhor junto conosco.


A Palavra de Deus provoca reações! Que ela provoque sempre em nós reações agradáveis a Deus e nos faça levar a muita gente a salvação de Cristo! Amém.

 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jesus ainda faz milagres?



Leia em sua Bíblia João 2.1-11


O versículo 11 de nosso Evangelho diz assim: Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.

O milagre feito por Jesus foi claro como água límpida: na festa de casamento em que era convidado, transformou cerca de 500 litros de água em vinho de ótima qualidade.

Muitas reflexões podem ser feitas com o relato deste 1º milagre de Jesus, como o fato de Ele participar da festa de casamento e presentear os noivos com este milagre, não deixando a alegria da festa acabar por falta de vinho. Isso nos mostra que Jesus valoriza e abençoa o casamento, e, mesmo sendo Deus, alegra-se numa festa bem humana!

Também vemos Jesus começando a revelar-se como Filho de Deus e verdadeiro Deus, fortalecendo a fé de seus discípulos.

Mas hoje, com este texto, quero falar com vocês sobre esta questão: Jesus ainda faz milagres?

No mundo de hoje cada vez mais se fala em milagres. Seitas e igrejas se multiplicam por aí prometendo milagres e curas, marcando até dia e hora para isso acontecer. Os auto-proclamados “pastores”, “bispos”, “apóstolos” e “profetas” se enaltecem ou então enaltecem uns aos outros e suas igrejas, desconhecendo o que disse João Batista quando lhe disseram que as pessoas estavam seguindo a Jesus: Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante (Jo 3.30).

Aliás, também Pedro e Paulo, quando fizeram milagres, além de não terem marcado hora nem lugar para isso, não aceitaram a glória e fama para si, mas enalteceram o poder e o nome de Jesus, como vemos em Atos 3.16 e At 14.15.

Jesus ainda faz milagres? Serão os supostos milagres feitos por esses homens manifestações do poder de Jesus? Sinceramente, tenho minhas dúvidas, e explico por que: primeiro, pelo motivo que já comentei – muitos desses milagreiros exaltam a si mesmos ou suas igrejas, e não a Cristo; segundo, porque muitos deles “ordenam” ou “determinam” que a pessoa fique curada, ou que o diabo saia do corpo, ou que a prosperidade material venha para a pessoa.

Ora, Jesus e seus discípulos não ordenavam, sempre pediam a Deus, e o próprio Jesus nos ensinou a pedir dizendo ao Pai “seja feita a tua vontade”. Eles se submetiam à vontade de Deus e não determinavam coisa alguma, como Paulo, que sendo o grande apóstolo, apenas pediu ao Pai para lhe tirar um sofrimento, e quando Deus lhe respondeu que não, ele humildemente aceitou a vontade do Senhor (2Co 12.7-10).

Terceiro, porque Paulo, falando dos falsos apóstolos, que já existiam em seu tempo, diz que até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem (2Co 11.1-15a). E Jesus, falando dos sinais do fim, diz em Mc 13.22 que aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.

Ou seja, quando há pregadores e igrejas que fazem “milagres” e “maravilhas”, mas ao mesmo tempo exaltam apenas a prosperidade material, ensinam superstições, como “copo de água abençoado”, “fogueira santa”, “óleo consagrado”, etc., e atribuem tudo ao diabo, desde uma dor de cabeça até um negócio que não deu certo ou uma crise financeira, e não mostram que na verdade tudo isto é conseqüência do pecado que existe em cada ser humano e que cada um é culpado diante de Deus, então algo não está certo e vale lembrar o aviso de Jesus: Tomem cuidado para que ninguém engane vocês (Mc 13.5).

Jesus ainda faz milagres? Jesus pode sim estar atuando através dessas pessoas, mas é como Paulo diz aos coríntios: Ele (o Espírto Santo) dá um dom diferente a cada pessoa, conforme ele quer (1Co 12.11), ou seja, a decisão de curar ou não, de dar bênçãos materiais ou não sempre é de Deus, quando, onde, como e através de quem Ele quiser!

Jesus ainda faz milagres? A resposta é sim! Faz muito mais milagres do que podemos ver ou perceber. E os principais são invisíveis aos olhos humanos, concordando com o que Jesus disse no domingo da ressurreição: Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! (Jo 29). Os milagres mais importantes que Jesus faz não aparecem nos programas de TV e cultos de certas seitas, pois não chamam a atenção, não dão audiência e não rendem “dízimos” que enriquecem templos e líderes religiosos. Vocês sabem que milagres são esses? Certamente sabem, mas vou relembrá-los agora.

Primeiro, Jesus faz o grande milagre da salvação! Quando um pecador ouve a Palavra de Deus e, guiado pelo Espírito Santo, se arrepende e crê em Cristo como seu Salvador, acontece o maior milagre na vida de alguém: ser levado das trevas do pecado e da morte eterna para a maravilhosa luz da salvação eterna conquistada por Jesus na cruz.

Ou quando uma criança é batizada, o Espírito Santo realiza, através de algo tão simples e comum como a água, o milagre de colocar a fé no seu coração, pela Palavra de Deus unida à água. E ainda há gente que diz que em nossa igreja não existe o Espírto Santo, mesmo sendo eles que não crêem que uma criança pode receber a fé no batismo...

Segundo, Jesus faz o grande milagre de alimentar e fortalecer a nossa fé. A fé recebida no batismo ou pelo ouvir do Evangelho não é abandonada por Deus, mas é alimentada. Cada vez que ouvimos e estudamos o Evangelho e recebemos com arrependimento, confiança e fé o corpo e sangue de Jesus na Santa Ceia, acontece o milagre invisível do fortalecimento da fé em Cristo, além do crescimento no amor cristão e nos frutos da fé gerados em nós pelo Espírito Santo.

Terceiro, Jesus faz o grande milagre do perdão diário e da certeza da vida eterna aos que crêem. Ser perdoados cada dia por todos os nossos inúmeros pecados e ter a certeza de que, pela fé em Jesus, seremos levados à vida eterna, não importando quando ou como Deus vai nos chamar desta vida, é um milagre maravilhoso, que traz paz e tranqüilidade ao nosso viver, mesmo em meio a crises de todos os tipos, tentações, provações, enfermidades, calamidades, dores e luto, que todos enfrentamos, de uma outra forma, enquanto vivemos neste mundo como pecadores.

Jesus ainda faz milagres? Sim, meus irmãos. Jesus ainda faz milagres. É um milagre podermos estar todos aqui hoje, recebendo pela Palavra e Santa Ceia o grande amor de Deus. É um milagre a Palavra de Deus levar todos os dias pessoas à salvação de Jesus, mesmo em meio a tantas falsas doutrinas e falsos profetas.

Jesus ainda faz milagres! E eu peço a Deus que, assim como Jesus transformou aquela água em vinho excelente, que alegrou os noivos e convidados do casamento, vocês sejam hoje mais uma vez transformados pelo Evangelho na Palavra e na Ceia do Senhor e enchidos com a alegria da salvação.

Que vocês não sejam como uma colher, que mergulhada no vinho, leva muito pouco dele, mas que o Espírito Santo os faça ser como um algodão, que absorve o vinho e leva muito dele consigo. Porque, como diz Paulo em 1 Coríntios 12, o Espírito Santo dá a cada um algum dom, para o bem de todos e, assim, Jesus fará através de vocês o maior milagre: levar seu amor salvador a muitos, comunicando a vida nova com Deus, para que mais e mais pessoas possam entrar na grande festa que Deus está preparando - o banquete da salvação em Cristo!

Jesus ainda faz milagres? Sim! Eu e vocês somos a prova disso – das trevas fomos trazidos à luz, do pecado ao perdão, da morte para a vida eterna com Cristo! Que milagre maravilhoso! Amém.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vivamos uma vida nova!

Leia em sua Bíblia Romanos 6.1-11


“Ano novo, vida nova!” Esta frase costuma ser ouvida nesta época do ano e há pessoas que acreditam que uma mudança no calendário é suficiente para mudar as coisas em sua vida.
 

Mas o fato é que se nós não mudarmos de ideias, de decisões e, principalmente, de atitudes e ações, pouco ou nada muda na vida da gente simplesmente porque mudamos as datas de 2012 para 2013.
 

Como cristãos, a primeira grande mudança em nossa vida aconteceu não por decisão ou ação nossa, mas porque Alguém interferiu e mudou o curso e a qualidade da nosa vida.
 

Um dia, Deus nos transformou radicalmente através da ação de seu Espírito Santo em nós – foi em nosso batismo. Naquele momento passamos de pecadores perdidos, mortos e condenados, a pecadores perdoados, vivos e salvos, através de Cristo.
 

O batismo foi e é uma ação exclusiva de Deus em nós. E não importa se você foi batizado recém-nascido ou com 2, 10 ou 20 anos de idade. Não importa se você sabia ou não ou que estava acontecendo ou quem levou você ao batismo. O que importa é que através da Palavra de Deus unida com a água, Deus agiu maravilhosamente, perdoando o seu pecado, colocando em você a fé em Jesus Cristo e dando a você um novo eu, uma nova vida.
 

É sobre isso que o apóstolo Paulo fala na epístola de hoje. Ele ensina que no batismo, pela ação de Deus – não nossa – morremos e fomos ressuscitados com Cristo, como lemos nos v. 3-4: Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo fo ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.
 

Paulo nos convida para que vivamos uma vida nova! Nessa vida nova, Deus nos transforma e age em nós no batismo e continuamente para que não sejamos mais escravos do pecado, como lemos nos v. 6-7,11: Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado. Pois quem morre fica livre do poder do pecado. Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus.
 

Vivamos uma vida nova, sim, morrendo para o pecado e vivendo para Deus. O pecado não mais nos domina, pois agora temos a mente de Cristo em nós, somos revestidos com sua santidade, sua paz dirige nossos corações e Ele vive em nós, como Paulo diz em Gl 2.20 e Rm 6.12,14: Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela é no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana. O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus.
 

Porque agora somos controlados pela graça de Deus, vivamos uma vida nova! Para que isso aconteça neste 2013, é necessário dependermos em cada dia do novo ano da graça de Deus, nos agarrando a ela e confiando sempre nela e nunca em nossas próprias forças, pois em nós ainda há o velho eu pecador, que quer voltar a dominar nossos pensamentos, ideias, planos, decisões, palavras e ações.
 

O mesmo Espírito Santo que agiu em nós no batismo precisa continuar nos levando diariamente a nos arrepender e confessar nossos pecados a Deus e a buscar o perdão em Jesus, a deixarmos que o amor de Cristo domine todas as áreas de nossa vida, em todas as horas, lugares e circunstâncias.
 

Então, para que vivamos uma nova vida em 2013, precisamos mais e mais nos encher do Espírito Santo. E como isso acontece?
 

Através da leitura, estudo, meditação e prática da Palavra de Deus, que recebemos em casa e especialmente nos cultos e estudos bíblicos, e pelo receber constante da Santa Ceia, onde Cristo vem a nós de forma especial, concreta e palpável a cada um de nós.
 

Vivamos uma vida nova! Deixemos para trás tudo o que nos atrapalha – desânimo, preguiça, rancor, orgulho, vaidade, egoísmo, frieza, cobiça, etc., e deixemos o Espírito de Deus guiar todo o nosso pensar, falar e agir em 2013.
 

Assim poderemos viver uma vida realmente nova, que não depende do calendário nem das circunstâncias ao nosso redor, e que vai atingir e causar impacto na vida de muita gente que Deus vai colocar em nosso caminho neste novo ano.
 

Ano novo, vida nova – vida com Cristo, dirigida pela seu Espírito Santo e abençoada pelo Pai, vida que será bênção para levar vida nova a muitos! Amém.