BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Deus insiste em nos salvar.


Leia em sua Bíblia Lucas 13.31-35

Há muita gente insistente e persistente no mundo. Mas há também os que são chamados de teimosos, que insistem mesmo estando errados e não aceitam opiniões ou correções de ninguém.
 

Na Bíblia também vemos gente teimosa. Hoje, por exemplo, ouvimos Jeremias sendo ameaçado de morte por seu povo e líderes, que teimavam em viver desobedecendo a Deus. Ouvimos Paulo falando dos teimosos que insistem em viver apenas para as coisas do mundo e se orgulhar daquilo que deveriam ter vergonha.
 

Há muitos na Bíblia que teimaram contra Deus. Na verdade, a Palavra de Deus afirma que todas as pessoas, inclusive nós, são teimosas desde o nascimento. Somos teimosos espiritualmente e cabeças-duras contra Deus, pois já nascemos inimigos dele, cegos e mortos para Deus e para as coisas do Seu reino.
 

Certa vez uma pessoa me disse que a recompensa do teimoso é a desgraça. Isso é verdade e se aplica também à nossa teimosia espiritual. A recompensa por teimarmos contra Deus é a desgraça eterna, pois, como diz Paulo, o salário do pecado é a morte – morte eterna no inferno.
 

É triste ver alguém se dar mal, se arruinar e às vezes até perder a vida por ser teimoso. Muitos pais sofrem com filhos teimosos. E a teimosia às vezes é tanta que os outros param de insistir e tentar ajudar o teimoso. Deixam ele se afundar na própria teimosia, já que não aceita a opinião de ninguém.
 

E se Deus também agisse assim? Se Ele nos deixasse afundar em nossa teimosia contra Ele e nos dissesse: “que se virem, que morram em sua teimosia!”?
 

Que bom que Deus é amor e insiste em nos salvar. Ele também fica triste de ver aqueles que Ele criou com tanto amor se afundando na teimosia da cegueira espiritual. Por isso, Deus insiste com cada pecador, tentando salva-lo dessa teimosia, dizendo: Eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse (Ez 33.11).
 

É o que vemos Jesus dizendo no Evangelho de hoje: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda (v. 34a).
 

Assim é nosso Deus – Ele insiste em nos salvar. No Antigo Testamento Ele insistiu muito em chamar seu povo ao arrependimento e ao perdão: com Moisés no deserto, com Josué no rio Jordão, com os muitos profetas. O povo era teimoso, mas Deus sempre o buscava, dizendo: Eu não quero que ninguém morra! Portanto, parem de pecar e vivam (Ez 18.32). Voltem para mim a fim de que tenham vida (Am 5.4).  
 

E Jesus, o Salvador prometido ao povo do Antigo Testamento, também insiste em nos salvar. Com tristeza e amor Ele lamenta: Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!  (v. 34b).
 

Jesus compara seu amor a nós com o cuidado que uma galinha tem com seus pintinhos. Ela faz de tudo para protegê-los de todo perigo, guardando-os debaixo de suas asas e, se necessário, dando a vida por eles.
 

Foi isto que Cristo fez por nós – morreu em nosso lugar para que nós, os teimosos pecadores, pudéssemos viver. Hoje, com a insistência que salva, Jesus continua a chamar e ajuntar as pessoas para si. Ele insiste em oferecer perdão, vida e salvação a todos nós e a todos os teimosos pecadores como nós. Jesus hoje:
 

- Continua expulsando o diabo e curando a doença mortal do pecado em nós, através da sua Palavra e Sacramentos, para ajuntar-nos para Ele.

- Continua preservando sua Igreja no mundo, apesar de guerras, perseguições, calamidades, doenças e violência que estão cada mais presentes, também perto de nós.

- Continua nos chamando, ajuntando e cuidando de nós em meio a acidentes, doenças, perdas financeiras, problemas familiares, etc.
 

         E, apesar de nós teimarmos de muitas formas contra Deus, Ele não desiste e continua insistindo com seu amor em Cristo, nos chamando para seu Reino, pois Ele insiste em nos salvar:
 

- Ele chama as crianças através da Escola Bíblica. Você conduz seus filhos e outras crianças a Jesus, em sua casa e na Igreja, ou atrapalha os pequenos, não deixando que conheçam e creiam no Salvador?

- Ele chama os adolescentes e jovens através da instrução de confirmandos e grupo de jovens. Você, jovem, está atendendo ao convite de Deus? Vocês, pais, tios, avós, ajudam os jovens a ouvir e seguir este chamado de Deus, ou nem se preocupam com isso?

- Deus chama a todos, desde as criancinhas até os idosos, através da Bíblia nos cultos, estudos bíblicos, devoções em família, grupos de servas, jovens e outros. Ele chama através da Santa Ceia. Ele insiste com cada um de nós, com amor que quer salvar. Como você reage?

- Deus também nos chama através dos irmãos na fé e do pastor. Você percebe que Deus usa essas pessoas para chamar-nos para Ele, ou não aceita a opinião e conselho de outros, achando que elas não devem se meter na sua vida?
 

         Meus irmãos, Deus está nos chamando. Ele diz: Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, e entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos (Ap 3.20). Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso (Mt 11.29).
 

Ele nos diz isso através da Igreja e dos pastores, em cada oportunidade que temos de ouvir e estudar a Palavra, de receber a Santa Ceia e de ser orientados, advertidos, consolados e guiados por irmãos na fé e principalmente pelo pastor que nos traz a Palavra e o perdão de Deus.
 

    Por isso, cada vez que o pastor insistir em convidar vocês para o culto e outras atividades da Igreja, lembrem-se que ele não quer simplesmente encher a igreja de gente. O pastor quer que o céu fique cheio de gente, gente que atende o convite de Jesus e se abriga sob suas asas salvadoras, como os pintinhos debaixo das asas de sua mãe.
 


    Jesus ficou muito triste porque o povo de Jerusalém não quis aceitar seu convite amoroso. É assim também que eu me sinto quando há pessoas que não dão valor aos convites de Jesus para ter comunhão com Ele e os irmãos na igreja, achando que podem viver sem Cristo. Mas eu como pastor e vocês como irmãos na fé temos a mesma missão de Jesus – continuar insistindo, mesmo que alguns não gostem, pois essa insistência pode fazer a diferença entre a vida e a morte eterna de uma pessoa, pois é Deus que insiste em nos salvar!
 

    Que Deus nos abençoe para nós não sermos teimosos e surdos aos seus convites, mas que sejamos cada vez mais atingidos e transformados pelo amor de Jesus, pois Ele diz: Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim (Jo 6.37). Assim, convidaremos outros a conhecer e crer em Jesus, que deu sua vida para salvar a todos. Amém.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

USE A ARMA QUE VENCE O DIABO - A PALAVRA DE DEUS!


Leia em sua Bíblia Lucas 4.1-13


No evangelho de hoje temos a tentação sofrida por Jesus, depois do seu batismo, quando ele passou 40 dias no deserto sem comer. Ali o diabo, com propostas muitas agradáveis, tentou desviar Jesus de sua missão e fazer Jesus adorar o diabo como se fosse Deus.
 

Tanto naquele dia como durante todo seu ministério e sua paixão e morte (cf. Hb 2.18), Jesus venceu o diabo, que constantemente tentava desviar Jesus de sua missão salvadora.
 

E como Ele venceu a tentação do inimigo? Jesus usou uma arma poderosa, que cada um de nós também pode usar contra o diabo, pois ela está em nossas mãos – a Palavra de Deus!
 

Jesus usou versículos da Palavra de Deus, que é viva e poderosa (Hb 4.12, Rm 1.16). O diabo também usou a Bíblia para tentar enganar Jesus, assim como hoje muitos usam a Bíblia para enganar as pessoas com ensinos que parecem atraentes e corretos, mas são falsos.
 

Por isso, diante das tentações, você também pode hoje fazer o que Jesus fez: Use a arma que vence o diabo – a Palavra de Deus!
 

O primeiro passo para isso é conhecer e saber usar a Bíblia. Jesus, quando menino, aprendeu os ensinos principais da Bíblia num tipo de “catequese”, e em Lucas 2 o vemos no templo, ouvindo e fazendo perguntas aos professores da Bíblia da época.
 

Assim, nós também precisamos saber usar as Escrituras e devemos saber manejar esta espada do Espírito, como Paulo a chama em Efésios 6.17. Para isso Deus nos oferece na Igreja a escola bíblica, a instrução de confirmandos, os cultos, estudos bíblicos, palestras, congressos, etc. Você tem aproveitado essas oportunidades para aprender usar essa arma contra o diabo? Ele certamente vai fazer de tudo para que você não conheça, não aprenda nem use a Palavra de Deus – cuidado!
 

Use a arma que vence o diabo – a Palavra de Deus! Quanto mais você conhecer a Bíblia e seus ensinos, quanto mais versículos você souber de cor, melhor você poderá dizer ao diabo o que Jesus lhe disse: Vá embora, Satanás!  Usando essas palavras, com a autoridade de Jesus e a Palavra dele no coração e mente, podemos vencer as tentações do diabo!
      

Quando ele, por exemplo, nos sugere maneiras desonestas para aumentar a nossa renda, dizendo: Todo mundo faz isso, por que você não faz também? Faça assim e você enriquece depressa” - nessa hora devemos dizer como Jesus: Vá embora, Satanás! Porque está escrito: Nem só de pão viverá o homem. E, o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
 

Quando passamos por momentos difíceis na vida e o diabo nos atiça a afogar as nossas mágoas na bebida, nas drogas e nas diversões mundanas, aí devemos dizer-lhe: Vá embora, Satanás! Porque está escrito: Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus?
 

Aos jovens o diabo diz: Por que você ainda se mantém puro? Caso der algum problema, você se junta ou faz um aborto. É bom conhecer antes, fazer experiência!”. E assim o diabo leva os jovens a pisotear a pureza e a castidade. Nesta hora é preciso dizer: Vá embora, Satanás! Porque está escrito: Não cometa adultério. Fuja da impureza. Como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?
 

Quando é a hora do culto, o diabo diz: Por que ir à igreja? Não precisa ir sempre. Aproveite o fim de semana para se divertir ou trabalhar e ganhar um pouco mais. Pode ficar em casa algumas vezes, que Deus vai entender você”. Vencemos essa tentação dizendo: Vá embora, Satanás! Porque está escrito: Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pois, quem é de Deus ouve a Palavra de Deus.      


Estas são algumas das tentações de Satanás para nos afastar de Deus. E quantas vezes já fomos vencidos, deixando-nos levar pelas sugestões do diabo? A principal tentação do diabo, porém, é a de nos afastar de Cristo, de deixarmos nossa fé ficar fraca, de acharmos que não precisamos tanto assim da Bíblia, Santa Ceia, Igreja, irmãos na fé; enfim, nos fazer cair da fé, que é o maior pecado.
 

Use a arma que vence o diabo – a Palavra de Deus! Agora que lembramos alguns dos seus ataques, vamos tomar a decisão de não mais dar ouvidos à voz do tentador, mas resistir-lhe corajosamente todas as vezes que ele nos vier tentar.    
 

Para isso, precisamos estar em íntima comunhão com Deus, lendo e ouvindo a sua Palavra, participando da Santa Ceia e vivendo uma vida de oração e comunhão com os irmãos.     
 

Fazendo isto podemos ter a certeza de que não seremos vencidos, mas vencedores. Pois os anjos de Deus que vieram servir a Jesus, depois que diabo foi embora, estão também aí para nos ajudar.       
 

Você, irmão e irmã, sabe como vencer as tentações? O diabo sabe que nós podemos vencê-lo com a Palavra de Deus, como fez Jesus. E, por isso, ele faz de tudo para nos afastar dessa Palavra e de tudo o que tem a ver com ela – do culto, do estudo bíblico em nosso grupo, da reunião de mulheres, jovens ou leigos, da escola bíblica das crianças, da leitura da Bíblia e devoção em família, do estudo particular da Bíblia.
 

Então, use a arma que vence o diabo – a Palavra de Deus! Faça uma análise de você e sua família: Cada um tem sua própria Bíblia? Leem a Bíblia em casa? Usam ela no culto e estudo bíblico? Quando viajam, a Bíblia vai junto? Não é verdade que o diabo muitas vezes está nos vencendo na tentação de dar pouco valor à Palavra de Deus?
 

Use a arma que vence o diabo – a Palavra de Deus! Jesus disse aos seus discípulos que deveriam vigiar e orar para não cair em tentação.
 

Hoje ele diz a nós: “Com a minha Palavra, vigie e ore! Ela é a única arma que pode vencer o diabo, pois nela você encontra o meu amor, o meu perdão e a minha vitória sobre o diabo na cruz e na ressurreição!”
 

Jesus venceu o diabo por nós de uma vez por todas na cruz do calvário, onde pagou pelos meus e pelos seus pecados, e com sua ressurreição, onde abriu a porta da vida eterna para nós.
 

Por isso, para vencer as tentações, use a arma que vence o diabo – a Palavra de Deus! Ela é a arma que Jesus usou e que tem o poder de Deus para derrotar o diabo! Ela vai alimentar a sua fé no Cristo Salvador e vai guiá-lo, no deserto desta vida, no caminho da vida eterna! Amém.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Como é bom estarmos aqui!

Leia em sua Bíblia Lucas 9.28-36
 
 
Muitas coisas só são fiscalizadas, corrigidas e melhoradas depois que acontecem tragédias causadas por erros humanos. É assim que, infelizmente, muita coisa funciona em nosso país, e a tragédia na boate em Santa Maria prova isto mais uma vez. Se não tivesse acontecido o incêndio, quanto tempo mais aquela boate funcionaria sem segurança e com superlotação?
 
Agora vemos duas coisas acontecendo: (1) Em Santa Maria se buscam os culpados pela morte de quase 240 jovens. Isto está certo, mas já começou o jogo de um colocar a culpa no outro. (2) Em todo o Brasil as autoridades de repente começaram a fiscalizar boates e outros estabelecimentos, coisa que deveria ser feita constantemente.
 
Outro fenômeno interessante e infeliz é o de algumas pessoas – inclusive alguns que se dizem cristãos – dizerem que a culpa é dos próprios jovens que estavam na boate, pois lá não é lugar para gente decente, deveriam estar numa igreja, etc.
 
Este pensamento, além de bobo, pois jovens e outras pessoas morrem todos os dias nos mais diversos lugares – em bancos, ônibus, escolas, hospitais, em casa, na rua e até dentro de igrejas, é antibíblico, como o próprio Jesus diz em Lucas 13.4-5: E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.
 
Entre os jovens que morreram havia muitos buscando diversão e alguns que estavam lá trabalhando; havia alguns comemorando a formatura na faculdade e outros apenas fazendo farra; havia gente de várias crenças, inclusive cristãos, inclusive jovens luteranos.
 
       Tirando a questão da responsabilidade, que deve ser investigada e julgada pelas autoridades competentes, o que nós, como cristãos, podemos aprender desta tragédia? O que devemos testemunhar, a partir de nossa fé, para as pessoas que se questionam sobre isso?
 
Eu acredito que muitos jovens que estavam naquela boate pensaram ou disseram a mesma coisa que ouvimos Pedro dizer no evangelho de hoje: Como é bom estarmos aqui!
 
Pedro disse isso lá no monte, onde ele, Tiago e João tinham ido com Jesus para orar. Diante deles Jesus foi transfigurado, isto é, seu corpo e roupas ficaram brilhando, e Moisés e Elias, os grandes representantes do AT, apareceram e conversaram com Jesus.
 
Pedro ficou tão maravilhado e assustado que nem sabia direito o que fazer ou dizer. Acabou dizendo que era bom estarem ali e quis fazer barracas para Jesus e os dois visitantes. Afinal, aquilo estava tão bom que seria uma ótima ideia ficarem lá monte mesmo. Para que sair dali e voltar ao mundo lá embaixo, cheio de problemas?
 
Mas as surpresas ainda não tinham acabado: veio também uma nuvem sobre eles e dela saiu uma voz que disse: Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que ele diz!
 
Como é bom estarmos aqui! Eu creio que a maioria dos jovens que morreram naquela boate achavam bom estar lá. Assim como outros achavam bom estar em casa, ou no cinema, ou na praia, ou praticando algum esporte, ou numa igreja. A questão principal não é onde estavam e como morreram, mas sim, com quem estavam e quem estava no coração deles.
 
Quando Pedro disse que era bom estar naquele monte, na verdade o que fazia aquele momento ser bom era que ele e seus companheiros estavam com Jesus. Assim como Moisés, quando foi chamado para sua missão em Êxodo 3, e quando morreu, em Êxodo 34, estava com Deus. Esta era a grande diferença.
 
Como é bom estarmos aqui! Meus irmãos, como pais e famílias cristãs devemos sim ensinar nossos filhos a cuidar muito na questão dos lugares que frequentam e com que pessoas andam. Mas no mundo de hoje, o perigo e as tentações do inimigo estão em toda parte, inclusive dentro de nossa casa, na TV e internet!
 
Por isso, uma das coisas mais importantes que podemos transmitir aos jovens, crianças e a todas as pessoas com quem convivemos é como é bom estarmos aqui, no culto, nas atividades da igreja, não porque aqui nos escondemos do mundo ou estamos mais protegidos, mas porque aqui podemos, de maneira especial, fazer o que Deus disse a Pedro e seus colegas: escutar Jesus!
 
Como é bom estarmos aqui porque aqui Jesus nos fala e vem a nós na Palavra, Batismo e Santa Ceia, nos abençoa, consola e fortalece a nossa fé para “descermos do monte”, isto é, sairmos da igreja, e vivermos mais uma semana na certeza de que Cristo está conosco em todo e qualquer lugar e situação, e o seu Espírito nos guia dia a dia, nos guarda na fé e nos garante a salvação que recebemos dele no batismo e que é fortalecida aqui na igreja, que é o próprio corpo de Cristo.
 
Como é bom estarmos aqui, porque se uma torre cair sobre nós ou morrermos numa festa, ou por uma doença, por violência ou qualquer outro mal, nós estamos com Jesus e Ele está conosco, como foi o caso dos jovens cristãos que estavam naquela boate.
 
Termino e digo como é bom estarmos aqui lendo para vocês o relato do pastor Igor Schreiber, de Uruguaiana, RS, falando do 1º culto em sua congregação depois do sepultamento do jovem Leonardo, um dos que morreram na boate naquela noite. Ele escreveu:
 
Membros, amigos e familiares da família Karsburg  lotaram nosso templo para escutar o santo Evangelho, Palavra de amor e conforto que só Deus pode dar. O culto, embora carregado de sentimentos fortes, foi alegre, leve e motivador.
  
 
 
Se notou a diferença que faz sermos cristãos. A família, embora comovida e entristecida, mostrou-se firmada em Deus. Agradecida ao Senhor por colocar a igreja, amigos e muitos outros apoiando em seu luto. O sr. Luis nos lembrou de 1Co12, Somos um só corpo, quando um sofre, todos sofrem! 

O momento da mensagem, de maneira particular, foi muito especial. Um grande silêncio (mesmo no calor de Uruguaiana e a igreja lotada) colaborou bastante para uma séria reflexão sobre vida/morte/luto/e o amor de Deus.

Ao final do culto vi nos rostos de muitas pessoas, principalmente de visitantes, o quanto gostaram de ter esse contato sério e sereno com a Palavra de Deus. O que pouco encontram em outros lugares.

O que mais me deixou contente foi ver no rosto de toda família do Leonardo, avô, pai, mãe e irmãs um sorriso. Isso comove, pois nos dá ainda mais a certeza de que aqueles que tem Cristo no coração enfrentam a morte como vitoriosos! A vitória de Cristo é nossa.

         Como é bom estarmos aqui! Que vocês possam sempre estar aqui, dando exemplo e testemunho de fé aos jovens e a todos, mostrando como é importante ouvir Jesus. Ele quer estar com a gente sempre, até o fim. Amém.



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O verdadeiro amor é Jesus

Leia em sua Bíblia 1 Coríntios 12.31-13.13
 
Em nossa reflexão anterior dissemos que a Palavra de Deus provoca reações e que a Bíblia já foi traduzida em milhares de idiomas, parcial ou totalmente.
 
As sociedades bíblicas mundo afora, inclusive nossa Sociedade Bíblica do Brasil, que tem como diretor executivo o Dr. Rudi Zimmer (pastor de nossa IELB) fazem suas traduções da Bíblia com base nos textos originais do AT e NT – o hebraico e o grego.
 
Na época de Jesus e dos apóstolos o grego era o que hoje é o inglês: a língua mais falada no comércio e nas relações entre os povos, principalmente na região que abrange os fatos bíblicos.
 
A importância das línguas bíblicas se mostra, por exemplo, em nosso texto da epístola de hoje, em que o tema principal é amor.
 
Em português temos a palavra “amor” inúmeras vezes no NT. Aqui em 1 Coríntios 13 ela aparece no texto grego 9 vezes, sempre na forma “agápe” (avga,ph). E qual a importância disto?
 
É que no NT grego duas palavras são usadas para “amor”: “agápe” e “filéo”. “Agápe”, que Paulo usa em nosso texto, é usado 116 vezes no NT, sempre com o sentido de um amor especial, que se doa, se sacrifica pelo outro. Por isso ele é usado por Jesus, por exemplo, em João 15.13: Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Quando Jesus, Paulo e outros apóstolos usam essa palavra, ela sempre tem algo a ver com o amor de Deus por nós, revelado em Jesus.
 
Já a palavra “filéo” é usada apenas 25 vezes no NT, mais no sentido de gostar, ter afeição, como em João 12.25: Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.
 
Então, quando Paulo fala de amor aqui em 1 Coríntios 13, ele não está falando de uma simples afeição ou um sentimento humano. Ele está falando de uma coisa bem diferente daquilo que o mundo entende quando usa a palavra amor.
 
O mundo fala muito de amor. Tanto que a palavra amor já se gastou e é usada como justificativa para tudo: matar “por amor” à causa; viver em uniões homossexuais “por amor”; expor-se ao ridículo e à vergonha pública “por amor” à família (mas na verdade, pelo dinheiro, como no caso do programa “BBB” e outros similares).
 
Embora também se fale de amor para coisas belas e românticas, para atos de sacrifício pelo próximo e para tantas outras coisas aparentemente boas, a verdade é que o mundo e as pessoas do mundo não sabem o que é o verdadeiro amor e não conhecem, por si próprios, quem é o verdadeiro Amor.
 
Em nosso texto, o apóstolo Paulo nos aponta que o verdadeiro amor é Jesus. Sem ele, nada tem valor. Somente ele tem boas qualidades. Ele é o caminho único e supremo que nos leva ao Pai.
 
O verdadeiro amor é Jesus e sem ele nada tem valor. O apóstolo nos deixa isso claro nos versículos 1-3, onde mostra que mesmo que tivéssemos todo o poder, conhecimento e fé do mundo, e déssemos tudo o que temos, inclusive nosso vida e corpo em sacrifício, sem o amor, isto é, o amor especial, específico e profundo chamado de agápe, nada seríamos e de nada serviria fazer tudo isso.
 
O verdadeiro amor é Jesus e somente ele tem boas qualidades. O mundo e as religiões das boas obras podem fazer muita coisa boa e, humanamente falando, ter muitas boas qualidades. Mas somente o amor de Deus tem apenas boas qualidades e de maneira perfeita.
 
No texto grego a tradução literal dos versículos 4-8, onde a NTLH escreve “quem ama...”, é “o amor...”, isto é, o amor é paciente, bondoso, não orgulhoso ou egoísta, não guarda mágoas, suporta tudo com fé, esperança e paciência e assim por diante. Assim é o verdadeiro amor, o amor de Deus.
 
O verdadeiro amor é Jesus e ele é o caminho único e supremo que nos leva ao Pai. Em 1 Coríntios 12.31, Paulo introduz o texto sobre o amor agápe dizendo: Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. Este melhor caminho de todos é aquele apresentado pelo próprio Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim (Jo 14.6).
 
Sem a atuação do Espírito de Deus, ninguém pode conhecer o verdadeiro Amor, porque o verdadeiro amor é Jesus. Isto quer dizer, meus irmãos, que pela fé que o Espírito Santo nos dá, podemos tranquilamente colocar o nome de Jesus ou Cristo em cada vez que aparece em nosso texto a palavra “amor” ou “quem ama”.
 
Pegue sua Bíblia e faça a experiência: no texto de 1 Coríntios 13.1-8,13, quando chegar na palavra “amor” ou “quem ama”, leia o nome Jesus.
 
O amor, ou Jesus, é maior que a esperança e a fé. Por quê? Porque quando Jesus vier novamente, não teremos mais que esperar por ele e não precisaremos mais crer, porque o estaremos vendo face a face, como Paulo diz no v. 12. Não precisaremos mais de fé e esperança porque teremos, finalmente, comunhão plena e perfeita com o amor verdadeiro e eterno – Jesus.
 
Enquanto isso não acontece, será que nós podemos ter e viver um amor como este que Paulo nos mostra aqui? Não, e sim.
 
Não, não podemos, sozinhos, ter esse amor. Deus precisa coloca-lo em nós, e faz isso em nosso batismo, e continua colocando seu amor em nós por sua Palavra e pela Santa Ceia, que são os meios, os canais que ele escolheu para implantar seu amor em nós.
 
Enquanto estamos no mundo somos imperfeitos, como diz Paulo no versículo 9, e nosso amor ainda é imperfeito. Precisamos diariamente reconhecer isso – que não somos pacientes, bondosos e sem orgulho e vaidade, como Deus gostaria que fôssemos, e muitas vezes somos ciumentos, grosseiros, egoístas, irritados, rancorosos e sem perseverança, como Deus não quer que a gente seja.
 
Mas, ao mesmo tempo, porque temos o amor – Jesus – em nós, podemos sim seguir por este caminho que é o próprio Cristo, buscando cada dia seu perdão e pedindo dia a dia que seu Espirito nos guie no verdadeiro amor, que nunca desiste de nós.
 
E então, como escreveu um pastor, “onde a fé é verdadeira, os ídolos são abandonados; onde o amor é verdadeiro, o egoísmo é vencido e onde a esperança é verdadeira, a morte é recebida como o último passo sob a cruz, mas também como a dádiva de deixar a cruz na sepultura e ressuscitar na glória com Jesus.
 
Porque o verdadeiro amor é Jesus é nossa tarefa, como pessoas que já creem e foram atingidas por esse Amor, mostrar ao mundo com o Evangelho, começando com os que estão próximos de nós, que apenas Jesus é o verdadeiro Amor, sem o qual nada tem valor, por mais belo ou sacrificial que seja, e sem o qual ninguém chega ao Pai de amor, na salvação eterna.
 
Jesus é o verdadeiro Amor! Nele temos tudo, nele somos revestidos de boas qualidades e nele seremos salvos para a vida eterna com o Pai. Amém.