BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sábado, 22 de fevereiro de 2014

Deus nos dá crescimento e união!


Leia em sua Bíblia 1 Coríntios 3.1-9


De vez em quando vemos reportagens na TV sobre o crescimento do Brasil e, junto com ele, das ofertas de trabalho em todo o país. Uma coisa sempre é repetida: em muitas áreas sobram vagas de emprego porque não há pessoas qualificadas para aquelas atividades ou funções.

Muita gente parou de estudar, muitos não têm cursos e treinamento necessário para preencher as vagas de trabalho. Podemos dizer que muita gente parou de crescer, ficou só no be-a-bá do estudo.

Bem, se para o Brasil crescer e progredir ainda mais é necessário que primeiro o seu povo cresça, não é diferente na Igreja: para que a Igreja cristã cresça, é necessário primeiro que os seus membros cresçam – cresçam na fé, no conhecimento da Palavra de Deus e suas doutrinas, na oração, no serviço ao próximo, na comunhão e respeito entre os irmãos, na oferta de dons, tempo e dinheiro e na união em torno dos objetivos que Deus colocou para nós.

A diferença entre o crescimento do país e o da Igreja é que na Igreja o próprio Deus é quem nos faz crescer. Por isso, olhando para os textos de hoje, nosso tema é: Deus nos dá crescimento e união!

Na epístola de hoje vemos o apóstolo Paulo decepcionado com os cristãos de Corinto, pois tinham recebido o Evangelho e a fé, mas não haviam crescido na vida espiritual, como lemos nos versículos 2-3: Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos, porque vivem como se fossem pessoas deste mundo. Quando existem ciumeiras e brigas entre vocês, será que isso não prova que vocês são pessoas deste mundo e fazem o que todos fazem?

Havia entre eles divisões, brigas e comportamentos de pessoas do mundo e sem Deus, inclusive algumas coisas que aparecem no evangelho de hoje – imoralidade sexual, problemas no casamento, processos entre irmãos na fé, falta de respeito pelos irmãos e pelo pastor, como vemos nos capítulos 4 a 10 da desta epístola.

Paulo já pede no capítulo 1.10: Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção. E diz também em nosso texto: veja os versículos 5-7.

E antes de pensarmos que não estamos tão mal como os coríntios e que entre nós as coisas são diferentes, convém olhar o que dizem outros textos bíblicos:

- O Salmo 119.2 diz: Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!  Alguém de nós pode dizer que realmente obedece a todos os mandamentos e a Deus de todo coração...?

- Em Deuteronômio 30.20 lemos: Amem o SENHOR, nosso Deus, obedeçam ao que ele manda e fiquem ligados com ele... Como fazer isso, se a cada coisa “boa” que fazemos temos um monte de outras ruins que mostram nosso pecado? Se no meio de alguns pensamentos bons, temos muitos e variados maus pensamentos? Se para cada minuto que passamos lendo a Bíblia ou participando do culto, passamos horas na frente da TV ou computador? Se para cada real que ofertamos para o Reino de Deus, gastamos muitas vezes 10, 20 ou 30 com vícios, desejos egoístas ou coisas desnecessárias ou simplesmente por vaidade e cobiça?

- E em Mateus 5.21-37 ouvimos Jesus nos dizer que odiar e não perdoar já é matar; que olhar para alguém com cobiça já é adultério; que separar-se do cônjuge ofende a Deus; e que não ter palavra firme e honesta é um problema sério diante de Deus.

É muito claro, meus irmãos e irmãs, que não vivemos como Deus espera de nós, mesmo sendo cristãos já perdoados e tendo a Bíblia para nos guiar. Ou seja, não somos melhores do que os coríntios que tomaram uma bronca de Paulo. Essa bronca serve para cada um de nós também, talvez para uns mais em algumas áreas da sua vida cristã e para outros em outras áreas, mas ela nos faz ver o quanto precisamos crescer e melhorar, e o quanto precisamos de ajuda para isso!

E como, e o que devemos fazer então? É aí que entra nosso tema: Deus nos dá crescimento e união! O mesmo Deus que exige de nós perfeição, sabe que não podemos ser perfeitos e que, sozinhos, nem sequer vamos crescer.

Por isso Paulo diz no versículo 9: Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus. Ele nos dá crescimento e união porque somos o terreno onde Deus planta e faz crescer a fé verdadeira, somos o edifício que Deus vai construindo pela fé. Como?

Como Deus planta, faz crescer e constrói em nós? A resposta Paulo dá em 1Co 1.23, 2.2 e 2.13, onde lemos: Mas nós anunciamos o Cristo crucificado - uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura. Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente sua morte na cruz. Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Deus usa o Evangelho, que vem a nós na Palavra, Batismo e Santa Ceia, para nos fazer crescer na fé, na vida cristã e na união.

É em torno do Evangelho – Cristo como nosso Salvador e centro de nossa fé e vida – que progredimos na fé e vida cristã, pois no Evangelho o Espírito Santo age em nós, transforma nossos corações e nos faz fugir daquilo que atrapalha nosso crescimento espiritual – a imoralidade, vícios, cobiça, egoísmo, inveja, desunião, desonestidade, mentira, comodismo, etc.

Através da Palavra e Sacramentos Deus nos dá crescimento e união. Unidos, pastor, membros, homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, cada um de nós com o que recebe de Deus, semeamos a Palavra de Deus e Ele dá o crescimento. Mesmo sendo fracos e pecadores, Ele nos usa como instrumentos para levar o Evangelho puro, que é a salvação unicamente pela graça de Deus pela obra de Cristo, unicamente pela fé em Jesus e não por obras, e revelada somente na Escritura, para outros pecadores como nós, que Deus também quer salvar.

Quando Deus diz lá em Deuteronômio 30.15: Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte, na verdade Ele já tinha nos escolhido e pago pelo nosso mal com Cristo na cruz em nosso lugar, escolhido nos dar em Cristo o maior bem: o perdão dos pecados, vida e salvação eterna com Jesus!

        Para nossa Igreja crescer é necessário cada um de nós crescer, e sabemos que Deus nos dá crescimento e união. Vamos então todos nós crescer, usando o que Ele nos oferece para operar em nossos corações: vamos ler e estudar cada vez mais nossa Bíblia – e o Catecismo, o Castelo Forte e outros materiais nos ajudam muito nisso; vamos nos comprometer a participar sempre e ativamente dos cultos, estudos bíblicos e outros programas onde a Palavra de Deus é ensinada; vamos participar sempre da Santa Ceia; e, no dia a dia, vamos deixar Deus guiar nossos corações e mentes, no uso de tudo que Ele nos dá em seu amor.

No Salmo 119.8 há um pedido a Deus: peço-te que não me abandones nunca. Deus provou que nunca nos abandona, quando deixou Cristo morrer na cruz em nosso lugar. Agora somos da sua família e podemos ter toda a certeza de que Ele está ao nosso lado e quer comunicar a Vida que Cristo dá para muita gente, através de nós, pois Deus nos dá crescimento e união!

Que Ele assim nos faça crescer e trabalhar unidos, em Cristo! Amém.