BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






Meditações e reflexões


REUNIÃO NA MARCENARIA

As ferramentas de uma marcenaria tiveram uma reunião presidida pelo senhor Martelo. Várias ferramentas pediram a renúncia do Sr. Martelo porque ele fazia muito barulho e incomodava os demais.

O Martelo tomou a palavra para responder e acusar: Se eu tenho que sair, então antes teria que sair a Chave de Fenda, porque não faz quase nada. O Parafuso apoiou o Martelo. A Chave de Fenda ficou nervosa e disse: Se eu tenho que ir, antes que vocês me mandem embora eu vou sozinha, mas a dona Plaina, que tanto abre a boca, teria que ir também, porque todo o seu trabalho é superficial, não tem profundidade. A dona Régua e a dona Lixa apoiaram.

A dona Plaina, bastante incomodada, disse: Se é por isso, a dona Régua terá que ir antes de mim, porque a única coisa que faz é andar medindo os outros como se ela fosse a única reta. Finalmente, ainda o Sr. Alicate aproveitou para acusar a dona Lixa: Ela teria que ir embora, porque só produz atritos com quase todos.

No meio da tensa discussão, entrou o marceneiro cantando alegremente para trabalhar. Estava feliz porque tinha um trabalho especial: fazer bancos novos para sua igreja, para que as pessoas lá escutem a mensagem de Deus. No seu trabalho usou a régua, o serrote, a serra, a plaina, a lixa, a chave de fenda e os parafusos, pregos e martelo, e muitas outras ferramentas. Cada ferramenta era útil para alguma coisa.

Depois de um tempo, os bancos estavam prontos e o marceneiro foi descansar. Já sozinhos, o serrote disse sabiamente às demais ferramentas: Agora podemos ver que todos servimos para alguma coisa, e nas mãos do marceneiro somos úteis para fazer uma preciosa obra.

Esta historia mostra muito bem a realidade dos cristãos diante de Deus. Ele é o marceneiro e nós somos as ferramentas. Todos servimos para algo no Reino de Deus, mas não servimos todos para a mesma coisa.

Em Romanos 12, Paulo nos convida a servir ao Senhor movidos pela grande misericórdia de Deus, e nos compara a um corpo: Por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor (Rm 12.1,4-6,11).

Assim, o Senhor nos deus diferentes bênçãos, capacidades e dons espirituais, para que em suas mãos sejamos ferramentas úteis para que Deus faça sua obra no mundo: levar as pessoas à fé em Cristo, integrá-las em uma congregação, edificar e manter os cristãos na igreja para que eles possam sempre sair e repartir o Evangelho com os que ainda não o conhecem e não creem em Cristo.

Para que a sua obra seja feita cada mais e melhor entre nós, Deus nos dá dons, bens e talentos, além do perdão, vida e salvação em Cristo. Mas é necessário que cada um de nós, guiado pelo Espírito Santo e pelo amor de Jesus, se coloque à disposição do Senhor para ser de fato uma ferramenta útil em suas mãos, e reconheça o dom do outro também é útil e importante para o Reino de Deus.

Em 1 Coríntios 12 o apóstolo Paulo fala dos dons que Deus nos dá e novamente nos compara a um corpo, dizendo: vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo (recomendo a leitura de todo este capítulo). E Pedro também nos diz: Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! (1Pe 4.10).

Há várias maneiras de você servir ao Senhor em sua Igreja e Reino. Ele, que nos serviu e ainda nos serve em Cristo, quer usar cada um de nós em sua obra de salvação!

Busque ao Senhor em oração, peça sua orientação e sabedoria e então abra sua Bíblia, leia e estude, em casa e na igreja, e com seus irmãos na fé receba também orientação, consolo e fortalecimento em cada culto, com a Palavra e a Santa Ceia.

Deus quer fazer de você ferramenta útil, para abençoar muitos com sua salvação. Ele desafia a todos nós. Vamos por mãos à obra?

   Rev. Leandro D. Hübner, Rio Branco, AC, 31.08.2013.



Uma Pergunta Da Hora: É fácil ser papai?
Oscar M. Zimmermann (Extraído e adaptado de Mensageiro Luterano Agosto/77)

     A paternidade não é apenas um privilégio, mas é também uma graça de Deus, exigindo, portanto, uma grande responsabilidade.

É triste constatar ...

      É triste constatar, - porém, que muitos pais abandonam seus filhos e seus lares, pouco se importando se isto esteja de acordo com a vontade de Deus.
     É triste constatar, - por outro lado que, quando se lembram dos filhos, preocupam-se tão somente, ou quase que exclusivamente, em lhes proporcionar uma estabilidade financeira, dar-lhes bons estudos seculares, em boas escolas e faculdades, a fim de “se darem bem na vida”, e terem um futuro do qual irão se orgulhar, mas acabam esquecendo o principal, ou seja, a educação cristã.
     É triste constatar - que muitos pais não se preocupam com seus filhos. Julgam que cabe somente às mães a responsabilidade da educação moral e religiosa.
     É triste constatar - que existem pais que, aos domingos [ou nos Sábados], na hora do culto, em lugar de conduzir os filhos à igreja preferem lhes proporcionar somente passeios e diversões, fora dos caminhos ou da rota da igreja.

A responsabilidade é dos pais ...

    Assim constatando, podemos concluir que estamos atravessando uma época perigosa. Muito perigosa. Tem razão quem diz que não podemos responsabilizar apenas a juventude pela delinqüência, ou pela imoralidade, pelos abusos ao alcoolismo, drogas e coisas dessa natureza. Há pais que tem grande parte de culpa nisso, pois há uma decorrência natural da sua irresponsabilidade na educação e no conduzir os filhos pelos bons caminhos. Onde há falta de bons conselhos e de bons exemplos aí, sem sombra de dúvidas, a tragédia irá se desenhar, mais cedo ou mais tarde.
     Cabe, portanto, aos pais a inteira responsabilidade pelos filhos, cujas almas estão confiadas à sua guarda “desde a mais tenra idade”. Neste sentido nos diz Provérbios 22.6: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele [de Deus]”.
     E ainda, em Provérbios 6.20-23: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”.

Ainda há tempo ...

     Por isso, pais, compete a cada um de vocês a sublime e importante tarefa de conduzir os filhos a Jesus. Ainda há tempo. Não desperdice, nem deixe esse tempo passar. Seus filhos ainda vivem. Há tempo de fortalecê-los, de ampará-los, de reerguê-los se estiverem caídos. Ainda há tempo de orar com eles e por eles, se já se esqueceram de orar ou nunca aprenderam a orar.

A principal tarefa ...

     Conduzir os filhos a Jesus - eis a principal tarefa, a principal preocupação, a principal incumbência contida na passagem - “Ensina a criança no caminho em que deve andar...”. Esta tarefa efetiva-se pelo interesse e amor à Palavra de Deus que os pais inculcarem [empurrarem para dentro] aos filhos. É claro, é o conhecimento bíblico, e não outro, que vai revelar aos filhos o pecado em seus corações, bem como, a única maneira de escaparem da conseqüência eterna do pecado, o amor de Deus através de Jesus Cristo. “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.  - Jo 3.16.

Vida exemplar ...

     Conduzir os filhos a Jesus também significa viver uma vida religiosa exemplar. A influência dos pais nos filhos é tremenda. O exemplo dos pais sempre fala mais alto do que as palavras. Daí a necessidade dos pais praticarem o cristianismo em toda a sua dimensão.

Cidadãos da eterna herança ...

     Um pai jamais se arrependerá de ter conduzido seu filho a Jesus. Além de receber por toda a vida o seu amor, além de honrado e respeitado, além de vê-los formados e bons cidadãos, um dia também, é questão de tempo, irão vê-los como cidadãos da eterna herança celestial. Desta forma, sem dúvida, a sublime missão de pai estará cumprida, pois se conduzir seus filhos a Jesus, poderá ter a certeza de que algo melhor os aguarda na bem-aventurança eterna.
     Que Deus os ajude nesta tarefa maravilhosa!

 
Qual é o espírito que guia a sua vida?


As pessoas que tem a mente controlada pelo Espírito de Deus
terão a vida eterna e a paz (Rm 8.6b).



A palavra “espírito” quase sempre vem acompanhada por “de”. “Espírito” é uma palavra muito usada hoje, e assim também é na Bíblia, onde ela aparece cerca de 700 vezes, geralmente acompanhada da palavra “de”. Por exemplo, espírito do Senhor, espírito de vida, de orgulho.
 

E na sua vida, que palavra vem depois de “espírito de”, ou seja, que tipo de espírito você tem, qual é o espírito que guia a sua vida?
 

- Você tem um espírito de medo ou de fé? Um espírito de ódio ou de amor?

- Um espírito de indiferença ou de ajuda e colaboração? Um espírito de avareza ou de generosidade?

- Um espírito de comodismo ou de compro-misso? Um espírito de tradição religiosa ou de fé viva e atuante?
 

Qual é o espírito que guia a sua vida?

Em Romanos 8.1-10 o apóstolo Paulo mostra que existe o espírito de Deus, que nos traz vida através de Cristo, e o espírito da natureza humana, inimigo de Deus e que leva à morte eterna. Qual é o espírito que guia a sua vida – o de Deus ou o da natureza humana? Um espírito de humildade, serviço, obediência, gratidão e confiança em Deus, o um espírito de orgulho, competição, falsidade e fingimento?
 

No mundo reina o espirito de sobrevivência, a qualquer custo. Mas, mesmo sendo assim em nosso trabalho, na política e na sociedade, as regras divinas para o cristão continuam. Se o colega de trabalho está “puxando o seu tapete”, se na escola todos “colam”, se para ganhar a eleição é preciso dar “jeitinhos”, se a maioria das pessoas está “pulando a cerca” no casamento, se quase todos os jovens estão tendo vida sexual, se os negócios só dão lucros com desonestidade, enfim, se “todo mundo faz”, Jesus nos diz claramente: mas entre vocês não pode ser assim.
 

  Qual é o espírito que guia a sua vida? Jesus disse que pelos seus frutos vocês conhecerão as pessoas. Olhe então para a sua vida, veja os frutos que ela produz e pergunte a si mesmo: qual é o espírito que guia a minha vida? O espírito de Deus, ou é o da natureza humana?


Somente o Espírito Santo de Deus pode nos mudar, e mudar tão radicalmente que cada vez mais somos afastados do espírito da natureza humana e passamos a viver como filhos de Deus, guiados pelo seu Espírito. Paulo diz: Se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus (Rm 8.10).
 

É o Espírito de Deus que nos aponta o amor de Jesus e nos guia para termos as mesmas qualidades que Jesus tinha quando viveu aqui na terra. É o Espírito Santo de Deus que nos dá a fé em Jesus, através do Batismo e da Palavra de Deus, e que continua nos unindo a Cristo por esta mesma Palavra e a Santa Ceia. E daí vem a grande notícia de Paulo para todos nós: Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus (Rm 8.1).
 

Qual é o espírito que guia a sua vida? Se for o Espírito de Deus, então você tem uma vida nova e vida eterna, pois não há condenação para quem é guiado por esse Espírito e unido a Cristo 24 horas por dia. Se for o Espírito de Deus, então você vive de maneira diferente do que o mundo vive, como ensina Jesus. Se o Espírito de Deus guia você através da Palavra, então você mostra no dia a dia um espírito de amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio, como diz Paulo em Gálatas 5.22-23.
 

Qual é o espírito que guia a sua vida? O Espírito de Deus guiou Jesus em toda a sua vida e por isso ele cumpriu a sua missão de morrer pelos nossos pecados, para que nós não sejamos mais guiados pelo espírito da natureza humana, mas recebamos o espírito da vida e para que, unidos a Cristo, não exista mais condenação para nós. Depois, Jesus ressuscitou e subiu ao céu, e então enviou o seu Espírito para guiar você e eu.
 

Qual é o espírito que guia a sua vida? Que o Espirito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Este é o desejo do apóstolo Paulo (Gl 5.25) e o meu desejo para cada um de vocês. Este é o desejo daquele que morreu na cruz para salvar-nos dos nossos pecados – Jesus. Peça a Ele que o Espírito de Deus guia você dia e noite, transformando sua mente e coração. Assim você será verdadeira-mente feliz e esse Espírito levará você para a vida eterna! Amém.

Pastor Leandro






Lixo, Poluição e Limpeza



Em Goiás dois hospitais estão sendo limpos pelos próprios pacientes e seus familiares, e os sacos de lixo se acumulam nos corredores e do lado de fora. É que os funcionários da empresa de limpeza estão em greve, por causa de salários atrasados.


Já o Acre passa por uma grande limpeza após os danos causados pela enchente há poucos dias. Além das causas naturais da enchente, como as chuvas, somos sempre lembrados na TV e rádio que o próprio lixo, quando não descartado adequadamente, ajuda a causar enchentes, pois polui os esgotos, canais e rios.


O lixo e a poluição são conseqüências da vida moderna que atrapalham nossa vida, sujando o ambiente, a água e até o ar que respiramos. Cada vez mais é necessário reciclar e reaproveitar o lixo, pois a simples queima do mesmo causa mais poluição, como a queima de combustível nos meios de transporte.


É necessário e urgente que todos nós, governos, empresas e cidadãos que consomem e produzem também lixo e poluição, adotemos cada vez mais um estilo de vida mais preocupado não apenas com a limpeza, mas com o uso consciente dos recursos naturais e de nosso próprio corpo.


No entanto, existe uma poluição pior, um lixo mais perigoso do que o que produzimos no dia a dia. É algo produzido pela combustão interna no coração – algo que já nasce com a gente e que sozinhos não podemos limpar – o pecado.


Em Mateus 7.15,21-23 Jesus diz: “Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. Porque é de dentro, do coração, que vem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras”.


No coração humano está a fonte da poluição e lixo moral da sociedade. E nem é preciso crer em Cristo para admitir que suas palavras estão corretas – basta ver as notícias diárias de violência, corrupção e maldade humana no mundo todo.


No entanto, como cristãos, cremos que somente Jesus Cristo pode fazer a limpeza profunda e completa em nossos corações, porque Ele foi o único que cortou o mal pela raiz, quando deu sua vida na cruz para purificar-nos dos pecados (1 João 1.7). Cada vez que alguém recebe o perdão dos seus pecados pela fé no Cristo crucificado, seu coração é limpo e purificado.


E então, limpos por Cristo, podemos produzir os frutos do Espírito (Gálatas 5) e ajudar a combater o lixo e a poluição de nosso mundo, tanto a do meio ambiente como a dos corações, sabendo que Jesus sempre oferece sua limpeza – seu perdão – a todo aquele que vem a Ele arrependido e confiando no seu amor, pois “Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade” (1 João 1.9).



 Pastor Leandro







Enchente, carnaval e Quaresma




Em meio às notícias diárias sobre a calamidade das enchentes em nosso estado, com milhares de desabrigados e milhões em prejuízos, ouvi uma boa notícia: o número de acidentes, mortos e feridos nas estradas brasileiras durante os dias de carnaval caiu mais de 20% em relação a 2011.



E o que isso tem a ver com a enchente e a Quaresma?



Ora, se os prejuízos materiais, emocionais e humanos (mortes) das cheias são causados porque os rios enchem e transbordam e, também, por habitações precárias em lugares de risco (e muitas vezes pela falta de uma atuação adequada do poder público), sabemos que as mortes no trânsito no Brasil, em geral e especialmente no carnaval, devem-se em grande parte a outro tipo de “enchente” – gente cheia de bebida alcoólica, que põem em risco a própria vida e a dos outros, matando mais que as enchentes de nossos rios, que, aliás, já são esperadas a cada ano.



Enquanto o carnaval (como muitas outras festividades no Brasil) é movido por música e consumo (ou encher-se) de álcool, o período que inicia com a quarta-feira de cinzas e dura quarenta dias (sem contar os domingos), até a véspera da Páscoa, enfatiza a reflexão, o arrependimento e o encher-se de outra coisa, segundo o texto bíblico da carta de Paulo aos efésios: Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus (Ef 5.18).



O sábio Salomão nos diz que a melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vem de Deus (Eclesiastes 3.24). Por isso o conselho de Paulo (inspirado pelo mesmo Deus de Salomão) é o da moderação, para não cair na desgraça (como as mortes do trânsito), e do encher-se do Espírito de Deus.



Esse Espírito nos é dado por Cristo, aquele Bom Pastor do Salmo 23, sobre quem Davi diz: Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranqüilas. Este Cristo nos diz: Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida. O Espírito de Deus é quem dá a vida. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida (Apocalipse 22.17, João 6.63).



O período da Quaresma quer nos fazer refletir sobre o que enche o coração do ser humano desde o nascimento e que levou Cristo a dar sua vida na cruz por todos nós – o pecado. Foi sofrendo e morrendo em nosso lugar que Jesus tornou-se o Pastor que nos leva a águas tranqüilas, o doador da água da vida, que nos enche com seu Espírito e dá o perdão do pecado, a vida e a salvação verdadeiras.



Que a Quaresma nos ajude buscar a alegria que só Cristo pode dar, em seu Espírito - alegria que é firme e eterna, e não passageira e perigosa como a proporcionada pela bebida. Assim, mesmo em meio a águas que sobem e causam perdas, dor e sofrimentos, seremos aqueles de quem o profeta Isaías diz: Cheios de alegria, todos irão até as fontes e beberão da água que os salvará (Isaías 12.3).


      Pastor Leandro.









ANUNCIAR O EVANGELHO:
PERSISTÊNCIA E CRIATIVIDADE
 


“Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns” (v.22b).



Neste mundo de tanta diversidade cultural e religiosa, com igrejas e “evangelhos” para todos os gostos, como anunciar o verdadeiro Evangelho - do Cristo crucificado e ressuscitado para nos dar perdão, vida eterna e salvação?

Paulo, o grande missionário do 1º século, nos dá em suas cartas e no livro de Atos várias orientações e exemplos para anunciar o Evangelho, que podemos resumir como persistência e criatividade.

Paulo procurava se adaptar a cada povo e cultura, para então pregar-lhes a salvação de Cristo, como lemos no versículo 22. Em Atos 17.16-34, por exemplo, conhecendo a cultura grega, o apóstolo aproveita o altar dos gregos “ao deus desconhecido” para apresentar-lhes o Deus verdadeiro revelado no Cristo ressuscitado.

Adaptar-nos não significa abandonar nossa fé e suas verdades, mas como Paulo e o próprio Jesus (como em João 4, com a mulher samaritana), colocar-nos no lugar do outro, conhecer suas necessidades e então usar nossa criatividade, persistência e paciência para apontar-lhe o Evangelho que salva, liberta e o eleva ao nível de filho amado de Deus, salvo pelo seu criativo plano de salvação, que começou numa estrebaria, passou pela cruz e terminou na tumba vazia.

Neste plano Cristo adaptou-se a nós e foi persistente até a morte de cruz (Filipenses 2.5-11). Mas venceu e nos deu seu Evangelho que salva. Sejamos agora criativos e persistentes para levar sua vitória e salvação a quem Deus coloca em nosso caminho.
 

Oração: Querido Pai. Foste criativo e persistente em teu plano para nos salvar através de teu Filho Jesus. Enche-nos com teu Espírito para que, motivados pelo teu maravilhoso amor, possamos levar tua salvação a todos, com criatividade e persistência, usando todos os recursos e oportunidades que tu nos dás. Amém.

  Pastor Leandro.











ANUNCIAR O EVANGELHO:
PRIVILÉGIO E RESPONSABILIDADE
 


“Ai de mim se não anunciar o evangelho” (1Co 9.16).


Uma estatística diz que há no mundo hoje cerca de 40 mil igrejas diferentes! E a maioria usa o título de “Igreja Evangélica”. Que bom ter tanta gente pregando o evangelho, como o apóstolo Paulo também pregava! Será?

Em nosso texto, Paulo fala do privilégio e da responsabilidade que é anunciar o evangelho: “Ai de mim se não anunciar o evangelho!” Mas, o evangelho pregado hoje por tantas igrejas é o mesmo de Paulo? Vejamos em alguns textos o que é o evangelho para o apóstolo:

- “Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura. Quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz” (1 Coríntios 1.23, 2.2).

- “Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele” (Romanos 3.25).

- “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” (Efésios 2.8).

Evangelho é a boa notícia da salvação que Deus nos dá em Cristo, de graça, pela fé unicamente em Jesus - salvação do pecado, da morte e da condenação eterna. Este é o evangelho que temos o privilégio e a responsabilidade de anunciar a todos!

Ouça, aprenda, creia e reparta este evangelho. Não há outro (Gálatas 1.6-9), mas há muita gente ensinando “evangelhos” que não são o legítimo, o evangelho do Cristo crucificado que morreu em nosso lugar para nos dar perdão, vida e salvação eterna!
 
Oração: Senhor Deus, graças te damos porque o Evangelho puro e verdadeiro, da salvação pela fé em Cristo, por tua graça e revelado somente na Escritura chegou até nós. Guarda-nos de falsos mestres que querem nos ensinar um Cristo que não é Salvador, mas um simples curandeiro ou realizador de desejos humanos. Amém.

 Pastor Leandro.


  Liberdade! Liberdade!











  
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade dá que ouçamos tua voz!

Este é o refrão do Hino da Proclamação da República, data comemorada hoje em nosso querido Brasil. Ele venceu um concurso, em 1890, para ser o novo hino nacional, mas acabou ficando como hino da república.

Uma definição diz que “a República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.”

Tem sua origem na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. No Brasil, após a independência de Portugal, proclamada em 1822, chegou em 1889, (até então o Brasil era o único Império existente na América inteira). Com a República implantou-se o federalismo, o sistema presidencialista, a independência dos poderes, bem como a separação entre Estado e Igreja, entre outras mudanças importantes no país.

Hoje os versos deste hino (de melodia muito bonita, a meu ver) ainda tem muito a nos dizer. Frases como “somos todos iguais”, “mensageiros de paz, paz queremos” retratam bem anseios que os brasileiros cada vez mais manifestam nas ruas, na imprensa e na sociedade em geral: que de fato sejamos todos iguais e não alguns “mais iguais que os outros”, que de fato haja paz – paz nas ruas, nos bairros pobres e ricos, paz nas estradas, nas escolas e estádios, enfim, paz de fato e não apenas em propagandas de TV e em cartazes das passeatas.

Este também é o desejo de Deus: Procurai a paz da cidade... Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal (Jeremias 29.7,11). Mas a paz de Deus vai além da paz humana, que, sabemos, é tão frágil. É uma paz duradoura, que muda o ser humano por dentro, porque é paz com Deus, que leva a ter paz verdadeira com o próximo, como diz o apóstolo: Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5.1).

Liberdade, liberdade! É o que todos nós brasileiros desejamos. A liberdade e paz que Deus oferece e dá através de Cristo nos torna livres do pecado e morte eterna, nos faz ser cidadãos dos céus e melhores cidadãos brasileiros.

Por isso, podemos concluir com outra frase do Hino da República: “Seja o nosso País triunfante, livre terra de livres irmãos!”

Deus quer abrir as asas da Liberdade sobre todos os brasileiros. Quer nos tornar livres em Cristo, para uma vida melhor aqui, em nosso amado Brasil, e na pátria celeste, triunfante, onde Ele reinará sobre nós com amor, onde não haverá mais choro, tristeza, decepão ou dor, mas verdadeira paz e liberdade!

  Pastor Leandro.



Reciclagem Espiritual
         Em muitos produtos que consumimos aparece um símbolo em forma de três setas circulares. Significa que a embalagem ou produto é reciclável, isto é, pode ser renovado e usado de novo.
Às vezes a gente gostaria de poder ser “reciclado” e pensamos: “Como seria bom se eu pudesse nascer de novo e começar tudo outra vez!” Muitas pessoas gostariam de voltar atrás, fazer certas coisas de maneira diferente, enfim, gostariam de reciclar sua vida, renová-la e aproveitá-la de outra forma.
Até na política isso acontece. Vejam nossa presidente: mesmo sem querer já teve que reciclar seu ministério seis vezes, e parece que no ano que vem tem mais...
Deus também gosta de reciclar. Ele deseja fazer uma reforma, uma reciclagem em todas as pessoas, porque, como diz o apóstolo Paulo, “todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23).
Falando em reciclagem ou reforma, neste 31 de outubro a História registra o dia em que começou uma reciclagem na Igreja Cristã, no século XVI, feita por meio de Martinho Lutero.
Lutero era um monge católico alemão que, preocupado em renovar sua vida para ser aceito por Deus, descobriu, através do estudo da Bíblia, que somente o próprio Deus poderia recicla-lo, transformá-lo e dar-lhe um novo começo, através da fé em seu Filho, Jesus Cristo. A Igreja da época ensinava algo bem diferente: a benção e a salvação de Deus deveriam ser buscadas com muitos esforços, obras e sacrifícios, e até com pagamento em dinheiro!
Mas Lutero descobriu na Bíblia que seus próprios esforços, por maiores e melhores que fossem, não podiam torna-lo melhor e mais aceitável diante de Deus, assim como uma lata não pode reciclar-se sozinha. Lutero descobriu que era necessário Deus agir na vida dele, como lemos em Romanos 12.2:Deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês”.
Com essa descoberta, Lutero se sentiu nascer de novo e disse: “Foi como se as portas do paraíso se abrissem para mim”. Ele então espalhou essa alegria da salvação pela fé em Cristo pelos quatro cantos de seu país, com todos os recursos disponíveis na época.
Assim nasceu a REFORMA, uma reciclagem feita na Igreja por Deus através de Lutero e seus colaboradores. E ela era necessária, pois infelizmente a Igreja da época se deixou influenciar por superstições, filosofias e ensinamentos que esconderam do povo o verdadeiro e único caminho para uma completa reciclagem de corações e mentes – a salvação pela graça de Deus, revelada somente na Escritura e alcançada somente pela fé em Jesus Cristo.
Hoje Deus continua reciclando as pessoas. Ele usa sua Palavra e Sacramentos e, com seu amor, nos transforma e nos usa para sermos permanentes reformadores em nossa família, rua, bairro, escola, trabalho, sociedade e igreja.
A salvação – reciclagem espiritual – de Deus através de Cristo, pela fé e por sua graça, revelada somente na Bíblia, é resumida no lema da Reforma Luterana, celebrada hoje em todo o mundo: Somente pela graça, somente pela fé, somente pela Escritura.
Deus oferece também a você uma reciclagem espiritual, uma reforma completa do coração e da mente. Através de Cristo, e somente com Ele, podemos ter um novo começo, uma nova vida aqui no mundo e uma reciclagem completa na vida eterna com Deus!       

Pastor Leandro.



O que você busca na Igreja?
Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o SENHOR, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem (Sl 111.1).

Hoje em dia é comum as pessoas trocarem de igreja e religião, algumas até várias vezes durante sua vida.
Alguns dizem que saem do culto tão vazios como entraram, sem sentir nada diferente. Diante disso é importante perguntar: O que as pessoas buscam na igreja? O que você busca na igreja?
Será possível sair vazio de um culto onde foram lidos vários textos da Bíblia, uma mensagem foi ouvida, foi celebrada a Ceia do Senhor, foram cantados hinos bíblicos de louvor a Deus e onde foi usada uma liturgia ou ordem de culto cheia de rico conteúdo bíblico, como acontece nos cultos em nossa Igreja Luterana?
As pessoas que saem vazias ou frustradas de um culto assim, certamente vieram participar com expectativas erradas:
- Vieram para ouvir o que gostariam de ouvir e não o que Deus quer dizer a elas;
- Vieram para buscar vantagens pessoais, como a solução de problemas materiais e financeiros, e não para buscar bênçãos espirituais;
- Vieram para assistir um show, para sentir emoção ou colocar para fora sentimentos reprimidos, e não para ouvir com humildade a Palavra do Senhor para sua vida e, com respeito e desejo de crescer na fé, adorar a Deus.
            O que você busca na Igreja? Felizes os que vão e participam da Igreja e do culto com as expectativas e atitudes corretas:
- Para ouvir a Palavra de Deus e receber a Santa Ceia, para que Deus transforme não só seus sen-timentos, mas seu coração e sua vida;
- Para receber também na Palavra e Sacramento o perdão de Jesus, o fortalecimento da fé e a renovação da nova vida que tem em Cristo;
- Para buscar a orientação de Deus para sua vida, tanto para os problemas e tristezas como para os planos e alegrias, e também agradecer a Ele por suas inúmeras bênçãos;
- Para adorar ao Deus de amor que tudo nos dá, desde o pão de cada dia até o perdão e a vida eterna em Cristo, com cânticos e orações, ofertas e participação viva no corpo de Cristo, a Igreja;
- Para crescer na comunhão com os irmãos na fé;
- Para aprender como levar o amor e as bênçãos de Deus para outras pessoas no seu dia a dia.
            O que você busca na Igreja? Se você busca um show, um consultório médico ou um curandeiro, uma clinica psicológica ou um mercado da fé, então não venha à Igreja Luterana, pois nela nós oferecemos às pessoas apenas o que o Salvador Jesus nos ordenou em Mateus 28: o Evangelho, isto é, a boa notícia de que Deus nos salva do pecado, da morte eterna e do inferno por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo por cada e por todo pecador.
            Se você busca perdão para seus pecados, orientação e rumo certo para sua vida, certeza da paz com Deus e da vida eterna, alegria verdadeira e duradoura, que não se baseia nas coisas e sentimentos passageiros deste mundo, e um verdadeiro sentido para viver, então venha à Igreja Luterana.
            Pois, é exatamente isso que Deus oferece a todos nós através de Cristo em todos os nossos cultos, estudos bíblicos e outras atividades, onde o seu Espírito Santo nos guia e nos liga a Cristo na Palavra e nos Sacramentos.
            Jesus, o Bom Pastor, está buscando a você e a mim, como amadas ovelhas do seu rebanho. Através da Igreja, na Palavra e Sacramentos, Ele vem a nós, para ser nosso Salvador (Mt 1.21, 2Co 5.17-21) e nos dar seu Reino e sua salvação eterna.
            Quando é isso que buscamos na Igreja e no culto, com certeza voltaremos para casa perdoados, renovados, fortalecidos na fé em Cristo e no amor ao próximo!
                       
            Pastor Leandro.



Transformados para sermos permanentes reformadores!


Deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança
da mente de vocês (Rm 12.2.b).

O símbolo acima aparece em latas, potes de margarina e em muito outros produtos. Significa que o produto é reciclável, isto é, pode ser renovado e usado de novo.
Você alguma vez já pensou assim: “Como seria bom se eu pudesse nascer de novo e começar tudo outra vez!”? Muitas pessoas gostariam de voltar atrás, fazer certas coisas de maneira diferente, enfim, gostariam de reciclar sua vida, renová-la e aproveitá-la de outra forma.
Pois é exatamente isto que Deus quer fazer com a gente e com todas as pessoas. E, para transformar a vida de outras pessoas, Ele quer usar a nós, seus reformadores.
Martinho Lutero era um monge católico alemão do século XVI que, preocupado em renovar sua vida para ser aceito por Deus, descobriu, através do estudo da Palavra de Deus, que somente o próprio Deus poderia recicla-lo, transformá-lo e dar-lhe um novo começo, através da fé em seu Filho, Jesus Cristo.
Seus próprios esforços, por maiores e melhores que fossem, não podiam torna-lo melhor e mais aceitável diante de Deus, assim como uma lata não pode reciclar-se sozinha. Lutero descobriu que era necessário Deus agir na vida dele!
Com essa descoberta, Lutero se sentiu nascer de novo e disse: “Foi como se as portas do paraíso se abrissem para mim”. E ele não guardou essa alegria da salvação pela fé em Cristo só para si, mas a espalhou pelos quatro cantos de seu país, com todos os recursos disponíveis na época.
Assim nasceu a REFORMA, uma reciclagem feita na Igreja por Deus através de Lutero e seus colaboradores.
Hoje Deus continua seu plano de reciclar as pessoas. Ele constantemente recicla os cristãos através de sua Palavra e Sacramentos e, com seu amor, nos transforma e nos usa para sermos permanentes reformadores em nossa família, nossa rua, bairro, escola, trabalho, sociedade e igreja.
Basta deixarmos o amor de Cristo nos dominar (2Co 5.14), servirmos ao Senhor com alegria (Sl 100.2, Js 24.15) e pedir cada dia que Deus nos transforme, com seu perdão e salvação, em reformadores do mundo (Mt 5.13-16), pelo poder do seu Espírito (Rm 12.1-21).
Aqui deixo três perguntas para você refletir, pesquisando em sua Bíblia:
1.   Leia Jr 18.3-6 e responda: com o que Deus nos compara e o que Ele pode fazer conosco?
2.   Leia Rm 12.2 e Fp 2.13 e responda: como podemos ser mudados? Quem produz a mudança em nós?
3.   Como e através de quem Deus nos aceita e nos reforma? Vem em Jo 8.31,32,36 e Rm 3.22-24.
Deus nos salva através de Cristo, pela fé, mesmo sem merecermos isso, por sua graça, e revela isto somente na Bíblia. E isto é resumido no lema da Reforma Luterana, que lembramos neste 31 de outubro: Somente pela graça, somente pela fé, somente pela Escritura.
Deus acolhe, integra, transforma e molda cada um de nós com o seu amor, para que você e eu sejamos canais do seu Evangelho reformador de vidas para as pessoas ao nosso redor.
Somos transformados para ser permanentes reformadores. Através de Jesus, e somente com Ele, muitas pessoas podem, como nós, ter um novo começo, uma nova vida aqui no mundo e a vida eterna com Deus!
           
            Pastor Leandro.