BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






MENSAGENS - Cinco Minutos Com Jesus

Usar o dom que recebemos de Deus para servir

Mensagem de 20 de fevereiro de 2014.
Texto: 1Co 3.10-17

Um jovem, depois de estar trabalhando seis meses em uma empresa, procurou seu chefe para pedir uma promoção. O chefe explicou que ele não tinha um cargo mais alto para oferecer e o jovem saiu dali desmotivado. Ele queria fazer carreira, alcançar posições mais altas, enfim, ele não pensava em trabalhar numa posição subalterna. O que você acha deste jovem? Concorda com ele?
            
Em nosso mundo, o ideal de ser um servo não é muito cultivado. O que as pessoas são incentivadas a fazer é procurar os primeiros lugares, a se destacarem não por serem servos, mas por serem chefes. Até mesmo nas igrejas as pessoas gostam de ocupar lugares de destaque e de serem reconhecidas. Ser servo era o ideal de Jesus, mas já não está muito na moda.
            
No Novo Testamento, na Igreja da cidade de Corinto, as pessoas achavam que ter um líder reconhecido era importante. Eles até mencionavam com orgulho quem foi a pessoa que os trouxe à fé e diziam: “Eu sou de Pedro” ou “eu sou de Apolo”, e assim a conversa andava. O apóstolo Paulo chamou a atenção de que nada disso é importante. Na igreja, o que realmente vale é estar firme no único fundamento que é Jesus Cristo. Depois disso, cada um deve usar os dons que recebeu de Deus da melhor forma para servir a Deus e ao seu semelhante. O que vale é estar em Jesus Cristo.

Esse ideal de vida que a Bíblia ensina é revolucionário. Ele diz que as pessoas em destaque não são nada se não estiverem em Cristo. Ou seja, se não estivermos dispostos a servir a Jesus e ao nosso semelhante, a vida não tem sentido. Honras e glórias são passageiras e nada valem. Elas não podem nos levar para a eternidade. 

Diante do exemplo e da recomendação de Jesus, sejamos humildes e usemos os dons que recebemos de Deus para servir.

Oremos: Senhor Deus, Pai Celestial, dá-me um coração de servo e permite que eu use os dons que me deste para servir ao meu semelhante. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Erní W. Seibert

 

 A salvação é um presente

Mensagem de 28 de janeiro de 2014
Texto: Miquéias 6.1-8

“O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus” (Mq 6.8).

Em um determinado versículo de seu livro bíblico, o profeta Miquéias resume a pregação de outros três profetas: Amós, Oséias e Isaías. Miquéias está dizendo ao povo que Deus rejeita os sacrifícios meramente exteriores. Deus não quer e nem deseja que façamos alguma coisa simplesmente pela aparência.

Este tema é retomado pelo próprio Jesus, conforme apresentado pelo evangelista Mateus, no capítulo 23, versículo 23. Jesus está censurando os escribas e os fariseus pelo fato de serem negligentes quanto à misericórdia e à fé.

O profeta Miquéias anunciou que o Senhor quer que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus (Mq 6.8). Com isso, ele está nos alertando sobre a nossa vida com o próximo e com Deus.

Ao lermos o Salmo 15, encontramos a descrição das qualidades morais dos futuros moradores de Jerusalém celestial. Muitos entendem que esse modo de vida é uma necessidade imposta para que alcancemos a salvação. Milhares de pessoas buscam viver essa vida moral, mas deixam de amar o seu próximo. São verdadeiros hipócritas, deixando de honrar a Deus. Deixam de lado a salvação oferecida em Jesus e tentam, à sua maneira, argumentar que estão conquistando o direito à salvação.

“Fazer o que é direito” não é uma obrigação para obter a vida eterna. Fazer as coisas corretamente é amar aos outros e viver em humilde obediência a Deus. Ou seja, viver a nossa vida na certeza de que Jesus cumpriu a lei em nosso lugar e assim recebemos gratuitamente a salvação. Ser humilde diante de Deus é receber o presente que Deus nos preparou em Jesus: a salvação.
Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, porque através de teu sacrifício na cruz nos deste o que nós não conseguiríamos por nossas próprias forças. Amém.

Pastor Edson Ronaldo Tressmann

 

Confiança em Deus

Mensagem de 20 de janeiro de 2014
Texto: Salmo 27.1-9

“O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação, de quem terei medo?” (Sl 27.1).


O salmista Davi sabia onde encontrar refúgio. Não era em sua própria capacidade, na sabedoria dos seus conselheiros ou ainda em seu corajoso exército. Ele confiava no Senhor Deus! Ele sabia que o Senhor Deus está com os seus filhos sempre, conforme Jesus promete aos seus discípulos e a nós: “Estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). É por causa dessa mesma confiança que o apóstolo Paulo pôde dirigir-se aos cristãos de Roma, perguntando desafiadoramente: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

Belo exemplo dessa confiança temos também na mãe que, tranquilamente sentada ao lado do leito de sua filhinha doente, coloca sua mão sobre as da sua filha e ora assim: “Amado Pai celestial eu sei que podes curar minha filha, contudo, seja conforme a tua vontade, visto que já a curaste do pecado pela morte do teu Filho Jesus na cruz, assim ela está contigo e sob os teus cuidados, aqui na terra ou lá no céu. Senhor, ela e eu confiamos em ti”.
 
Portanto, seguindo os exemplos de Davi, de Paulo e desta mãe, sejam quais forem as nossas dificuldades ou preocupações, confiemos no Senhor. Saibamos que, crendo nele, mesmo estando debilitados recebemos forças para permanecer firmes em situações adversas, porque a nossa força não vem de nós mesmos e sim de nosso Senhor. Fiquemos firmes, tendo paz com Deus, e sigamos a nossa vida mesmo sendo abalados, confiando que ele está no controle de todas as situações e que não seremos decepcionados nem derrotados.

Oremos: Senhor, confiamos na tua providência para a nossa vida em qualquer necessidade, assim como já providenciaste perdão para os nossos pecados e vida eterna através do nosso amado Salvador Jesus. Amém.
Pastor Egon Starosky

 

Deus trata a todos de modo igual

Mensagem de 11 de janeiro de 2014
Atos 10.34-38

“Então Pedro começou a falar. Ele disse: – Agora eu sei que, de fato, Deus trata todos de modo igual” (At 10.34).

O apóstolo Pedro pregava e anunciava a salvação por meio de Jesus aos seus conterrâneos judeus. Um dia foi enviado pelo Espírito Santo para batizar um militar romano, não judeu, e anunciar a mensagem para ele. O livro de Atos dos Apóstolos nos relata: “Então Pedro começou a falar. Ele disse: Agora eu sei que, de fato, Deus trata todos de modo igual”. Pedro não só aprendeu isso como também passou a pregar e agir de acordo com essa verdade.

Pedro ensinou sobre Jesus. E ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele. O batismo de Jesus, a sua unção pelo Espírito Santo, a sua atuação, a sua morte e a sua ressurreição, todos os apóstolos testemunham. A questão central para eles era que Deus ressuscitou seu Filho Jesus, demonstrando assim que ele quer a vida para todos.

Pela atuação de Jesus Cristo, as barreiras entre judeus e não judeus são superadas, e a comunhão plena é possível. Não é mais necessário tornar-se um judeu para então tornar-se cristão, porque a condição de pecadores torna judeus e não judeus iguais. Quando se aceita esse fato, então a arrogância preconceituosa dá lugar à humildade comum entre irmãs e irmãos, que em verdadeiro arrependimento vivem do perdão conquistado e dado misericordiosamente por Jesus.

Que assim como Pedro guardemos e pratiquemos esta verdade: Deus não faz diferença entre as pessoas, mas acolhe a quem o teme, confia em Jesus e pratica a justiça que ele conquistou na cruz.

Oremos: Senhor Jesus, por causa de tua ação salvadora, sofrimento, morte e ressurreição, nós temos perdão, vida e salvação. Aceita o nosso humilde louvor e gratidão. Amém.

 Pastor Egon Starosky


Vencedores com Jesus

Mensagem de 02 de janeiro de 2014
Romanos 8.31-39

“Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 8.39).

Existe um texto, cujo autor é desconhecido, que tem como título “a carta de Deus”. Nessa ilustração o autor expressa a ideia do diálogo de Deus para com sua criatura. Eis o texto: “Você é um ser humano, é o meu milagre. Você é forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos. Conte seus dons e talentos. Entusiasme-se com eles. Reconheça-se. Aceite-se. Anime-se. Você é a minha criação maior. É o meu milagre. Não tenha medo de começar uma vida nova. Não se lamente nunca. Não se queixe. Não se atormente. Você é único. Ninguém é igual a você. Deixe para trás os medos e os sentimentos de derrota. Eu estou ao seu lado. Sempre. Chame-me, busque-me, lembre-se de mim. Vivo em você desde sempre e sempre estou esperando para amá-lo”.


Quando o nosso relacionamento com Deus é bom e o nosso coração está cheio de sua presença, não apenas cremos nos ensinos de sua Palavra. Se nós temos um bom relacionamento com o autor da vida, que é Deus, temos paz no coração, vivemos e somos vencedores com Jesus. O apóstolo Paulo afirma na sua carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 39: “não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”. Esse é o amor perfeito que nos faz vitoriosos. Não pelas nossas próprias forças, mas somente pela ação salvadora que Deus realizou em seu Filho Jesus. Ele, Cristo, com seu sacrifício perfeito na cruz, morte e ressurreição, conquistou perdão e salvação a todos. Quando amamos a Deus e nos apegamos à sua santa Palavra somos vencedores: vencedores com Jesus!


Oremos: Santo e único Deus, agradeço-te, pois me tornaste vencedor pela ação salvadora de Cristo na cruz. Quero continuar sendo um vencedor com Jesus todos os dias. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann



A oração ao Pai

Mensagem de 13 de dezembro de 2013
Mateus 6.6

“Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto” (Mt 6.6).

Em nosso mundo temos muitos exemplos de bons pais e de maus pais. Há pais que abandonam os seus filhos e não se importam com eles. E há pais que amam os seus filhos e procuram fazer o melhor para eles.


Deus é o maior e melhor exemplo de bom pai. Ele é tão bom pai que fez e continua fazendo de tudo para não perder um só de seus filhos. O seu amor é tão grande que não poupou nem mesmo o seu Filho único, Jesus Cristo, para que todos pudessem ter esperança de perdão, vida e salvação.


Deus quer que nós todos confiemos nele. Uma das maiores provas de confiança que podemos dar a alguém é quando chegamos diante desta pessoa de coração aberto, sem precisar esconder nada, e conversamos sem medo algum. E é isso que podemos fazer com Deus. Nós podemos conversar com Deus. Podemos usar as nossas palavras, pensar em Deus, e dizer o que se passa em nosso coração. Deus, que é o nosso Pai, nos ouve e promete fazer o melhor por nós e para nós. O próprio Jesus nos ensinou, no evangelho de Mateus, capítulo 6, versículo 6: “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”. Fale você também com Deus. Ele é o seu Pai Celestial.

Oremos: Senhor Deus, meu Pai, eu te agradeço por seres um pai tão amoroso. Sou grato por Jesus Cristo, que morreu na cruz por mim. Quero sempre falar contigo e levar a ti os meus pedidos e agradecimentos por tudo o que fazes em minha vida. Em nome de Cristo. Amém.

Pastor Erní W. Seibert



Todos são filhos de Deus?

Mensagem de 07 de dezembro de 2013
Texto: Gl 3.26-27

“Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus” (Gl 3.26-27).


Será que somos todos filhos de Deus? Muita gente pensa assim. O que a Bíblia diz sobre isso? Ela diz que aquele que crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador é filho de Deus (Gl 3.26-27). E todas as pessoas creem em Jesus como o seu Salvador? Não. Somente aquele que foi batizado em Cristo, confia nele e reconhece o seu pecado recebe o perdão, a salvação e a vida eterna.


O que causa confusão na mente das pessoas é o fato de todos serem criaturas de Deus, isto é, todos foram criados por ele. Mas o pecado afastou o homem de Deus. A desobediência à vontade de Deus fez dos homens não mais filhos de Deus, mas inimigos. E a única maneira de mudar esta situação é pela fé em Jesus Cristo.


Diz a Bíblia: “Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei – isto se refere a todas as pessoas – a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus” (Gl 4.4-5).


Deus quer que você seja seu filho! Por isso ele o chama, pela sua Palavra, à fé em seu Filho Jesus Cristo. Não rejeite este convite de Deus e creia em Jesus como seu Salvador! Pois só ele é o Caminho e a Verdade, que conduz para a Vida na casa do Pai, no céu, como Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (Jo 14.6).

Oremos: Senhor Deus, muito obrigado porque me tornaste teu filho pela fé em Jesus Cristo. Ajuda-me a permanecer nesta fé até o fim, e a falar de teu amor para outras pessoas. Amém.

Pastor Nilo Wachholz

Qual é sua prioridade?

Mensagem de 02 de dezembro de 2013
Texto: Lc 12.31

“Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas” (Lc 12.31).

Estamos na época do ano chamada Advento. É um tempo de espera, de reflexão, de preparação para o Natal. O Natal é a chegada do Filho de Deus ao mundo como Salvador de todos os homens. O Natal lembra a próxima volta de Jesus, não mais como Salvador, mas como Juiz dos vivos e dos mortos, no dia do Juízo Final.


Por isso, este é um tempo especial de reavaliação da nossa vida em relação a Deus e a estes dois significados do Natal: A vinda de Cristo como Salvador e a sua volta como Juiz, perante o qual todos devem comparecer para a prestação de contas.

É diante desta realidade que você e eu devemos nos perguntar: Qual é a minha prioridade? Qual é o meu principal objetivo e minha preocupação primordial? Estou preocupado comigo e com a minha família, em relação às coisas materiais, como alimentação, moradia, emprego e segurança? Qual é o lugar que Deus ocupa em minha vida? Preciso responder a estas perguntas a partir da Palavra de Deus que diz: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas” (Lc 12.31).


Deus estabelece uma prioridade em minha vida, que é buscar em primeiro lugar não as coisas materiais, mas sim, o seu Reino, isto é, tudo o que diz respeito à nossa salvação pela fé em Cristo Jesus. Pois só em Jesus há perdão dos pecados, salvação e vida eterna.

As coisas materiais são apenas para esta vida, até a nossa morte. Ali elas acabam para sempre. Mas o Reino de Deus tem consequências em nossa vida por toda a eternidade. Por isso busque hoje mesmo o Reino de Deus, a sua Palavra e o perdão para os seus pecados! Faça dele a sua prioridade de vida para que, amanhã, quando esta vida acabar, você possa viver sempre lá no céu.

Oremos: Senhor Deus, quero colocar a ti como prioridade em minha vida. Ajuda-me a lembrar disto todos os dias. Obrigado por tudo o que me dás, mesmo sem eu merecer. Por Jesus. Amém.

Pastor Nilo Wachholz

 

Fique atento!

Mensagem de 17 de novembro de 2013
Texto: Lc 21.5-28

“Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos” (Lc 21.7).

Quantos dias faltam para o Natal? Quando é o seu aniversário? Quando alguma data especial está chegando, seja para receber uma visita ou por algum acontecimento importante, gostamos de estar preparados.


Por isso, quando Jesus prometeu voltar, ele disse: “Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos” (Lc 21.7). Quem gosta de esperar? O que você faz enquanto está esperando? Normalmente o que fazemos enquanto esperamos não tem nada a ver com o motivo da espera. Fazer ligações enquanto está trancado no trânsito não alivia o trânsito. Mas a espera por Jesus é diferente: somos chamados a viver uma vida que reflete a espera do retorno do nosso Salvador.


Vivemos preocupados com as coisas da nossa rotina. Violência, consultas médicas, trânsito, as chuvas e as secas, a próxima safra, os animais de estimação e outras coisas como estas ocupam a nossa mente. Com isso acabamos dedicando pouco tempo para os assuntos espirituais e a nossa salvação.


Por isso, Jesus nos chama a uma espera ativa. Esperamos pela volta de Jesus como filhos de Deus, que têm a certeza de uma vida eterna com ele. Falamos do amor de Cristo às pessoas e vivemos este amor dia após dia.


Será que vai chover? Quanto tempo de vida ainda tenho? Quando Jesus vai voltar? Não temos todas as respostas, mas estamos vendo os sinais ao nosso redor. Pelo Batismo e pela Palavra de Deus somos chamados à fé em Cristo. Com a Bíblia somos fortalecidos na fé, como cristãos testemunhamos aos outros a respeito dessa fé e deste amor. Esperar a volta de Cristo é mais do que passar o tempo. É usar o tempo para que mais pessoas conheçam o Salvador.

Oremos: Senhor, obrigado porque enviaste o teu Filho no tempo certo para nos salvar. Ensina-nos a esperar por Jesus de maneira ativa. Amém.

Pastor Arthur Benevenuti

 

 

  Ouvir e crer

Mensagem de 3 de novembro de 2013
Texto: Jo 5.24-29

“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24).

Um evangelista que levava o evangelho aos presídios conta que certa vez viu, no fundo de uma das celas, um homem sentado, isolado, triste, cabisbaixo e sem amigos. O evangelista sempre tentava se aproximar dele, mas sem obter êxito. Até que um dia sentou-se ao seu lado e começou a falar sobre Jesus Cristo. Contou-lhe que Jesus foi preso e condenado injustamente, sofreu e morreu, mas ressuscitou para nos salvar. Falou do maravilhoso presente do perdão que Cristo estende aos pecadores arrependidos que nele creem. Compartilhou o quanto Jesus nos ama! Leu a passagem bíblica em que Jesus diz: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida” (Lc 5.24).


O detento inclinou a cabeça e lágrimas foram derramadas sobre o chão sujo da cela. Passado um tempinho, recomposto, consciente de si e da situação, embora com a voz ainda embargada, ele respondeu: “Eu nunca soube que alguém me amasse dessa forma ou que eu fosse tão especial!”


Aquelas palavras produziram uma mudança profunda e maravilhosa no seu coração. O Espírito Santo agiu em sua vida de tal maneira que foi convertido pela poder da Palavra de Deus. Hoje é um cristão fiel e dedicado a Deus, cuida bem de sua família, trabalhador honesto, responsável e perfeitamente integrado à sociedade. A história desse detento mostra a transformação que Deus Espírito Santo pode proporcionar na vida dos que creem em Jesus Cristo como seu Salvador.


Ouçamos o que diz a Palavra de Deus e creiamos para que possamos passar da morte para a vida.

Oremos: Espírito Santo, muda-nos, molda-nos, age sobre nós de modo que creiamos em Jesus e compartilhemos sob o teu poder a história e mensagem do amor de Cristo que traz salvação. Amém.

 Pastor Wanderley M. Lange


Reino do Céu

Mensagem de 31 de outubro de 2013
Texto: Reforma – Mt 11.12-19

“Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo” (Mt 11.12).

João Batista, um grande profeta e mensageiro enviado por Deus para preparar o caminho da vinda do Messias, marcou com sua pregação o fim do tempo dos profetas e da lei de Moisés e o começo do tempo do Reino do Céu. Desde então esse Reino do Céu tem sido alvo da violência de Herodes, dos fariseus e de tantos outros que buscaram atacar essa mensagem da salvação.


O Reino do Céu compreende todo o domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro. Esse domínio e poder foram e são constantemente ameaçados com violência. Hoje lembramos o dia 31 de outubro de 1517, em que Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha. Pretendia, com essas críticas, debater pontos importantes sobre a vida e prática da Igreja Cristã dominante da época. Lutero foi um portador da mensagem do Reino do Céu que também foi combatido violentamente. Martinho Lutero terminou expulso da Igreja por desejar preservar o Reino do Céu e sua mensagem salvadora.


Percebe-se que a perseguição, tal qual a história testificou naquele tempo e antes dele, repete-se. Ao lembrar esse episódio, a igreja atual revê sua história ciente da sua missão de preservar e anunciar o Reino do Céu mesmo em meio às perseguições dos Herodes e fariseus atuais. Jesus Cristo é o Senhor. Todo domínio e poder pertencem somente a ele. Ele é o Messias, o Salvador. A ele toda honra e glória. Quem nele crer será salvo e tem a vida eterna. A graça de Deus, a fé em Jesus e as Sagradas Escrituras são as bases do Reino do Céu.

Oremos: Senhor Deus, graças rendemos a ti porque preservaste o Reino do Céu mesmo quando combatido violentamente até os dias atuais. Dá-nos força, fé e coragem para manter essa pregação. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Wanderley M. Lange

 Esperar e confiar

Mensagem de 28 de outubro de 2013
Texto: Sl 130

“Eu aguardo ansioso a ajuda de Deus, o Senhor, e confio na sua palavra. Eu espero pelo Senhor mais do que os vigias esperam o amanhecer, mais do que os vigias esperam o nascer do sol” (Sl 130.5-6).

Na sua velhice, um senhor cuidava de árvores e plantas. Um jovem, certo dia, perguntou àquele idoso: “Que planta é essa que o senhor está cuidando?” Ele respondeu: “É uma jabuticabeira! Daqui a uns quinze anos ela começará a dar frutos”. O jovem indagou, irônico: “E o senhor espera viver tanto tempo?” Ao que o idoso respondeu: “Não creio que viva até lá.” O moço continuou: “Então que vantagem o senhor leva com isso?” Com toda tranquilidade e segurança, aquele velho cuidador de plantas e árvores respondeu: “Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticaba, se todos pensassem como você, meu caro jovem!”


No Salmo 130 há uma canção que diz assim: “Eu aguardo ansioso a ajuda de Deus, o Senhor, e confio na sua palavra. Eu espero pelo Senhor mais do que os vigias esperam o amanhecer, mais do que os vigias esperam o nascer do sol” (Sl 130.5-6). Saber ou aprender a aguardar, esperar e confiar, são atitudes que brotam da fé na providência divina.


Deus, o Senhor, tem o seu próprio tempo e modo de agir. Nem sempre é fácil aguardar e compreender esse tempo de Deus. Por isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Somos estimulados a aguardar a ajuda de Deus, mesmo que estejamos ansiosos. Deus quer que confiemos nele e em sua ação em favor daqueles que, pela fé em Jesus, lhe pertencem. Em determinadas situações difíceis, complicadas ou extremas da vida somos levados a aprender a esperar pela ajuda de Deus, o Senhor. A providência divina é certa. O escritor Caio Fernando Abreu escreveu: “Deus não demora, ele capricha”.

Oremos: Ó Senhor, ensina-nos a aguardar, esperar e confiar tão somente em ti, pois tu ages em nosso favor, por graça e infindo amor evidenciados na pessoa e obra de Cristo Jesus, o Salvador. Amém.

Pastor Wanderley M. Lange

 

Só um voltou

Mensagem de 13 de outubro de 2013
Texto: Lc 17.11-19

“E quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta” (Lc 17.15).


A história dos dez leprosos narrada no capítulo 17 do evangelho de Lucas é muito conhecida. A lepra, hoje conhecida como Hanseníase, era uma doença contagiosa de pele que, além de provocar o sofrimento, era incurável e afastava os doentes da família e da sociedade. Viviam fugindo dos outros, gritando de longe para que ninguém se aproximasse. Quando os dez leprosos da história viram a Jesus, também gritaram. Mas gritaram pedindo ajuda: Jesus, Mestre, tenha pena de nós.


Jesus não realizou nenhum espetáculo milagroso, mas pediu que fossem aos sacerdotes para serem examinados. Eles confiaram no Senhor e no meio do caminho se deram conta de que haviam sido totalmente curados. Diante de tamanho milagre, somente um deles voltou para agradecer. Isso mostra como é tão fácil pedir e, geralmente, como é difícil agradecer.


No entanto, olhando mais atentamente o texto vemos detalhes interessantes. Aquele que voltou para agradecer, além de estar doente pela lepra, era um samaritano. Era discriminado e rejeitado pela sociedade da época. Jesus se deu conta deste fato e comentou: “Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?”


Aquele samaritano, ferido por uma doença contagiosa, rejeitado por pertencer ao povo dos samaritanos, volta e se ajoelha diante do Salvador. E como afirmou Jesus, foi curado por fora e também por dentro: “Você está curado porque teve fé”.


Deus continua ouvindo os gritos de ajuda e atendendo seus pedidos segundo sua santa e sábia vontade. Que nós saibamos pedir e, principalmente, agradecer a Deus pelas respostas.

Oremos: Jesus, Senhor e Salvador, com teu amor e poder, cuida daqueles que sofrem seja por causa de doenças ou por causa das atitudes de outras pessoas. Segundo teus planos, cura seus corpos e também suas almas. Amém.

  Pastor Christian Hoffmann

 

Servos inúteis

Mensagem de 06 de outubro de 2013
Texto: Lc 17.1-10

Na década de 1980, uma música muito conhecida repetia a frase: “a gente somos inúteis”. 

Este refrão bem-humorado lembra uma frase que Jesus disse aos seus discípulos. Em Lucas capítulo 17, versículo 10, diz: “Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever”. O que Jesus queria dizer com isso? A mensagem encerrada nesta frase é a de que um cristão, diante de Deus, reconhece que não fez nada para merecer o favor divino. Se não fosse o amor e a graça de Deus, nada seria. Nós somos apenas servos inúteis.


Esta frase de Jesus contém uma grande verdade. Ela precisava ser mais lembrada, até mesmo nas igrejas. O que mais se ouve é o contrário do que Jesus falou. As pessoas acham que têm direitos diante de Deus. Alegam que também são filhas de Deus e que, por isso, não poderiam enfrentar dores, sofrimentos, dificuldades. Quantos elogios ditos, quantas homenagens são realizadas desnecessariamente. Deveríamos lembrar mais que somos apenas servos inúteis. Não fizemos mais do que deveríamos ter feito e, na maioria das vezes, nem mesmo terminamos o que começamos.


Lembrar esta palavra de Jesus talvez não dê ibope. Lembrar esta palavra de Jesus pode até mesmo causar certo embaraço entre as pessoas. Mas ela foi dita e contém uma grande verdade. Precisaríamos aprender a olhar muito mais para a graça de Deus, para o amor de Deus, para a compaixão de Deus do que para nós mesmos. Deveríamos ser mais humildes. Isso nos tornaria mais agradecidos e conscientes de que podemos melhorar a nossa maneira de ser.

Oremos:  Amado Deus, quero agradecer pelo teu amor e compaixão. Quero te pedir desculpas pelas minhas falhas e erros. Ajuda-me a ser uma pessoa útil para ti, para minha família e para o meu próximo. Em nome de Jesus. Amém.

  Pastor Erní W. Seibert

 

A verdadeira riqueza

Mensagem de 29 de setembro de 2013
Texto: Lc 16.19-31

“O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu” (Lc 16.22).

Toda vez que passava com seu ônibus pela zona nobre da cidade onde morava, Murilo suspirava: “Ah, um dia vou ser tão rico que vou comprar uma casa aqui”.


Ele sempre contava a respeito deste sonho para a sua avó, com a qual havia sido criado. A velinha sempre lhe respondia: “Meu filho, jamais se esqueça de que riqueza a gente não ajunta neste mundo, mas acumula no coração!” Com isso, a bondosa e crente senhora lembrava a seu filho a verdadeira riqueza: a fé em Cristo, que garante ao ser humano um lugar na “mansão celeste”, o melhor lugar para se passar a eternidade.


Talvez Lázaro, cuja história está descrita no evangelho de Lucas, capítulo 16, também pudesse se queixar da sua condição de miserável. Afinal, ele tinha o corpo coberto de feridas, e precisava mendigar migalhas de comida para saciar a fome.


Mas Jesus, para nos ensinar e relembrar qual é a verdadeira riqueza, conta que Lázaro, após morrer, foi para o Céu. Foi para o melhor lugar que um ser humano pode ter para usufruir a vida eterna. Enquanto o homem rico da mesma história foi para o inferno não por ser rico, mas por achar que a maior riqueza estava nas coisas deste mundo ao invés de crer nas promessas de Deus.


Não importa se você é rico, pobre, branco, negro, homem, mulher, velho ou novo. Saiba que o que importa, de fato, é estar firme na fé em Cristo, o Salvador. Quem tem esta fé já tem a maior riqueza, já recebeu o maior presente que existe.


Por isso, continue ouvindo “Moisés e os profetas” como sugere Jesus. Isto é: continue ouvindo e lendo a Palavra de Deus. Nela, você tem a certeza, a cada novo dia, de que o céu é a sua herança, garantida já neste mundo.

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por me garantires a maior riqueza que alguém pode ter e herdar, que é a vida eterna contigo, através de Jesus. Peço-te que continues a me relembrar, a cada novo dia, dessa certeza maravilhosa. Em nome de Jesus. Amém.


 Pastor Tiago J. Albrecht

 

 

 Vida melhor

Mensagem de 02 de setembro de 2013
Texto: Salmo 1

“Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo” (Sl 1.3).

Um homem passou a frequentar uma igreja cristã e, depois de um tempo, começou a convidar seu vizinho. Esse, no entanto, disse que o estilo daquela igreja não era bem o seu, mas que a respeitava. Por fim, o outro argumentou: “Mas você tem que ir comigo! Olhe tudo o que eu já conquistei! Depois que eu passei a frequentar esta igreja, minha vida melhorou!” O vizinho perguntou de volta: “Mas, então, você está querendo dizer que minha vida não é boa?”

Boa pergunta. Qual é o parâmetro para estabelecer o que é “vida melhor”?

Não há dúvida de que o frequentar uma igreja pode trazer melhorias em nossa vida. No entanto, há muitas pessoas que são cristãs dedicadas que nem sempre estão tão bem, segundo os parâmetros humanos. Enquanto outros não cristãos podem estar em situação melhor.  Há pessoas que, por abraçarem a fé, passaram a ter vida mais complicada. Basta ver a história do apóstolo Paulo.

O Salmo 1 pode, em alguns momentos, ser utilizado para trazer uma visão distorcida de prosperidade sob a ótica cristã, quando diz: “Tudo o que ele faz dá certo”. Estar com Deus seria sinônimo de conquistar muitas coisas. Mas podemos medir isto com uma a régua humana? Existe um número de carros, casa, salário ou dias alegres que consiga definir quando é que, de fato, chegamos a ela?

Não, não existe. A vida melhor, ao recebermos a fé, se dá dentro do coração, quando somos “árvores plantadas na beira de um riacho” (Sl 1.3). Aliás, vida que não é apenas melhor, mas plena. O que acontece a partir disso, está sob a mão de Deus. Podemos ter mais coisas, ou menos, mas o que realmente muda para melhor definitivamente é o que somos: filhos de Deus, por causa de Cristo. 

E é aqui que, sem dúvida, temos uma vida completa. Afinal, qual é a vida que não fica plena com perdão, paz, segurança e vida eterna?

Oremos: Obrigado, querido Deus, porque, em Cristo, tenho a vida que é realmente melhor. Pois é plena e eterna. Amém.

 Pastor Lucas A. Albrecht

 

O tamanho da igreja

Mensagem de 25 de agosto de 2013
Texto: Lc 13.22-30

“Senhor, são poucos os que vão ser salvos?” (Lc 13.23).

O crescimento da igreja é uma preocupação constante de membros e de ministros da Palavra. Algumas igrejas crescem vertiginosamente enquanto outras marcam passo. As estatísticas apresentadas a cada ano são causa de análise e preocupação. Apesar da igreja cristã ainda ser maioria no mundo, a frequência aos cultos tem diminuído em muitas das igrejas tradicionais.


Jesus nunca prometeu que seria fácil entrar no seu reino. Ele fala em cruz, em porta estreita, em negar-se a si mesmo. Ele também fala de muitos que o conhecem, mas que ficarão do lado de fora quando a porta de céu se fechar.


Fé não é apenas questão de conhecimento. Fé pressupõe conhecer, mas é mais. Fé é confiança total, entrega total nos braços de Jesus, vida em comunhão com Deus. Ainda que muitos sejam membros da igreja apenas nominalmente, Deus conhece os corações e sabe quem são seus verdadeiros fiéis. E ele promete: “Muitos virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e vão se assentar à mesa do Reino de Deus.” O Evangelho está se espalhando pelos quatro cantos do mundo, mas ainda há muitos que Deus quer chamar ao Seu Reino através da sua igreja.


Crescimento da igreja não é apenas uma questão estatística e administrativa. É uma questão de amor ao próximo. Queremos que a igreja cresça porque queremos que mais pessoas cheguem à verdadeira fé em Jesus e participem da Comunhão dos Santos. Esta é a vontade de Deus também, quando Jesus nos ensinou a orar “Venha o teu Reino”.


Se você já faz parte da família da fé, então você pode agradecer a Deus por este presente maravilhoso, e pode também levar outros a conhecerem o amor sem medida de Cristo.

Oremos: Senhor, quero ver a tua igreja crescer cada vez mais. Mantém-me na tua graça em Jesus, livra-me das tentações e da indiferença religiosa, e usa-me para chamar outros ao teu Reino. Amém.


 Pastor Carlos W. Winterle



As consequências de seguir a Jesus

Mensagem de 18 de agosto de 2013
Texto: Lc 12.49-53

“Vocês pensam que vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão” (Lc 12.51)

Algumas religiões pregam que praticamente todos os problemas das pessoas serão resolvidos se elas aceitarem a Jesus como seu Salvador pessoal. É bem verdade que Jesus liberta os que nele confiam dos seus maiores opressores: o diabo, o pecado e a morte. No entanto, Jesus nunca lhes prometeu que teriam vida fácil aqui neste mundo. Pelo contrário, ele claramente disse: “Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe” (Lucas 9.23).

No evangelho de Lucas, Jesus fala primeiramente do que ele teria de sofrer e depois passa a falar das dificuldades que os seus seguidores poderiam vir a enfrentar por causa da sua fé. Ele pergunta: “Vocês pensam que vim trazer paz ao mundo?” E então responde: “Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão” (Lc 12.51).

Jesus está se referindo à oposição que seus seguidores poderão enfrentar, até dentro da sua própria família, das pessoas que rejeitam a fé cristã. Ele diz: “Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras”.

 Essas são algumas das consequências de ser um discípulo de Jesus. Mas, Jesus também consola e fortalece seus seguidores dizendo: “Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês” (Mt 5.11-12). Crer em Jesus não nos livra dos problemas, mas podemos enfrentá-los sempre com a certeza de uma vida eterna ao lado dele, no céu.

Oremos: Querido Pai, sei que estou sujeito a todo tipo de oposição por causa da minha fé em ti. Mas sei também que posso sempre contar com a tua graciosa presença, orientação e ajuda. Mantenha-me firme na fé. Em nome de Jesus. Amém.

 Pastor Geraldo W. Schüller

 

  Confiança em Deus

Mensagem de 08 de agosto de 2013
Texto: Sl 33.20-22

“Nós pomos a nossa esperança em Deus, o Senhor; ele é a nossa ajuda e o nosso escudo. O nosso coração se alegra por causa do que o Senhor tem feito; nós confiamos nele porque ele é santo” (Sl 33.20-21).

Você confia em Deus acima de tudo? Confia sem duvidar? 

É famosa a história do equilibrista que superou a distância entre dois prédios caminhando sobre um cabo de aço e conduzindo um carrinho de mão. Este mesmo equilibrista convidou alguém do público para acompanhá-lo, só que o voluntário deveria confiar nele e sentar-se dentro do carrinho. Não houve voluntários. Conta-se também a história de pai e filho que estavam no sótão de uma casa quando faltou a energia elétrica. No escuro, o pai desceu a escada e disse ao filho que viesse em seguida, pois ele estava logo abaixo, pronto para conduzi-lo e segurá-lo. Bastava apenas confiar no pai.

Então, novamente fazemos a pergunta: Você confia, de fato, em Jesus? Você deixa Jesus conduzir o carrinho da sua vida, sem medo e com toda a tranquilidade e segurança? “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.5), assim nos convida o autor dos Salmos. O ser humano, muitas vezes, esbarra nos seus limites, mas Deus, o nosso Deus, é Todo-poderoso. Ele mandou Jesus, seu filho, para morrer na cruz em nosso lugar. Nele podemos confiar sempre.

O Salmo 33, nos versículos 20 e 21, nos diz: “Nós pomos a nossa esperança em Deus, o Senhor; ele é a nossa ajuda e o nosso escudo. O nosso coração se alegra por causa do que o Senhor tem feito; nós confiamos nele porque ele é santo”. Confessemos sempre nossa total confiança em Jesus, e deixemos que ele nos conduza ao porto seguro da felicidade eterna no céu.

Oremos: Senhor Jesus, eu quero sempre depositar toda a minha fé em ti. Eu quero aprender a dizer com o apóstolo Paulo: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. Aumenta a minha fé, Senhor. Amém.

Pastor Egon Kopereck

 

 Sejamos ricos para com Deus

Mensagem de 04 de agosto de 2013
Texto: Lc 12.13-21

“Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos” (Lc 12.21).

De quem Deus gosta mais: do pobre ou do rico? Deus não faz diferença entre as pessoas. Para ele todos são iguais. Deus nunca condenou o dinheiro, até porque riquezas, quando juntadas honestamente, são bênçãos de Deus. A Bíblia registra exemplos de servos de Deus do Antigo e do Novo Testamento que eram ricos e tementes a Deus: é o caso de Jó, Abraão, José de Arimateia, Barnabé e outros.

No texto de Lucas, capítulo 12, versículo 21, Jesus diz: “Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos”. Jesus não condena a riqueza, e sim, o apego a ela. E quando é solicitado a intervir na divisão dos bens entre dois irmãos, em vez de resolver a questão da herança, fala sobre a avareza, que é o problema que estava por trás daquela discussão. Jesus conta a história de um homem rico que tivera uma grande colheita e não tinha onde guardar o seu produto. Esse homem iria destruir os seus galpões e construir outros maiores. E assim pensou que estaria tranquilo para muitos anos. Jesus diz que esse homem é tolo. Tolo é aquele que não leva Deus a sério, nem se dá conta de que a vida é breve.

Ao contar essa parábola Jesus quer mostrar a todos nós o perigo de colocarmos os bens materiais em primeiro lugar em nossa vida, sejam eles muitos ou poucos, não importa. Jesus nos orienta a buscarmos o reino de Deus e sua justiça, confiando que em sua graça e misericórdia ele nos dará as demais coisas. Jesus valorizou tanto a nossa alma que morreu para salvá-la.

Que você e eu também valorizemos a nossa alma, confiando na obra de Jesus na cruz do Calvário em nosso favor, e assim seremos ricos para com Deus.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por teres valorizado a minha alma, morrendo em meu lugar. Ajuda-me para que eu também a valorize, buscando em ti o verdadeiro tesouro, o perdão dos meus pecados. Amém.

Pastor Martinho Fach

Santifique o dia de descanso

Mensagem de 5 de julho de 2013
Texto: Êxodo 20.8-11

“Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana;mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus” (Êx 20.8-10).

O trabalho faz parte da rotina do ser humano desde a sua criação. Por isso, Deus estabeleceu um dia para o descanso. Dia de descanso é a tradução do termo hebraico sabbath, que significa repousar, descansar do trabalho.


No Antigo Testamento, Deus destacou o sétimo dia, instituindo-o como dia de repouso e ordenando que fosse santificado acima dos demais. Neste dia todos deveriam parar o trabalho pesado e repousar, para que as pessoas e os animais se recuperassem.


Os judeus não deveriam apenas descansar no sábado, mas santificar este dia, isto é, separá-lo para uso santo. Eles santificavam o sábado quando não trabalhavam e se reuniam para ouvir a Palavra de Deus e trazer ofertas ao Templo. Além do sábado, havia também outros dias do ano que o povo deveria santificar.


O sábado lembrava aos fiéis do Antigo Testamento da futura vinda de Jesus ao mundo. Jesus veio e cumpriu toda a Lei de Deus em nosso lugar. Jesus aboliu a observância do sábado por tratar-se de uma questão meramente exterior como outros preceitos do Antigo Testamento ligados a costumes, pessoas, tempos e lugares específicos. Cristo nos libertou de todos esses vínculos. Hoje, não somos obrigados a descansar e ter os cultos somente nesse dia. Podemos fazer isso em qualquer dia da semana, mas geralmente os cristãos se reúnem em culto aos domingos, porque nesse dia a ressurreição do Salvador Jesus é lembrada.


A compreensão cristã daquilo que Deus exige de nós é que observemos os dias de repouso e que nesses dias tomemos tempo para cultuar a Deus. Assim as pessoas podem se reunir para ouvir e tratar da Palavra de Deus, louvar a Deus, cantar e orar.

Oremos: Querido Deus, hoje eu aprendi novamente a necessidade de buscar descanso em ti. Quero santificá-lo com toda a minha vida. Por isso, peço a ajuda do teu Espírito para evitar toda e qualquer atitude que possa desonrá-lo. Amém.

Pastor Leonídio S. Görl


 

Pastores são enviados por Deus


Mensagem de 10 de junho de 2013
Texto: Rm 10.15 – Dia do Pastor

“E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: ‘Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!’” (Rm 10.15).
Hoje comemoramos o Dia do Pastor. Na Bíblia Sagrada, a figura do pastor é tirada de uma cena rural. O pastor era o empregado responsável por cuidar das ovelhas. Ele recebia um rebanho e era responsável por ele. Precisava providenciar alimento, água e também segurança para os seus animais.
A tarefa não era fácil. Precisamos lembrar que naquele tempo não havia cercas que delimitavam as propriedades. Cada pastor precisava procurar os melhores pastos. Além disso, como a ovelha é um animal muito frágil, ele não podia exigir longas caminhadas do rebanho. Por isso, seu cuidado precisava incluir pastos perto de alguma fonte de água.
Havia também o perigo de feras atacarem o rebanho. Caso alguma ovelha se perdesse ou fosse devorada por alguma fera, esta era descontada do salário do pastor, que já era muito baixo.
Jesus nos ensina que somos o seu rebanho e ovelhas do seu pasto. Ele providencia pessoas que assumem a difícil tarefa de cuidar deste rebanho. O livro de Romanos, capítulo 10, versículo 15, nos diz: “E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: ‘Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!’”.
O pasto e a água necessários para o rebanho de Deus vêm da sua Palavra. É esta que o pastor precisa trazer para a Igreja, o rebanho de Deus. Assim como o pastor de ovelhas se preocupa em providenciar pasto bom e água pura para o seu rebanho, assim também o pastor busca trazer o claro ensinamento da Palavra de Deus para a Igreja.
Lembre-se: não haveria pastores se eles não fossem enviados por Deus. É Deus que providencia para nós, seu rebanho, o bom alimento da sua palavra. Especialmente, que saibamos que temos a salvação por meio da fé em Jesus Cristo, o nosso grande pastor.

Oremos: Ó Senhor, nós te agradecemos porque envias pastores que nos ensinam a tua Palavra. Cuida deles e abençoa-os hoje e sempre. Amém.
Pastor Albino Nerling



Mais perto do que se imagina
Mensagem de 19 de maio de 2013
Texto: At 19.1-7

“Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo? Eles responderam: Nós nem mesmo sabemos que existe o Espírito Santo” (At 19.5).

Diariamente surgem dificuldades e situações em nossas vidas que, às vezes, nos deixam sem forças para continuar. Então, quando menos esperamos, surge uma palavra amiga, um ombro acolhedor, um olhar que sem palavras nos diz: Ânimo! Coragem! Não é maravilhoso quando somos consolados por um familiar ou um amigo?


Pois existe um consolador que está mais próximo do que podemos imaginar. O Espírito Santo de Deus, que é o nosso Deus. Ele habita em nós. Faz morada em nós. E é através dele que recebemos o verdadeiro consolo de que tanto precisamos.


O Espírito Santo, na Bíblia Sagrada, também é chamado de “O Consolador” porque pela sua ação podemos compreender como Deus age em nossas vidas, e ter a plena certeza de que ele faz tudo para o nosso bem. É ele quem nos leva a percebermos a gravidade dos nossos muitos pecados. Mas, também é por ele que somos direcionados para o Salvador Jesus, que pagou o preço pelos nossos pecados e nos assegurou uma nova vida sob o amor e cuidado do Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo.


Não precisamos desesperar, pois temos um Deus consolador, que nos ampara em toda e qualquer situação. Que o Espírito Santo habite ricamente em nossos corações, hoje e sempre.

Oremos: Santo Espírito, meu bom consolador, ajuda-me com a sabedoria que vem de ti, para que eu seja encorajado a viver meu cristianismo de forma fiel e sem temor. Derrama teu poder sobre mim. Amém.

Pastor Aramis Jacoby



Coragem e fé
Mensagem de 26 de abril de 2013
Texto: At 14.19-28
“Eles animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé” (At 14.22)

A primeira viagem missionária do apóstolo Paulo poderia ser resumida em duas palavras: coragem e fé. Coragem para enfrentar pessoas que queriam prendê-lo, apedrejá-lo e expulsá-lo. Humildade e fé para não aceitar honras quando queriam considerá-lo como um deus.


Satanás colocou várias pedras no caminho da igreja. Ele já havia tentado isso com Cristo, quando lhe ofereceu satisfação imediata de seus problemas, honras humanas, e riquezas absolutas. Ao ver que nada dava certo, usou judeus e romanos para chicotear, bater, maldizer e crucificar Jesus. Já que com Cristo nada deu certo, tentou com os discípulos.


É preciso ter muita coragem para dizer não, para recusar riquezas ilícitas, para não aceitar as honras que não devem ser dadas a nós e sim a Deus.


Nem os seres celestiais aceitam essas honras. Quando o apóstolo João, no livro de Apocalipse, ajoelhou-se diante do anjo que lhe mostrava tudo, este disse: “Não faça isso! Pois eu souservo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todas as pessoas que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus! Sou um servo como você, se quiser adorar alguém adore a Deus” (Ap 22.9).


Ainda hoje o Diabo trabalha com nosso ego, com nossa vaidade, massageando o nosso orgulho, e acabamos esquecendo que somos apenas instrumentos na mão de Deus e que a honra deve ser dada ao autor dessa boa notícia.


Precisamos tomar cuidado! Quando as pessoas fazem ações maravilhosas, pregações convincentes ou discursos eloquentes, é tudo feito pelo dom que Deus nos deu. Não devemos aceitar a honra e nos esquecermos do nosso Criador.

A coragem certamente é importante, mas nada fazemos sem a fé, a fé em Jesus, que tudo fez para nos salvar. A própria fé é um presente que ele nos dá.

Oremos: Ó Deus eterno, só tu és digno de receber honra e glória. Dá-nos humildade e fé para que façamos tudo em teu louvor, lembrando sempre que é só por teu amor, manifestado em Cristo, que temos o perdão e a vida eterna. Amém.

Pastor Eli Müller






Uma declaração inspiradora
Mensagem de 21 de abril de 2013
Texto: Mt 16.13-20


“Porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu” (Mt 16.15-17).


A sociedade moderna requer das pessoas atitudes e posicionamentos em todos os setores da vida humana: político, social e religioso. A omissão pode trazer consequências! “Ficar em cima do muro” pode não ser uma boa prática, às vezes. Acontece que as pessoas têm medo de se posicionar por causa do comprometimento. Quem se posiciona, em muitas ocasiões, terá que defender seu posicionamento e suas ideias.


Mas não se pode confundir as coisas. Muita gente acha que defender uma ideia é o mesmo que ser preconceituoso. Atitude não é sinônimo de preconceito! Os discípulos de Jesus aprenderam isso no convívio com o Mestre. Na intenção de desafiar seu grupo de apóstolos para um posicionamento a seu respeito, Jesus perguntou: “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro se antecipa dizendo: “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.15-16). Sobre esta confissão de Pedro estão lançados os fundamentos da Igreja Cristã. “Messias” significa: o prometido desde o Antigo Testamento para ser o Salvador da humanidade. “Filho de Deus” revela a divindade de Cristo e o seu poder infinito. E isto qualifica Jesus para ser o Salvador. Só ele tem o poder de perdoar nossos pecados e nos conceder a vida eterna no céu. O termo “vivo”, aqui, tem ligação com a realidade da morte do Salvador. Pedro tem uma clara concepção da obra redentora de Cristo que inclui sua morte e ressurreição.


Não há dúvida de que esta foi uma declaração inspirada por Deus como atesta Jesus: “Porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu” (Mt 16.17). Quer dizer: Pedro não é o autor desta confissão. Foi Deus Espírito Santo que colocou na sua boca e no seu coração estas palavras. Portanto, os alicerces da Igreja repousam sobre esta confissão: Jesus Cristo é o Messias Salvador, o Filho de Deus que morreu e ressuscitou! Eis aí uma declaração inspiradora que demonstra a fé de quem crê em Cristo, que confessa seu nome e vive feliz no mundo.


Oremos: Senhor, ajuda-me e defende-me na manifestação de minhas convicções de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e único Salvador. Amém.


Pastor Romeu Muller


O grande milagre  

Mensagem de 14 de abril de 2013

Texto: João 21.1-14



“Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela” (Jo 21.6).


Cento e cinquenta e três peixes grandes! Quem não se encanta com tal pescaria? Alguns discípulos de Jesus tiveram essa experiência no lago da Galileia, quando mais uma vez o Cristo ressuscitado apareceu a eles. Ao obedecerem à ordem de Jesus de lançar as redes do lado direito do barco, aconteceu este milagre, como lemos no evangelho de João, capítulo 21, versículo 6: “Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela”.


A obediência ao comando de Cristo sempre traz bons resultados! O relato todo, porém, quer reforçar em nós a certeza de que Jesus venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia após a sua crucificação. Ele mesmo havia anunciado: “Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto, e no terceiro dia, serei ressuscitado” (Mt 16.21). Essa é a grande notícia que todas as pessoas precisam ouvir e nela crer. E, depois disso, lembrar sempre que: “Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles” (2Co 5.15).


Esse texto mostra o propósito e a possibilidade de tudo se fazer novo em nossa vida: viver com e para Jesus, na certeza de que, por amor, ele se sacrificou por nós. Nele temos o perdão dos pecados e a herança do céu. Vale a pena entregar a nossa vida ao seu comando e ficar atento ao que ele nos ensina na Bíblia, a sua Santa Palavra. Participemos do grande milagre de encontrar a salvação no Cristo crucificado!


Oremos: Senhor Jesus, reconheço que sem ti eu estou perdido. Meu trabalho, tudo o que tenho e almejo, não levam a nada sem a tua bênção, sem o teu perdão e a certeza da vitória sobre a morte. Por isso, confio em ti e na tua salvação. Guarda-me nessa fé. Amém.


Pastor Vili Redel

 

Por que a Bíblia foi escrita?

Mensagem de 7 de abril de 2013
Texto: Lucas 20.19-31

“Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (Lc 20.30-31).

Domingo é o Dia do Senhor. Domingo é dia de ouvir a Palavra de Deus. Domingo é dia de pensar na Bíblia Sagrada. Mas por que foi escrita a Bíblia? Qual a finalidade desse livro?

Muitas pessoas pensam que a Bíblia contém todos os fatos a respeito de Deus e da existência humana. Não é bem assim. É verdade que a Bíblia, muito mais do que qualquer outro livro, ensina muito sobre Deus e sobre os dramas da existência humana. Mas a Bíblia não foi escrita para que as pessoas tenham resposta para todas as suas perguntas existenciais.

No evangelho de João, capítulo 20, versículos 30 e 31, diz que “Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele.” Ou seja, muitas outras coisas poderiam estar na Bíblia. Mas nela está o suficiente para que creiamos e tenhamos vida.

A curiosidade humana é infinita. E a capacidade humana de fazer perguntas também parece ser infinita. Deus nos conhece. Ele sabe que somos assim. Por isso, por sua providência, na Bíblia Sagrada ele não nos responde todas as nossas perguntas. Mas ele nos dá conhecimento suficiente para sabermos quem é Jesus Cristo e para termos vida.

Quem estuda a Bíblia passa exatamente por essa experiência. Gostaria de saber mais. Mas a pessoa que estuda a Bíblia também tem a esperança de que o que aprende nesse estudo já é mais que suficiente para que tenha alegria e gozo no Senhor Jesus Cristo.

E você? Você é estudante da Palavra de Deus? Não deixe para amanhã. Comece hoje mesmo a ler a Bíblia. Comece a ler o evangelho de João. Depois leia alguns Salmos. E siga lendo. Você vai ver que esse hábito lhe dará uma vida muito mais cheia de sentido.

Oremos: Bondoso Deus e Pai, ajuda-me a ser um dedicado leitor da tua Palavra. E, por meio desse estudo, dá-me vida em abundância. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Erní W. Seibert


Senhor, abre a minha mente

Mensagem de 2 de abril de 2013
Texto: Lc 24.36-49

“Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas” (Lc 24.45).

É muito provável que, na sua infância, você tenha recebido de seus pais alguns conselhos que não conseguia entender. Ou eles o proibiam de fazer algumas coisas que você achava que deveria fazer. E você não entendia o porquê. Só muito mais tarde, com a experiência de vida, conseguiu entender o que seus pais queriam ensinar.

A Bíblia conta que algo parecido aconteceu com os discípulos de Jesus, depois de sua morte na cruz e ressurreição. No evangelho de Lucas, a Bíblia nos conta vários episódios em que Jesus apareceu aos seus discípulos e eles não reconheceram o Mestre. Acharam que era um estranho, um fantasma. Custaram a entender que se tratava de Jesus. Em Lucas, capítulo 24, versículo 45, está escrito: “Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas”.

Para entendermos o que Deus quer com nossa vida, todos nós precisamos dessa ajuda do alto. Deus precisa abrir a nossa mente para entendermos isso. Enquanto estivermos com a mente fechada, o que Deus quer nos dizer não faz sentido.

Tantas vezes passamos pela experiência de não concordarmos com o que Deus está nos ensinando ou dizendo. Temos a mente fechada. Deus precisa abrir a nossa mente.

Por isso, ouçamos sempre o que Deus tem a nos dizer. Quando Deus nos fala na Bíblia Sagrada, fazemos bem se prestamos atenção. Deus tem ensinamentos importantes para nos dar. Ele nos ensina que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Ele nos oferece a salvação.

Peçamos que ele faça conosco como fez com os seus discípulos. Peçamos que Deus abra a nossa mente para entendermos a sua vontade para nossa vida.

Oremos: Amado Pai Celestial, perdoa porque tantas vezes eu fecho a minha mente e não ouço a tua voz. Ajuda-me. Abre a minha mente. Não deixes de falar comigo por meio de tua Palavra. Faze de mim um ouvinte e praticante da tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.

                                                                                                Pastor Erní W. Seibert


O Rei da paz

Mensagem de 25 de março de 2013 -  João 12.1-23
 “Povo de Jerusalém, não tenha medo! Veja! Aí vem o seu Rei, montado num jumentinho” (Jo 12.15).

Com a entrada de Jesus em Jerusalém, começa a última semana da sua vida na terra. São seis dias intensos, nos quais a dor e o sofrimento de Cristo ficaram evidentes. E todas aquelas pessoas puderam ver e testemunhar a morte do Filho de Deus.

Antes disso, porém, alguns episódios marcantes conduzem a história e o plano de Deus para um desfecho sem igual, no qual temos a maior e mais pura prova de amor: Jesus entregou sua vida por nós. Conduzida por Deus, sem saber exatamente o que estava fazendo, Maria derramou um perfume muito caro nos pés de Jesus, conforme nos diz o evangelista João. Maria estava preparando o corpo de Jesus para o sepultamento. Também foi magnífica a entrada de Jesus em Jerusalém. O texto do evangelho de João, capítulo 12, versículo 15, diz: “Povo de Jerusalém, não tenha medo! Veja! Aí vem o seu Rei, montado num jumentinho”. Nosso Salvador é um rei que veio montado num jumentinho. Com isso, Jesus deixou claro que o objetivo dele é conquistar o coração das pessoas.

Esses dois episódios escritos por João nos mostram que Jesus é um Rei diferente. O que ele mais quer dar aos seus súditos são as bênçãos espirituais. Essas são essenciais para que alcancemos a vida verdadeira. Para tanto, é preciso que a guerra entre nós e Deus seja desfeita pelo perdão dos pecados, para que assim a paz reine soberana. E Jesus deixou claro que isso somente é possível por meio da morte e ressurreição do Filho de Deus.

O Rei da paz é humilde e acaba com o nosso medo. Essa era a mensagem para o povo de Jerusalém. Jesus é o Rei que veio nos salvar. Todas as suas ações foram motivadas por amor e misericórdia. Hoje, Jesus continua vindo pela Palavra, no Batismo e na Santa Ceia. E assim derrama a sua paz em nosso coração.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por teres morrido por mim. Obrigado pela tua ressurreição que é a certeza da minha salvação. Ajuda-me a crer na paz através do perdão para que eu possa vivê-la com Deus e com o próximo. Amém.
Pastor Iderval Strelhow

A quem convidar


Mensagem de 17 de março de 2013
Texto: Lucas 14.1-14

“Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado” (Lc 14.13).

Ser um bom observador é uma virtude. E Jesus era um bom observador. Nada passava despercebido diante de seus olhos. Constatamos isto no relato bíblico do evangelista Lucas, no capítulo 14, versículos 7 a 14, quando Jesus observava como os convidados escolhiam seus lugares à mesa.

A primeira observação é com relação aos convidados. Que lugar tomar? Conforme a orientação de Jesus: sente-se no último lugar. Jesus recomenda ser humilde, pois outros, movidos pelo orgulho, buscam os lugares de destaque.

A segunda observação é com respeito à pessoa que convida. Conforme Jesus, na lista de nossos convidados deveriam constar somente aqueles que não tem como retribuir a nossa gentileza.

Entre os ouvintes de Jesus alguns fundamentavam sua religião na obediência aos mandamentos divinos e leis por eles estabelecidas. Era uma religião baseada nas boas obras. Isso os tornava orgulhosos. Desta forma, quando convidados, julgavam-se merecedores dos melhores lugares e, quando convidavam, excluíam muitos por considerá-los pecadores. Esse procedimento vai na contra mão dos ensinamentos de Jesus.

Jesus deseja que todos sigam seu exemplo. Ele convida a todos para a grande ceia na casa do Pai Celestial. Nenhum dos convidados procurará ocupar os melhores lugares, pois ninguém estará lá por merecimento, mas devido ao amor de Deus. Em segundo lugar, os convidados não têm como retribuir o convite. O que poderíamos oferecer a Deus pelo seu amor e misericórdia por nós? Como poderíamos retribuir a Deus pelo perdão dos pecados oferecidos em Cristo Jesus?

Em última instância Jesus está dizendo: Deixe que eu escolho o lugar de cada um na grande ceia; apenas aceitem o convite. Eu os convido exatamente por não terem como retribuir. É mais uma demonstração do grande amor que tenho por todos.

Oremos: Senhor, não importa o lugar em que nos sentaremos, mas que possamos estar à mesa celestial contigo, pela tua graça. Em Cristo. Amém.


Pastor Urbano Lehrer

 

 


 Socorro Divino

Mensagem de 11 de março de 2013
Texto: Salmo 50.1-15

“Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei e vocês me louvarão!” (Sl 50.15)

“- Se precisarem de mim, é só chamar!” Como faz bem ouvir estas palavras quando estamos passando por momentos difíceis. Entretanto, estamos conscientes de que a ajuda oferecida por pessoas amadas, por mais poderosas que sejam, sempre será uma ajuda limitada. Comprovadamente há situações em que nenhum ser humano pode fazer coisa alguma por nós.

Quando a ajuda humana falhar, não precisamos desesperar; pois, o Pai Celestial está do nosso lado e afirma: “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei e vocês me louvarão!” (Sl 50.15).

Esta promessa é feita pelo Senhor Deus todo-poderoso, criador dos céus e da terra. Ele promete e tem todas as condições de cumprir com a promessa feita. Quando Adão e Eva caíram em pecado trazendo a desgraça sobre a raça humana, ele prometeu enviar o Salvador e, por meio da obra de Jesus Cristo, cumpriu esta sua promessa. O apóstolo João assim resume o cumprimento desta promessa: “Porque Deus amou o mundo tanto que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O Pai celestial sempre vai encontrar uma solução para os nossos momentos de aflição e nos livrará.

Como é bela esta afirmação: “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei e vocês me louvarão!” Isto é um bálsamo para todos os que creem em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Busquemos a companhia do Pai celestial. Ele nos ama, e por amor já nos livrou da maior de todas as aflições – a eterna condenação. Em Jesus Cristo nos é oferecido o perdão de todos os nossos pecados e a certeza da vida eterna. E nossa reação, devido à providência divina, já é descrita pelo próprio Senhor: “…vocês me louvarão”.

Oremos: Obrigado, amado Pai celestial, por estares ao meu lado em todos os momentos da vida. Que eu, movido por teu amor, viva uma vida de louvor ao teu santo nome. Em Cristo. Amém.

                                              Pastor Urbano Lehrer




Aproveite o perdão

Mensagem de 26 de fevereiro de 2013
Texto: Ez 33.7-20

“Se eu avisar um homem mau, dizendo que vai morrer, e se ele parar de pecar e fizer o que é bom e correto…Eu perdoarei os pecados que cometeu…” (Ez 33.14 e 16)

Você deve gostar de ganhar presentes, não é mesmo? Todos gostamos. Especialmente quando é algo que esperávamos com ansiedade ou que precisávamos muito. Será que o perdão oferecido por Jesus é um bom presente? O que você acha? Será que precisamos dele? Sem dúvida este presente é necessário para todos nós e precisamos muito dele. Sem ele não conseguiremos a vida eterna, muito menos conseguiremos viver em paz. A culpa, o remorso e a mágoa inundariam o nosso coração de tal maneira que não conseguiríamos ter uma vida feliz nem aqui na terra. Imagine, então, depois da nossa morte.
Por isso aproveitemos o presente de Deus. Você sabe quanto custou este presente? Custou muito. Custou a vida de Jesus Cristo. Ele, de livre vontade, entregou sua vida para nos dar de presente o perdão. E veja só que bonito: Deus garante que se nos arrependermos ele vai nos perdoar e nos dar vida, e isso só acontece quando temos fé em Cristo Jesus. E a vida que ele promete é uma vida que não termina. Que continua após a nossa morte aqui na terra.
Que presente maravilhoso é o perdão de Deus. Ele nos livra da culpa. Ele nos dá forças para vivermos a nossa vida com mais leveza e alegria, e nos move a sermos pessoas melhores. Pessoas que sabem perdoar e amar o próximo, por conhecerem o maior de todos os amores: O amor de Deus.
Aproveite o presente maravilhoso dado por Deus. Viva no perdão e semeie este perdão por onde você passar.

Oremos: Muito obrigado, meu Deus, por este maravilhoso presente que é o perdão. Ajuda-me a viver longe do pecado e perto de ti, hoje e sempre. Amém.
Pastor Waldemar G. Carvalho Jr. 
Quem crê que Jesus ressuscitou está salvo!
 Mensagem de 18 de fevereiro de 2013
Texto: Rm 10.8-13


Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo” (Rm 10.9).


Muitos de nós já ouviram o ditado que diz: Todos os caminhos levam à Roma. Contudo a mesma aplicação não se pode fazer quando falamos dos caminhos que levam a Deus. Em termos de religião nem todos os caminhos levam a Deus. Aliás, se olharmos com atenção o que nos diz a Bíblia Sagrada, somente um nos leva até ele. E é isso o que o texto bíblico de Romanos, capítulo 10, versículo 9, nos mostra quando afirma: “Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo”.


Segundo a afirmação do apóstolo Paulo, quem confessa que Jesus é seu Senhor e que de fato crê que o Salvador ressuscitou dentre os mortos, receberá por graça, sem merecimento, a salvação eterna.


Só alguém movido pelo Espírito Santo pode confessar que Jesus é Senhor. É isso que o apóstolo Paulo afirmou quando escreveu que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo (1Co 12.3). Em outras palavras, a confissão de que Jesus é seu Senhor já é resultado da fé. Assim sendo, quem crê que Jesus ressuscitou depois de ter pago a salvação com sua morte na cruz, esse não conseguirá mais ficar calado, esse irá falar dele ao seu semelhante.


Quem crê fala de Jesus aos seus amigos com palavras ou com exemplos. Isso é tão natural quanto o leite derramar se estiver sobre o fogão aceso e ninguém tirá-lo de lá quando começar a ferver.
Que nosso testemunho ajude pessoas que ainda não creem a confiarem em Jesus.

Oremos: Senhor Deus, dá-me sempre o teu Espírito Santo para que eu seja fiel até o fim. Usa-me como instrumento na proclamação de teu amor para que mais pessoas venham a crer e ter a mesma salvação. Por Jesus. Amém.
 Pastor Egon M. Seibert




Hoje









Mensagem de 12 de fevereiro de 2013


Texto: 2Co 5.20-6.10



No ano de 2012, mais uma das inúmeras previsões humanas sobre o fim do mundo falhou. Já são tantas que ainda nos surpreendemos como alguém pode dar credibilidade a algo assim. Quando Jesus disse que somente o Pai sabe o dia final foi exatamente para tirar de nossas vidas esta preocupação.




Mas o ser humano é incansável na sua busca por saber o amanhã. Tem uma sede grande de tentar prever como será o próximo dia, semana ou mês. Quem sabe, se possível, olhar alguns anos para frente, buscando neste tipo de visualização alguma segurança para o seu coração. A frase do apóstolo Paulo, no entanto, atrai nossos olhares para o agora. “Hoje é o dia de ser salvo” (2Co 6). Este é o momento oportuno de confiar em Cristo e sua obra redentora pela humanidade.




Isto relembra que, em algum momento, teremos o nosso último dia sobre esta terra. Pode ser o fim dos tempos, mas pode ser antes, com o fim de nossa vida. Chegará o momento em que a nossa caminhada neste mundo vai se encerrar. Naquele dia – que será um hoje – fará a diferença onde nosso coração está. Por isso, o dia de estar em Cristo pela fé é sempre hoje. Agora. Este dia que Deus nos deu.




Não traz proveito nenhum nos preocuparmos se amanhã ou depois será o fim. Jesus tirou de nossos ombros este peso. Nossa preocupação maior, ou melhor, nossa alegria maior é viver o dia oportuno, o dia de salvação. O dia de continuarmos firmados em seu amor. O dia de hoje.

 

Oremos: Querido Pai, mantém-me firme na fé em Jesus, pois quero continuar contigo, vivendo em tua Palavra e teu amor. Hoje, a cada dia, e sempre! Por Jesus. Amém.



 


 Pastor Lucas A. Albrecht




O milagre da orelha

Mensagem de 1º de Fevereiro de 2013

Texto: Lc 22.50-51

Um deles feriu com a espada o empregado do Grande Sacerdote, cortando a sua orelha direita. Mas Jesus ordenou: – Parem com isso! Aí tocou na orelha do homem e o curou” (Lc 22.50-51).

Grandes emoções naquele momento tão tenso que antecedeu a morte de Jesus. Os discípulos deixaram de vigiar e foram acordados na metade da noite. Judas, tesoureiro e traidor, se aproxima com um grupo de soldados para prender o mestre. Jesus terminava de orar e conversar com seus alunos.

A primeira reação foi defender o líder Jesus. Um dos discípulos agarrou uma espada e cortou a orelha de um dos soldados do templo. Os quatro evangelistas que escreveram sobre a vida de Jesus descrevem a cena da mesma forma até esse acontecimento. Alguns detalhes significativos, no entanto, somente aparecem no evangelho de Lucas e de João.

João inclui o nome do soldado: Malco. Possivelmente porque João o conhecia da casa do Grande Sacerdote. Também diz que foi o próprio Simão Pedro que teve essa reação desesperada de proteger o Filho do Deus Todo-Poderoso com uma pequena espada.

Porém o único evangelista que relata que Jesus curou a orelha amputada é Lucas, médico de profissão e que relatou muitos milagres com detalhes. Jesus já havia curado um surdo somente tocando com os dedos no seu ouvido. Agora, a orelha volta ao seu lugar e função originais. Jesus não somente condena a violência como repara o dano causado por um discípulo ingênuo e impulsivo.

O que aconteceu com Malco depois? A Bíblia não faz mais nenhuma referência ao seu nome, mas sem dúvida, sua vida nunca mais foi a mesma. Alvo de um milagre especial, testemunha ocular de uma prisão injusta e soldado na hora da tortura. Ser tocado e curado por Jesus é um privilégio especial que nós também podemos sentir quando, pela fé, somos perdoados e restaurados de nossa crise espiritual para a salvação.

Oremos: Senhor Jesus, naquele momento complicado depois da última ceia ainda tiveste tempo para fazer um último milagre restaurando a orelha de Malco. Cuida de nós e restaura a nossa vida também. Amém.

                                                                                                           Pastor Christian Hoffmann



                          Milagre econômico


Mensagem de 29 de Janeiro de 2013
Texto: Lc 5.1-11

“Simão respondeu: – Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer” (Lc 5.5).

Como muitas vezes na vida, Jesus chega quando a situação está complicada. Na praia do lago da Galileia, uma multidão apertava Jesus para escutá-lo melhor. Um pouco mais adiante, pescadores cansados e desanimados limpavam as redes depois de uma noite de muito trabalho e sem peixes. Para Pedro, Tiago e João a pesca era profissão, e não uma diversão. Isso significava um dia de espera e preparação, até a próxima noite quando saíssem de volta para o lago. Dia longo, dia sem comida para a família, dia de preocupação.

Jesus, mesmo sabendo da frustração de Pedro, não paga suas contas nem faz chover peixes do céu, mas pede seu barco emprestado para que sirva como palco. Seguiu ensinando e Pedro, enquanto lavava as redes, escutava. Ao terminar, sugeriu que levassem o barco a um lugar mais profundo para que voltassem a pescar.

Jesus podia ensinar muito bem, mas na cabeça de Pedro ele não sabia nada de pesca no lago da Galileia. Conforme o evangelista Lucas, no capítulo 5, versículo 5, Pedro respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer”. Mesmo contra a experiência e a lógica, ele atende ao pedido de Jesus.

O resultado quase se transforma em tragédia, de tão positivo que foi. Redes arrebentando de tantos peixes, barcos quase afundando pelo peso e os quatro experientes pescadores admirados pelo milagre diante dos seus olhos. E Pedro, como porta-voz do grupo, confessa: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador” (Lc 5.8).

Jesus resolveu a situação econômica de Pedro e de seus colegas com um milagre, mas principalmente lhes deu uma nova vida e uma nova vocação: “pescar gente”, anunciar a sua mensagem. Jesus nos dá o perdão dos pecados e da nossa fraqueza de fé. Ele nos mostra o seu grande amor, nos sustenta e nos aceita como somos, por sua graça.

Oremos: Jesus, com tua ação no lago da Galileia mudaste muita coisa na vida de Pedro, mostrando-lhe o sustento para sua família, sua futura profissão e tocando o seu coração. Continua trabalhando na vida de todos nós, segundo a tua vontade. Amém.

Pastor Christian Hoffmann




A Palavra que acalma

Mensagem de 21 de janeiro de 2013
Texto: Lc 8.22-25

“Jesus se levantou e deu uma ordem ao vento e à tempestade. Eles pararam, e tudo ficou calmo” (Lc 8.24).

É quase certo que você já tenha passado por alguma tempestade em sua vida. Fatos que fogem ao seu controle começam a ocorrer, pessoas em que antes você confiava passam a não ser tão confiáveis. E aí você se encontra em desespero, sem saber o que fazer. O barco está afundando. O medo da morte se torna iminente.
Algo semelhante foi o que sentiram os discípulos no dia em que viajavam com Jesus. A tempestade era climática. Mas o medo, tão real como qualquer outra tempestade que acontece na vida. Frente ao mar turbulento, em meio à água revolta que insistia em entrar no barco, o grito de desespero e de socorro: “Mestre, nós vamos morrer!” (Lc 8.24).
É surpreendente o modo como Jesus resolve a situação. Fosse num filme de Hollywood, talvez ele vestisse uma capa de super-homem ou então pegaria sua varinha e, num passe de mágica, tudo estaria resolvido.
Não. Jesus dá apenas uma ordem e tudo se resolve. O Evangelho de Lucas, capítulo 8, versículo 24, registra: “Jesus se levantou e deu uma ordem ao vento e à tempestade. Eles pararam, e tudo ficou calmo”. Jesus dá fim à tempestade com sua palavra. E esta mesma Palavra é a que pode acalmar e resolver as tempestades da vida. Jesus apenas usou a Palavra.
Algo sugestivo. O apego à Palavra de Deus é o que nos dá condições de enfrentar as turbulências diárias. A Palavra dele é que nos aumenta a fé. A certeza de que a Palavra de Deus tem poder é o que nos move sempre em frente.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado porque a tua Palavra dura para sempre e sempre tem poder de me ajudar em minha vida. Permite que ela sempre esteja comigo. Amém. 
Pastor Tiago J. Albrecht


CADARÇOS DA HUMILDADE
Mensagem de 13.01.13
João disse a todos: — Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc 3.16)
Nos tempos de Jesus, amarrar e desamarrar as correias das sandálias era uma das tarefas mais humildes, geralmente feita por escravos e servos. No evangelho de Marcos, capítulo 3, versículo 16, lemos sobre uma pessoa que se achava indigna até mesmo de uma tarefa tão simples: “João disse a todos: – Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
João Batista considerava-se, diante de Jesus, um servo humilde, alguém indigno diante do santo de Deus, o Messias, o enviado para trazer paz e vida ao povo de Israel e à humanidade. João, famoso por batizar as pessoas, aponta um milagre que Jesus faria e ainda faz: o milagre do batismo. E João fala sobre Jesus, sobre a grandeza do Messias, justamente porque as pessoas, esperançosas pelo perdão, pelo cumprimento da promessa de Deus, o estavam confundindo com o Messias.
Na ânsia por respostas e uma vida melhor, muitas vezes nós mesmos nos deixamos levar por líderes e pessoas. Em nossa angústia por solução, na busca por um caminho que dê sentido à vida ou à morte, acabamos seguindo líderes que, ao invés de apontar para Jesus, são entronados e enriquecidos com glória, dinheiro e poder. E, por fim, diante da realidade de que tais pessoas não podem trazer paz ou consolo duradouros, muitas pessoas acabam desiludidas com a igreja, e mesmo com a fé cristã.
João Batista nos ensina: só há esperança no Messias. Jesus deu sua vida e ressuscitou por todas as pessoas. Quem nele crê não ficará desiludido. Ele é único que pode batizar com o Espírito Santo e com fogo. Ele, de quem não somos dignos de desamarrar as sandálias, é o Salvador humilde, o Rei que desce do trono e coloca-se ao lado dos indignos, batizando-os e trazendo-os para o seu lado, perto, amados.
Oremos: Meu Senhor Jesus, não sou digno de estar junto a ti, mas o teu amor me trouxe à tua família. Obrigado pelo batismo regenerador. Em teu nome. Amém.
Pastor Fernando H. Huf













Quais são seus planos?





Mensagem de 31 de dezembro de 2012
Texto: Salmo 111.4

Você já passou pela experiência de ter seus planos frustrados por alguém? E o que dizer quando é Deus que mexe em nossos planos? Às vezes, quando isso acontece, temos a impressão de que em vez de ajudar, Deus atrapalha. E nestes momentos Ele não nos dá explicações – apenas afirma: “Confie em mim!”
Confiar num Deus que age assim parece loucura. Mas este é o Deus que quer ter você ao lado dele por toda a eternidade, e por isso ele sacrificou o próprio Filho Jesus Cristo. E para que este plano se cumpra Deus precisa, muitas vezes, alterar nossos planos pessoais.
Temos dificuldades em compreender isso porque não conseguimos ver o todo de nossa vida, não conseguimos ver a imagem completa e ficamos contemplando parte desta imagem como se fosse o todo. Apegamo-nos a cada detalhe e não compreendemos que, muitas vezes, o detalhe que não estamos entendendo será explicado olhando a figura inteira.
As pessoas que não conhecem o plano de salvação traçado por Deus, vivem ansiosas quando iniciam um novo ano, e por isto correm atrás de cartomantes e bruxos para adivinhar o futuro. Mas você não precisa saber o que acontecerá no futuro, porque você pode confiar totalmente nos planos de Deus, sabendo que seu futuro é Deus quem dirige.
Por isso, não fique assustado se, às vezes, parece loucura o que acontece em sua vida. Apenas confie nos planos de Deus. Ele não disse que todos os nossos sonhos se realizariam, nem prometeu “muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”, mas prometeu estar ao seu lado para o que der e vier.
Por isto, planeje o Ano Novo e a sua vida com Deus buscando conhecer os planos dele para o seu viver aqui. Ele conduzirá você em meio aos problemas e dores desta vida até a vida eterna com ele.

Oremos: Senhor, obrigado pelo teu plano de salvação. Abençoe os meus planos para o ano que vai nascer. Amém. 





Pastor Arthur D. Benevenuti













Não tenham medo!


“Mas o anjo disse: – Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês!” (Lc 2.10).

O texto do evangelho de Lucas, capítulo 2, versículo 10, diz assim: “Mas o anjo disse: – Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês!” Não é à toa que o anjo precisou tranquilizar aqueles pastores, ao anunciar-lhes o nascimento de Jesus. O silêncio daquela noite foi quebrado pela aparição do anjo! Qualquer um ficaria assustado diante duma situação dessas.
Nas vezes em que Deus se manifestou a certas pessoas nos tempos bíblicos, foi necessário tranquilizá-las. O encontro da majestade santa de Deus com o homem pecador gera susto e medo. A consciência nos acusa e tememos punição. Isso acontece também quando nos defrontamos com certos textos da Bíblia. E é bom que seja assim. Pois a nós, pecadores assustados, Deus tem uma boa notícia: Não tenham medo! Eu mandei um Salvador para pagar por seus pecados. O nome dele é Jesus!
Essa é a mensagem que ecoa desde aquele primeiro Natal! Essa notícia é motivo de grande alegria para todo o povo! Em Jesus temos paz com Deus! Ele veio para nos reconciliar com o Pai! O pecado, que nos causa susto e medo, foi removido na cruz. E com sua ressurreição, Jesus provou ser mais forte que a própria morte, garantindo vida para todo o que nele crê.
Natal é o início da jornada do Filho de Deus pela Terra. Depois de cumprida sua missão, Jesus voltou para junto do Pai para nos preparar lugar na sua casa. Para um mundo que não teve lugar para alojar o recém-nascido Filho de Deus, Jesus oferece a sua própria casa no céu como um lugar de moradia permanente para seus amigos.

Oremos: Agradecemos-te, Jesus querido, porque vieste tirar o medo que nos aflige, e nos garantes paz com Deus. Glória a Deus nas maiores alturas do céu, e paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! Amém.
Pastor Carlos W. Winterle






 
 



DEUS RENOVA NOSSO OLHAR
Mensagem de 10.12.2012

“Perdoaste todos os pecados do teu povo e não olhaste para as suas maldades” (Sl 85.2).








Ana comenta com sua colega de trabalho: “Por mais que meu marido tenha pedido perdão e eu o tenha perdoado, toda vez que olho para ele vejo ou lembro-me do mal que ele me causou. O que eu faço?”





Você já viveu algo parecido? Mesmo tendo perdoado alguém após um problema, você tem dificuldade de esquecer que aquela pessoa cometeu algo ruim? Tenha a certeza de que você não é única pessoa que tem esta dificuldade. Quando somos magoados temos muitas dificuldades de sarar esta ferida. E, para piorar, tentamos sarar isso sozinho, ou queremos que o tempo se responsabilize em acabar com a dor ou a decepção.


Quando lemos o salmo 85, somos informados de que Deus perdoou todos os pecados do povo e que não olha para as maldades deste povo. Então perguntamos: Como Deus consegue isso? Não adianta tentar diminuir a decepção de Deus com os erros do seu povo. Precisamos conhecer o que Deus fez para que o perdão fosse possível. E então somos informados de que “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Ou seja, para que houvesse arrependimento e perdão, o Filho de Deus, Jesus Cristo, morreu pelos pecados de toda a humanidade. Desta maneira, Deus ofereceu seu amor, seu perdão, e hoje, quando Deus olha para seu povo, sempre nos enxerga através da cruz na qual seu Filho Jesus foi pregado.


E é este olhar que Deus quer oferece a você também. Não cure mágoas e decepções sozinho. Jesus Cristo sabe o que é sofrer, e seu amor e perdão darão a você sempre uma nova visão das pessoas que ele te levou a perdoar.


Oremos: Ó querido Jesus, fortalece a minha fé em ti, e leva-me a viver a luz do perdão que me concedes diariamente. Amém







Pastor Carlos Kracke












 


BRILHO ETERNO




Mensagem de 04.12.2012


“O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre” (Mt 24.35).

Desde muito cedo aprendemos na escola que a vida é frágil e ocorre em ciclos. Concepção, nascimento, crescimento e morte. Teorias sobre o Universo afirmam que ele está se “gastando” e um dia o Sol morrerá e a vida não será mais possível no planeta Terra.
Bem, antes de todos os cientistas, Deus já havia dito que o mundo irá acabar. Chegará o dia em que o Criador irá recriar o mundo. E por quê? Porque este mundo está doente. O pecado afastou as pessoas do seu Criador e até mesmo a natureza sofre com isso. O belo cenário de vida criado por Deus é, agora também, cenário de morte, de destruição, de ódio, de desarmonia. E caminha, sim, para a extinção. Mas não por um processo natural, e sim, por uma intervenção sobrenatural: a segunda vinda de Jesus ao mundo.
Mas o Criador fez um plano para nos salvar da morte completa, da condenação, da eterna separação de Deus: ele enviou seu Filho Jesus Cristo, que levou sobre si as nossas culpas para que tenhamos perdão e uma nova vida, uma nova perspectiva de existência. No dia da sua segunda vinda, Jesus, que já nos reconciliou com o Criador, irá trazer uma nova criação. Ele mesmo disse: “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre” (Mt 24.35).
Assim, não se preocupe com teorias sobre o fim do mundo. As palavras de Jesus ficarão para sempre! E ele mesmo disse que quem nele confiar, terá a vida eterna. A sua Palavra afirma que haverá um novo mundo, sem injustiça, dor, fome e sofrimento. Um mundo sem lágrimas e onde o Sol da justiça brilhará.

Oremos: Salvador Jesus, eu te louvo por me ofereceres a vida em sua nova criação. Ajuda-me a viver em fé, sob teu amor e perdão, para que eu desfrute, ainda neste mundo, a alegria da vida. Em teu nome. Amém.




Pastor Fernando H. Huf

CONVITE ESPECIAL
Mensagem de 13.11.2012
“Nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus” (Dn 12.1).

Existe um personagem da televisão que se especializou em entrar em lugares para os quais ele não foi convidado. Ele consegue enganar os seguranças e se aproveitar dos benefícios que os eventos oferecem como se fosse um convidado.
É claro que seria mais fácil participar desses eventos se ele recebesse um convite, se o nome dele estivesse na lista de convidados de forma que ele não precisasse entrar nos eventos como um “penetra”.
Uma das imagens bíblicas mais belas sobre a salvação é a comparação que se faz entre o dia em que os cristãos entrarão no céu e uma grande festa, como um casamento. Para essa grande festa, Deus convida você e põe seu nome na lista de convidados, mesmo sem o seu pedido ou merecimento. O livro bíblico do profeta Daniel, no capítulo 12, versículo 1º, diz: “Nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus”.
Em muitos casos, nas festas que acontecem em nossos dias, ter o nome na lista pode significar um bom desconto no pagamento do ingresso, mas na festa de Jesus é diferente. Ele deu a você isenção completa, porque ele mesmo pagou a conta toda.
Deus nos fala com tristeza sobre aqueles que ficarão de fora dessa grande comemoração pela salvação. Eles estarão ausentes simplesmente porque não deram valor ao convite que lhes foi feito.
Qual seria a sua reação se você pudesse ler o seu nome escrito na lista de aprovados em um disputado vestibular ou concurso? Certamente essa notícia lhe encheria de alegria. Da mesma forma, a notícia de que o seu nome está na lista dos que serão salvos deve trazer tanta alegria a ponto de você não poder se conter. Por isso os cristãos, tomados por essa alegria, testemunham ao mundo a respeito desse Deus que colocou nosso nome na lista dos que serão salvos.

Oremos: Pai, obrigado por escreveres o meu nome na lista dos que irão para o céu. Amém.
Pastor Arthur D. Benevenuti








Amar a Deus acima de tudo
Mensagem de 06 de novembro de 2012
“Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças” (Dt 6.5).

Quem é mais importante para você? Muitos vão responder que é o pai, a mãe, o marido, a esposa ou os filhos. De fato eles são especiais e referências para todos nós. Mas não superam a Deus, que precisa ser amado acima de tudo. Ele mesmo revela isso nos seus mandamentos registrados nas Escrituras Sagradas.
Amar a Deus acima de tudo não é uma alternativa para as pessoas. É uma ordem, um desejo de Deus. A Bíblia afirma isso no livro de Deuteronômio, capítulo 6, versículo 5: “Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças”. Os cristãos fazem isso por reconhecerem a importância de Deus em sua vida. Ele é tudo para nós. Ele fez tudo por nós. Não temos como recorrer a qualquer outro que não seja Deus.
Seu amor por nós é tão grande que ele enviou o seu próprio Filho, Jesus, que morreu numa cruz para perdoar os nossos pecados. Estaríamos eternamente perdidos e condenados, mas Deus, por meio de Jesus nos livrou da morte eterna e nos deu a certeza da salvação. Por causa do amor de Jesus viveremos com ele por toda a eternidade. Não precisamos de mais nada. É razão mais do que suficiente para amar a Deus acima de todas as coisas.
Infelizmente nem todos pensam assim. Há pessoas que ignoram o Senhor Deus. Fazem pouco caso dele. Nós mesmos, muitas vezes, estamos tão envolvidos nas nossas demandas diárias de trabalho, estudo, lazer, família e amigos, que não tiramos um tempo para refletir sobre o quanto Deus tem sido amável, compreensivo e Pai para nós.
Uma atitude precisa ser tomada. Deus nos convida a voltarmos para ele e a amá-lo de todo o coração. Isso fará uma enorme diferença na nossa vida.

Oremos: Querido e bondoso Deus, também sou um daqueles que nem sempre dá uma parada com o propósito de refletir sobre o que tu és para mim. Perdoa-me. Toma conta da minha vida. Amém.

Pastor Waldyr Hoffmann


  




Por graça e sem exigir nada
Mensagem de 29 de outubro de 2012
“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva” (Rm 3.23,24).

Certa vez um jovem rico chegou próximo de Jesus e lhe perguntou: Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu: Guarde os mandamentos!
Esse moço achava que cumpria perfeitamente a lei de Deus até que Jesus lhe disse: Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Desapontado, em sua imperfeição evidenciada por Jesus, desistiu de tudo e foi embora triste, pois tinha muitas riquezas e era muito apegado aos seus bens materiais (Mt 19.16-30).
A Palavra de Deus afirma: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Rm 3.23). Quem consegue, por si só, cumprir a lei divina? Ninguém! Somos todos pecadores como aquele jovem rico. Precisamos humildemente reconhecer nossos pecados. Precisamos da misericórdia e do perdão de Deus!
Ainda bem que a carta de Paulo aos Romanos, capítulo 3, versículo 24, traz o registro da maravilhosa promessa que diz: “Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”. Essa é a boa notícia de Deus! Na Bíblia a palavra “graça” significa o favor de Deus que não merecemos, mas mesmo assim ele nos dá. Isso é amor e inclui perdão, paz, esperança e salvação. A vida de uma pessoa só é perfeita aos olhos de Deus se está sob a graça de Jesus Cristo. Não existe perfeição sem a graça divina. A benção apostólica diz: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a companhia do Espírito Santo estejam com vocês hoje e sempre.

Oremos: Senhor Deus, Pai Celestial, te louvamos e bendizemos pela manifestação de tua graça, pois sem exigir nada, tu ó Deus, aceitas a todos por meio de Cristo Jesus, o Salvador. Amém.






Pastor Wanderley M. Lange




A RIQUEZA DE DEUS

Mensagem de 10 de outubro de 2012

“Deus encherá o seu coração de alegria” (Ec 5.20).







Ter tanto, a ponto de poder desperdiçar, parece ser a maior expressão de liberdade. Esse é um pensamento comum na atualidade e todos são influenciados a desejar algo semelhante. É com essa cultura de consumo que a economia se mantém. Tal comportamento não é de agora. Hoje, no entanto, estão sabendo explorar muito bem essa fraqueza humana.

O sábio Salomão trata do assunto quando afirma que “quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer” (Ec 5.10). Diz ele que tudo isso é ilusão. Nesse louco sonho de dar sentido à vida e preencher o vazio interior com bens terrenos é que as pessoas fracassam, afundam e se destroem. Essa ideia é uma armadilha para prender o coração humano a “coisas” e não ao Criador. É uma distorção completa dos valores. Deus, que é o doador de todas as coisas, é ignorado e as suas dádivas são agarradas como se fossem conquistas próprias. Mas é tudo ilusão.

O bondoso Deus tem muito a dar a cada um de nós. Alimento, vestes, saúde e demais bens materiais estão entre suas muitas bênçãos diariamente concedidas. Mas ele tem coisas muito maiores a oferecer. Suas bênçãos espirituais, dadas por meio do evangelho, nem sempre cativam um grande público. Prefere-se viver sem elas. Mas, apesar disso, o amor com que Deus nos amou a ponto de oferecer o seu próprio Filho Jesus para que morresse na cruz em nosso lugar é inestimável. Ele é o único meio pelo qual somos reconciliados com Deus. Por meio dele podemos encontrar a verdadeira paz, alegria, esperança e garantia de salvação eterna. É por isso que o sábio Salomão conclui em Eclesiastes, capítulo 5, versículo 20: “Deus encherá o seu coração de alegria”.

Oremos: Meu amado Pai, agradeço-te por todas as bênçãos que recebo de ti diariamente. Ajuda-me para que não dedique aos bens materiais o amor e a confiança que devo dedicar unicamente a ti. Amém


Pastor Paulo E. Jung



Água mole em pedra dura…














Mensagem de 09 de outubro de 2012

Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” (Dt 6.6-7).


É muito conhecido o ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Essa é uma grande verdade para muitas coisas da vida que precisam de insistência e persistência. Deus também sabe como e por que aprendemos. Por isso, quando entrega a lei ao povo de Israel, incluindo os conhecidos Dez Mandamentos, Deus orienta os seus filhos com as seguintes palavras, registradas em Deuteronômio, capítulo 6, versículos 6 e 7: “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos”. É assim que fazemos com outras coisas, como para aprender a famosa tabuada. Andando na rua, brincando no pátio de casa ou mesmo viajando, quanto mais lembramos e repetimos esse tipo de coisa, melhor aprendemos.


Um pequeno detalhe no texto chama a atenção. Deus não pede memorização ou pura repetição. Uma coisa é guardar na cabeça ou na mente; outra é guardar no coração. E essa talvez seja a maior distância que o ser humano precisa percorrer na vida: a distância entre a mente e o coração. Transformar o conhecimento adquirido e até mesmo memorizado em atitudes é o que quer dizer “guardar sempre no coração”. Esse órgão imprescindível é simbolizado como o motor da vida, o órgão dos sentimentos e emoções. Guardar no coração é aplicar na vida os ensinamentos que Deus nos transmite na sua Palavra.


Ele também sabe que isso é muito importante para nossa vida atual e futura, pois temos uma natureza rebelde, que luta contra Deus e que nos faz falhar a cada momento nas atitudes, no que dizemos e pensamos. Por isso, além de guardar a lei no coração também nos lembramos do maior ato de amor: o sacrifício que Jesus, o Filho de Deus, fez por nós.


Oremos: Pai, tu conheces toda a nossa vida e também os nossos pensamentos. Ajuda-nos a fortalecer nossa relação contigo aprendendo mais e melhor os teus mandamentos. Em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém.

Pastor Christian Hoffmann


Mensagem de 30.09.12

A vida eterna é o que importa
“É melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno” (Mc 9.43).
Muitas vezes, o que Jesus diz soa bastante forte e até mesmo radical. O evangelho de Marcos, capítulo 9, é um desses casos. Não no seu começo, em que Jesus apenas diz que se deixe pregar o seu nome às pessoas, pois ninguém pode anunciar o evangelho se não tiver sido enviado pelo próprio Deus Espírito Santo.
O que chama a atenção é a segunda parte do texto. Em Marcos, capítulo 9, versículo 43, Jesus diz: “É melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno”.
Jesus usa esse exemplo forte da mutilação porque o assunto requer tal contraste. Muitas vezes, pequenas coisas acabam trazendo consequências terríveis para nossa vida. Aquilo que achamos ser uma coisa mínima, “que ninguém está vendo”, “que não faz mal a ninguém”, acaba muitas vezes nos afastando da graça divina. Isto é, vivemos no pecado e longe de Cristo.
Apesar de duro, o discurso de Jesus tem um fim evangélico: que sejamos salvos. O Salvador quer que nossa comunhão com ele seja plena, perfeita e constante. Ele não quer que o pecado e suas consequências desastrosas ponham fim a um relacionamento de amor, paz, perdão e salvação que ele quer ter conosco.
Mesmo quando for um sacrifício para você, continue na fé em Cristo e peça que o Espírito Santo ajude você a abandonar o pecado. Jesus oferece o perdão e a restauração. Neste mundo, o que importa é termos a fé cristã em nosso coração. O resto – ou como diz Martinho Lutero em seu hino Castelo Forte – “os bens, vida e o lar – que tudo se vá. O céu é nossa herança”.
Oremos: Bondoso Deus, obrigado por me chamares à fé por meio do teu divino Espírito Santo. Ajuda-me a manter-me fiel a ti e ao teu evangelho. Por Jesus, Amém.
Pastor Tiago J. Albrecht

Mensagem de 23.09.12

Os perdoados perdoam
Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês” (Mt 6.14-15).


Raiva, quem de nós nunca a sentiu? Raiva quando nosso time perde a final do campeonato, raiva quando nosso filho nos desobedece, raiva quando os nossos pais não nos permitem sair para onde queremos, raiva quando somos fechados por outro carro no trânsito, raiva quando sofremos humilhação na escola, raiva e mais raiva.


Pois Jesus, ao final da oração do Pai Nosso afirma algo surpreendente, dizendo: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês” (Mt 6.14-15).


Jesus nos mostra que, em vez de reagirmos com raiva diante da ofensa que sofremos, devemos perdoar porque, se não agirmos desse modo, o próprio Deus não nos perdoará quando nós, que constantemente o ofendemos, lhe pedirmos perdão.


Perdoar, na verdade, não é fácil para nós. Só conseguimos perdoar quando somos tocados pelo amor de Deus que modifica nosso modo de pensar e de ser. Esse amor manifestou-se em Jesus, que morreu na cruz para perdoar todos os nossos pecados. Quando lembramos da cruz e do perdão que recebemos, então conseguimos perdoar as outras pessoas.


Que o amor de Deus nos motive a controlar a nossa raiva e a agirmos em amor, perdoando aqueles que nos têm ofendido. Quem sabe, bem perto de nós há alguém que está precisando ouvir: “Eu perdoo você”.


Oremos: Pai nosso, obrigado por me perdoares por amor a Jesus. Peço-te que me lembres sempre que tu perdoas por amor e não porque eu o mereço. Que o teu amor me motive a perdoar assim também. Amém.
 
 
Pastor Egon M. Seibert
 
 
 
 Mensagem de 15.09.12
Andar na luz
 
Escutem, vocês que temem o Senhor e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus” (Is 50.10).
 
Andar no escuro dá medo, é mais perigoso, não enxergamos direito, podemos tropeçar, cair e nos machucar. Uma luz, por pequena que seja, já nos ajuda a chegar ao nosso destino. Ela ilumina o caminho e nos dá segurança.
 
Mas podemos dizer que muitos insistem em andar na escuridão, em meio a coisas erradas. Sabem disso, mas querem correr o risco. Fazem mal a si mesmos e aos outros. Tomemos como exemplo o chefe de família quando faz coisas erradas em busca de sobrevivência. Ele põe a perder a si mesmo e sua família, pois se não houver sabedoria dos que estão próximos, eles irão reproduzir exatamente a mesma coisa. Precisam ser procurados e advertidos a que se corrijam e se orientem para o que é justo e direito.
 
O profeta Isaías afirma: “Escutem vocês que temem o Senhor, e obedecem às ordens do seu servo; se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus” (Is 50.10). Está evidente para o profeta que andar na escuridão é viver em meio a perigos. Também os filhos de Deus estão sujeitos a isso. O retorno ao Senhor é sinal de sabedoria, consciente de que nossa verdadeira esperança está centrada no Senhor Deus.
 
Jesus abriu o caminho para andarmos na luz, perdoando os nossos pecados com sua morte na cruz. Ele mesmo afirma ser a luz do mundo e quem o segue “nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). Portanto, inspirados no amor de Jesus por nós – que sempre almeja o nosso bem – vamos sair das trevas e fazer a única coisa que nos dá a verdadeira segurança: confiemos no Senhor Jesus que é a nossa luz.
 
Oremos: Senhor, muitas vezes ando no escuro por escolha própria. Sinto na carne o resultado de tal atitude. Mas, quando busco ao Senhor, minha vida é outra. Por isso, ajuda-me a continuar na luz. Amém.
Pastor Waldyr Hoffmann
 
 
 
 
Mensagem de 09.09.12
Libertar
 
“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos” (Lc 4.18).

Essa história era contada por Kenyon Scudder, famoso superintendente de uma prisão na Califórnia, Estados Unidos. Acontecera com um amigo, que estava em um trem ao lado de um rapaz visivelmente nervoso e ansioso. Após um início de conversa, ficou sabendo que o homem era um prisioneiro que recém havia sido libertado e estava voltando para casa.

Entretanto, seu crime tinha trazido grande vergonha para a sua família. Por isso, antes de pegar o trem, ele havia enviado uma carta para avisar que estava voltando. Nela, pediu um sinal: se a família o tivesse perdoado, que colocasse uma fita branca na grande macieira próxima aos trilhos do trem. Caso contrário, ele seguiria viagem e nunca mais voltaria.

Ao se aproximarem do local, a ansiedade do ex-prisioneiro aumentou cada vez mais, até que ele pediu a outro rapaz que olhasse para a macieira, pois não conseguiria fazê-lo.

“Está tudo bem” – disse o amigo logo após passarem pelo local – “A macieira inteira está coberta de dezenas de fitas brancas!”

O texto bíblico de Lucas, capítulo 4, versículo 18, nos diz: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos”.

Não existe nada que nos dê mais liberdade do que o perdão. Especialmente o perdão de Cristo, conquistado na cruz, que nos liberta do pecado e nos dá nova vida. Saímos da prisão, do desespero e da angústia e passamos a viver a liberdade em Cristo. Liberdade que nos prende a querer amá-lo, servi-lo, viver com ele. E, ainda, a repartir o seu perdão com tantos presos ao nosso redor, que anseiam por liberdade e nova vida.

Oremos: Querido Jesus, teu perdão me libertou e me deu nova vida. Que eu possa, com a força que tu me dás, também perdoar e libertar o meu próximo! Em teu nome. Amém.
Pastor Lucas A. Albrecht
 
 
 
 
Mensagem de 02.09.12
Buscar a Jesus  
 
 
“Jesus respondeu: – Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé” (Mc 9.23).




















Um pai, movido pelo amor, busca ajuda para seu filho que está enfermo. Já tinha batido em muitas portas sem encontrar solução. Esse pai houve falar de Jesus e o procura. No caminho, encontra-se com alguns dos discípulos de Jesus que se mostram voluntariosos: querem ajudar. Uma grande discussão tem início entre os discípulos e alguns representantes religiosos. O pai, ali no meio, continua aflito com a enfermidade do filho.







Nesse momento chega Jesus. Toma conhecimento do que está acontecendo. Chama a atenção dos discípulos e ordena: – Tragam o menino aqui! Desse momento em diante Jesus assume o controle da situação. Agora o pai estava diante da pessoa certa. Jesus conversou com aquele pai. Ele confiou em Jesus e voltou para casa com seu filho curado. Conforme as palavras de Jesus: “Tudo é possível para quem tem fé” (Mc 9.23).



Esse relato ensina uma grande lição. Nós também temos problemas que nos afligem. Alguns de ordem física e outros de ordem espiritual. Onde buscar a solução? Se batermos na porta errada, voltaremos decepcionados. Mais danoso ainda é quando pessoas desqualificadas tentam nos ajudar nos iludindo com suas falsas promessas. Só na Palavra de Deus encontraremos informações precisas e verdadeiras.



Por meio do batismo ou do ouvir e meditar na Palavra de Deus, o Espírito Santo nos concede o dom da fé. E, como aquele pai, também buscamos a Jesus. Colocamos nossos problemas de ordem física em oração diante de Deus e, ao mesmo tempo, buscamos os recursos da medicina legal. Ela é um dom de Deus. Colocamos nossos problemas de ordem espiritual diante de Jesus confiando em sua Palavra: “Tudo é possível para quem tem fé”.



Oremos: Amado Pai celestial, graças te damos por nos concederes o dom da fé em Jesus Cristo. Assim nós também temos a alegria de, em todos os momentos da nossa vida, podermos buscar a Jesus. Amém.



Pastor Urbano Lehrer







Mensagem de 24.08.12


















A verdadeira religião




















“O Senhor diz: ‘Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos’” (Is 29.13).






O grande número de igrejas que há hoje confunde as pessoas. Qual é a igreja certa? Qual a igreja que devo seguir?



Jesus foi confrontado com uma pergunta semelhante pela mulher samaritana (Jo 4). Ele não aponta para esta ou aquela igreja, mas ele aponta para o coração da pessoa: “Os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem” (Jo 4.23). A verdade está na Escritura Sagrada, que nos revela Jesus, o único caminho que conduz a Deus. Pela fé na sua morte redentora, e na esperança da ressurreição, nós temos vida, vida eterna.



Apesar de Jesus ser mencionado em todas as igrejas cristãs, muitas não seguem os seus ensinos da verdade, mas se desviam por caminhos próprios, iludindo a muitos com falsas promessas de prosperidade. Os olhos dos fiéis se fixam em benefícios terrenos e curas.



Outras igrejas seguem um mero ritualismo mecânico, como que cumprindo uma obrigação. É contra esses enganos que Deus alerta no texto de Isaías, capítulo 29, versículo 3: “Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos”.



Se você ainda tem dúvidas sobre que igreja seguir, examine as Escrituras Sagradas com dedicação. As verdadeiras igrejas pregam a Palavra de Deus fielmente. Procure ver Jesus e seu amor em cada trecho bíblico e aceite o perdão que Deus lhe oferece gratuitamente pela fé em Jesus.



Oremos: Senhor, livra-me do erro e mostra-me o caminho certo a seguir. Por Jesus. Amém




Mensagem de 19.08.12



















                            Cristo é para todos





















“Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9.12).











Há pessoas que se consideram melhores do que as outras e pensam que Deus as aceitará por causa da sua bondade. Outras, no entanto, se consideram tão inferiores a ponto de pensar que não existe salvação para elas.








O texto do evangelho de Mateus nos mostra que as coisas não são assim. Em uma de suas viagens, Jesus deparou com um cobrador de impostos chamado Mateus. Jesus o convidou para ser seu discípulo e este o seguiu. “Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos” (Mt 9.10). Surpresos com essa atitude de Jesus, e com ar de reprovação, os fariseus questionaram os discípulos: “Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?” Jesus ouviu esse questionamento dos fariseus e respondeu:








“Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9.12).








Os fariseus se consideravam superiores e pensavam que seriam salvos por conhecer e cumprir as leis deixadas por Moisés. Já os cobradores de impostos e as demais pessoas de má fama pensavam que para eles não havia solução. Eles eram desprezados pela sociedade e acreditavam que seriam igualmente desprezados por Deus.








Jesus, no entanto, mostra que todos são pecadores ao dizer: “Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: ‘Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais’”. Ao mesmo tempo, o Mestre mostra que ele quer salvar a todos, ao afirmar: “Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons” (Mt 9.13).





Cristo, portanto, está de braços abertos para acolher a todos. Confie nele!


Oremos: Senhor Jesus, não permitas que eu me ache melhor do que as demais pessoas, nem que eu perca a esperança a ponto de achar que para mim não há salvação. Ajuda-me sempre a reconhecer que sou pecador e a confiar inteiramente em ti. Em teu nome. Amém























Pastor Geraldo W. Schüller






      
Mensagem de 12.08.12




















Fazer a vontade de Deus


























Hoje é o Dia dos Pais! Homenagens são feitas, abraços e felicitações são dados, e isso é digno e bom. Mas como está a nossa vida com Deus, o Pai Celestial?








No evangelho de Mateus, Jesus conta uma história sobre dois filhos que tomam atitudes diferentes diante do pedido do pai. O pai pediu: “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas”. Um dos filhos diz que vai fazer o que o pai pede, mas não faz. O outro, primeiro se nega a fazer, mas depois vai. Jesus estava, na verdade, querendo dar uma lição aos fariseus e escribas, autoridades da Igreja da época. Eles se diziam cumpridores da lei, diziam que faziam a vontade de Deus, mas, na verdade, eram orgulhosos demais para reconhecer seus próprios erros, seus pecados, e arrependidos aceitarem a mensagem do amor de Deus.





Quantos ainda hoje se dizem seguidores de Jesus, mas não vivem e nem agem como tais? Ser cristão não é apenas aparência, é vida, atitude, humildade para reconhecer a indignidade e a necessidade da graça, do amor, da misericórdia e do perdão de Jesus.





Queridos pais, no dia em que somos homenageados, sejamos gratos a Deus pelo privilégio de sermos pais, e reflitamos sobre a nossa grande responsabilidade diante dos filhos, como exemplos de vida e fé e, então, avaliemos a nossa vida como filhos do Pai Celestial.





Estamos, de fato, vivendo e agindo como filhos de Deus? O nosso servir e adorar a Deus é, de fato, fruto do amor de Deus por nós em Cristo Jesus, ou apenas aparência e tradição? Deus nos convida a trabalhar na sua vinha, mas ele quer trabalhadores fiéis e dedicados, que o amem de fato e de verdade, sabendo que Cristo morreu na cruz por eles, para lhes dar o perdão e a vida eterna.





Oremos: Senhor Jesus, agradeço-te pelo teu grande e incomparável amor para comigo. Peço perdão pelas minhas falhas, e a graça de poder viver e agir segundo o teu querer. Ajuda-me, eu te peço. Amém.





Pastor Egon Kopereck



























Mensagem de 29.07.12





Reconhecer Jesus
























As imensas filas em hospitais e postos de saúde de nossas cidades revelam a carência e o desespero humano diante das doenças. Não era diferente nos tempos de Jesus. Todos nós estamos sujeitos a doenças e sofrimento. A causa de tudo isso é a corrupção. Não apenas a corrupção de autoridades e governantes que desviam recursos da saúde pública ou não os investem corretamente, mas a corrupção da essência humana por causa do pecado. Deus afirma em sua Palavra que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). O pecado é afastamento de Deus, é a desobediência à sua santa vontade, é tudo aquilo que prejudica a nossa vida espiritual e que causa mal a nós e às pessoas a nossa volta.

Para nos livrar do pecado, dando-nos o seu perdão, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para nos salvar. Ao morrer na cruz em nosso lugar, Jesus nos curou desta que é a mais terrível doença, que destrói e mata mais que qualquer enfermidade: o pecado. Ao mesmo tempo em que condena o pecado, o Pai celeste também declara que “o presente gratuito de Deus é a vida eterna que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Rm 6.23).

O texto bíblico de Marcos, capítulo 6, versículo 54, nos relata: “Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus”. Reconhecer Jesus como aquele que Deus enviou para nos curar do pecado por meio de sua morte e ressurreição, crer nele e viver em união com ele nos garante tudo aquilo que Deus prometeu e cumpriu em seu Filho.

É importante lembrar que não basta buscar a Jesus só para obter a cura das con-sequências do pecado. É preciso crer e viver com ele, sob seu perdão e amor, alimenta-dos no santo remédio que é a sua Palavra. Pela fé em seu sacrifício por nós estamos livres do pecado e podemos ter certeza de uma vida eterna com ele no céu.

Oremos: Senhor Jesus, queremos sempre reconhecer-te como único e verdadeiro Salvador de nossa alma. Tu nos curas de nossa pior doença com o teu perdão. Por isso, ajuda-nos a buscar-te sempre com a verdadeira fé. Amém.

     Pastor Walace Uhylig da Silva
































Mensagem de 24.07.12




Fidelização

Fidelização é algo que tem sido buscado com muito esforço no campo comercial. Você faz uma compra e a loja logo lhe oferece seu cartão de crédito de fidelidade, um cartão com vantagens especiais, mas que só é aceito na própria loja. O objetivo é que você seja um fiel cliente do estabelecimento. O problema é que algumas pessoas acabam adquirindo cartões de várias lojas, comprometem-se com várias dívidas e, na verdade, não são fiéis clientes de nenhuma em particular.

A Palavra de Deus nos fala de fidelidade e exclusividade no servir. Quando alguém se propõe a servir a Deus, mas se deixa conduzir pela sedução das riquezas materiais, acaba sendo infiel. É muito comum algumas pessoas pensarem que o dinheiro pode resolver todos os seus problemas. Com isso, deixam de confiar na providência de Deus em sua vida e passam a confiar nas riquezas que possuem ou que buscam desesperadamente possuir.

Deus requer exclusividade. Foi isso o que Jesus disse: “Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” (Mt 6.24). Aqueles que se deixam dominar pela busca frenética dos bens materiais têm forte tendência de abandonar a vida com Jesus. Deus não quer que nada tome o lugar dele em nossa vida.

Para que fôssemos dele, Deus nos comprou por alto preço. Não com ouro, prata ou qualquer outro metal ou coisa preciosa deste mundo, mas com a morte de seu amado Filho Jesus Cristo na cruz. O Salvador Jesus nos chama a vivermos a fidelização, ou seja, uma vida de fidelidade a ele. Para isso, ele nos oferece mais do que um cartão de crédito com vantagens ilusórias. Jesus nos oferece a vida eterna junto a ele no céu.

Oremos: Senhor Jesus, ajuda-nos para que sejamos fielmente dedicados a ti, valorizando o teu rico amor a nós dedicado na cruz. Amém.

Pastor Walace Uhylig da Silva




Mensagem de 13.07.12
Ser feliz é ser misericordioso


Você saberia explicar o que é misericórdia? Podemos definir misericórdia como: piedade, compaixão, sentimento despertado pela infelicidade de outro, perdão concedido unicamente por bondade, graça. Você se considera uma pessoa misericordiosa?

O problema é que o pecado que habita em nós nos torna insensíveis e egoístas. Percebemos a falta de amor e misericórdia na família, no trabalho, no trânsito, em estádios e em todos os lugares em que o ser humano se faz presente. Cada vez mais se confirma na prática a frase do “cada um por si”. Tal atitude é pecado e gera infelicidade.

No entanto, o evangelho de Mateus diz: “Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas” (Mt 5.7). Aqui encontramos um princípio básico para a vida do cristão, e que deve ser seguido por todos aqueles que almejam a felicidade. No texto bíblico de Tiago lemos: “Quando Deus julgar, não terá misericórdia das pessoas que não tiveram misericórdia dos outros. Mas as pessoas que tiveram misericórdia dos outros não serão condenadas no Dia do Juízo Final” (Tg 2.13).

Assim, a misericórdia é algo que nasce do reconhecimento de que Deus foi misericordioso com todos nós através de Cristo Jesus. Quando admitimos que deveríamos ser condenados eternamente porque somos pecadores, e que não podemos mudar nossa situação perante Deus, começamos a entender a misericórdia.

A misericórdia de Deus chegou até nós por meio de Jesus Cristo, que por amor e misericórdia morreu e ressuscitou para a nossa salvação. Se você crê nisso, então ouça o que Deus diz a você agora: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência” (Cl 3.12).

Oremos: Querido Deus, obrigado por seres misericordioso comigo por meio de Jesus. Ajuda-me a demonstrar essa misericórdia em minha vida. Que o teu Santo Espírito mude minha maneira de viver. Amém.


  Pastor Leonídio S. Görl 




























Mensagem de 03.07.12




Sem luz não há colheita

























Para os antigos, a luz era sinal de milagre, de poder divino, de fazer “brotar a vida”. O fruto de uma planta era visto como um presente dos céus. Talvez seja essa uma das razões que levou o apóstolo Paulo a comparar a luz com a ação de Deus no livro bíblico de Efésios, capítulo 5, versículos 8 e 9: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade”.





De um lado, a luz revela “o que está escondido” e dissipa as trevas mais densas, trazendo segurança e dissipando o medo do desconhecido. Por outro lado, a luz também é geradora da vida – ela faz a planta crescer e frutificar. Da mesma forma, Deus é a luz que ilumina nossa vida, afasta de nós todo o medo, nos dá vida nova e produz em nós os frutos do Espírito Santo.



Viver nessa luz não é merecimento, mas presente de Deus, um privilégio. A luz ilumina a planta, e esta se volta em sua direção. De igual modo, é Deus quem nos ilumina e nos faz “pertencer a ele” (Ef 5.8). O apóstolo João diz que Jesus “era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas” (Jo 1.4). Jesus escolheu habitar entre nós para nos trazer pessoalmente a luz de Deus. Com sua morte na cruz, fomos resgatados das trevas dos pecados e passamos a viver na luz, produtora da “grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” em nós (Ef 5.9). Amar a Deus e amar ao próximo é refletir ao mundo a luz que recebemos de Deus.



De novo, não é motivo de orgulho, pois é a Luz que nos faz frutificar. Assim sendo, ainda hoje a Luz é um sinal do poder de Deus: o milagre da nossa salvação em Cristo. Graças a ele, somos chamados das trevas para a maravilhosa luz!



Oremos: Nada, Senhor, pode ser maior do que teu amor por nós! Louvamos a ti por tanto amor assim. Ilumina a nossa vida para que a colheita dos frutos da luz seja sempre rica. Em nome de Cristo, a luz do mundo. Amém.

              

  Pastor Mário Rafael Fukue



Mensagem de 26.06.12 - Presente de Deus

 

 

No ultimo dia 12 de junho, muitas pessoas ganharam presentes. Afinal, foi Dia dos Namorados. O comércio explorou em boa medida essa data e apontou para inúmeras opções de presente. Quem ganhou presente ficou feliz e se sentiu amado nesse dia.


Para muitos, para se ganhar um presente, é necessário fazer por merecer. Assim acontece numa empresa. Se um chefe ou um funcionário recebe presentes, é porque fez por merecer. Mas, no dia 12 de junho, o presente para a namorada ou para o namorado foi dado por causa do amor de um para com o outro. O amor motivou o presentear.



O texto de Efésios, capítulo 2, versículo 8, diz: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus”. Alguns já receberam esse presente. Outros, infelizmente, ainda não. Os que o receberam não fizeram nada para merecê-lo, simplesmente o receberam, ou pelo Batismo, ou pelo ouvir da Palavra de Deus.



O presente de Deus é oferecido a nós gratuitamente. Não é necessário fazermos coisas mirabolantes para que o recebamos. Pela fé em Jesus, Deus nos oferece e nos dá o maravilhoso presente: a salvação, o perdão e a vida eterna.



Querer fazer por merecer apenas nos afasta do presente que Deus quer nos dar e torna nossas boas ações uma mera formalidade perante Deus. O presente é gratuito. O presente é dado por Deus. A Igreja, enviada por Deus, está aí para distribuir esse presente de Deus através do Batismo, da Palavra e da Santa Ceia. Não tente fazer por merecer aquilo que Jesus já conquistou por você e, em amor, lhe oferece de graça.



Oremos: Bondoso Deus, obrigado pelo maravilhoso presente que é a salvação em Jesus Cristo. Ajuda-me a compartilhar esse presente com muitas outras pessoas. Em nome de Jesus. Amém.



Pastor Edson A. Tressmann








Mensagem de 18.06.12 - O que teria acontecido?



Por diversas vezes, quando analisamos situações difíceis em nossa vida, usamos a expressão: “poderia ter sido pior”. Essa expressão mostra nossa compreensão de que, mesmo tendo passado por dificuldades, a situação não chegou a extremos. Poderíamos dizer que essa é a forma de nós repetirmos o que o autor do Salmo 124, no versículo 1º, diz: “Que teria acontecido se o Senhor Deus não estivesse do nosso lado?”.



Quando lemos o Salmo por inteiro, vemos que o rei Davi, autor desse Salmo, cita algumas dificuldades pelas quais ele e o povo de Israel passaram. Ele cita especialmente os inimigos, tão frequentes naquela época, como também as intempéries, como a enchente. Isso nos leva a uma certeza: de que andar com Deus não significa viver sem dificuldades. Então, qual é a vantagem de andar com Deus?

A grande vantagem é saber que Deus está do nosso lado, nos auxiliando a enfrentar as dificuldades. É importante lembrar que aqueles que andam sem Deus não estão livres delas também. Portanto, se estamos com ou sem Deus, teremos dificuldades. E como essa é a realidade, é muito melhor enfrentá-la com a ajuda e a companhia de Deus.

Deus sabe que as dificuldades são o resultado do nosso afastamento dele. Ele também sabe que não tínhamos condições de nos aproximarmos dele pelas nossas próprias forças. Por isso, ele enviou Jesus, para que ele derrubasse essa parede do pecado que nos separava dele. Quem reconhece o sacrifício de Cristo como o pagamento dos seus pecados, pode ter a companhia de Deus aqui no mundo e vai morar eternamente com ele no céu.

Assim, podemos dizer que todas as coisas nos ajudarão a ficarmos mais próximos de Deus, mesmo as dificuldades. A sua companhia sempre nos dará forças.

Oremos: Querido Deus, continua conosco em todos os momentos, especialmente nos momentos difíceis, pois confiamos na tua ajuda e amor. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Albino A. Nerling
































Mensagem de 05.06.12 - O céu anuncia




a glória de Deus

 

 

Um soldado da Revolução Francesa dizia a um humilde camponês crente: “Vamos arrasar as igrejas de vocês e pôr abaixo todas as torres – tudo que lembre as superstições do passado e tudo que traga à mente de vocês a ideia de Deus”. Prontamente o camponês respondeu: “Então vai precisar arrasar as estrelas também”.



Muitos afirmam que não existe Deus porque não se pode vê-lo e nem provar sua existência. No entanto, o salmista afirma: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram” (Sl 19.1). Isso quer dizer que a existência do firmamento com suas inúmeras galáxias, astros e estrelas é obra da criação divina. E o apóstolo Paulo afirma com veemência no livro de Romanos que toda a criação é obra de Deus e os que a negam não têm desculpa nenhuma (Rm 1.18-20).



Levantemos, pois, bem alto a nossa voz e entoemos nas palavras do texto bíblico: “O céu anuncia a glória de Deus” contra aqueles que negam a existência divina. Existe até uma música clássica, criada pelo próprio Beethoven, cujo texto começa com estas palavras: “Os céus proclamam a glória do Eterno”.



Muitos daqueles que negam que a criação é obra de Deus, apossam-se dela como se fosse sua e contaminam o meio ambiente, poluindo as águas, causando a mortandade de peixes e desbastando ilegalmente as matas. No Dia da Ecologia, que ocorre hoje, aproveitemos a ocasião e juntemos as nossas vozes ao clamor de um “basta” para tais abusos ambientais.



Façamos, porém, um protesto dentro dos limites do amor cristão, procurando convencer os nossos opositores da necessidade de todos nós crermos em Cristo como nosso Salvador, pois só então podemos amar-nos mutuamente e respeitar a natureza para o proveito de todos.


Oremos: Senhor Deus, muito obrigado por teres criado este mundo tão maravilhoso. Ajuda-nos a preservá-lo para a tua glória. Amém.



Pastor Paulo P. Flor


 

 

 

Mensagem de 21.05.12 - Caixinha de surpresas



Todos nós gostamos de surpresas. Há até quem diga que a vida é uma caixinha de surpresas. Grandes ou pequenas, elas sempre motivam um sorriso, um abraço e uma palavra de gratidão.


 A Bíblia também é uma caixinha de surpresas. Uma página, um capítulo ou um texto lido sobre certas qualidades, atos ou bênçãos peculiares de Deus, e imediatamente a nossa alma se encontra novamente cheia de consolo, paz e enlevo espirituais. Assim é o Salmo 113. Não é dos mais conhecidos e lidos, mas é surpreendente, extraordinário e confortador.



Em seu caráter profético, à luz de Cristo, os versículos 5 e 6 dizem: “Não há ninguém como o Senhor, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas, mas se inclina para ver o que há no céu e na terra”.



Essa é a mais pura verdade! Jesus Cristo, depois de morrer na cruz para a nossa salvação e ter sido ressuscitado ao terceiro dia, subiu aos céus e se encontra entronizado com o nome “que é o mais importante de todos os nomes”, Deus dos deuses e Senhor dos senhores (Fp 2.9). Porém, mesmo assim, ele se digna a estar conosco até o fim dos tempos, conforme a sua promessa, e ser o nosso mediador para com o Pai e o Espírito Santo em relação a tudo quanto precisamos para a nossa vida aqui no mundo, tanto material quanto espiritual.



De forma simples, os versículos sete a nove do Salmo exemplificam isso, reafirmando que o Senhor é o nosso companheiro diário, que tudo vê, conhece e age para exaltar humilhados, acudir necessitados, reorientar vocações e livrar de traumas e privações.



Confie no Senhor, conte com ele em todos os momentos, pois não há ninguém como o nosso Deus.



Oremos: Ó Senhor, único e soberano Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, recebe o meu louvor pelo amor e cuidado que sempre tens por mim. Amém.


Pastor Nivaldo Garcia           



Mensagem de 14.05.12 - Unidos com Jesus produzimos os frutos da fé
 
 
Uma das coisas mais maravilhosas do mundo é quando uma mulher dá à luz o seu filho. Antes disso, a criança é gerada por nove meses sendo alimentada pelo cordão umbilical. Através dele, o feto recebe da mãe aquilo que é indispensável para sua formação. Sem o cordão umbilical não há vida. No nascimento o cordão umbilical é rompido para que mãe e filho sigam suas vidas, permanecendo ligados pelo amor.
































Outra maravilha, ainda maior, é a nossa vida com Jesus. O cordão que nos une a ele é o seu amor por nós. Estávamos perdidos e condenados por causa dos nossos pecados. Então, Jesus veio ao mundo para ligar-se a nós, e pela sua obra, morrendo na cruz e ressuscitando, nos deu uma nova vida. Agora vivemos com Jesus recebendo diariamente o seu perdão, apesar de nossa desobediência. Por meio da ligação de Jesus conosco temos a certeza da salvação. Jesus veio unir-se a nós porque sabia que não poderíamos, por nós mesmos, nos aproximar dele. Essa atitude demonstra o seu amor e misericórdia pelos seres humanos, pois Jesus sabe o quanto é essencial estarmos unidos a ele.





Para ilustrar isso, Jesus contou a Parábola da Videira, na qual ensina, comparativamente, que ele é a videira e nós, os ramos. Os ramos precisam da videira para viver. Com isso Jesus quer mostrar que, entre ele e os seus seguidores, existe um relacionamento vital que precisa ser muito próximo. Jesus ensina no evangelho de João, capítulo 15, versículo 5: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”. Se as pessoas estiverem ligadas a ele, produzirão frutos pela fé em benefício do próximo.



Permanecer unido a Jesus traz bênçãos: perdão, vida e salvação. Portanto, como ramos ligados à videira que é Jesus, vamos produzir, por meio do Espírito Santo, os frutos que ele quer, fazendo a sua vontade, vivendo em amor e testemunhando que viver unido a Jesus é maravilhoso.



Oremos: Senhor Jesus, obrigado por unir-te a mim, pobre pecador perdido. Ajuda-me para que eu possa sempre estar ligado a ti, a Videira Verdadeira. Em teu nome. Amém.


    Pastor Iderval Strelhow           


          











Mensagem de 05.05.12 - Imagem e Semelhança

Os pais buscam as semelhanças em seus filhos. Seja a aparência, o modo de falar, de agir, algum jeito que os identifique e assim possam dizer: este é meu filho.

Com Deus não foi diferente. Ao lermos a história da criação, vemos que Deus disse: “Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco” (Gn 1.26). Não era uma aparência externa que lembrasse a Deus, mas uma aparência interna, de perfeição, de bondade. Deus viu que tudo era muito bom e certamente pôde dizer: Estes são meus filhos.

O tempo passou e o ser humano, como filho, desobedeceu ao Pai. O ser humano pecou, e depois desse erro, a Bíblia nos relata: “Adão foi pai de um filho que era parecido com ele” (Gn 5.3). Os seres humanos que vieram em seguida não eram mais parecidos com Deus, pois haviam perdido a santidade e já nasciam com o pecado dentro deles. O ser humano havia perdido o vínculo mais importante, o de ser herdeiro da eternidade, de ser filho do Deus Criador do céu e da terra.

Mas um pai que ama o filho não o abandona. E Deus enviou a Cristo, para que com sua morte e ressurreição pudéssemos novamente ser chamados de Filhos de Deus. E mais, ele nos faz parecidos com ele de novo através de seu Filho Jesus Cristo (Rm 8.29).

Somos filhos de Deus não apenas por criação, mas por adoção, por escolha dele, por amor. Ser filho de Deus não é uma escolha nossa. Não é algo que resolvemos e que, para isso, podemos marcar o dia, a hora, o lugar. É um ato divino, uma ação dele. Ele nos chama e nos dá a fé.

Quando nos damos conta da fé, já cremos. Não aconteceu naquele momento, mas Deus agiu em nós muito antes de percebermos. Por causa da fé em Cristo, somos novamente chamados de filhos pelo Pai Celeste.

Oremos: Somos gratos, Senhor, por enviares a Cristo e assim novamente termos a possibilidade, em teu amor, de sermos herdeiros do reino celestial. Por isso te louvo e agradeço. Amém.

Pastor Eli Müller



Mensagem de 30.04.12 - Bens e bênçãos de Deus



Riqueza: eis aí uma grande tentação. Tão grande que o próprio Satanás tentou usá-la contra Jesus. Ele ofereceu todas as riquezas do mundo, se Cristo o adorasse. Claro que seu objetivo era unicamente tirar Cristo do caminho da cruz.

Mas temos de ter cuidado para não cair em extremos a ponto de dizer que ser rico nos desmerece diante de Deus, ou então, que pessoas que possuem mais bens são mais abençoadas por Deus. Amar algo mais do que a Deus nos afasta dele.


Chegar a um equilíbrio sempre é um problema, mas precisamos entender que nossos bens são bênçãos dadas a nós pelo bondoso Deus. Por outro lado, as necessidades não são castigos individuais, elas não são causadas por Deus, e sim, são consequências do pecado da humanidade. A desigualdade social é um reflexo do erro cometido desde o início dos tempos.


O Salmo 128, versículo 2, diz: “Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você”. Ser assim como? A resposta está no versículo anterior: “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!”


Infelizmente não conseguimos viver conforme a vontade de Deus e, por isso, entendemos porque há tanta desigualdade social, tantas pessoas à nossa volta passando por necessidades.


Por seu amor, Deus nos abençoa mesmo sem merecermos. Além disso, ele ainda nos assiste e nos dá algo maior ainda, algo que não conseguiríamos jamais alcançar: ele nos dá a salvação pela fé, gratuitamente, naquilo que Cristo fez por nós: morreu e ressuscitou. Podemos não ter materialmente tudo o que queremos, mas Deus continua a cuidar de nós e nos abençoar.


Oremos: Senhor, “não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus” (Pv 30.7-9). Amém.
 
               Pastor Eli Müller           




Mensagem de 23.04.12 - Pastor: uma questão de identidade
O Salmo 23 é um dos Salmos mais queridos da Bíblia. Nele se apresenta um pastor. Quem é esse pastor? No mundo evangélico, os líderes espirituais são chamados de pastores. Há muitos pastores famosos pelo seu dom da palavra, pelo seu entusiasmo no palco e pelo “poder” de convencimento dos fiéis. Nesse caso, o poder repousa sobre a pessoa do pastor e não sobre o poder da mensagem bíblica por ele anunciada. Vejam como é diferente a identificação do pastor do Salmo 23, versículo 1º: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará”. Por que o pastor do Salmo 23 é diferente de tudo e de todos?

Em primeiro lugar, ele não é só filho de Maria e José, mas também é o verdadeiro e único Filho de Deus, Jesus Cristo. Em segundo lugar, seu número de registro é exclusivo, ele é o primeiro e o último, “o Alfa e o Ômega”, a que se refere o livro de Apocalipse (Ap 1.8). Em terceiro lugar, suas impressões digitais estão cicatrizadas pelos pregos da crucificação. Em quarto lugar, só ele tem o poder de perdoar pecados, livrar da condenação e conceder a vida eterna nos céus.

Essa é a verdadeira identidade do pastor do Salmo 23 e também de toda a Bíblia. Só ele pode prometer e nos garantir: “nada lhe faltará”. Surge aí o grande desafio da vida cristã: como é que eu vou acreditar nessa promessa do pastor Jesus, se estou desempregado, com problemas no casamento, tenho filhos envolvidos com drogas, ou doenças na família?

Cristo oferece o perdão dos pecados e a vida eterna aos que creem nele. E isso só é possível pela fé que resulta do ouvir e do estudar de sua Palavra – a Bíblia. Leia novamente todo o Salmo 23 com a certeza de que o Bom Pastor Jesus está falando com você. Ele ama você e quer cuidar de você em toda sua vida e em todas as suas necessidades.

Oremos: Senhor Jesus, coloca minha vida em tua sintonia para que eu possa descansar em teus braços. Guia-me no caminho certo, pelo poder do teu evangelho. Amém.


Pastor Romeu Muller



Mensagem de 16.04.12 - O fermento do pecado

O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Corinto que a imoralidade sexual e outros pecados que alguns ali praticavam deveriam deixá-los tristes e levá-los a tomar atitudes firmes e severas para corrigir isso. Ele também recomendou e ensinou o modo correto de viver e de agradar a Deus.

Conforme a primeira carta aos Coríntios, capítulo 5, versículo 7, o apóstolo recomenda: “Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício”.

O apóstolo aponta para a celebração da Páscoa, a ressurreição de Cristo, como sinal e incentivo para os novos valores morais e espirituais que orientam o falar e o agir dos que pertencem à Igreja do Salvador. Temos, pela fé no sacrifício de Jesus na cruz, e na sua vitória sobre a morte, o “bom fermento” da santificação – a vitória sobre as atrações do pecado. Somos, em Cristo, pessoas renascidas, renovadas interiormente, e santuários do Espírito Santo (Rm 6.4b).


Sejam quais forem as “fermentações” que azedam e envergonham o nosso relacionamento com Deus e com nosso próximo, livremo-nos delas com arrependimento sincero. Perdoados e firmados no amor de Cristo, consagremo-nos a ele de mente e coração. Sua graça e suas bênçãos não nos faltarão.

Oremos: Concede, Senhor Deus, iluminação e força para vivermos nos caminhos da retidão, da justiça e da decência. Renova a nossa mente e coração no amor e na graça de Jesus, para vencermos o mal e renunciarmos a todas as tentações do pecado. Amém.

Pastor Vili Redel



Mensagem de 09.04.12 - Deus está sempre comigo

Você me permite fazer uma pergunta bem pessoal? Deus está presente em sua vida? Essa pergunta não é tão fácil de responder. Se você respondeu que Deus está presente em sua vida, provavelmente você confia em Deus e pede que ele esteja sempre ao seu lado, que ele lhe proteja, que ele lhe ajude.
Se você acha que Deus não está presente, é possível que você não creia em Deus, ou não veja a presença de Deus em nada do que você faz. Mas isso não significa que Deus esteja ausente.
Na verdade, a presença de Deus na vida da pessoa só é percebida pelos olhos da fé. Quem crê em Deus, olha a vida com olhos diferentes, e reconhece a presença de Deus na comida que come, no ar que respira, na roupa que veste, nos amigos que tem. A pessoa que crê em Deus reconhece a presença de Deus no perdão dos seus pecados, na esperança que lhe enche o coração, no consolo que encontra na hora da dor.
A pessoa que crê em Deus reconhece a presença de Deus na obra redentora de Jesus Cristo, na certeza da vida eterna, na esperança do porvir. É por isso que a presença de Deus só pode ser percebida pelos olhos da fé. E quando se crê em Jesus, quando se crê em Deus, ele está sempre conosco. A vida passa a ser muito especial.
Mas alguma pessoa pode ficar sem Deus? A resposta é sim. Quando a pessoa não crê, quando ela não quer saber das coisas de Deus, quando não quer ouvir a sua Palavra, então ela está afastada de Deus. Deus, na verdade, quer estar presente na vida de todos.
No Salmo 16, o salmista fala de viver na presença de Deus. E ele expressa a grande alegria disso ao falar no versículo 5: “Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está em tuas mãos; tu diriges a minha vida”.

Oremos: Senhor Deus, fica sempre comigo. Quero sempre ver a tua presença em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.






















 
Pastor Erní W. Seibert




Mensagem de 01.04.12 - Uma grande festa
Estamos acostumados a assistir ao retorno de equipes vitoriosas. Forma-se um grande cortejo. Autoridades prestam homenagens. O clima de euforia mobiliza a multidão. Todos gostam de eventos assim.

No primeiro dia da semana que antecedia mais uma festa da Páscoa, a cidade de Jerusalém pôde presenciar uma grande mobilização do povo. Algo muito festivo, estranho e, de certa forma, decepcionante. Aclamavam um rei. Espalhavam ramos e vestimentas pelo caminho por onde passaria. Mas ele vem montado em um jumentinho, montaria de gente pobre, em simplicidade e humildade. Simples e humilde estava chegando a Jerusalém o Rei dos reis, o Senhor do universo, o verdadeiro Deus, que movido por amor se aproximava para realizar o maior acontecimento presenciado na face da terra, em todos os tempos.


Isso parece exagero. Mas é a pura verdade a respeito desse acontecimento que é lembrado na Semana Santa. Merece destaque o fato de que ninguém pode ficar indiferente quanto a essa festa. A razão desse acontecimento tem a ver com a vida de cada ser humano. Jesus, o Filho de Deus, estava aí para encarar o único sacrifício em favor dos pecados de toda a humanidade, para proporcionar os meios para a reconciliação de cada pecador com Deus.


Jesus vem por meio de sua Palavra aos corações. Ele vem vitorioso para oferecer a nós o resultado da vitória que ele obteve na cruz. Recebamos o Salvador com o mesmo entusiasmo da multidão no Domingo de Ramos. Aceitemos a sua oferta. Vivamos com ele e dediquemos a nossa vida em gratidão a ele. Ele fez tudo por nós, para que possamos ter vida e salvação eterna.


Oremos: Pai onipotente, acende em meu coração a verdadeira fé, para que eu possa sempre lembrar que aquilo que Jesus fez garante a minha salvação. Amém.

Pr. Paulo E. Jung

























Mensagem de 24.03.12 - Água e Batismo
 

Você conhece as funções básicas da água? Bem, a água pode ser utilizada de várias maneiras. Existe a função biológica, determinante na constituição celular de animais e vegetais. A segunda função da água é natural, meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas. A terceira função é a técnica, na qual ela é aproveitada pelo homem para a produção. A quarta função é a simbólica, ou seja, por trás do elemento água há valores culturais e sociais.
Hoje queremos enfatizar uma quinta função ou uso da água. Poderíamos chamar de uso religioso cristão. É uma função bem especial. A água é elemento fundamental para o batismo. Sem água não pode haver batismo, pois é elemento essencial para a realização desse sacramento. Originalmente, batizar quer dizer usar água em qualquer quantidade. O batismo é o rito pelo qual a pessoa é feita filha de Deus.
Assim aconteceu com o eunuco da Etiópia. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. Na volta, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías. Filipe, homem de Deus guiado pelo Espírito Santo, chegou próximo do eunuco e lhe explicou o significado de algumas passagens da Bíblia. Conforme o texto do livro de Atos, capítulo 8, versículo 36: “Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado?”. Estava ali o elemento que faltava para realizar aquele batismo. E ali mesmo naquelas águas o funcionário foi batizado.
Segundo o livro bíblico de Tito, o batismo é o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5 ARA), pelo qual recebemos de Deus o perdão dos pecados conquistado por Cristo Jesus com sua morte e ressurreição. O Batismo tem origem e ordem divina. A igreja deve fazê-lo com água e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A água ligada ao mandamento divino e à promessa de Deus no ato batismal traz vida eterna e salvação.


Oremos: Querido Deus, agradecemos por este uso e função da água no batismo, que nos faz renascer para Deus e sermos teus filhos amados. Por Jesus. Amém.

Pr. Wanderley M. Lange




























 
Mensagem de 19.03.12 - O céu anuncia a glória de Deus


Isaac Newton, um dos grandes gênios da ciência, tinha um amigo que era ateu. Certo dia, esse amigo entrou no laboratório do mestre e viu ali um globo celeste montado com toda sua beleza, com estrelas e constelações. Vendo toda aquela maravilha, perguntou ao mestre: “Quem fez isso, senhor?” “Ninguém...” foi a resposta do grande sábio Isaac Newton. Seu amigo ateu sorriu para ele, entendendo a ironia da situação. A conclusão de ambos era clara e evidente: “alguém fez, montou e colocou ali aquele globo celeste!”


No Salmo 19, versículo 1º, lemos assim: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram”. A Bíblia é categórica em afirmar que o Universo com toda sua beleza e perfeição é um testemunho real e concreto da existên-cia de Deus. A beleza, grandiosidade e precisão que caracterizam a criação divina evidenciam a presença e o poder de Deus, o grande Criador.


A glória de Deus é testemunhada e anunciada não somente pelos seres humanos que o reconhecem como Criador de tudo, mas também por todas as criaturas e seres vivos. Deus Pai não somente criou todas as coisas como também ainda as mantém e sustenta. Ele é o mantenedor deste mundo por amor, graça e misericórdia. E ele nos ama tanto que providenciou a salvação através de Jesus Cristo. Quem crê nele, tem a vida eterna.


Cabe-nos, como receptores e usuários dessas dádivas divinas, preservar essa linda natureza que ele nos deu para subsistência de todos os seres vivos. Este grande jardim que é o mundo nos foi confiado para cuidarmos dele. Sejamos cooperadores de Deus em cuidar da natureza, pois preservá-la significa vida!


Oremos: Senhor Deus Pai Celestial, assim como nos criaste por teu amor, preserva-nos como teus filhos amados e queridos. Sustém-nos com teu poder. A ti seja toda honra e glória por tudo aquilo que as tuas mãos fizeram. Em nome de Jesus. Amém.

Pr. Wanderley M. Lange































Mensagem de 11.03.12 - Jesus atende o pedido de uma mãe
 

Jesus Cristo veio a este mundo como um grande presente de Deus à humanidade. É a concretização do plano de amor de Deus por todos nós.
Quando Jesus entra na vida de uma pessoa tudo muda. O perdão e o amor de Deus tomam conta da sua vida. E a aliança entre a pessoa e Deus está estabelecida. O véu que separava, já não separa mais. O pecado que nos afastou de Deus é perdoado e a nova vida começa.
A mulher estrangeira da história bíblica de Marcos, capítulo 7, versículos 24 a 30 sabia do poder e do amor de Jesus, por isso foi ao encontro de Jesus. É o que nos diz o versículo 25: “Certa mulher, que tinha uma filha que estava dominada por um espírito mau, ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele”. Só ele poderia salvar a sua filha. Só Jesus seria capaz de ajudá-la. E isso foi feito. Cristo entrou na vida daquela mulher e mudou a realidade da sua filha. E o texto é claro em nos ensinar que, mesmo para os que não são de sangue judeu, o poder e o amor de Cristo transformam suas realidades.
Cristo quer transformar a sua vida. Foi por isso que ele veio, viveu, morreu e ressuscitou. Confie nisso. Jesus ama você. Ele não olha para nós pelos nossos méritos, pelas nossas atitudes. O que ele oferece é perdão e amor.
E quem não precisa disso, não é mesmo? Aquela mulher precisava da cura para sua filha. Talvez você não precise de cura física, mas sim emocional e espiritual. Só Jesus pode ajudar você. Confie nele. Ele quer e pode ajudá-lo.
Assim como Jesus ajudou aquela família, ele quer ajudar a todas as pessoas. A resposta de fé daquela mulher foi incrível. Porém, mais incrível foi a resposta de Jesus. Ele resolveu o problema. Quem sabe não vai resolver o seu, não é mesmo?
Oremos: Senhor Jesus, há coisas em minha vida que precisam ser mudadas. Ajuda-me. Em nome de Cristo. Amém.

     Pastor Waldemar Garcia Jr.



































Mensagem de 24.02.12 - Amor e morte
 

Janete e Wallace trocavam juras de amor. Eram recém-casados e tudo ia muito bem. De vez em quando era possível ouvir o casal, ao trocar palavras doces entre si, dizer “eu morreria por você se fosse preciso, meu amor”.

O amor que leva à morte. Amor e morte parecem duas coisas contraditórias, não é mesmo? Principalmente para aqueles que recém começaram uma caminhada juntos.

Estevão viveu na pele o amor e a morte. Por amor a Cristo, teve de pagar com sua própria vida. Os líderes judeus não aguentaram a mensagem que Estevão lhes havia anunciado. O próprio apóstolo Paulo escreveu mais tarde que a mensagem da cruz de Jesus é escândalo e até mesmo loucura para muita gente.

Por amor a Cristo, Estevão viu a morte de perto. Olhou para o céu e viu o seu Salvador que o aguardava. Mas, graças a esse mesmo Deus, a morte eterna estava distante desse discípulo de Jesus, que estava por ser recebido na glória eterna. Antes de morrer, ele ainda pediu a Deus: “Senhor, não condenes esta gente por causa deste pecado”. Palavras registradas no texto de Atos, capítulo 7, versículo 60.

Paulo, quando era jovem e ainda se chamava Saulo, estava distante do amor de Deus. Mas sua vida iria mudar tão brusca e repentinamente como a vida de Estevão tinha mudado. Paulo passou a viver para Deus a partir do amor de Jesus. Antes, Saulo estava morto espiritualmente, afastado do amor de Deus, sendo ele perseguidor da Igreja. Depois de convertido, Paulo passou a viver do amor de Deus. Amor que levara Estevão da morte terrena para a vida eterna.

Deus declara o seu amor por você diariamente. Deus o ama tanto que chegou a morrer por você. E o seu amor é tão cheiroso como um buquê de rosas vermelhas. Aprecie o seu amor sem moderação!

Oremos: Bondoso Deus, querido Pai, obrigado pela salvação em Cristo e porque fui chamado da morte para a vida por meio daquele que morreu em meu lugar. Em nome dele mesmo, Cristo Jesus. Amém.

Pastor Thiago José Albrecht





































Mensagem de 12.02.12 - Autoridade

Para quem vai a uma palestra de publicidade, seria totalmente inesperado ouvir um palestrante formado em biologia. Quem procura um texto sobre psicologia não vai querer um escrito de um advogado. Quem quer conteúdo teológico não vai se contentar com um manual de eletrodomésticos. E o motivo é simples: nestes casos, quem está falando ou quem escreveu não tem muita autoridade sobre o assunto em questão.

 O evangelista Marcos, no capitulo 1º, relata que, em Cafarnaum, as pessoas estavam admiradas, maravilhadas até, com a autoridade do ensino de Cristo. Por ocasião da cura de um homem dominado por um espírito mau, quando Jesus exerceu autoridade sobre este demônio, a exclamação veio à tona.

“É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus e eles obedecem!”.

Não é para menos. Jesus é a autoridade em qualquer coisa. É o próprio Filho de Deus. Mas em sua obra de amor pela humanidade, em sua vida entre nós, foi especialmente a autoridade no que se refere à vontade de Deus e seu amor para com o ser humano. Ele foi a própria encarnação deste amor, dando sua vida e salvando os pecadores.

Para as demais áreas da vida, podemos contar com outras pessoas que têm certa autoridade para desenvolver temas. Mas quando se trata de vida, perdão e paz, não há outra autoridade a consultarmos. Tudo isto está em Cristo, o autor da vida.

Oremos: Obrigado, querido Salvador Jesus, por me dares, pela fé, acesso à tua Palavra, a autoridade que quero e preciso para o meu viver. Amém

Pastor Lucas A. Albrecht






































Mensagem de 01.02.12 - Onde houver ódio que eu leve o amor

Vida de rei também é complicada. Davi, famoso tanto pelas suas conquistas como pelos seus fiascos, sofreu muito com a atitude dos seus filhos. A falta de controle sobre a família e o mau exemplo deixado através de suas atitudes transformou a vida dos filhos de Davi em história violenta e trágica, digna de filmes ou novelas.

“Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, que se chamava Tamar. Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela” (2Sm 13.1). Assim começa uma história que envolve mentiras, depressão, estupro, desprezo, ódio e assassinato entre os filhos de Davi. Absalão queria vingar-se de Amnom pelo que tinha feito à sua irmã Tamar, e preparou uma emboscada.

O que era para ser uma reunião familiar junto ao rebanho de ovelhas, dois anos depois transformou-se no assassinato de Amnom. Conforme registrado no segundo livro de Samuel, capítulo 13, versículo 29: “Os empregados mataram Amnom, como Absalão havia mandado. Então todos os outros filhos de Davi montaram suas mulas e fugiram”.


Em tempos em que falta ou falha a justiça humana, muitos pensam em vingança, pena de morte e outros meios para corrigir o que aconteceu. Como resultado temos mais ódio, violência e mortes. Em momentos difíceis como esses é importante lembrar o que diz a Palavra de Deus sobre dois princípios importantes:


Primeiro: Deus conhece a todos e a sua justiça é sábia: “E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Pois, quando Deus julga, ele não faz diferença entre pessoas” (Cl 3.25).


Segundo: O pecado continua fazendo muito estrago na vida das pessoas. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (Rm 6.23).


Todos os dias precisamos pedir a Deus que o Espírito Santo nos dê paciência e orientação e que cuide das nossas ações e reações. E sempre podemos contar com o perdão de Jesus para aquilo que já ficou para trás.


Oremos: Santo Espírito, ajuda-me a viver uma vida santificada, perdoando como Jesus me perdoou e reconciliando a todos com amor. Amém.

Pastor Christian Hoffmann










































Mensagem de 27.01.12 - Um conselho sincero
 

“A educação dos filhos não é mais como antigamente”. Essa é uma expressão que costumamos ouvir. Junto a ela poderíamos acrescentar: “não é e nem pode ser”, afinal, as coisas mudam e precisam se atualizar. Mas, o que precisa acontecer dentro de um lar é uma educação genuína e não a transferência dessa responsabilidade para outras instituições. No contexto atual acontecem, cada vez mais, debates e discussões sobre as novas formas de comportamento, principalmente entre os jovens, que envolve hábitos e costumes que, quase em sua totalidade, são contrários aos costumes e regras dos pais e da verdade bíblica.

 Nesse sentido o apóstolo Paulo nos dá algumas orientações. Em seu texto de orientação ao jovem Timóteo, ele alerta sobre os perigos e os cuidados que cada pessoa e, principalmente o cristão, precisa ter para não se afastar da fé cristã. Paulo não está pedindo para que o jovem Timóteo deixe de viver sua juventude, mas conforme o texto da sua segunda carta a Timóteo, capítulo 2, versículo 22, ele alerta: “fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor”. Isso significa dizer: dê o devido valor à Palavra de Deus, não se esqueça de viver a educação que você recebeu de seus pais e não deixe de orar e buscar em Deus a força necessária para isso.

Jesus Cristo conquistou o perdão de pecados para o mundo com sua obra salvadora. Ele sofreu a morte na cruz e ressuscitou para que todos os que creem tenham perdão e vida eterna.

Oremos: Senhor, faze com que eu permaneça sempre em contato contigo em oração, nas horas felizes e nas horas de tristeza. Faça com que eu saiba que tu me amas, me ouves e me respondes. Ensina me a orar com fé e de todo coração. Abençoa e ouve me. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann




































































Mensagem de 16.01.12 - Orar conforme Jesus ensinou





     No evangelho de Mateus, Jesus disse: "Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros" (Mt 6.5). Ele estava ensinando que os cristãos não devem orar como hipócritas que tem o desejo de serem vistos e admirados por orarem a Deus.
     Esse texto bíblico nos leva a examinarmos a razão de orarmos a Deus. Para nos livrar da tentação de querermos apenas que os outros nos admirem e nos elogiem por nossas orações, Jesus recomenda que busquemos a quietude de nosso quarto onde, seguramente, podemos pedir bênçãos materiais e espirituais para nós e para outras pessoas, bem como louvar e agradecer ao Senhor pelo que ele é, fez e ainda faz por nós e pela humanidade.

     Jesus recomenda, também, que ao orarmos não fiquemos repetindo os nossos pedidos como faziam os pagãos, que pensavam que seriam ouvidos por suas orações serem compridas e repetitivas.

     Embora Jesus tenha feito essas recomendações, em momento algum ele quis dizer que não podemos orar em público. Na verdade, podemos orar em qualquer lugar; contudo, permanece a advertência: não com o intuito de querer aparecer.     
     Também Jesus não afirmou que não podemos repetir uma oração. Ele próprio, no Jardim do Getsêmani, fez isso; mas lembremo-nos de não repetir uma oração pensando que Deus nos ouvirá por causa disso.

     Todos os dias podemos falar com aquele que nos ama e que, em Cristo, tornou-se nosso Pai e Salvador. Ele espera isso de nós, seus filhos. Ele quer ouvir as nossas alegrias e tristezas, pedidos e agradecimentos. Jesus providenciou o essencial para nós na cruz: o seu perdão. E ele promete nos suprir e nos guardar em tudo o que precisamos.


Oremos: Pai nosso, te agradeço por seres meu Pai, por me haveres aceito pela fé em Jesus como teu filho amado. Ajuda-me para que, assim como Jesus, eu converse constantemente contigo em oração. Amém.


Pastor Egon M. Seibert




Mensagem de 31.12.11 - O reinado de paz









































































Estamos no último dia do ano. Mais algumas horas e ingressaremos num novo ano. Estas são horas em que se renovam e se repetem os votos de Feliz Ano Novo. Também é o que desejamos a todos que nos ouvem ou leem.
O texto bíblico escolhido para o dia de hoje expressa o que todos nós queremos: “Em Sião, o monte sagrado, não acontecerá nada de mau ou perigoso.” É o que afirma o profeta Isaías. E ele diz a razão pela qual o mal e o perigo seriam afastados: “Pois a terra ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor, assim como as águas enchem o mar.” Notem bem: Conhecimento da glória do Senhor, assim como as águas enchem o mar.
Vivemos em um tempo em que, entre a maior parte das pessoas, o conhecimento da glória do Senhor é minúsculo. O profeta Isaias deixa bem claro que para não acontecerem males e perigos, é fundamental que a terra fique cheia do conhecimento da glória de Deus. Há algum tempo, o assassinato de crianças numa escola do Rio de Janeiro abalou os brasileiros e pessoas do mundo todo. Esse fato não foi apenas um atentado que lançou uma mancha negra sobre o espírito de humanidade e de amor das pessoas, mas também mostrou o mal que pode fazer uma pessoa sem Deus e sem fé em Deus, uma pessoa sem o conhecimento da glória do Senhor nosso Deus.
O conhecimento da glória de Deus nos é transmitido nas páginas da Bíblia Sagrada. E é dessas páginas que extraímos estas mensagens, na esperança de ajudar todos a crescerem no conhecimento de Deus, no conhecimento da glória do Senhor, no conhecimento da obra que Jesus Cristo realizou quando veio a este mundo. Tenha um Feliz Ano Novo, com Jesus.
Oremos: Senhor nosso Deus, nos te louvamos e agradecemos por todas as bênçãos que tens derramado sobre as nossas vidas. Consola a todos os que sofrem e ajuda-os a superarem as suas dores. Por amor de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.





Pastor Paulo Kerte Jung





Mensagem de 14.11.11 - A justiça e a misericórdia de Deus









































































Existem pessoas que dizem que Deus é o melhor ser que existe. Outras pessoas se queixam amargamente de Deus. Outros ainda duvidam que Deus exista. Afinal, como Deus trata com as pessoas?
A Bíblia é o livro que mais trata desse assunto. Há várias passagens que falam do tema. Uma delas está no livro do profeta Ezequiel, que diz: “Eu vou deixar que as nações vejam a minha glória e mostrarei como uso o meu poder para realizar os meus atos de justiça” (Ez 39.21). Nesse versículo e mais adiante, o profeta menciona duas maneiras como Deus trata as pessoas. Deus trata as pessoas com justiça e com misericórdia.
Pensemos primeiro na justiça de Deus. Todos concordam que Deus deve tratar as pessoas com justiça. Quando pensamos nos erros dos outros, nós mesmos clamamos pela justiça de Deus. Mas quando tratamos dos nossos próprios erros, aí gostaríamos que Deus tratasse com misericórdia, que nos perdoasse e desse uma nova oportunidade.
Esse é o dilema que enfrentamos quando pensamos nesses dois conceitos em relação a Deus. Por isso Deus, quando fala em relação aos nossos erros, nos lembra de sua justiça. Para quê? Para que nos arrependamos de nossos pecados. No entanto, quando há arrependimento, Deus nos apresenta sua misericórdia, mostrando que ele se agrada do arrependimento e quer que nós sigamos os seus caminhos. Aí vemos que Deus é como um pai. Ele repreende e até castiga seus filhos, visando conduzi-los ao caminho da vida.
Se olhamos para Jesus, vemos nele essa ação de Deus com toda a clareza. Ele sofreu tudo, até a morte, para que nós tivéssemos vida. Ele é justo e é misericordioso. Ele tem um objetivo: nos salvar. Por isso: confiemos nele e sigamos os seus caminhos.
Oremos: Amado Pai Celestial, obrigado por me conduzires com justiça e misericórdia. Fica sempre ao meu lado e me conduz pelos caminhos da vida para a vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.





Pastor Erní Walter Seibert




Mensagem de 12.11.11 - Os que Deus aceita por meio da fé

Certa vez, enquanto conversavam após um jantar, alguns amigos entraram no tema da religião. Um deles, que era cristão, afirmou aquilo que cria a respeito de Deus. Entre várias opiniões que se seguiram, outro amigo disse que fazia a parte dele arrecadando itens para uma instituição religiosa que cuidava de menores carentes, e concluiu: “Vai que, de repente, Deus existe mesmo. Assim, quando eu morrer, ele vai se lembrar das coisas boas que eu fiz, e me dará um lugarzinho no paraíso.”
É exatamente contra esse pensamento, de que nós podemos fazer algo para merecer de Deus o seu favor, que o apóstolo Paulo escreveu as palavras da sua Carta aos Gálatas, capítulo 3, versículos 10 e 11: “Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus’. É claro que ninguém é aceito por Deus por meio da lei, pois as Escrituras dizem: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus’.” Se alguém quisesse merecer o favor divino, teria de cumprir toda a sua lei. E a pergunta que fica é esta: Alguém a cumpre? Claro que não. E porque ninguém a cumpre, é que Deus também afirma em sua Palavra que terá vida eterna aquele que, por meio da fé, é aceito por ele.
Todo aquele que crê em Cristo pode ter a certeza de que Deus o receberá em seus braços de amor e lhe dirá: “Que bom que você creu em meu Filho Jesus, o Salvador. Eu agora o aceito em minha família. Você viverá eternamente”.
Oremos: Pai Nosso, eu reconheço que não posso conquistar o teu perdão. Eu te agradeço porque, por meio da fé em Jesus, o Salvador, me recebeste como teu filho. Amém.

Pastor Egon Martin Seibert



Mensagem de 02.10.11 - PROCURA-SE

“Procura-se!” Essa é uma expressão muito comum utilizada na mídia em geral, com maior ocorrência em jornais impressos locais e regionais. Encontramos essa expressão tão conhecida na seção de classificados, achados e perdidos, policial, namoros e encontros ou ainda na seção de empregos.
“Procura-se uma pessoa com experiência para cuidar de bebê.” “Procura-se uma pessoa desaparecida.” “Procura-se alguém para um relacionamento sério.” Já diz o velho ditado: “Quem procura, acha!” Mas com Deus não foi assim! Isso mesmo! Pelo menos é o que lemos no Salmo 53, que diz: “Lá do céu Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore. Mas todos caíram, se desviando assim do caminho certo, e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o que é direito, não há mesmo nem uma só pessoa” (Sl 53.1-2).
O salmista atesta que, infelizmente, pela natureza humana pecadora, não se encontra alguém com as características que Deus procura de juízo, de disposição para adorar, que ande no caminho certo e que faça o que é direito aos olhos de Deus. Ainda bem que Deus enviou Jesus Cristo para nos perdoar, salvar e nos inspirar para uma vida de santidade. Somente pela fé em Jesus podemos preencher as características que Deus tanto procura num ser humano.
Assim sendo, temos nova vida com Cristo Jesus e podemos concluir com o salmista: “Queira Deus que de Jerusalém venha a vitória para Israel! Como ficarão felizes e alegres os descendentes de Jacó quando Deus os fizer prosperar de novo!” (Sl 53.6). Jesus é a nossa vitória. Com Jesus, temos a Salvação e a certeza da vida eterna.
Oremos: Senhor Deus, tem misericórdia de nós, perdoa os nossos pecados de maneira que nos possibilite uma vida santificada de acordo com as características que tanto procuras. Em nome de Jesus. Amém.


Pr. Wanderley M. Lange (Baln. Camboriú, SC)



Mensagem de 03.10.11 - O Senhor é a salvação!

O profeta Jeremias foi chamado por Deus para anunciar ao seu povo o que o seu próprio nome significa: o Senhor ajuda. Ele encontrou um povo que vivia sua religiosidade somente para manter as aparências. E, em meio a esse povo, o profeta devia exercer seu pastorado, denunciando os pecados e é claro, anunciando o juízo de Deus caso não se arrependessem. Por isso Jeremias exclamou: “Eu sou aquele que sabe o que é sofrer os golpes da ira de Deus” (Lm 3.1). Depois de lamentar essa péssima situação em que vivia o povo de Deus, o profeta enviado pediu que Deus se lembrasse da sua aflição e transformasse a sua derrota em vitória, a sua tristeza em alegria.
Assim, Jeremias passou a ver que o mesmo Deus severo que permitira que o seu povo fosse preso pelos inimigos, era ao mesmo tempo a sua única esperança e a de seu povo. Cheios de esperança, reconheceram que Deus não tinha prazer na morte do pecador, mas sim, em que ele saísse do seu mau caminho e vivesse.
Entre as muitas saídas que o ser humano busca, a melhor é aconselhar-se na Palavra de Deus. Como seres humanos pecadores e falhos, precisamos reconhecer a nossa fragilidade e completa dependência de Deus, que em Jesus Cristo, oferece o perdão de todos os nossos pecados. O próprio Deus afirmou isso pela boca de Jeremias: “Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração” (Jr 29.13).
Um cristão nunca clama ao Senhor Jesus em vão. Nunca alguém que crê bate às portas do coração de Deus sem que receba resposta. Da sua forma Deus sempre responde. E sua resposta é paternal. É para o nosso bem.
Oremos: Senhor, faze com que eu permaneça sempre em contato contigo em oração, nas horas felizes e nas horas de tristeza. Que eu saiba que tu me amas, me ouves e me respondes. Ensina me a orar com fé e de todo coração. Abençoa-me e ouve me. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann



Mensagem de 04.10.11 - A verdadeira esperança é Jesus

Uma mãe estava preparando panquecas para seus filhos: Carlos, de 5 anos e Raul, de 4 anos. Os meninos começaram a discutir sobre quem receberia a primeira panqueca. Sua mãe viu a oportunidade para lhes ensinar uma lição e disse: “Se Jesus estivesse sentado aqui, ele diria: Deixe meu irmão ter a primeira panqueca. Eu posso esperar”. Carlos voltou-se para seu irmão mais novo e disse: “Raul, você é Jesus!”
Essa pequena história é coisa de criança, mas, muitas vezes, isso acontece também com adultos. Queremos ter sempre o primeiro lugar, a preferência em tudo. Isso acontece em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa igreja. Não sabemos esperar e achamos que todas as coisas giram ao nosso redor, como se mais nada importasse, como se ninguém mais merecesse ou tivesse o direito de receber aquilo que julgamos ser só nosso.
Quando aprendemos a confiar no Senhor Jesus, cremos que a nossa bênção virá, mesmo que, aos nossos olhos, demore um pouco. A nossa esperança não morre, as nossas forças espirituais são renovadas e a certeza da vitória jamais nos abandona. Ficamos felizes com as conquistas pessoais e com as conquistas dos irmãos e amigos. Se os nossos sonhos são realizados em primeiro lugar, glorificamos a Deus. Se outros nos precedem, glorificamos também. O que nos importa é que o Senhor nos abençoa, conforme a sua vontade.
O conselho bíblico é: “Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha” (Tg 5.7). Isso significa saber que, em todas as situações e momentos de nossa vida, Deus está conosco. E nenhuma delas pode nos afastar da gloriosa presença de Jesus.
Oremos: Senhor Jesus, tu és a nossa única esperança fiel e vivificadora. Permaneça em nossa vida para que possamos, cada vez mais, viver e testemunhar a tua glória já neste mundo. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann



Mensagem de 06.10.11 - As crianças confiam

Em 1985, o jornal Los Angeles Times publicou uma história muito interessante e humana. O fato aconteceu poucos dias depois do terrível terremoto na Cidade do México. Um pequeno menino, japonês-americano, ia de porta em porta, vendendo cartões-postais ao preço de 25 centavos cada um. Tudo o que ele conseguia, oferecia para ajudar as vítimas do terremoto. Um homem comprou alguns cartões-postais do pequeno menino e, então, perguntou a ele quanto esperava conseguir com as vendas. O menino respondeu sem hesitar: “um milhão de dólares!” O homem sorriu e lhe disse: “Você espera conseguir sozinho um milhão de dólares para ajudar as vítimas do terremoto?” “Oh não, senhor, meu irmão mais novo está me ajudando!” respondeu o menino.
O menino dessa história não duvidava que iria conseguir seu objetivo. Não ficou trancado em seu quarto até que tivesse certeza do dinheiro a arrecadar, não achou que tudo seria muito difícil. Ele simplesmente saiu em busca de seu objetivo, de seu propósito, de seu sonho. E não era um plano interesseiro. Ele o projetou por amor, queria ajudar e iria conseguir, com certeza.
Jesus Cristo nos chama a atenção para como as crianças nos ensinam muitas coisas: amor, esperança, falta de preocupação, obediência, uma confiança inabalável. Não há ansiedade, sofrimento por antecipação, murmurações desnecessárias. Ela sabe que vai ter, acredita na proteção, descansa sem temor. Nessa perspectiva, Jesus nos diz: “Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros” (Mc 9.50).
Está na hora de nos colocarmos como crianças nos braços de Jesus. Precisamos confiar nele seja qual for a circunstância. Esqueçamos das lutas e obstáculos e olhemos para cima. Deus tudo fez, faz e fará. Nós conseguiremos. Ele nos dará as devidas forças.
Oremos: Amado Jesus, motivo de nossa existência, te agradecemos pela benção que nos dás de podermos testemunhar da tua palavra. Ajuda-nos a sermos humildes como as crianças. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann



Mensagem de 08.10.11 - Reconhecidos por Jesus

Todos nós gostamos de fazer coisas boas e de sermos reconhecidos naquilo que somos e fazemos de bom. Isso faz parte da natureza humana. Deus tem nos ensinado, através de sua Palavra, a melhor maneira de nos tornarmos bons pais, bons filhos, bons irmãos, bons amigos e bons discípulos. Ele tem nos mostrado o caminho da vida eterna. Ele tem nos oferecido grandes bênçãos e, ouvindo a sua voz, temos tudo para conquistar os planos almejados e a felicidade para nós mesmos e para nossos queridos.
Os discípulos Tiago e João, sabendo que Jesus iria partir, pediram a ele que lhes desse a honra de sentar do seu lado direito e esquerdo no céu. Diante do pedido, Jesus teve de repetir e relembrar a verdade bíblica de que, ele, Jesus, veio para ser exemplo para todas as pessoas; veio para servir o mundo com o perdão e a salvação. Conforme o texto bíblico, Jesus disse: “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mc 10.45). Essa, também, é a missão de todo cristão: servir as pessoas que estão em volta com o evangelho da salvação e testemunhar a respeito do amor de Deus em nossa vida.
Não devemos esquecer que, quando subiu aos céus, Jesus nos prometeu que iria preparar um lugar para todo aquele que confia nele acima de tudo. Portanto, coloquemos a nossa vida diante do Senhor. Peçamos a ele que nos revista de sua graça e que nos ajude a ser bons exemplos especialmente para os nossos filhos. Que eles também possam desfrutar de uma vida feliz com Deus, na certeza de que somos seus filhos amados e que temos a morada eterna no céu garantida. Assim, nós já vivemos neste mundo guiados sempre pelo amor de Jesus.
Oremos: Amado Jesus, nosso Salvador, muito obrigado pelo amor que tens por nós. Ajuda-nos a viver conforme a tua vontade para que possamos viver na feliz esperança de um dia morar contigo na eternidade. Amém.

Pastor Wilmuth Engelmann



Mensagem de 10.10.11 - Deus não quer que soframos

O nosso Deus é um Deus de amor e misericórdia. O apóstolo Paulo gostava de saudar as igrejas em suas cartas com as palavras “graça e paz”, ou então, “graça, misericórdia e paz”. Com isso, ele queria revelar o grande amor de Deus por nós, e a consequência desse amor. “Graça e misericórdia” porque Deus amou o ser humano e, nesse amor, mandou seu Filho Jesus para salvar a humanidade perdida e condenada por causa do pecado. E “paz” é a consequência desse amor revelado em Cristo, que dando a sua vida na cruz em nosso lugar, pagou a nossa culpa, nos reconciliou com o Pai, de forma que todo o que nele crê tem perdão, vida e salvação, ou seja, tem paz em seu coração.
A Bíblia diz que “o Senhor não rejeita ninguém para sempre. Não é com prazer que ele nos causa sofrimento ou dor” (Lm 3.31-33). O grande desejo de Deus é a salvação de todas as pessoas. Se hoje sofremos e passamos dificuldades, não é por culpa de Deus, mas é resultado do pecado que está em nós, e que nos afasta e separa do Salvador. No entanto, como um pai amoroso, Deus espera e deseja que confiemos nele, que arrependidos dos nossos pecados busquemos o seu perdão e vivamos em alegria e paz. A vontade de Deus é a nossa felicidade, dada a nós por Jesus, o nosso Senhor e Salvador.
Confie nesse Deus. Ele quer ajudá-lo em toda e qualquer situação. Ele quer sempre estar com você e, no final, conceder-lhe a felicidade eterna no céu.
Oremos: Senhor, sei que o teu desejo sempre é o melhor para mim. A aflição e a dor são consequências do pecado que está em mim, e através delas queres também me aproximar mais de ti. Aumenta a minha fé e ajuda-me a viver em fidelidade a ti por toda a minha vida. Em nome de Jesus. Amém.

Pastor Egon Kopereck



Mensagem de 21.10.11 - A fé faz a diferença

Existem muitas pessoas bem intencionadas, religiosas, zelosas, que sabem muita coisa da Bíblia Sagrada, mas que continuam com uma dificuldade invencível. Dão a impressão de que fazem tudo certo, mas mesmo assim lhes continua faltando algo. Temos o exemplo de um mestre da Lei que estava ouvindo Jesus e resolveu entrar na discussão. Ele demonstrou clareza na sua compreensão da vontade de Deus. Disse que amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é melhor do que participar de rituais religiosos. Ao que Jesus afirmou: “Você não está longe do Reino de Deus” (Mc 12.34).
Normalmente pensamos que Deus se satisfaz com pessoas corretas, honestas, caridosas, religiosas, mas “sem fé impossível agradar a Deus!” (Hb 11.6). Para aquele mestre da lei faltava reconhecer que aquele que estava diante dele era o Cristo, o Filho de Deus, a revelação completa e perfeita do amor divino.
Em Cristo, Deus apresenta todo o seu projeto amoroso de salvar todos os pecadores, de dar perdão, vida e salvação eterna a todos que nele confiam. Cristo Jesus é aquele por intermédio de quem fomos criados; dele temos a vida e ele a dá novamente todos os dias; nele vivemos e nos movemos. Cristo é o amor total, o amor que ama sem restrições; ele é a fonte do amor. Sem Cristo não existe verdadeiro amor a Deus, nem ao próximo. Só consegue amar quem primeiro experimenta o amor de Deus. E o amor de Deus é Cristo.
Tudo passa a ter sentido quando estamos em Cristo. Ele dá um novo sentido e motivação a todos que estão nele. Permaneçamos sempre ligados à Palavra de Deus. Por meio dela o Espírito Santo nos revela Cristo, o amor de Deus e nos capacita a também vivermos em amor.
Oremos: Ó Cristo amado, tu estás bem perto; tu queres estar em mim. Perdoa-me a rejeição e ensina-me a viver de forma agradável a Deus. Amém.

Pastor Paulo E. Jung