BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quinta-feira, 22 de setembro de 2011

No Reino do Céu se entra por graça!

















Estimados irmãos e irmãs.

Eu acredito que todos vocês já assistiram ou ouviram falar dos programas "BBB" e “A Fazenda”. Depois de uma seleção entre milhares de candidatos, alguns poucos participaram do programa. E, semana após semana, tem que cumprir tarefas e vão sendo excluídos, até ficarem apenas dois ou três, que disputam o prêmio final.

O que esses finalistas diriam se, no último programa, entrasse outro participante, sem ter passado pelas etapas anteriores e concorrendo ao mesmo prêmio que eles? Certamente diriam que era injusto e inaceitável.

Não seria essa também a nossa reação? Pois foi assim que reagiram os trabalhadores contratados às 6 horas da manhã quando viram os que foram chamados às 3 e às 5 horas da tarde receberem o mesmo salário que eles, que trabalharam o dia inteiro. Isto está contado no evangelho de hoje, em que Jesus nos mostra que no reino do céu se entra por graça.

No reino do céu se entra por graça. Mas, o que é esse reino do céu, ou reino de Deus? É tudo o que se refere a Deus e sua ação, tudo o que envolve a salvação eterna preparada e oferecida por Deus. Neste reino, ensina Jesus, se entra por graça de Deus.

Não é isso, entretanto, que o nosso mundo ensina. Cada vez mais somos tentados a pensar que "cada um tem sua fé e sua verdade" e que "todas as religiões são boas e levam a Deus e ao céu". Não é assim que pensam muitos dos seus amigos e até seus parentes? Não é assim que talvez alguns de nós já pensamos também?

Nós, que cremos que a Bíblia é a única e verdadeira Palavra de Deus, podemos afirmar com convicção que, na verdade, não existem várias religiões, mas apenas duas: a religião da graça e a religião das obras.

É por isso que Jesus ensina que no reino do céu se entra por graça. Somos chamados por Deus, ou "contratados", como mostra a parábola, por graça, e não por obras.

Os seres humanos são como aqueles homens que estavam à toa na praça - sem ocupação, sem objetivo, esperando alguém para lhes dar trabalho. São chamados ao trabalho em várias horas do dia 6, 9, 12, 15 e 17h. O empregador simplesmente foi chamando homens para trabalhar, sem olhar para suas qualidades ou para seu esforço em buscar trabalho, e sem se preocupar com a hora - buscava gente para um trabalho urgente. Chamava e prometia pagar o que era justo.

É assim que Deus age no mundo: chama pessoas ao seu reino sem olhar para qualidades ou esforços, e sem olhar para o relógio ou calendário, pois no reino do céu se entra por graça.

Para a pessoa natural, isto é, pecadora e sem Deus, envolver-se com o reino de Deus e sua obra é perder tempo. Mas Deus pensa exatamente o contrário: não ser cristão, não crer em Jesus Cristo e não participar do seu reino é que é perder tempo e estar ocioso.

Por isso, por graça, favor imerecido e impagável, Deus é como o empregador da história: Ele busca as pessoas o dia todo, isto é, durante toda a vida de uma pessoa e enquanto o mundo existir.

Ele busca todos: crianças, jovens e velhos; brasileiros, chineses, africanos, americanos; gente de ficha limpa e bandidos de carreira; políticos honrados e políticos corruptos; ricos e pobres, presos ou livres, estudados ou não, com ou sem passado religioso. Deus não tem o que nós temos muito - preconceitos. Seu lema é realmente "Cristo Para Todos"!

Todos os que crêem em Jesus Cristo como seu Salvador já estão "contratados" e receberão a recompensa, pois no reino do céu se entra por graça.

Na história do evangelho de hoje, os que trabalharam o dia inteiro se sentiram injustiçados e reclamaram, pois acharam que mereciam mais do que os que trabalharam poucas horas.
Humanamente falando é uma reclamação justa - pois quem trabalha mais deve ganhar mais.

Mas Jesus está falando do reino do céu - seu reino. No seu reino, na sua igreja, as coisas são diferentes, e quem se sente injustiçado porque alguém que creu em Cristo só ontem e não a vida toda e tem a mesma recompensa, mostra que acha que merece a salvação de Deus por suas obras ou talvez por "tempo de serviço" prestado a Deus.

Jesus mostra que a recompensa - a salvação - é por graça, pela misericórdia de Deus. No reino de Deus não há preço, nada se merece, o que se recebe de Deus é presente imerecido, sempre.

Esta é a religião da graça - aquela em que Jesus já fez tudo, 100%, para sermos salvos. Nesta religião somos chamados a trabalhar não pelo que vamos ganhar ou pelo que merecemos, mas pelo que Jesus já ganhou e mereceu em nosso lugar - a salvação conquistada na cruz.

Não querer trabalhar nesse reino é pisotear a graça, é ser profundamente ingrato e egoísta, é não entender o profundo amor e sacrifício de Cristo por mim, nem o grande e infinito perdão oferecido em Cristo por Deus, como lemos na parábola dos dois devedores em Mt 18.21-35.

E a religião das obras? É aquela em que você acha que é salvo porque vem à igreja, porque oferta, ajuda os necessitados, lê a Bíblia, ou porque ajudou a construir igrejas e fundar paróquias, ajudou a comprar carro para a igreja, etc.

Essa religião das obras pode estar em qualquer igreja - até na nossa - pois é a religião do "toma lá, dá cá". Mas a religião da graça certamente não está em todas as religiões ou igrejas, pois no reino do céu se entra por graça e unicamente através de Jesus Cristo e sua obra de salvação por nós, fato que não está claro nem puro na maioria dos ensinamentos por aí, onde geralmente é a pessoa que tem que fazer sacrifícios para ser salva ou receber bênçãos de Deus.

Assim, não exija nada em troca por aquilo que você já fez ou tem feito na igreja de Cristo. Se você crê e serve a Deus desde criança, graças a Deus. Se alguém crer só hoje, graças a Deus, pois Jesus diz que há festa no céu por um pecador que se arrepende.

Em Ml 3.14 o povo de Israel diz: Não vale a pena servir a Deus. Na verdade, não servir a Deus é que não vale a pena, pois é viver na ociosidade na praça da vida, é pedir para ser lançado fora, como diz Jesus em Mt 25.30.

No reino do céu se entra por graça. Se você entrou há 60, 40, 20 ou 15 anos neste reino, não importa. Se alguém crer em Jesus hoje e logo depois morrer (como o bandido na cruz ao lado de Jesus), não importa. Pois Deus não quer saber quando você creu no seu Filho e recebeu a vida eterna (cf. Jo 3.36), mas sim que, na hora de passar deste mundo para a pátria celeste, você esteja vivendo no seu reino e seja encontrado fiel, como dizem Paulo e João (Ap 2.10), por sua graça, na fé em Cristo.

No reino do céu se entra por graça. Usemos esta graça para servir ao nosso Salvador, chamando mais pessoas para o seu reino: com nossas palavras, ações e exemplos, mostrando às pessoas em nosso dia a dia que elas também podem ser salvas, sem concurso ou seleção como no BBB, sem precisar fazer sacrifícios ou obras, mas pela fé em Jesus elas podem ser acolhidas e integradas no seu reino - porque no reino do céu se entra por graça. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário