BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Intenção sem ação é igual a nada!

LEIA EM SUA BÍBLIA: MATEUS 21.28-32
   
Na revista Veja do dia 14/09 a escritora Lya Luft, falando sobre a educação no Brasil, escreveu: “Cansei de falas grandiloquentes sobre educação, enquanto não se faz quase nada. Falar já gastou, já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos e fatos...”
Esta semana ainda vi na TV escolas em várias regiões do Brasil com problemas graves, como falta de água, teto caindo sobre a cabeça dos alunos, alunos estudando no corredor, entre outros absurdos que nos fazem sentir vergonha e indignação.
Sentimos indignação contra tantos políticos que enchem a boca para falar que a saúde e a educação melhoraram muito nos últimos anos, mas o povo que usa o SUS e as escolas públicas sentem na carne que isso não é verdade.
Tudo isso eu disse, meus irmãos, para ilustrar algo que nós sabemos muito bem, pois também acontece com a gente: intenção sem ação é igual a nada. Ou, “falar é fácil, fazer são outros quinhentos...”.
Falando em números e melhorias, a nossa IELB já usa há 20 anos o lema “Cristo Para Todos”. Mas quanto já fizemos para transformar esse lema em ação? Em 1991 tínhamos cerca de 200 mil membros e hoje somos uns 240 mil – ou seja, em 20 anos aumentamos em 40 mil pessoas, ou cerca de 2000 pessoas por ano. Isso dá uma taxa de crescimento de 1% ao ano, mais ou menos a taxa de crescimento da população do Brasil.
         Ou seja, meus irmãos, algo fizemos, mas vemos que, na Igreja também, intenção sem ação é igual a nada. Falamos muito de nosso lema, e isso é necessário, mas ainda fazemos muito pouco!
         Falar e fazer também é o assunto na parábola que Jesus conta no evangelho de hoje. Lendo a parábola podemos dizer que o filho mais novo nos deu um exemplo de que intenção sem ação é igual a nada.
Nós pecadores somos assim (não só os políticos): gostamos de falar, prometer, planejar, mas na hora “h” muitas vezes pouco ou nada fazemos. Não é à toa que crescemos tão pouco em nossa tarefa de evangelizar, isto é, levar Cristo para todos.
Na história o primeiro filho não queria trabalhar na plantação do pai, mas depois se arrependeu e foi. Isto nos mostra que nós, que já estamos no reino do céu pela fé na obra de Jesus por nós, podemos também, quando falhamos, mudar de ideia e de atitude, passando do falar ao agir, pois intenção sem ação é igual a nada.
O filho arrependido fez o que o seu pai queria. Deus, nosso Pai, está sempre nos convidando a trabalhar em seu reino e ao mesmo tempo sempre nos chamando ao arrependimento. Ele faz isso através da sua Palavra, que é viva (Jo 6.63), e da Santa Ceia, que é o próprio Cristo vivo vindo a nós.
Deus, como Pai amoroso, quer agir em nós com seu ES para fazer de nós um terceiro tipo de filho, como foi o seu amado Filho Jesus: um filho que ouve, entende, obedece e faz a vontade do Pai com alegria e dedicação. Na epístola de hoje Paulo fala disso: Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações (Fp 2.13).
Deus está sempre querendo mudar nossas ideias e atitudes erradas e assim usar-nos na sua missão que é tão maravilhosa e especial, que é levarmos, de fato e de verdade, Cristo para as pessoas que ele coloca em nosso caminho e vida.
Para isso, Ele quer nos fazer mudar de ideia e atitude em várias questões e áreas de nossa vida. Por exemplo:

ü Se achamos que não precisamos participar sempre dos cultos e estudos bíblicos, Deus nos diz: “Mude de atitude! Eu quero te abençoar e fortalecer com minha Palavra e Sacramentos!” 

ü Se achamos que não podemos perdoar alguém, Deus diz: “Mude de atitude, pois eu perdoo você muito, todos os dias!”

ü Se achamos que não precisamos tanto ler e estudar a Palavra de Deus em particular e em família, Ele nos diz: “Mude de atitude! Na minha Palavra você encontra orientação, consolo, alimento e forças para a fé, sua e de sua família!”

ü Se achamos que podemos devolver a Deus, de tudo que Ele nos dá, apenas o que sobra e não precisamos ser generosos como Ele foi com a gente, Deus nos diz: “Mude de atitude, pois tudo o que você tem vem de mim, principalmente a riqueza da salvação em Cristo, e com as suas ofertas quero abençoar outros com o Evangelho!”

ü Se achamos que os vícios não fazem tanto mal assim, Deus nos diz: “Mude de atitude! Seu corpo também foi comprado por Jesus com seu sangue na cruz e é muito valioso, e agora é o templo do meu ES. Cuide muito bem dele!”

ü Se achamos às vezes que somos melhores do que os outros, Deus nos diz: “Mude de atitude, pois eu não me agrado dos orgulhosos e amo a todos. O meu Filho Jesus é o exemplo maior de humildade!”

ü Se achamos que levar Cristo para todos é trabalho apenas do pastor, Deus diz: “Mude de atitude, pois em 1Pe 2.9 eu disse que cada um de vocês é um sacerdote com a missão de levar minha maravilhosa salvação às outras pessoas!”

ü Se achamos que as pessoas devem viver cada um por si e sozinhas buscar a igreja, Deus diz: “Mude de atitude! As ovelhas perdidas devem ser buscadas, pois não conseguem sozinhas encontrar o Bom Pastor Jesus!”

ü Se achamos que apenas ouvir a Palavra de Deus está bom, Deus nos diz: “Mude de atitude, pois aquele que ouve a minha Palavra e não a pratica é como o homem que construiu a casa sobre a areia – um dia tudo desmorona!”

Deus quer nos mudar e renovar cada dia. Ele quer fazer nossas intenções e palavras se transformarem em ações, para salvar mais pessoas com seu evangelho anunciado e vivido por nós.
Para isso Ele nos enviou Cristo, que foi muito além das intenções e palavras – ele agiu em puro amor, vivendo e morrendo por nós, dando sua vida em sacrifício e ressuscitando para nos dar salvação e nova vida, vida diferente, na fé que age por meio do amor, vida que levamos agora a todos ao nosso redor.
Ouvimos em Ez 18 que Deus não quer que nenhuma pessoa morra eternamente e, por isso, diz que parem de pecar e vivam, isto é, que mudem de atitude. Mas só podem fazer isto quando são atingidas pelo Evangelho, que é o poder de Deus para salvar e que nós levamos a elas, lembrando que intenção sem ação é igual a nada.
Busquemos o perdão de Jesus para nossa pouca ação, meus irmãos. Peçamos hoje e cada dia que o seu ES esteja agindo em nós e nos deixemos guiar por Ele, para nosso ouvir se transforme em falar e agir, em nosso dia a dia, como cristãos e como igreja.
Intenção sem ação é igual a nada. Mas falar e fazer o que Deus nos ensina e capacita é levar Cristo para todos, e assim muitos serão salvos! Que Deus nos use cada vez mais e melhor nessa missão, pois intenção com fé e ação é igual a salvação para muitos! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário