BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 13 de julho de 2016


9º Domingo após Pentecostes
Lucas 10.38-42
Ouvir a Palavra de Jesus e Entender Corretamente a Lei!

À primeira vista, o texto simplesmente apresenta duas mulheres. Uma estava sempre ocupada e era incansável no trabalho doméstico. Tudo precisava estar limpo, arrumado para receber o visitante. A outra mulher era um tanto despreocupada. Sua atenção estava totalmente voltada ao visitante; afinal, a limpeza e a arrumação poderiam ficar para outro momento.
Qual das duas mulheres se parece com você?
Por um breve momento Jesus deixa os seus discípulos continuando a viagem para Jerusalém. Cerca de três Km antes da cidade, ele entra em uma vila, Betânia, e conhece a família de Lázaro, Maria e Marta. O evangelista Lucas não apresenta Lázaro; apenas foca, neste primeiro contato entre Jesus e a família, um fato doméstico bem peculiar.
Em uma casa com mais de uma mulher (como mãe e filha, por exemplo) é comum que uma delas faça as honras da casa e a outra prepare um lanchinho para a visita.
A hospitalidade é uma característica cristã e é recomendada pela Bíblia. Ela era tida como um dever sagrado. Entre os cristãos chegou a ser um importante vínculo, tanto pela proteção que se oferecia ao visitante, como pelas oportunidades de estímulo mútuo e companheirismo. Por isso, as Escrituras dão muito destaque a ela. Ouvimos recomendações como estas: Não negligencieis a hospitalidade, pois, alguns, praticando-as, sem saber acolheram anjos (Hb 13.2)”, “Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade (Rm 12.13)”, “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração (1Pe 4.9)”.
Sendo assim, é fácil compreender a reação de Marta. Pra ela era incompreensível ver Jesus observando Maria aos seus pés, ouvindo seus ensinos, enquanto que trabalhava sozinha. Talvez Marta estivesse pensando consigo: Que Jesus é esse? Sabe que a hospitalidade é um dever sagrado e não diz nada pra minha irmã vir me ajudar”.
Assim, indignada com a postura de Jesus e da irmã, que estava se aproveitando da situação de um visitando não lhe repreender quanto à falta de hospitalidade, resolve externar sua indignação: “Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me (Lc 10.40)”.
Jesus não reprova a atitude hospitaleira de Marta. Na verdade, ele, Jesus, reprova a sua inquietação. Por mais que Marta estivesse se esforçando em receber bem a Jesus, ela estava “chateada”, pois Maria ouvia Jesus e ela, agitada, preparava tudo com muito carinho.
Diante da indignação de Marta, Jesus, repetindo seu nome por duas vezes, mostrou o quanto a amava. No entanto, ela havia se deixado levar pela agitação do seu dia. Ao dizer “Marta! Marta!”, Jesus desejava tocar seu coração para aquilo que de fato era importante e necessário naquele momento. Assim, Jesus censura a Marta por causa de sua mente dividida, ou seja, ela não sabia o que fazer. Não sabia se deveria se preocupar com os seus afazeres ou se deveria ouvir as palavras que Jesus estava transmitindo a Maria. Claro que a censura de Jesus é suave, pois amava Marta e queria sua salvação. O problema é que Marta estava inquieta, chateada.
Jesus diz para Marta que o amor dela, por mais que seja demonstrado e valorizado pela hospitalidade, ainda lhe falta algo.
Mas, o que falta para Marta? Bem, Jesus não dá a resposta. No entanto, a julgar pelo texto, pode-se concluir que Maria optou em não se deixar distrair com nada. Ocupou-se apenas com uma coisa. Já Marta queria fazer tudo ao mesmo tempo. Maria, aos pés de Jesus, ocupava-se de apenas uma: das palavras de Jesus.
Maria estava tão convicta da melhor parte que nem o fato de sua irmã tê-la repreendido, falando com Jesus sobre a situação, a fez desistir de ouvir as suas palavras. Nelas ela encontrou paz e descanso, e justamente essa paz e esse descanso não lhe seriam tirados (Lc 10.42).
Este foi o convite de Jesus: Marta! Marta! Escolha descansar a sua alma e o seu coração. Não fique ocupada e distraída com coisas que também são importantes, mas que apenas lhe afligem. Ocupe-se com aquilo que de fato vai lhe tranquilizar: a minha palavra.
Após o convite de Jesus a Marta houve outros episódios entre eles, Maria, Marta e Lázaro. Segundo o apóstolo João em seu Evangelho, Lázaro foi ressuscitado pouco antes de Jesus ser crucificado em Jerusalém. No relato de Lucas vemos Marta recebendo um valioso convite. Segundo o relato do Evangelho de João, Marta parece confiante e tranquila, tanto que confessa: “Eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo (Jo 11.27)”.
O convite amoroso de Jesus continua sendo feito: Fulano! Andas inquieto e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa: a minha Palavra. Amém!
(Portas Abertas 18 e Preciso Falar 25, pp.146-148)

Nenhum comentário:

Postar um comentário