BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 12 de julho de 2016


8º Domingo após Pentecostes
Lucas 10.25-37
Jesus, o Bom Samaritano!

O texto do Evangelho traz um diálogo entre um Mestre da Lei e Jesus. Neste diálogo podemos notar o quanto o ser humano é mesquinho, soberbo e ignorante sobre a questão da salvação.
Relembremos o diálogo. O Mestre da Lei perguntou a Jesus: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Ao que Jesus respondeu com outra pergunta: Que está escrito na Lei? Como interpretas? O Mestre da Lei, conhecedor de toda ela, respondeu: amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Jesus, conhecedor do coração humano, respondeu: respondeste corretamente; faze isto e viverás. O Mestre da Lei, que havia sido atingido em seu egoísmo e orgulho, perguntou: quem é o meu próximo? Jesus respondeu contando a história do bom samaritano, o que fez o Mestre da Lei concluir que o próximo é todo aquele que necessita de ajuda.
Chama a atenção neste diálogo que o interprete da Lei conhece toda ela, mas não conhece a prática dela, tanto que pergunta: “Quem é o meu próximo?”
Esta pergunta, em minha opinião, traz à tona a soberba dele. Pois, ao responder que está escrito na Lei que se deve amar a Deus e ao próximo, sua pergunta parece revelar que ele sabia quem era Deus. No entanto, a sua pergunta poderia ser: “Quem é Deus?” ou “Como é Deus?”. Afinal, justamente por não conhecer a misericórdia e o amor de Deus ele e todos os intérpretes da Lei cometem o mesmo equívoco: querem obter a vida eterna por meio do cumprimento da Lei.
O diálogo entre o Mestre da Lei e Jesus é riquíssimo. Ele traz muitos ensinamentos e penso que apenas um sermão não consegue esgotar o assunto. Mas o pouco que conseguirmos aprender já será um enorme aprendizado.
Um dos objetivos de Lucas neste Evangelho era apresentar Jesus, sua vida, suas atividades, suas características pessoais em meio à multiplicidade de situações religiosas, políticas e sociais em que se desenvolve o drama humano.
Um dos maiores dramas humanos é justamente querer saber: o que fazer para herdar a vida eterna?
Para responder de maneira satisfatória, Jesus lança uma questão reflexiva: “O que está escrito na Lei? Como interpretas?”
Muitos sabem o que está escrito na Lei, mas a questão é: “Como interpretas?”
Segundo as mais variadas interpretações, viverá aquele que andar segundo a Lei. Na epístola de Paulo aos Gálatas é ensinado que todos quantos, pois, são das obras da Lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: maldito aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las. É evidente que, pela Lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gl 3.10-11).
Ninguém consegue cumprir a Lei. Tanto que, ao observar essa verdade, o intérprete que dialogou com Jesus, buscando se justificar, perguntou: “Quem é o meu próximo?”
Os samaritanos são uma mistura de povos da Assíria e de outras regiões com israelitas. Eles quiseram unir-se aos judeus quando estes voltaram do exílio babilônico, mas Zorobabel e Neemias não concordaram (Ed 4.2,3; Ne 2.19-20). Deste momento em diante a inimizade entre os dois povos se tornou evidente.
Quem são os samaritanos hoje? Infelizmente, reina entre as pessoas o racismo, e não apenas por causa da cor da pele, mas também por causa de questões sociais, políticas, eclesiásticas, etc. Os samaritanos, bem, estes são atuais e vivem ao nosso redor.
Jesus sentiu na própria pele a rejeição devido a esta diferença entre os judeus e os samaritanos. Ele havia sido rejeitado pelos samaritanos seis meses antes da sua crucificação (Lc 9.52-53).
Parafraseando um dito popular: rejeição gera rejeição!
Graças a Deus que esta verdade só vale para nós pecadores. Afinal, Jesus não rejeitou ninguém, mas morreu por todos.
A interpretação dos judeus de amar ao próximo se estendia apenas aos israelitas e estrangeiros estabelecidos em Israel. Assim, se vangloriavam que estavam cumprindo a Lei. E esta era a resposta que o Mestre da Lei queria obter de Jesus. O diálogo que ele propôs tinha como objetivo vangloriar-se. No final, tudo o que ele desejava era ser elogiado por Jesus como alguém que de fato conhecia e vivia de acordo com a Lei. Mas a sua interpretação estava equivocada e Jesus mostrou que é “maldito aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las”, como diz Gl 3.10.
O que fazer para herdar a vida eterna?” Esta é a pergunta de milhares de pessoas. E para elas Jesus responde com outra pergunta: “O que está escrito na Lei? Como interpretas?”
O Livro da Lei diz: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2).
Primeiro, só pode ser santo quem conhece o santo Deus. Sem ser filho ou filha de Deus não há possibilidade de ser santo. As palavras da Lei são ditas aos filhos redimidos de Deus. Quem havia passado pela libertação da escravidão no Egito agora, como livre, viveria a sua liberdade em todos os lugares e em todas as situações e com qualquer pessoa.
A Lei não me salva, mas apenas me conduz a minha real situação: pecador perdido e condenado. Ms a boa notícia do Evangelho é que “Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (Gl 3.13).
Jesus é o Bom Samaritano que veio ao nosso encontro. Afinal, nem a Lei pronunciada pelo sacerdote e pelo levita foram capazes de levá-los a socorrer o necessitado.
Fomos socorridos por Deus em Jesus, pois “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Amém. (Preciso Falar e Portas Abertas, pp. 142-145)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário