Leia em sua Bíblia João 1.6-8, 19-28
Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.
“Então, quem é você?” Esta foi a pergunta que os representantes dos fariseus fizeram a João Batista, como lemos no Evangelho hoje.
A maneira de pregar, de ser e de viver de João Batista chamava a atenção do povo e muitos vinham ouvi-lo e eram batizados por ele, como vimos no culto passado.
Os líderes religiosos também ficaram curiosos sobre aquele pregador que atraía tanta gente, e enviaram pessoas para perguntar quem era realmente João. É o que lemos nos v. 19-22.
João, com toda humildade, fez o que Pedro nos diz em sua 1ª carta: Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês tem.
João não aproveitou a fama para se autopromover ou tirar vantagem, mas disse com toda clareza: Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar. Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
João Batista confessou ser apenas aquele que veio preparar o caminho para o Messias, o Cordeiro de Deus. Não só disse a verdade mas também combateu as falsas idéias que as pessoas tinham, assim como o orgulho e o pecado com sua pregação de arrependimento e mudança de vida.
João poderia ter falado de si mesmo: que a sua vinda estava prevista no AT, que um anjo tinha anunciado seu nascimento ao seu pai (Lc 1.11ss.) e que Deus tinha lhe revelado quem era Jesus. Mas preferiu falar de Jesus e apontar para ele como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Em Jo 3.30 ele chega a dizer: Ele tem de ficar mais importante, e eu, menos importante.
Diga quem é você. João soube responder esta pergunta com clareza e convicção. E hoje, como nós respondemos? Como você responde se alguém lhe diz “diga quem é você”?
Se, com relação à nossa fé, pouca gente ou ninguém nos pergunta isso, será que não devemos fazer uma autocrítica e ver se nossa vida não está igual a de todo mundo, e assim as pessoas não vêem nada diferente em nossas palavras e principalmente em nosso comportamento no dia a dia?
João dizia “arrependam-se!”. Arrepender-se é olhar nossa vida à luz dos Dez Mandamentos, reconhecer nossas faltas e o nosso ser muitas vezes igual aos que não crêem, e então suplicar o perdão de Cristo, pedindo que o seu ES mude, corrija e guie nossa vida.
Diga quem é você! No meio da confusão religiosa em que vivemos, cada vez é mais importante sabermos dizer quem nós somos, saber explicar a esperança que temos, como diz Pedro.
Diga quem é você! Você e eu somos pecadores perdidos e condenados que foram resgatados da morte e inferno pelo sangue do Cordeiro de Deus, Cristo Jesus, derramado na cruz por nós!
Somos pecadores abençoados, pois temos o ensino claro e puro do Evangelho, temos a administração correta e clara do Batismo e Santa Ceia, como Jesus os deixou e ordenou.
Somos pecadores que tem as principais doutrinas bíblicas claramente explicadas e aplicadas para nossa vida no Catecismo Menor, e com ele também podemos rebater idéias erradas e doutrinas falsas que estão por aí desviando as pessoas do verdadeiro e puro Evangelho da salvação somente em Cristo.
Então, quem é você? Diga quem é você! Você, meu irmão e irmã, é alguém que, por causa do amor de Deus revelado em Cristo, pode dizer o que lemos hoje em Is 61 e no Sl 126: Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o SENHOR, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres! (Is 61.10, Sl 126.3)
Por causa da salvação que Deus nos dá vivemos alegres e, vivendo como Deus orienta e espera de nós, as pessoas vão nos pedir, direta ou indiretamente: Diga quem é você! Aí poderemos responder: sou um pecador perdoado e salvo por Jesus, sou uma nova pessoa, livre e alegre em Cristo!
Para viver assim e chamar a atenção das pessoas para Cristo, Paulo nos dá estas orientações na epístola de hoje (1Ts 5.16-24):
Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal.
Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso.Então, meu irmão e irmã, diga quem é você!
Eu, eu sou um pecador que foi salvo, pois eu creio e vivo em Jesus, que é fiel, me perdoa cada dia e me dará sempre o seu perdão, vida e salvação!
Que você e eu possamos sempre dizer isto com convicção e clareza e, como João Batista, apontar para Jesus, o Salvador! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário