BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DIGA QUEM É VOCÊ!


Leia em sua Bíblia João 1.6-8, 19-28

Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.

          “Então, quem é você?” Esta foi a pergunta que os representantes dos fariseus fizeram a João Batista, como lemos no Evangelho hoje.

A maneira de pregar, de ser e de viver de João Batista chamava a atenção do povo e muitos vinham ouvi-lo e eram batizados por ele, como vimos no culto passado.

Os líderes religiosos também ficaram curiosos sobre aquele pregador que atraía tanta gente, e enviaram pessoas para perguntar quem era realmente João. É o que lemos nos v. 19-22.

João, com toda humildade, fez o que Pedro nos diz em sua 1ª carta: Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês tem.

João não aproveitou a fama para se autopromover ou tirar vantagem, mas disse com toda clareza: Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar. Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.

João Batista confessou ser apenas aquele que veio preparar o caminho para o Messias, o Cordeiro de Deus. Não só disse a verdade mas também combateu as falsas idéias que as pessoas tinham, assim como o orgulho e o pecado com sua pregação de arrependimento e mudança de vida.

João poderia ter falado de si mesmo: que a sua vinda estava prevista no AT, que um anjo tinha anunciado seu nascimento ao seu pai (Lc 1.11ss.) e que Deus tinha lhe revelado quem era Jesus. Mas preferiu falar de Jesus e apontar para ele como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Em Jo 3.30 ele chega a dizer: Ele tem de ficar mais importante, e eu, menos importante.

Diga quem é você. João soube responder esta pergunta com clareza e convicção. E hoje, como nós respondemos? Como você responde se alguém lhe diz “diga quem é você”?

Se, com relação à nossa fé, pouca gente ou ninguém nos pergunta isso, será que não devemos fazer uma autocrítica e ver se nossa vida não está igual a de todo mundo, e assim as pessoas não vêem nada diferente em nossas palavras e principalmente em nosso comportamento no dia a dia?

João dizia “arrependam-se!”. Arrepender-se é olhar nossa vida à luz dos Dez Mandamentos, reconhecer nossas faltas e o nosso ser muitas vezes igual aos que não crêem, e então suplicar o perdão de Cristo, pedindo que o seu ES mude, corrija e guie nossa vida.

Diga quem é você! No meio da confusão religiosa em que vivemos, cada vez é mais importante sabermos dizer quem nós somos, saber explicar a esperança que temos, como diz Pedro.

Diga quem é você! Você e eu somos pecadores perdidos e condenados que foram resgatados da morte e inferno pelo sangue do Cordeiro de Deus, Cristo Jesus, derramado na cruz por nós!

Somos pecadores abençoados, pois temos o ensino claro e puro do Evangelho, temos a administração correta e clara do Batismo e Santa Ceia, como Jesus os deixou e ordenou.

Somos pecadores que tem as principais doutrinas bíblicas claramente explicadas e aplicadas para nossa vida no Catecismo Menor, e com ele também podemos rebater idéias erradas e doutrinas falsas que estão por aí desviando as pessoas do verdadeiro e puro Evangelho da salvação somente em Cristo.

Então, quem é você? Diga quem é você! Você, meu irmão e irmã, é alguém que, por causa do amor de Deus revelado em Cristo, pode dizer o que lemos hoje em Is 61 e no Sl 126: Nós nos alegraremos e cantaremos um hino de louvor por causa daquilo que o SENHOR, nosso Deus, fez. Ele nos vestiu com a roupa da salvação e com a capa da vitória. De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres! (Is 61.10, Sl 126.3)

Por causa da salvação que Deus nos dá vivemos alegres e, vivendo como Deus orienta e espera de nós, as pessoas vão nos pedir, direta ou indiretamente: Diga quem é você! Aí poderemos responder: sou um pecador perdoado e salvo por Jesus, sou uma nova pessoa, livre e alegre em Cristo!

Para viver assim e chamar a atenção das pessoas para Cristo, Paulo nos dá estas orientações na epístola de hoje (1Ts 5.16-24):

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal.
         Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso.

Então, meu irmão e irmã, diga quem é você!

Eu, eu sou um pecador que foi salvo, pois eu creio e vivo em Jesus, que é fiel, me perdoa cada dia e me dará sempre o seu perdão, vida e salvação!

Que você e eu possamos sempre dizer isto com convicção e clareza e, como João Batista, apontar para Jesus, o Salvador! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário