BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SOMOS MENSAGEIROS NO DESERTO!

Leia em sua Bíblia Marcos 1.1-8


No evangelho de hoje somos apresentados a João Batista, o mensageiro profetizado no AT como o preparador para a chegada do Messias prometido por Deus.

Podemos dizer que João era um homem áspero, vivendo em um lugar áspero, o deserto. Marcos nos diz que ele usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Sua mensagem também era dura, áspera.

O povo daquela época também vivia uma vida áspera: pobreza, opressão dos romanos, uma religião cheia de regras, exigências e proibições. Assim, a mensagem de João Batista, transmitida com sua maneira de viver e com suas palavras ásperas e firmes, encontrava ouvidos curiosos e receptivos, de pessoas que viviam em desertos de solidão, de angústia, de falta de amor, de falta de Deus.

Hoje não é diferente. Apesar da aparente satisfação de muitos, há inúmeros desertos ao nosso redor: solidão, desemprego, violência e medo, doenças, insegurança, falta de esperança para o futuro e ausência de Deus.  Sim, pois apesar das incontáveis ofertas de filosofias, religiões, pregadores e deuses, que nos oferecem as mais diversas soluções para as asperezas da vida, o Deus verdadeiro, que realmente dá perdão, vida e salvação, é pouco conhecido.

Nestes desertos humanos, a mensagem de João continua atual, continua valendo, pois o grande deserto que a maioria tem é o da falta de Deus em sua vida, o Deus de amor. E apenas o próprio Deus pode mostrar a elas que de fato estão num deserto espiritual.

Assim, João Batista também diz hoje: arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês. O v. 5 diz que muitos moradores da região da Judéia e da cidade de Jerusalém iam ouvir João. Eles confessavam seus pecados, e João os batizava no rio Jordão.

Confessar os pecados significava desistir de tentar agradar a Deus com regras e leis, com atos de bondade ou por merecimento. Era expor a ausência de Deus na vida e a necessidade de receber o perdão que só Ele poderia dar.

Hoje, como naqueles dias, havendo confissão de pecados e arrependimento, há também perdão de pecados, vida e salvação, através do batismo, pela obra do ES, que preenche o vazio espiritual e dá vida nova ao deserto que havia no coração.

No texto de hoje do AT, o profeta Isaías diz: Alguém está gritando: "Preparem no deserto um caminho para o SENHOR, abram ali uma estrada reta para o nosso Deus passar! Todos os vales serão aterrrados, e todos os morros e montes serão aplanados; os terrenos cheios de altos e baixos ficarão planos, e as regiões montanhosas virarão planícies" (Is 40.3-4).

Aterrar vales, aplanar montes e morros, transformar montanhas em planícies é uma tarefa muito difícil hoje em dia, mesmo com uso de explosivos e máquinas especiais. Na época do AT, então, há 3000 anos, era quase impossível.

E ainda é impossível hoje quando falamos de nivelar, preparar e construir caminhos e estradas entre nós e Deus. Na verdade, só Ele pode fazer isso, pois nossos pecados e a falta de arrependimento colocam montanhas entre nós e Deus. Porém, o verdadeiro arrependimento prepara o caminho para o Senhor.

Este arrependimento é o próprio Deus que opera em nós quando envia o seu ES, através de sua Palavra pregada por pessoas como João Batista, que proclamam no deserto de nossas vidas o arrependimento e perdão, a vida e salvação do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

A pregação contra o pecado e o chamado ao arrependimento são ásperos e duros, mas nos levam a perceber que precisamos de alguém que nos socorra, que nos tire do deserto mortal em que vivemos. E aí vem o Evangelho, suave e doce, oferecendo perdão, vida nova e salvação em Cristo.

Hoje, nós que já temos esta salvação, somos desafiados e enviados por Deus nos desertos deste mundo para oferecer este doce Evangelho às pessoas. Então, nós somos mensageiros no deserto – mensageiros de Cristo, mensageiros da vida verdadeira, que vão irrigar os corações desertos e vazios das pessoas com a mensagem da única e verdadeira água da vida, Jesus.

Somos mensageiros no deserto, levando o consolo de Deus, seu carinho e perdão para libertar as pessoas das asperezas do pecado, como lemos em Is 40.1-2c: O SENHOR, nosso Deus, diz: "Consolem, consolem o meu povo. Falem carinhosamente aos moradores de Jerusalém e digam-lhes que já terminou a sua escravidão e que os seus pecados foram perdoados".

Somos mensageiros no deserto e não pregadores orgulhosos e vaidosos, buscando aplausos ou fama. Somos sim humildes preparadores do caminho para Cristo, como diz o Batista: Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as sandálias dele (v.7).

Somos mensageiros no deserto levando às pessoas o que o profeta nos diz nos v. 10-11: O SENHOR Deus vem vindo cheio de força; com o seu braço poderoso, ele conseguiu a vitória. E ele traz consigo o povo que ele salvou. Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando.

Jesus veio para cumprir esta promessa, sendo o Bom Pastor que deu sua vida pelas ovelhas perdidas – nós e todos os pecadores.

Ao nosso redor há muita gente, meus irmãos e irmãs, que ainda vive no deserto. Hoje é o Dia da Bíblia em nosso país e, apesar de muitos brasileiros a conhecerem, muitos a conhecem mal e outros não a conhecem ou não sabem que sua principal mensagem é a salvação de Deus em Cristo, pela graça, pela fé e somente pela Escritura.

Por isso, seja você também um mensageiro do amor de Cristo para essas pessoas, preparando o caminho para Jesus entrar na vida delas. Leve a essas pessoas que vivem vidas ásperas, com a Bíblia, com a sua vida, seus gestos e palavras de amor, a mensagem de arrependimento e perdão, de consolo e salvação de Jesus Cristo.

Somos mensageiros no deserto, mensageiros de Cristo, vivendo uma vida agradável a Deus e dedicada a ele, como diz Pedro na epístola de hoje. O próprio Jesus nos acompanha na missão com seu ES, e nos fornece a ferramenta para o trabalho, que cada um de nós tem nas mãos – a Bíblia, a Palavra de Deus que tem poder para salvar os pecadores com o Evangelho de Cristo.

Que o Senhor nos fundamente cada vez mais no amor de Jesus, para que cada vez mais e melhor possamos comunicar a Vida, irrigando o deserto dos corações com a salvação de Cristo! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário