BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cremos, e por isso falamos!


Leia em sua Bíblia 2 Coríntios 4.13-18



Falamos porque cremos, diz o apóstolo Paulo na epístola de hoje. Mas, falamos o quê? E cremos em quê?

Nós costumamos falar de muitas coisas, com muita gente. Falamos do que sabemos, do que gostamos, do que é importante para nós, do que nos chama a atenção ou desperta nossa curiosidade. Alguns falam pouco, outros falam até demais, “pelos cotovelos”, como se diz. Alguns falam o que não devem e outros não falam o que deveriam falar.

Nós também somos assim. Falamos às vezes coisas que não ficam bem na boca de um cristão. Deixamos de falar coisas maravilhosas que Deus espera ouvir de nossos lábios. Jesus já dizia que a boca fala do que o coração está cheio (Lc 6.45c).

E o que Deus quer ouvir de nós? Além de nossos louvores e orações, qual é o principal assunto que Ele espera ouvir de nós, o que Ele quer que mais falemos? Jesus responde em Marcos 15.16 (e em outros textos): Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.

Jesus quer que anunciemos o seu Evangelho? Por quê? Porque todos os seres humanos nascem pecadores e vivem pecadores. E quem é pecador, diz a Bíblia, está separado do Deus verdadeiro e condenado ao inferno. A única maneira de um pecador aproximar-se de Deus, receber perdão dos pecados e salvação e não ser  condenado é crer no seu Filho Jesus Cristo, único e verdadeiro Salvador do mundo.

E como alguém chega a crer em Jesus? Além do batismo, a única maneira de alguém crer em Cristo é ouvindo seu evangelho, sua mensagem de salvação, pois a fé é dada por Deus às pessoas pelo ouvir do evangelho, como Paulo diz em Rm 10: E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada se não forem enviados mensageiros? Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Cremos, e por isso falamos! Cremos no que dizemos no Credo Apostólico, resumo de nossa fé: no Deus Criador, Salvador e Santificador. Cremos no Cristo ressuscitado e em nossa ressurreição, como Paulo diz no v. 14: Pois sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, junto com vocês, até a presença dele.

 Cremos que somos salvos unicamente por Jesus Cristo, pela sua obra de salvação por nós na cruz, sem merecermos nada e sem fazermos nada que ajude em algo na nossa salvação. Cremos que somos salvos somente pela graça de Deus, somente pela fé em Cristo e somente pela revelação da Escritura, como diz o lema do luteranismo.

E então, falamos do que cremos. Falamos não da nossa fé ou de nós mesmos, mas falamos do causador, doador e alvo de nossa fé – o Salvador Jesus. E para que falamos dele? Paulo responde no v. 15: Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus.

Falamos de Jesus para que cada vez mais gente ouça sua mensagem e, tocada pelo Espírito Santo, creia nele e seja salva. Falamos não só com palavras, mas com nossos atos, nossas ações e reações no dia a dia, com nossa vida de filhos da luz, vida que reflete o amor de Cristo.

Paulo diz em 2 Coríntios 4.6: O Deus que disse: “Que da escuridão brilhe a luz” é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E em Mateus 5.14a-16 Jesus diz: Vocês são a luz para o mundo. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar par que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Assim, o “cremos, e por isso falamos” é um estilo de vida, uma maneira de viver que procuramos ter dia a dia e não apenas uma coisa que acontece de vez em quando, ou só quando estamos na igreja ou com nossos irmãos na fé.

É o frutificar da fé, como uma árvore saudável e bem nutrida que naturalmente produz seus frutos, como a vela, que ao ser acesa, automaticamente transmite luz e calor.

Como alguém disse, “se você fosse acusado de ser cristão, haveria provas suficientes para demonstrar isso?” Qual seria o resultado se você levado a julgamento por ser cristão – há na sua vida evidencias, provas suficientes para mostrar sem dúvida nenhuma quem você é e a quem você serve e pertence? Todos teriam certeza que você crê em Jesus, ou alguns teriam dúvidas?

Cremos, e por isso falamos! Falar da boca para fora qualquer um pode. Hoje é até moda ser “evangélico”, usar produtos – músicas, roupas, livros, etc. – gospel. Mas o cristão sincero procura agir como Paulo diz em 2 Coríntios 5.14-15: Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. Ele morreu por todos para que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.

        Esse estilo de vida – para Cristo e não mais para nós mesmos – não é, é claro, fácil e simples. Não foi fácil para Jesus – a cruz foi a consequência de ele viver cumprindo a vontade de Deus e pregando seu amor e salvação. Mas a salvação dada a nós por Ele e a fé dada e colocada em nós pelo seu Espírito não nos deixam desanimar, nos fazendo olhar sempre para o alvo final, que é a vida eterna. É o que Paulo diz nos v. 16-18 (leia em sua Bíblia).

Cremos, e por isso falamos! Em Romanos 10 Paulo diz que se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.

Que maravilhoso é saber que podemos dizer “Jesus é meu Senhor” porque cremos nele de coração. Que maravilhoso é, neste mundo onde se diz tanta coisa feia, que fere, que destrói e faz mal, podermos abrir a boca e falar de nosso Salvador a outros, que poderão ouvir e ver nossa fé e assim terão oportunidade de ser salvos pelo evangelho de Cristo.

Cremos, e por isso falamos! Falamos do perdão que já recebemos, falamos do nosso espírito que é renovado dia a dia, falamos da paz no coração e da alegria verdadeira que temos com Cristo, falamos da vida que dura para sempre que aguardamos com toda a confiança em Jesus.

Cremos no Salvador Jesus, e por isso falamos do seu amor! Que o seu coração esteja sempre cheio desse amor, e que ele então transborde pela sua boca e no seu viver diário. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário