BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 5 de junho de 2012

Leia em sua Bíblia Isaías 6.1-8


Estimados irmãos no Salvador Jesus.

No domingo passado celebramos mais uma data especial na Igreja Cristã: o domingo da SS. Trindade – nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus em três Pessoas, como confessamos no Credo.

Com nossa razão humana não podemos entender como Deus pode ser três pessoas, mas apenas um único Deus, por isso, como dizia Lutero, onde nossa razão não alcança, nós simplesmente aceitamos e cremos.

Na Bíblia não aparece a palavra “trindade”, mas ela nos mostra em vários textos que Deus é Triuno. Por exemplo, quando Jesus manda batizar e evangelizar em Mateus 28, ou em 2Co13.13, onde Paulo diz ao final de sua carta: Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!

Os textos do domingo da SS. Trindae também apontam o Deus Triuno. Em Isaías 6, depois de purificar o profeta, Deus diz: Quem e que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? O pronome “nosso” mostra que Deus não está só – está com o Filho e o Espírito Santo. E João 3, o Filho fala de Deus e do Espírito; e em Atos 2 Pedro fala do Deus Triuno, especialmente nos vv. 32-33.

Hoje, refletindo nestes textos, queremos ver que o Deus Triuno nos purifica e envia, como fez com Isaías, com Pedro e com todos os profetas e apóstolos.

Isaías, 700 anos antes de Cristo, teve uma visão de Deus no seu templo, onde os anjos louvavam a Deus dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!

Isaías sabia que era pecador e impuro e, por isso, ao estar na presença de Deus, que é puro e santo, diz: Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com meus próprios olhos vi o Rei, o SENHOR Todo-Poderoso!

Então um dos anjos pegou uma brasa do altar e tocou nos lábios do profeta, purificando-o, isto é, perdoando os seus pecados.

Assim também é hoje: somos pecadores e impuros diante do Deus justo e santo, e vivemos no meio de um povo impuro. Nascemos, como diz o apóstolo Paulo, mortos espiritualmente e inimigos de Deus (Ef 2, Cl 2, Rm 5). Isaías mesmo diz que somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe.

A Lei de Deus mostra exatamente isto – que não há ninguém no mundo que seja puro diante do Senhor Deus – todos são pecadores! Também nós somos assim, impuros como Isaías e, sozinhos, estamos perdidos, condenados, longe de Deus e de sua presença.

Mas o Deus Triuno, além de ser santo e justo, também é misericordioso e gracioso, isto é, Ele olha para nós com profundo amor e compaixão e oferece de graça seu perdão, que nos purifica.

O Deus Triuno nos purifica e nos envia! Ele não faz isso hoje usando uma brasa, como fez com Isaías, mas através do santo e precioso sangue de Jesus derramado na cruz, que nos purifica de todo pecado, como lemos em 1Jo 1.7.

Como Jesus diz no evangelho de hoje, porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). É assim que o Deus Triuno nos purifica – através da morte de Cristo em nosso lugar, em lugar de todos os pecadores do mundo.

E como as pessoas recebem esta purificação de Deus feita por Jesus? Não é através de um anjo, como foi com Isaías, mas no evangelho Jesus diz que ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito (Jo 3.5b). E Paulo nos diz em Rm 10.17: Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Foi isso que Pedro fez no dia de Pentecostes, em Atos 2 – pregou Cristo para as pessoas.

Assim, as pessoas recebem a purificação de Cristo por meio da fé em Jesus. Esta fé vem pelo batismo – a água e Espírito de que Jesus fala no evangelho, e pela pregação do Evangelho. Ou seja, as pessoas precisam receber do Espírito Santo a fé em Jesus, precisam crer em Cristo. Este é o único meio de ser purificado por Deus.

E aí então vem as perguntas de Paulo em Rm 10.14-15: E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros?

Aqui vem a 2ª parte de nossa reflexão: o Deus Triuno que nos purifica também nos envia! Depois de purificar Isaías, Deus perguntou: Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?  E o profeta respondeu: Aqui estou eu. Envia-me a mim!

Deus continua perguntando hoje: Quem é que eu vou enviar? E a Palavra de Deus nos mostra que cada um que foi batizado em nome do Deus Triuno, sendo ali unido a Cristo, purificado e recendo ali a fé e o Espírito de Deus, cada um desses é um enviado de Deus para levar a mensagem de Cristo para o mundo – cada um de nós!

Pedro, que pregou corajosamente ao povo no dia de Pentecostes e quase 3 mil pessoas creram em Jesus e foram batizadas, mostra que Deus nos envia na sua 1ª carta, dizendo: Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

O Deus Triuno nos envia para levarmos a maravilhosa luz da salvação de Jesus para aqueles que vivem ao nosso redor e ainda estão nas trevas do pecado, longe do único e verdadeiro Salvador.

O Deus Triuno nos purifica e envia! Quantas pessoas conhecemos que ainda não creem em Cristo como seu Salvador? Quantos adoram a ídolos, seguem falsos deuses ou são enganados por seitas e doutrinas que não colocam Jesus como o centro da fé e
da vida verdadeira, como o único caminho para sermos purificados e chegarmos ao Pai?

O Deus Triuno nos purifica e envia, não só para nós termos perdão e salvação em Cristo, mas para que sejamos hoje seus mensageiros e portadores desta salvação, ali onde Ele nos coloca neste mundo, com os dons, bens, o tempo e as capacidades que Ele dá a cada um de nós que é batizado e continua a ser alimentado na fé pela Palavra e a Santa Ceia.

Hoje Deus nos pergunta: Quem é que eu vou enviar? Com a fé e a salvação que nós já temos em e por Cristo, Deus quer ouvir de nós a mesma resposta que Isaías deu ao ser purificado: Aqui estou eu. Envia-me a mim!

Que cada um de nós continue sendo diariamente purificado por Deus através do perdão de Jesus, na Palavra, no Batismo que recebemos e na Santa Ceia, e que o Espírito Santo nos use cada vez mais como enviados e mensageiros do Pai, que com palavras, ações e vida, levam Cristo para todos, pois sabemos que é para isto que o Deus Triuno nos purifica e nos envia! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário