BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 30 de outubro de 2012

Levemos cegos a Jesus!


Leia em sua Bíblia Marcos 12.46-52

Você já se imaginou vivendo sem enxergar nada? Nós que podemos ver, mesmo que usando de óculos, não temos como sentir na pele o que é ser e viver como um cego.


Os deficientes visuais e outros portadores de deficiências físicas e mentais vivem uma vida mais difícil que a nossa, apesar de aos poucos a sociedade estar adaptando os ambientes para facilitar o acesso deles à escola, transporte, saúde, etc.


Na época de Jesus a vida dos deficientes era muito pior. Não havia os recursos de hoje e nem a preocupação em ajudar essas pessoas a viver melhor.


E, pior, naquela época, ser surdo, cego ou paralítico era visto com um sinal de que a pessoa ou seus pais tinham cometido algum pecado grave para a pessoa ser assim. Então, além da dificuldade em si, carregavam a vergonha de serem vistos como amaldiçoados.


Por isso, quando o cego Bartimeu pediu a Jesus para ver de novo, ele não queria apenas enxergar novamente, mas queria ter uma vida nova, digna, livre de culpa e vergonha. Queria não ser mais discriminado e se sentir como alguém que não valia nada.


Hoje muita gente vive como o cego Bartimeu, mesmo sem ser cego fisicamente. Dificuldades, como doenças, desemprego, problemas familiares, levam as pessoas a pensar: “por que isso está acontecendo comigo? O que eu fiz para merecer isso? Será que Deus não gosta de mim?”


Esta era também a angústia de Lutero. Ele sofria muito tentando descobrir como agradar a Deus, e cada vez ficava mais angustiado, achando que Deus era muito severo e não gostava dele.


         O que poderia aliviar Bartimeu, Lutero e os que hoje sofrem como eles sofriam? Bartimeu queria ver de novo, e menos que isso não ia ajudá-lo muito. Para as pessoas de hoje, apenas ter dó delas também não ajuda muito, e muito menos a gente ignorar que elas estão ao nosso redor – às vezes bem perto, na família – ou desprezá-las, o que como cristãos não podemos nem pensar em fazer.


Os conhecidos de Bartimeu não podiam fazer muito por ele e até o mandaram ficar quieto quando começou a gritar chamando Jesus. Talvez pensaram que era chato o cego ficar incomodando Jesus.


Mas Bartimeu insistiu e gritou mais: Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! Só ele sabia a vida miserável que levava e por isso queria que Jesus o ajudasse.


Jesus então mandou chamá-lo. E aí talvez os mesmos que o mandaram ficar quieto foram chamar o cego e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você! Jesus perguntou-lhe o que queria e, por causa da fé dele no Filho de Davi, Jesus o curou da sua cegueira e Bartimeu então o seguiu.


E hoje, o que podemos nós fazer pelos que sofrem? Muitas vezes não podemos resolver os problemas financeiros e de saúde das pessoas, mas podemos, como igreja e como cristãos individualmente, dizer às pessoas o que aquele cego ouviu: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!


Foi isto que Lutero fez, depois que Deus lhe abriu os portões do céu, quando ele descobriu, pelo estudo da Palavra, que Deus não é um juiz severo e sim um Pai amoroso, que oferece salvação de graça a todas as pessoas pela fé em Jesus Cristo. Sua angústia acabou quando ele soube que Deus o amava mesmo sendo pecador, e que ele não precisava fazer sacrifícios e obras para ser salvo.


Lutero então assumiu como a grande missão de sua vida anunciar a todos que pudesse que Jesus está perto de todas as pessoas que sofrem e quer ajudar a todos com seu amor e salvação.


         Esta é nossa grande missão também: estar com os bartimeus de hoje, andar com eles e conduzi-los até Jesus, pois, afinal, cegos pelo pecado, como Lutero e nós também fomos, essas pessoas não podem sozinhas chegar a Jesus.


Alguns podem dizer que isso é pouco, é simples demais e que a gente deveria fazer coisas mais chamativas, impactantes, como prometer curas, resolver problemas financeiros, prometer famílias perfeitas e ter cultos mais “show”, como muitos fazem por aí.


Mas, é realmente pouco e simples levar alguém a Jesus? Não é pouco, pois Jesus diz que vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender (Lc 15.7). E não é uma coisa simples, pois foi para isso que Jesus veio ao mundo e deu sua vida na cruz, para buscar e salvar quem está perdido, como ele mesmo diz em Lucas 19.10.


Por isso, o maior serviço que podemos prestar a uma pessoa neste mundo é mostrar Jesus a ela, é levá-la a Cristo, pois ele veio exatamente para curar a cegueira de quem está perdido no pecado, que atinge todas as pessoas do mundo, e para salvar os que estão perdidos em suas angústias, culpas e sentimentos de inferioridade e inutilidade, como ele fez com Bartimeu e com Lutero.


Lutero percebeu que essa era a grande necessidade das pessoas em seu tempo: saber que eram alvo do amor de Deus em Cristo, o Sacerdote perfeito que pede a Deus em nosso favor, como lemos na epístola de hoje. Esta continua sendo a maior necessidade das pessoas hoje também.



Como herdeiros da Reforma, nossa grande tarefa é continuar pregando o Evangelho puro, isto é, que Deus nos salva somente por sua graça, somente pela fé em Jesus e revela isto somente na Escritura, para que as pessoas saibam que Jesus não desprezou Bartimeu, Lutero e não despreza ninguém hoje. Nem sempre ele vai resolver todos os problemas de saúde, dinheiro e família, mas certamente salvará todos que nele confiarem, pois foi para isso que veio – libertar do poder do diabo, do pecado e da morte eterna.
 
 
Como na sua época e no tempo de Lutero, Jesus precisa de gente para essa missão. Ele quer que nós, que já temos essa grande salvação, conduzamos muitos bartimeus a Ele, para que sejam salvos também. Cada um de nós luteranos – crianças, adultos, idosos, pastores, líderes e membros - tem o mesmo chamado de Lutero: levar Cristo para todos, com todos os recursos que temos, em todas as oportunidades.
 
 
Você certamente conhece muitos bartimeus: pessoas na sua família, trabalho, vizinhança, escola ou entre seus amigos e conhecidos que ainda não conhecem o verdadeiro Cristo, o Salvador da alma, que estão cegas pelo pecado ou por falsas religiões.
 
 
Leve Jesus a elas. Use suas palavras, seu comportamento e vida cheios de amor e perdão, use os vários tipos de folhetos e materiais que oferecemos aqui na igreja, use a internet. Jesus quer curar essas pessoas da cegueira espiritual e recebê-las em seu Reino, para que possam segui-lo, como fizeram Bartimeu e Lutero e como nós já fazemos, para um dia estarmos todos com Ele no céu.
 
 
Um dia fomos cegos, como Bartimeu e Lutero. Hoje enxergamos e temos a salvação, pela fé em Jesus. Agora celebremos a Reforma da melhor forma possível: levemos cegos a Jesus! Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário