BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Para Deus tudo é possível!

Leia em sua Bíblia Marcos 10.17-31

A história do jovem rico no evangelho de hoje facilmente pode nos levar a condenar a atitude daquele moço e concluir que, se os ricos não vão para o céu, certamente os pobres irão, e que nós – ainda bem! – não somos como aquele jovem.


Mas o que Jesus diz ao jovem nos dá algumas pistas de que nós não somos melhores do que ele. Primeiro, Jesus diz que só Deus é bom. Depois, pergunta se ele conhece os mandamentos, mas fala apenas da 2ª tábua – que fala da nossa relação com o próximo. E, por fim, diz ao rapaz para vender tudo que tem e seguir a Jesus.


Vamos entender. Primeiro, dizendo que só Deus é bom, Jesus mostrou ao jovem e mostra a nós que ninguém pode considerar-se bom diante de Deus – ninguém mesmo!


Segundo, ao falar apenas dos mandamentos da 2ª tábua, Jesus queria ver se o moço ia dizer algo sobre a 1ª tábua, os três primeiros mandamentos, que falam da nossa relação com Deus. O jovem não falou nada sobre eles, exatamente como nós costumamos dizer: “não mato, não roubo, respeito os mais velhos, não faço fofoca”, etc. Mas, raramente dizemos: “amo a Deus acima de tudo, uso o seu nome corretamente, santifico sempre o dia de descanso usando-o para o culto a Deus”, etc.


Terceiro, ao pedir ao jovem que vendesse tudo e o seguisse, Jesus queria ver onde o coração dele ia se agarrar e firmar – em Jesus ou em suas riquezas materiais. Assim Jesus faz com a gente hoje, ao pedir toda nossa vida consagrada a Ele, inclusive nossos bens, e temos que decidir como vamos usar tudo o que Deus nos dá.


Jesus ensina ao jovem rico e a nós que não podemos de jeito nenhum confiar em nosso cumprimento dos mandamentos nem em nossas posses para ter a vida eterna, mas devemos segui-lo e confiar nele totalmente, que é o mesmo que fazer o que diz o 1º Mandamento – colocar Deus acima de tudo e como o centro de toda nossa vida.


O que aconteceu na conversa entre Jesus e o jovem rico ainda acontece hoje: a luta do diabo para nos fazer crer que podemos servir a dois senhores ao mesmo tempo – às riquezas e à Palavra de Deus, ao mundo pecaminoso e ao Salvador Jesus. O mundo cada vez mais coloca o consumismo, a prosperidade e o individualismo como virtudes, contra uma vida controlada por Deus e centrada e dependente de Cristo. E até algumas “igrejas” pregam isso!


Mas Jesus é duro contra essa ideia, quando diz: Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha (v. 24b-25).


A Palavra de Deus é muito clara: quem confia em suas riquezas não entra no Reino de Deus. Quem acha que colherá uma recompensa eterna semeando riquezas neste mundo, em vez de viver sua vida em Cristo e aceitar pela fé o que Deus lhe dá, tanto bênçãos físicas como espirituais, não verá os portões do céu se abrirem no dia do juízo.


Jesus, porém, não está ensinando que os pobres serão salvos porque não tem riquezas neste mundo, ou que nós nos salvamos porque não somos como aquele jovem rico. Na verdade ninguém tem em si poder para se salvar e, quando confiamos em nós mesmos, em nossa pobreza ou riqueza material, em nossas boas ações na igreja e na vida diária, transformamos essas coisas em nosso deus e, exatamente como o jovem rico, não temos Jesus em primeiro lugar.


Por isso, dependemos totalmente de Jesus. Ele, e somente Ele, faz o que é impossível para nós: Ele salva tanto o rico como o pobre por sua graça, pois nos olha com amor profundo, como olhou para aquele moço. Ele é nossa única esperança, o verdadeiro Deus e Salvador, que começa e aperfeiçoa em nós a fé verdadeira, que nos dirige no caminho da salvação.


Ele nos dá perdão de pecados, e onde há este perdão há salvação e vida eterna. E já aqui neste mundo desfrutamos das riquezas do seu Reino, ainda que ao mesmo tempo soframos perseguições e carreguemos nossa cruz por causa de Jesus. As riquezas do mundo, que tentam sufocar nossa fé e nos desviar do verdadeiro Deus, são insignificantes diante das riquezas de viver em Cristo e ter a vida eterna que já é nossa e em breve será completa para quem crê no Salvador Jesus.


Vale a pena refletir agora: o que nos atrapalha para seguirmos Jesus e viver com ele cada dia? O consumismo e as promessas de prosperidade tem nos desviado do verdadeiro propósito que Jesus tem para nossas vidas? Será que não ficamos tristes e de cara fechada, como o jovem rico, quando somos chamados a abrir mão de confortos, dinheiro e bens para servir a Jesus em sua Igreja e Reino?


O que nos impede de ter mais comunhão com Cristo e nossos irmãos na fé – muita TV, internet, o trabalho, a diversão, o descanso? O que nos faz às vezes (alguns muitas vezes!) deixar de lado até o nosso encontro especial com Jesus e os irmãos nos cultos, onde Ele vem a nós na Palavra e Sacramento?


Nosso eu pecador continua, meus irmãos, procurando em 1º lugar as coisas deste mundo e seus próprios desejos em vez das coisas de Deus e de seu Reino. E até nossa morte seremos tentados pelo diabo a deixar Jesus e seu maior tesouro – a salvação – de lado, e a buscar as coisas materiais e a salvação por conta própria.


E, se caímos nesta tentação, é impossível sermos salvos. Mas, graças a Cristo, Deus torna a salvação possível. Jesus deixou a riqueza do céu e tornou-se um pobre ser humano para buscar e salvar os perdidos – cada um de nós. Por causa de Jesus Deus torna o impossível ser possível – nossa salvação.


E, já salvos, Deus nos dá agora poder, pelo Batismo, a Palavra e a Santa Ceia, para lutarmos contra as tentações e nos lembra que não podemos servir a dois senhores nem salvar-nos por nós mesmos.




Por isso, peçamos a Deus um coração fiel e crente e não duro e descrente, como lemos em Hebreus, e animemos uns aos outros, a fim de não sermos enganados pelo pecado nem endurecermos nosso coração e fecharmos a cara, como fez o jovem rico.


E lembremos sempre: para nós é impossível salvar-nos, mas para Deus tudo é possível. Em Cristo Ele nos dá a riqueza da sua salvação, Ele quer ser cada dia o nosso Deus, cheio de amor e misericórdia, que salva pobres e ricos, que está com a gente na pobreza e na riqueza, no tempo bom e ruim, e que quer um dia derramar sobre nós todas as riquezas do seu Reino eterno!


Para Deus tudo é possível – até salvar vocês e eu. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário