BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 9 de outubro de 2012

Como entramos no Reino de Deus?

 
Leia em sua Bíblia Marcos 10.2-16
 

O evangelho de hoje tem pelo menos dois assuntos muito importantes para refletirmos: casamento e divórcio, e como entramos no Reino de Deus. Quero hoje conversar com vocês sobre este último: Como entramos no Reino de Deus?
 

Como entramos no Reino de Deus? Como podemos ser salvos? Como vou para o céu? Como ter vida após a morte? Essas são perguntas que, de uma ou outra forma, todo ser humano se faz, em algum momento de sua vida. Você talvez já tenha pensado nisso, ou alguém falou sobre isso com você.
 

Como entramos no Reino de Deus? O evangelho e a epístola de hoje nos dão a resposta a esta pergunta. E dão a única resposta correta e verdadeira, pois vem da boca do próprio Deus.
 

Primeiro, entramos no Reino de Deus recebendo-o como as crianças, como Jesus diz nos versículos 14-15: Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.
 

Então é por isso que muitas igrejas não batizam crianças – é porque elas são puras, não tem maldade nem pecado e Jesus diz que o Reino de Deus pertence a elas – certo? Não, errado! Isto é muito diferente do que Jesus quis dizer.
 

Nós entramos no Reino de Deus se o recebemos como uma criança, não porque a criança é pura e por isso merece este reino, mas porque as crianças são dependentes dos outros e não podem fazer nada para merecer e receber o que necessitam.
 

Ou seja, assim como uma criança depende totalmente dos pais e adultos para comer, vestir-se, limpar-se, ter abrigo e proteção, e nada pode fazer ou pagar para receber isso, assim entra no Reino de Deus quem sabe que este Reino deve ser recebido como um presente gracioso de Deus, e não por algum esforço ou merecimento nosso.
 

As crianças tem pecado sim – o chamado pecado original, herdado dos pais, que vem desde Adão e Eva. É uma doença mortal com a qual todos nascemos e nos separa totalmente de Deus e de seu Reino. A Bíblia diz isso em textos como Sl 51.5, 58.3; Jó 14.1-4, 25; Rm 6.23. Por nascerem de seres humanos, como diz Jesus em João 3.6, elas nascem inclinadas ao mal e ao pecado.
 

Por outro lado, além de sua total dependência dos adultos, as crianças tem uma confiança sincera nos pais e adultos, entregando-se e confiando neles totalmente. Essa mesma confiança devemos ter em nosso Deus, entregando sem medo nossa vida em suas mãos, pois Ele quer nos curar da doença do pecado.
 

Aqui vale uma observação: há pessoas que dizem que um adulto pode ter fé, mas uma criança não. Isto contraria as Escrituras, que ensinam que, se a fé é algo que uma pessoa faz ou realiza, então a fé não é um dom de Deus, mas um resultado de obras. E aí o apóstolo Paulo diz: E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça (Rm 11.6). E o próprio Jesus diz em Mateus 18.6 que as crianças creem, e em Mateus 21.15-16 que elas louvam a Deus – e isso só pode fazer quem tem fé!
 

Como entramos no Reino de Deus? Entramos no Reino de Deus se o recebemos como uma criança e, também, entramos nesse Reino guiados por Jesus. Em Hebreus 2.10 lemos: Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte da glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação.
 

Para ter o Reino de Deus não basta sermos como crianças. É necessário ser abençoados por Jesus, como foram as crianças no evangelho lido. É necessário sermos guiados por Ele, que diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Para isso, Ele tem de vir a nós e nos receber como seus irmãos, de braços abertos.
 

E Jesus vem. Vem a mim e a você na Palavra de Deus, no Batismo e na Santa Ceia. Através destes meios – os meios da graça – os canais pelos quais a graça de Deus chega até nós, Jesus nos atinge. Ele não somente cria, mantém e fortalece a fé em mim, em você e em cada cristão, mas também através desses meios somos guiados por Jesus. E isto só pode acontecer porque primeiro Cristo se sacrificou por nós e nos purificou com seu sangue.
 

Então, entramos no Reino de Deus sendo purificados por Jesus. A epístola diz isso: Jesus purifica todas as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, tem o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos (Hb 2.11).
 

Esta purificação aconteceu quando ele foi preso, torturado e morto na cruz por nós, em nosso lugar, sem merecer, derramando ali seu sangue puro, santo e precioso para nos purificar de toda maldade.
 

Esta purificação foi feita por todos os seres humanos do mundo, mas se aplica somente a quem, como uma criança, reconhece que nada merece de Deus, que depende totalmente dele e, movido pelo seu Espírito Santo, entrega toda sua vida nas mãos do Pai, pela fé no Salvador Jesus Cristo.
 

Como entramos no Reino de Deus? Nós não entramos, meus irmãos, por fazer coisas como vir à igreja, ofertar, ler a Bíblia, ajudar o próximo, etc., ou por ser boa pessoa, ou por fazer promessas e sacrifícios, ou porque há algo em nós que agrade a Deus. Nós entramos somente pela Escritura, somente pela graça e somente pela fé, como Lutero, o reformador da Igreja, descobriu na Palavra de Deus.
 

Ou seja, nós somos colocados por Deus em seu Reino por sua graça – favor imerecido, e pela fé somente em Cristo, e isto é revelado a nós somente na Palavra de Deus, e não em visões, revelações, decretos religiosos ou doutrinas humanas.


Você e eu entramos no Reino de Deus assim – recebendo-o como um presente de Deus que não merecemos e não podemos pagar, através de uma fé simples e confiante como a de uma criança, pela total dependência desse Deus que nos ama e nos purifica através de seu Filho, morto na cruz e ressuscitado para nos dar a verdadeira salvação.
 

Que todos nós entremos no Reino de Deus, crendo em Jesus como uma criança e sendo guiados e purificados por Ele. Ele tem um lugar especial para nós em seu Reino, onde nos espera para nos abraçar e abençoar eternamente! Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário