BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Esperamos Jesus


Leia em sua Bíblia Lucas 21.25-36
 
 
Vocês gostam de esperar? Geralmente nós não gostamos. Aqui no Brasil, aprendemos a esperar na marra: nas filas do banco, do mercado, do posto de saúde ou consultório; esperamos meses para fazer um exame ou cirurgia, às vezes até anos por uma decisão judicial, esperamos que as coisas melhorem...
 
Querendo ou não, gostando ou não, temos que esperar e ter paciência. E nós, cristãos, temos uma espera a mais, diferente e especial, que é para todos, mas nem todos sabem ou acreditam nela: nós esperamos Jesus – esperamos sua segunda vinda, para julgar os vivos e os mortos, como confessamos no Credo.
 
Neste tempo de Advento, quando esperamos e nos preparamos para o Natal – a primeira vinda de Cristo – somos lembrados pelas leituras bíblicas que esperamos Jesus.
 
Jesus já veio uma vez, cumprindo as promessas de Deus no Antigo Testamento, como a de Jeremias 33.14-16, por exemplo. Ele veio e tornou-se o Salvador de todas as pessoas, cumprindo toda a lei e vontade de Deus e pagando por todos os pecados na cruz. Ressuscitou e agora reina com seu Evangelho, através do qual Ele continua vindo a todos, pela pregação da sua Palavra e pelo Batismo e Santa Ceia.
 
Ele está com a gente e o seu Espírito Santo vive em cada um que nele crê. Mas, um dia voltará visivelmente, para buscar seus filhos fiéis e criar novos céus e nova terra.
 
Por isso, nós esperamos Jesus. Esperamos Jesus com três atitudes, como nos indicam o Evangelho e a epístola de hoje. Esperamos Jesus alertas, dedicados e sem culpa.
 
Esperamos Jesus alertas. No Evangelho Ele nos diz: Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier (Lc 21.34-36). É desejo do próprio Deus, que já sacrificou seu Filho por nós, que fiquemos alertas, para não perdermos nossa tão esperada salvação. Por isso Ele mesmo nos dá forças para vigiarmos, fazendo crescer em nós o seu amor, como Paulo diz na epístola: Que o Senhor faça com que cresça cada vez mais o amor que vocês tem uns pelos outros e por todas as pessoas, e esse amor se torne igual ao nosso amor por vocês! (1Ts 3.12).
 
Vivendo no seu amor, buscando diariamente a sua força na Palavra, orando e não deixando as coisas do mundo nos atrapalhar, nós esperamos Jesus alertas.
 
Também esperamos Jesus dedicados. Nossa espera não é passiva, preguiçosa, fria. Em 1 Tessalonicenses 3.13a Paulo diz: Desse modo Deus dará força ao coração de vocês, e vocês serão completamente dedicados a ele. Para isso, Deus mesmo nos guia e mostra como ser dedicados a Ele.
 
Toda a Palavra de Deus nos mostra como viver uma vida agradável ao Senhor e útil ao próximo. Em Romanos 12.1-2 Paulo nos convoca a nos consagrarmos a nosso Deus com estas maravilhosas palavras: Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
 
No mesmo capítulo 12 de Romanos, nos versículos 9 a 16, Paulo mostra o que é essa vida consagrada na prática (leia em sua Bíblia). E poderíamos ficar horas lendo versículos do Antigo Testamento, de Jesus e dos apóstolos sobre como esperar Jesus dedicados.
 
Cada um de nós pode esperar Jesus com fé viva e ativa, pois cada um recebe dele, além das bênçãos diárias, dons e talentos para ser dedicado ao Senhor.
 
Mas, não podemos esperar Jesus alertas e dedicados se não o esperamos sem culpa. E como esperar Jesus sem culpa, se sabemos que não estamos sempre alertas e vigilantes na fé e não somos sempre dedicados e ativos no amor a Deus e ao próximo?
 
Às vezes tenho o mesmo sentimento de Paulo em Romanos 7.24: Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? Sinto que não estou alerta e não sou dedicado como Deus espera. E aí o apóstolo mesmo me dá a solução para esperar Jesus sem culpa: quando ele pergunta “quem me livrará...”, em seguida ele mesmo responde, dizendo: Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus (Rm 7.25a, 8.1).
 
Esperamos Jesus sem culpa não porque somos inocentes diante de Deus ou porque a cada dia ficamos mais perfeitos. Continuamos manchados pelo pecado e somos sempre alvo da tentação do inimigo, o diabo.
 
Esperamos Jesus sem culpa porque crendo em Cristo somos revestidos da sua inocência e santidade (Rm 6, Gl 3.27) e Ele vive em nós (Gl 2.20), e o seu Espírito nos guia no caminho da salvação.
 
Se esperarmos Jesus olhando para nós mesmos, desesperamos. Mas se esperamos Jesus olhando para a promessa e graça de Deus em Cristo, aí podemos esperar Jesus sem culpa, pois Ele promete: O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre (Lc 21.33).
 
Esperamos Jesus alertas, dedicados e sem culpa. Porque Ele nos amou primeiro e ainda nos ama profundamente, podemos esperar por Ele assim e estar de cabeça erguida e de pé na sua presença, quando Ele vier para buscar aqueles por quem Ele deu sua vida em sacrifício.
 
 Eu quero estar entre eles. Por isso, quero esperar Jesus alerta, dedicado e sem culpa. Que o Senhor faça cada um de nós esperar Jesus desta maneira, pois Ele nos espera também. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário