BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mostremos arrependimento!


Leia em sua Bíblia Lucas 3.1-20


Quando João Batista começou sua missão de preparar o caminho para Jesus, cumprindo as promessas de Deus no AT, ele não foi suave nem medroso em suas palavras. Foi logo dizendo “arrependam-se” e mostrando o que significava isso na prática: Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. E não digam uns aos outros: "Nós somos descendentes de Abraão." Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão! O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo (v. 7b-9).
 

Em nosso mundo do “politicamente correto” as palavras do Batista soam duras e ele certamente seria chamado de preconceituoso, junto com o próprio Deus, já que na leitura de Malaquias o próprio Senhor diz: Eu virei julgá-los. E darei sem demora o meu testemunho contra todos os eu não me respeitam, isto é, os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falso, os que exploram os trabalhadores e os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que vivem com vocês  (Ml 3.5).
 

Esta pregação dura da Lei tem um único e grande objetivo: fazer as pessoas se arrependerem e voltarem para Deus, como Ele mesmo diz em Malaquias 3.7a-b: Vocês são como os seus antepassados: abandonam as minhas leis e não as cumprem. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês.
 

Arrepender-se quer dizer muito mais do que apenas ficar triste por um erro ou pecado cometido. Quer dizer “mudança de mente” e, junto com ela, mudança de atitude. João mostra isso ao dizer como deveriam agir dali em diante o povo em geral, os cobradores de impostos e os soldados, como vemos nos versículos 10 a 14.
 

Para mostrar que estavam arrependidos, João diz ao povo que façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados (v.8a).
 

Por isso, meus irmãos, no mundo em que vivemos, onde cada vez mais as pessoas querem ter direitos e são mais individualistas e cada um pensa que pode fazer o que quiser e achar melhor – inclusive muitos que se dizem cristãos – é necessário cada vez mais mostrarmos arrependimento.
 

Mostremos arrependimento – mudemos de mente. Na verdade nós sozinhos não podemos mudar nossa mente. O próprio Deus tem que agir em nós, com seu Espírito Santo quebrando nossos corações duros com sua Lei e criando em nós um coração novo e firme (Sl 51.10) com seu Evangelho. E isto não apenas hoje e em cada culto, mas diariamente em nosso viver.
 

Em Romanos 12.2 o apóstolo Paulo reflete o que João Batista diz em nosso texto e mostra que a mudança de mente, a transformação do nosso viver é feita pelo próprio Deus: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
 

E em Filipenses 2.13 ele repete isso em outras palavras: Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam a vontade dele, tanto no pensamento como nas ações.
 

Então, mostremos arrependimento! Mudando de atitude e não vivendo como as pessoas do mundo vivem:
 

- se elas são adúlteras e imorais, sejamos fiéis e morais;

- se elas buscam feitiçaria e superstição, muitas vezes disfarçadas de fé, nós buscamos somente ao Senhor em sua Palavra;

- se elas são desonestas e exploradoras do próximo, nós vamos ser honestos e ajudadores do próximo;

- se elas guardam rancor e buscam vingança, nós perdoamos como Deus nos perdoa – nos tratando não com indiferença, mas com amor;

- se elas pensam que vale tudo e cada um pode fazer o que quiser, nós procuramos viver conforme a vontade de Deus, que ouvimos e aprendemos na sua Palavra, colocando seu Reino em 1º lugar.
 

Mostremos arrependimento – mudemos de atitude:
 

- se participo pouco da vida da igreja – cultos, estudos, etc. – vou começar a participar ativamente;

- se não uso meus dons para o trabalho do Reino de Deus, vou começar a usá-los já para servir a Cristo e ao próximo;

- se oferto pouco ao Senhor em relação às bênçãos que Ele me dá, vou começar a ofertar mais e melhor, com alegria, planejamento, fidelidade e compromisso nas ofertas;

- se tenho dificuldades com alguma pessoa, vou buscar o entendimento, com compreensão, humildade e perdão;

- se no dia a dia pouco oro e leio a Bíblia, vou planejar melhor o uso do tempo, para ter mais contato diário com a Palavra de Deus e a oração.
 

Enfim, meus irmãos, cada um de nós deve examinar-se diariamente e ver onde precisa mostrar arrependimento. Isso não é um processo fácil e de uma vez. Muitas vezes ele é doloroso, pois temos que lutar contra nossos desejos pecaminosos e nossa acomodação e preguiça, e deve ser diário, pois até nosso último dia neste mundo o diabo tentará nos fazer viver como o mundo vive e abandonar nossa fé em Jesus. Ele quer nos fazer pensar que não precisamos de arrependimento!
 
      
         Mostremos arrependimento! Sozinhos não podemos fazer isso. Que bom que o próprio Deus age em nós para isso acontecer. Na epístola de hoje Paulo diz: Pois estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continua-lo até que ele esteja completo no Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6). E no v. 11 ele afirma que a vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.


Então, meus irmãos, mostremos arrependimento! E o que eu peço a vocês é o mesmo que Deus pede a mim e Paulo pede aos filipenses: O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa (Fp 1.9-10).
 

Que o Senhor Jesus, através do seu Espírito Santo, na Palavra e Santa Ceia, nos faça cada dia mostrarmos frutos do arrependimento e as qualidades que só Jesus, o Sol nascente, pode nos capacitar a ter e produzir! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário