BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Palavra de Deus provoca reações


Leia em sua Bíblia Lucas 4.16-30

A Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos dos corações delas (Hb 4.12).


Diante da Palavra de Deus as pessoas reagem de várias maneiras: algumas riem dela e duvidam totalmente que ela seja realmente de Deus; outras são frias e indiferentes a ela; algumas acham que partes dela são divinas e parte são humanas; e outras creem que ela é de fato a Palavra viva e poderosa de Deus, como acabamos de ouvir o apóstolo dizer em Hebreus 4.


O fato é que a Palavra de Deus, a Bíblia, é o livro mais distribuído e mais vendido no mundo todo, traduzida integralmente em 459 idiomas e com algumas partes (evangelho de João, por exemplo) traduzidas em mais de 2500 línguas mundo afora. O Novo Testamento completo já tem tradução em 1213 idiomas.


Entre nós, além de muitas outras, há agora partes traduzidas em pomerano, hunsrik e kaingang, três dialetos dos cerca de 200 idiomas que são falados por milhões de pessoas no Brasil (dados – Revista Bíblia no Brasil).


Além disso, a Bíblia completa, AT e NT já existe há quase 1800 anos e chegou até nós mesmo sendo desprezada e perseguida por muitos que quiseram destruí-la através dos séculos. É também um dos poucos livros do mundo que tem textos antigos preservados em grego – do século II, cerca de 120 d.C., e em hebraico – século III a.C.


Esta Palavra, diz Deus em Isaías 55.10-11, nunca volta vazia – ela sempre provoca reações!


A Palavra de Deus provoca reações! Primeiro, ela revela nosso pecado e causa tristeza em nosso coração. Foi o que aconteceu com o povo de Israel quando o sacerdote Esdras começou a ler a Palavra de Deus para eles depois de voltarem da Babilônia. A Lei os fez ver que eram pecadores e eles ficaram tristes, como vemos na leitura de Neemias 8 e também no capítulo 9. No salmo 19 também o salmista reconhece que é pecador porque a Palavra de Deus lhe mostra isso.


E então vem a segunda reação que a Palavra de Deus provoca: ela nos leva ao arrependimento e à busca de alguém que nos salve. O povo, lá com Esdras e Neemias, confessou seu pecado em arrependimento e buscou a Deus para pedir perdão, assim como Davi no salmo 19.12-13: Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem.


Também nos salmos 32 e 51 Davi nos mostra esta dinâmica de tristeza-arrependimento-busca pelo perdão.


Ao pecador arrependido a Palavra então apresenta o perdão e a salvação em Cristo. O próprio Jesus, em nossa leitura do Evangelho, se apresenta como o Salvador prometido por Deus em Isaías 61.1-2, após ler este texto do profeta numa sinagoga diante dos religiosos judeus e aplica-lo a si mesmo.


Ao fazer isso, sua palavra provocou reações entre os ouvintes: primeiro, admiração, mas logo depois ódio e desejo de mata-lo, pois não aceitavam como verdade o que Jesus dizia.


Aos que são atingidos pela Palavra e creem em Jesus como salvador, a Palavra provoca a reação de alegria pela salvação e desejo de agradar ao Senhor, como diz o Salmo 19.14: Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor!


A mesma Palavra nos faz saber que Deus nos dá dons e que com eles servimos a Cristo como membros de seu corpo, como diz a epístola de 1 Coríntios 12.


Hoje, como em todos os tempos, a Palavra de Deus não mudou – continua viva, poderosa e cortante como lemos em Hebreus e não volta vazia, como lemos em Isaías. Ela provoca reações nas pessoas – negativas ou positivas.


O desejo de Deus é que anunciemos a Palavra com toda a pureza, força e amor, a sua Lei e seu Evangelho, para que o Espírito Santo possa agir nos corações e causar efeitos e reações que tragam salvação a muitos.


Nós, que já fomos atingidos e transformados pela Palavra salvadora de Cristo e levados ao arrependimento e à salvação, somos agora capacitados a reagir com os dons que o Espírito Santo nos dá, para comunicarmos a Vida que esta Palavra dá, como Jesus diz em João 6.63, a todos que Deus coloca em nosso caminho, para que também conheçam a salvação e agradem ao Senhor junto conosco.


A Palavra de Deus provoca reações! Que ela provoque sempre em nós reações agradáveis a Deus e nos faça levar a muita gente a salvação de Cristo! Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário