BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O verdadeiro amor é Jesus

Leia em sua Bíblia 1 Coríntios 12.31-13.13
 
Em nossa reflexão anterior dissemos que a Palavra de Deus provoca reações e que a Bíblia já foi traduzida em milhares de idiomas, parcial ou totalmente.
 
As sociedades bíblicas mundo afora, inclusive nossa Sociedade Bíblica do Brasil, que tem como diretor executivo o Dr. Rudi Zimmer (pastor de nossa IELB) fazem suas traduções da Bíblia com base nos textos originais do AT e NT – o hebraico e o grego.
 
Na época de Jesus e dos apóstolos o grego era o que hoje é o inglês: a língua mais falada no comércio e nas relações entre os povos, principalmente na região que abrange os fatos bíblicos.
 
A importância das línguas bíblicas se mostra, por exemplo, em nosso texto da epístola de hoje, em que o tema principal é amor.
 
Em português temos a palavra “amor” inúmeras vezes no NT. Aqui em 1 Coríntios 13 ela aparece no texto grego 9 vezes, sempre na forma “agápe” (avga,ph). E qual a importância disto?
 
É que no NT grego duas palavras são usadas para “amor”: “agápe” e “filéo”. “Agápe”, que Paulo usa em nosso texto, é usado 116 vezes no NT, sempre com o sentido de um amor especial, que se doa, se sacrifica pelo outro. Por isso ele é usado por Jesus, por exemplo, em João 15.13: Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Quando Jesus, Paulo e outros apóstolos usam essa palavra, ela sempre tem algo a ver com o amor de Deus por nós, revelado em Jesus.
 
Já a palavra “filéo” é usada apenas 25 vezes no NT, mais no sentido de gostar, ter afeição, como em João 12.25: Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.
 
Então, quando Paulo fala de amor aqui em 1 Coríntios 13, ele não está falando de uma simples afeição ou um sentimento humano. Ele está falando de uma coisa bem diferente daquilo que o mundo entende quando usa a palavra amor.
 
O mundo fala muito de amor. Tanto que a palavra amor já se gastou e é usada como justificativa para tudo: matar “por amor” à causa; viver em uniões homossexuais “por amor”; expor-se ao ridículo e à vergonha pública “por amor” à família (mas na verdade, pelo dinheiro, como no caso do programa “BBB” e outros similares).
 
Embora também se fale de amor para coisas belas e românticas, para atos de sacrifício pelo próximo e para tantas outras coisas aparentemente boas, a verdade é que o mundo e as pessoas do mundo não sabem o que é o verdadeiro amor e não conhecem, por si próprios, quem é o verdadeiro Amor.
 
Em nosso texto, o apóstolo Paulo nos aponta que o verdadeiro amor é Jesus. Sem ele, nada tem valor. Somente ele tem boas qualidades. Ele é o caminho único e supremo que nos leva ao Pai.
 
O verdadeiro amor é Jesus e sem ele nada tem valor. O apóstolo nos deixa isso claro nos versículos 1-3, onde mostra que mesmo que tivéssemos todo o poder, conhecimento e fé do mundo, e déssemos tudo o que temos, inclusive nosso vida e corpo em sacrifício, sem o amor, isto é, o amor especial, específico e profundo chamado de agápe, nada seríamos e de nada serviria fazer tudo isso.
 
O verdadeiro amor é Jesus e somente ele tem boas qualidades. O mundo e as religiões das boas obras podem fazer muita coisa boa e, humanamente falando, ter muitas boas qualidades. Mas somente o amor de Deus tem apenas boas qualidades e de maneira perfeita.
 
No texto grego a tradução literal dos versículos 4-8, onde a NTLH escreve “quem ama...”, é “o amor...”, isto é, o amor é paciente, bondoso, não orgulhoso ou egoísta, não guarda mágoas, suporta tudo com fé, esperança e paciência e assim por diante. Assim é o verdadeiro amor, o amor de Deus.
 
O verdadeiro amor é Jesus e ele é o caminho único e supremo que nos leva ao Pai. Em 1 Coríntios 12.31, Paulo introduz o texto sobre o amor agápe dizendo: Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. Este melhor caminho de todos é aquele apresentado pelo próprio Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim (Jo 14.6).
 
Sem a atuação do Espírito de Deus, ninguém pode conhecer o verdadeiro Amor, porque o verdadeiro amor é Jesus. Isto quer dizer, meus irmãos, que pela fé que o Espírito Santo nos dá, podemos tranquilamente colocar o nome de Jesus ou Cristo em cada vez que aparece em nosso texto a palavra “amor” ou “quem ama”.
 
Pegue sua Bíblia e faça a experiência: no texto de 1 Coríntios 13.1-8,13, quando chegar na palavra “amor” ou “quem ama”, leia o nome Jesus.
 
O amor, ou Jesus, é maior que a esperança e a fé. Por quê? Porque quando Jesus vier novamente, não teremos mais que esperar por ele e não precisaremos mais crer, porque o estaremos vendo face a face, como Paulo diz no v. 12. Não precisaremos mais de fé e esperança porque teremos, finalmente, comunhão plena e perfeita com o amor verdadeiro e eterno – Jesus.
 
Enquanto isso não acontece, será que nós podemos ter e viver um amor como este que Paulo nos mostra aqui? Não, e sim.
 
Não, não podemos, sozinhos, ter esse amor. Deus precisa coloca-lo em nós, e faz isso em nosso batismo, e continua colocando seu amor em nós por sua Palavra e pela Santa Ceia, que são os meios, os canais que ele escolheu para implantar seu amor em nós.
 
Enquanto estamos no mundo somos imperfeitos, como diz Paulo no versículo 9, e nosso amor ainda é imperfeito. Precisamos diariamente reconhecer isso – que não somos pacientes, bondosos e sem orgulho e vaidade, como Deus gostaria que fôssemos, e muitas vezes somos ciumentos, grosseiros, egoístas, irritados, rancorosos e sem perseverança, como Deus não quer que a gente seja.
 
Mas, ao mesmo tempo, porque temos o amor – Jesus – em nós, podemos sim seguir por este caminho que é o próprio Cristo, buscando cada dia seu perdão e pedindo dia a dia que seu Espirito nos guie no verdadeiro amor, que nunca desiste de nós.
 
E então, como escreveu um pastor, “onde a fé é verdadeira, os ídolos são abandonados; onde o amor é verdadeiro, o egoísmo é vencido e onde a esperança é verdadeira, a morte é recebida como o último passo sob a cruz, mas também como a dádiva de deixar a cruz na sepultura e ressuscitar na glória com Jesus.
 
Porque o verdadeiro amor é Jesus é nossa tarefa, como pessoas que já creem e foram atingidas por esse Amor, mostrar ao mundo com o Evangelho, começando com os que estão próximos de nós, que apenas Jesus é o verdadeiro Amor, sem o qual nada tem valor, por mais belo ou sacrificial que seja, e sem o qual ninguém chega ao Pai de amor, na salvação eterna.
 
Jesus é o verdadeiro Amor! Nele temos tudo, nele somos revestidos de boas qualidades e nele seremos salvos para a vida eterna com o Pai. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário