BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 10 de junho de 2013

Deus nos toca com nova vida!


Leia em sua Bíblia 1 Reis 17.17-24 e Lucas 7.11-17

Depois de voltar de uma festinha de aniversário, uma menininha brincava muito feliz com um balão que trouxe de lá, um balão em formato de coração e cheio de gás, que o fazia flutuar. Mas, de repente, BUM!, e acabou a brincadeira. Confiando que o pai sabia fazer tudo, ela vai chorando pedir a ele para consertar seu balão furado. É claro que ele não conseguiu. Você já viu alguém conseguir consertar um balão que estourou?

Quando a vida se parece com esse balão, sem conserto, a quem recorremos? É possível consertar a vida? A verdade é que existe apenas um que pode consertar nossa vida, e Ele nos convida a buscá-lo – Deus.

Tanto a leitura do Antigo Testamento como a do Evangelho nos mostram que nosso Deus é aquele que conserta a vida humana quando ele toca a morte com nova vida. E é a este Deus gracioso que devemos recorrer para consertar nossas vidas frágeis e breves.

Com o poder de Deus, Elias e Jesus trazem de volta à vida os filhos das viúvas, tocando-os e tirando deles o poder da morte. Como na história das duas viúvas, quando ninguém mais é capaz de nos livrar da morte, Deus nos socorre. Por causa de sua ação amorosa, não estamos mais mortos em nossos pecados, mas vivemos perdoados. Não vivemos mais com medo e incerteza, mas temos nova vida, vida que é nossa pela união com Cristo, que por nós morreu e ressuscitou.

Mas, a morte existe e nos lembra que somos pecadores. Em nosso texto, depois de Deus ter alimentado o profeta, a viúva e seu filho por muito tempo de maneira milagrosa, de repente o menino adoeceu e logo morreu. A mãe então perguntou ao profeta: Homem de Deus, o que o senhor tem contra mim? Será que o Senhor veio aqui para fazer com que Deus lembrasse dos pecados e assim provocar a morte do meu filho? (v. 18).

Isso mostra que ela tinha consciência de ser pecadora e sabia que a morte era conseqüência do pecado.

Hoje não é diferente. A morte e as doenças nos fazem perguntar muitas vezes: “Por que Deus? Porque minha esposa tem câncer? Por que aconteceu esse acidente? Por que isso aconteceu com a gente, Senhor?” A verdade é que a vida é muito frágil e passageira e nunca sabemos quando a morte pode chegar para nós e nossos queridos.

Assim foi com o menino em nosso texto – um dia estava bem, comendo da farinha e azeite que Deus multiplicou através do profeta. De repente ficou doente e morreu rapidamente. A morte é misteriosa: nós não sabemos nem entendemos por que para alguns ela vem mais trágica e inesperada do que para outros.

As viúvas dos textos de hoje já tinham perdido seus maridos e agora enfrentavam a morte repentina de seus filhos. Não admira que a viúva de Sarepta ache que está sendo punida por seus pecados.

O apóstolo Paulo diz que a morte é o último inimigo a ser vencido (1Co 15.26), e mesmo nós cristãos temos que enfrentá-la. Mas a morte física e a dor que ela traz é apenas o resultado de uma morte mais profunda – a morte da alma, a separação entre nós e Deus causada pelo pecado.

Mesmo que muita gente não acredite em morte eterna, pecado, diabo, juízo final e inferno, a Palavra de Deus é muito clara em nos dizer que, sem renascermos com Deus, estamos para sempre separados dele, neste mundo e na eternidade. Não há meio termo: ou cremos em Cristo e receberemos através dele vida eterna, ou não cremos e receberemos o que merecemos por causa de nossos pecados – morte e condenação eterna, eterna separação de Deus.

Que maravilhoso, meus irmãos, que Deus nos toca com nova vida. Quando a viúva questiona o profeta Elias, ele pega o menino e pede a Deus que em misericórdia toque a morte e dê vida de novo ao menino. Deus o atende e a morte é substituída por vida nova, como também aconteceu com o filho da viúva na leitura do Evangelho.

Deus nos toca com nova vida. A graça de Deus trouxe aqueles meninos de volta a vida, porque Deus amava a eles e suas mães. E no versículo 24 vemos a mãe de Sarepta reconhecer que Deus é quem falava através do profeta.

Assim também é hoje: Deus continua trazendo vida por sua graça e misericórdia, através de sua Palavra e Sacramentos. Somente Ele pode consertar nossas vidas e nos tirar da morte para a vida nova. Ele não se agrada com a morte, e provou isso enviando seu Filho para vencer a morte na cruz e oferecer a nós a nova vida que Jesus conquistou com sua ressurreição.

A ressurreição dos filhos das viúvas era apenas uma amostra da maior vitória, a vitória definitiva de Cristo sobre a morte, que nos diz: Eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa (Jo 10.10).

Quando Jesus morreu na cruz, não sofreu apenas fisicamente, mas ao carregar sobre si os pecados do mundo inteiro, provou a morte espiritual e foi separado de seu Pai e abandonado na cruz. Mas venceu e ressuscitou, e o seu sacrifício foi aceito por Deus para que a nova vida possa ser oferecida e dada ao mundo pecador.

Deus nos toca com nova vida. Como Elias fez com o menino, podemos dizer que no batismo somos tocados por Deus três vezes e recebemos nova vida, pois como diz Paulo, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova (Rm 6.4).

Assim, mesmo que ainda enfrentemos a morte física, a separação eterna de Deus foi removida e todo aquele que crê em Jesus Cristo como seu Salvador tem a promessa da ressurreição da alma e do corpo, pois Jesus mesmo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá (Jo 11.25-26).

Como aquele menino de Sarepta, que um dia morreu de novo, fisicamente, nós também não viveremos para sempre neste mundo. Mas temos a promessa pela fé em Cristo de que a morte é apenas um portão pelo qual passaremos para estar com nosso Salvador na vida eterna.


 Irmãos: como nós não temos como consertar um balão estourado de nossos filhos, ninguém pode nos curar da morte. Mas graças a Deus que há alguém que conserta o que não pode ser consertado – é aquele que venceu a morte e deu nova vida aos filhos das viúvas. É aquele que hoje, através da sua Palavra, Batismo e Santa Ceia nos toca com nova vida pelo seu perdão e amor.

Deus nos toca com nova vida. Que Ele nos dê sempre sua misericórdia e nos faça cada dia confiar naquele que morreu e ressuscitou por nós para nos dar a vida nova – Jesus Cristo, nosso Salvador, pois é através dele que Deus nos toca com nova vida! Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário