BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fique firme, pois Cristo é fiel!


Leia em sua Bíblia 2 Timóteo 2.1-13

         
          No versículo 10 da epístola de hoje o apóstolo Paulo diz: Suporto tudo por causa do povo escolhido de Deus. E em 2 Coríntios 11.23-27 Paulo mostra o que foi esse “tudo” que ele suportou pelo povo de Deus e pelo Evangelho (leia em sua Bíblia).

Depois de ouvir isso, precisamos reconhecer que somos bem diferentes do apóstolo. Em nossa vida cristã nossa tendência é, em geral, cultivarmos a autopiedade, isto é, termos pena de nós mesmos. Nosso limite para aguentar sofrimentos é baixo e preferimos mais nos lamentar, reclamar e nos fazer de coitadinhos.

Não é fácil para nós poder dizer junto com Paulo, em Filipenses 4.11: aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Que otimismo e que fé tinha esse homem de Deus! Para Paulo, crise não era crise, mas momento de crescer; sofrimento não era obstáculo, mas tempo de amadurecer. Qual o segredo do apóstolo?

A resposta dele é clara e direta: Cristo. Ele afirma com convicção: posso enfrentar qualquer coisa com a força que Cristo me dá (Fp 4.13).

No texto de hoje, Paulo quer nos animar a ter a mesma confiança que ele tinha, nos animar à vida cristã perseverante e comprometida com Cristo. Ele nos diz: Fique firme, pois Cristo é fiel!

Ficar firme ou perseverar não é simplesmente aguentar problemas ou sofrimentos sem fazer nada. Ficar firme é uma atitude positiva. Na vida cristã, é uma autodisciplina espiritual que capacita o cristão a ficar no caminho, a manter os olhos no alvo final e por fim obter a vitória.

Fique firme, pois Cristo é fiel! Fique firme, lembrando-se de Cristo, ressuscitado dos mortos. Mesmo com as dificuldades e tentações, Jesus sempre fez a vontade do Pai. Através do seu sofrimento e morte, Deus executou seu plano de salvação. A ressurreição de Jesus mostra que Ele venceu e nos anuncia a vida. Essa vida é oferecida a nós, como lemos nos versículos 11b-12a: Se já morremos com Cristo, também viveremos com ele. Se continuarmos a suportar o sofrimento com paciência, também reinaremos com Cristo.

Lembre-se de Jesus ressuscitado e seja fortalecido para as suas lutas diárias. Jesus nos anima, dizendo: No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16.33).

Fique firme, pois Cristo é fiel! Fique firme lembrando-se de Paulo, que sofreu pelo Evangelho, mas ficou firme na fé. Além do que lemos antes, Paulo também foi abandonado por companheiros, prejudicado por inimigos e preso como um criminoso. Mas ficou firme, pois Cristo o sustentou, como ele diz em 2 Timóteo 4.17: Mas o Senhor ficou comigo, me deu força para que eu pudesse anunciar a mensagem completa a todos os não-judeus e me livrou de ser condenado à morte.

Fique firme, pois Cristo é fiel! Fique firme, lembrando-se da fidelidade de Deus mesmo quando nós somos fracos e infiéis.

Mas, quem consegue isso – ficar fiel? Falar sobre ser fiel até o fim e ser grande por Cristo é bonito e fácil. Mas, quando vem os problemas, as decepções, as traições, as tristezas, as escolhas entre o certo e o errado na vida diária, aí as coisas se complicam.

Cada um de nós sabe quais são suas fraquezas e pontos fracos, sabe onde e como é infiel a Deus.
* Podemos ser infiéis como pais, não educando nossos filhos na disciplina e temor do Senhor, como ensina a Bíblia;
* Podemos ser infiéis como filhos, não respeitando, obedecendo ou auxiliando nossos pais em tudo;
* Podemos ser infiéis no trabalho, sendo maus patrões ou maus empregados;
* Podemos ser infiéis na administração do que Deus nos dá – nosso corpo, tempo, dinheiro, bens, inteligência e dons;
* Podemos ser infiéis em nossa vida de membros do Corpo de Cristo, a Igreja, em nossa participação em cultos, estudos bíblicos, evangelismo, trabalho voluntário, etc.;
* Podemos ser infiéis no comportamento do dia a dia, co palavras e atos que desagradam a Deus e dão testemunho negativo de nosso nome de cristão;
* Podemos ser infiéis no estudo pessoal da Bíblia e na oração.

Enfim, cada um de nós precisa sempre examinar sua vida e ver onde, como e quantas vezes não é fiel ao nosso Deus!

Ainda bem, irmãos, que Deus, para nosso alívio, permanece fiel, como lemos no versículo 13: Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.

A história do povo de Israel mostra isso sempre de novo. Apesar da desobediência de Israel a todo momento, Deus lembrou-se de sua aliança e cumpriu suas promessas. Assim também, mesmo quando nós somos infiéis, Deus fica fiel à nova aliança que Ele fez com a gente em Cristo, que nos diz: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para perdão de pecados (Mt 26.28).

Fique firme, pois Cristo é fiel! Fique firme pela graça e poder da vitória de Cristo por você. Ele venceu nossos inimigos e sua ressurreição proclama a vitória. Essa vitória é nossa pelo batismo, quando fomos sepultados com Cristo em sua morte para que possamos ressuscitar com Ele em novidade de vida.

Fique firme, pois Cristo é fiel! Fique firme pela graça e poder da fidelidade de Cristo. Mesmo quando eu e vocês somos infiéis, Cristo permanece fiel em seu amor e está sempre disposto a perdoar de novo o pecador arrependido, que o busca confiando em seu perdão.

A promessa de Deus é para vocês e eu. Neste momento, em que você está ouvindo de novo a Palavra de Deus e lembrando que Ele é fiel e que a salvação de Cristo é para você, você está sendo fortalecido na fé.

Assim, tenha coragem e confie na Palavra de Deus. Seja fortalecido na graça de Deus que está em Cristo, agradeça a Ele por suas bênçãos, como fez o leproso curado em Lucas 17, e fique firme, porque Cristo é fiel e vai nos sustentar em suas mãos amorosas.

Fique firme, pois Cristo é fiel! Aquele que ficar firme e fiel até o fim reinará com Cristo na vida eterna. Que Deus dê a mim e a vocês firmeza e fidelidade, como deu a Paulo e Timóteo, hoje e até o fim, através do nosso amado Salvador Jesus Cristo! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário