BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Guarde o tesouro e conserve vivo o dom.


Leia em sua Bíblia 2 Timóteo 1.1-14

           No versículo 14 de nosso texto o apóstolo Paulo, escrevendo da prisão (v. 8), para o jovem pastor Timóteo, diz: Por meio do poder do Espírito Santo, que vive em nós, guarde esse precioso tesouro que foi entregue a você. Também, no versículo 6, pede a Timóteo: Por isso, quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você.

Nesta segunda carta a Timóteo, Paulo continua, como fez na primeira, a dar conselhos práticos ao jovem pastor, animando-o para seu ministério, para a vida cristã e para o testemunho da fé em Cristo com aquilo que ele havia recebido de Deus e aprendido do apóstolo Paulo.

Podemos resumir o que Paulo diz a Timóteo em nosso texto de hoje dizendo: Guarde o tesouro e conserve vivo o dom.

Essa recomendação do apóstolo se aplica também a todos nós, tanto pastores como sacerdotes reais, que são todos os membros da Igreja, porque cada um de nós recebeu de Deus, por meio da Palavra e Sacramentos, a mesma coisa que Timóteo: o tesouro do Evangelho e os dons do Espírito.

Guarde o tesouro e conserve vivo o dom. Cada um de nós recebeu o grande tesouro do Evangelho, que nos dá perdão, vida e salvação em Cristo, através do Batismo. Depois, pela pregação da Palavra e pela Santa Ceia, continuamos a receber esse tesouro e somos alimentados e fortalecidos na fé em Jesus, a ponto de, mesmo em meio a provações e sofrimentos, podermos permanecer firmes e dizer junto com Paulo no versículo 12: É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tem crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou.

Paulo já tinha sofrido muito por ser pregador do Evangelho e não ter medo nem vergonha de falar de Jesus às pessoas, e agora estava preso, prestes a ser condenado à morte. Mas, diz ele, sei em quem tenho crido, e ele confiava que o Senhor daria a ele a recompensa prometida no Evangelho, a vida eterna em Cristo. Ele sabia quem o guiava e sustentava,   como lemos no versículo 7: Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.

Esse mesmo Deus que também dá a nós coragem, amor e poder, foi quem nos salvou por sua graça e não pelo que nós fazemos, como lemos nos versículos 9-10: Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre.

Este é o nosso grande e maior tesouro – a salvação do Evangelho. Por isso Paulo nos diz: Guarde o tesouro e conserve vivo o dom.

A Palavra de Deus nos mostra em muitos textos que, além do tesouro da salvação, Deus dá a cada cristão, além do pão de cada dia, das suas bênçãos e proteção, também os dons. Cada um de nós recebeu dons de Deus.

Mas, assim como a chama da fé no Evangelho em nós pode ficar fraca e até ser apagada, se não estamos em contato permanente com a Palavra e a Santa Ceia, em união com Cristo, os dons também poder ficar escondidos, enferrujados e até apagados, se não os conservarmos.

Se enterramos os dons por comodismo, preguiça, medo ou fraqueza, eles podem ser perdidos. Mas Deus os dons a nós exatamente para o contrário: para serem usados sempre, cada vez mais e melhor, no trabalho do seu Reino.

O apóstolo Pedro mostra isso em 1 Pedro 4.10-11: Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a Palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!

Não devemos ter medo ou vergonha de usar nossos dons para testemunhar de Cristo, nosso Salvador, pois como ouvimos antes, o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes (v. 7).

É porque temos o tesouro do Evangelho e, por causa dele, a certeza da salvação eterna em Cristo, que podemos conservar vivos os dons que recebemos do Senhor, e usá-los com alegria, coragem e dedicação no serviço a Deus e ao próximo, tanto aqui, na vida comunitária da Igreja, como lá fora, em nossa família, trabalho, escola, rua, enfim, onde Deus nos coloca no dia a dia em contato com outras pessoas.

Para guardar o tesouro e conservar vivo o dom, Paulo diz a Timóteo e a nós: Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus (v. 13).

É necessário ficarmos firmes no ensino verdadeiro que recebemos da Palavra e que, como lembramos este mês, foi redescoberto e dado ao mundo novamente por Deus através de Lutero e seus colaboradores na Reforma da Igreja, que havia se desviado da verdade bíblica.

Este ensino verdadeiro da Palavra, que recebemos nos cultos, estudo bíblicos, leituras da Bíblia, Castelo Forte, etc., é que nos desafia e capacita a fazermos o que Jesus nos ensina no Evangelho de hoje: não levar outros a pecar, repreender o irmão que peca (e isso significa aceitar também a repreensão do irmão), perdoar sempre o irmão arrependido e ter a humildade de reconhecer que, por melhor que façamos, sempre seremos servos não fizeram nada mais do que seu dever diante do Senhor, e que sempre estamos em dívida com Ele.

Os discípulos, quando ouviram isso, pediram a Jesus que aumentasse a sua fé. Mas Jesus, em vez de fazer isso, mostra que o tamanho da fé não é o mais importante, mas sim em quem nos colocamos a fé – em Jesus. Por isso, através de Paulo, Jesus diz a Timóteo e a cada um de nós aqui: Guarde o tesouro e conserve vivo o dom.

Você, irmão e irmã, é desafiado também a descobrir qual é o seu dom – e pode ser mais de um – e colocá-lo em prática já, servindo ao próximo e ao Senhor aqui na Igreja e lá fora no mundo. Não deixe seu dom enterrado, pois pode enferrujar e perder-se. Unido a Cristo pela fé, conserve vivo o seu dom e o faça produzir frutos para o Senhor Jesus!

Guarde o tesouro e conserve vivo o dom. Deus nos dá todos os meios e condições para isso: sua maravilhosa e pura Palavra, o Batismo e a Santa Ceia, a Igreja, que é o Corpo de Cristo, pastores e mestres que nos pregam fielmente o Evangelho e irmãos na fé que nos apoiam, ajudam e incentivam e que são apoiados, ajudados e incentivados por nós, no amor de Jesus.

         Deus quer que eu e você, cada um de nós guarde o tesouro e conserve vivo o dom. Ele quer isso para que nós, sabendo em quem temos crido e confiado, sejamos o seu povo e recebamos a vida que dura para sempre. Ele que isso para que nós, recebendo seu Evangelho e seus dons, possamos anunciar sua salvação com coragem e alegria, pois o seu Espírito nos enche de poder e amor para testemunhar de Jesus.


Guarde o tesouro e conserve vivo o dom. Deus guardará você na fé que salva até o dia em que Jesus voltar para nos levar à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário