BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como eu venho à Casa do Senhor?

Leia em sua Bíblia Lucas 18.9-17


Se nós perguntarmos aos nossos pais e avós como eles se preparavam para ir à igreja, ao culto, creio que a maioria vai dizer que vestiam a melhor roupa e calçado que tinham, a chamada “roupa de domingo”. Cuidavam do cabelo ou barba e procuravam chegar antes da hora do culto, mesmo que morassem longe e tivessem que vir de carroça, de bicicleta ou mesmo a pé.

Tudo isso não para se mostrar aos outros, mas como respeito à Casa do Senhor e ao que ali ia acontecer. E hoje, como nos preparamos? Como você vem à Casa do Senhor?

Tudo isso é importante, o bom preparo exterior, pois honramos a Deus e damos bom exemplo também com a maneira de nos vestir e com o cumprimento do horário marcado. Mas, este é o principal preparo?

E qual é o principal preparo? Claro que é o preparo do coração! Então, como você prepara o coração para vir à Casa do Senhor? Pensando nisto e olhando para o Evangelho de hoje, queremos refletir sobre esta pergunta: Como eu venho à Casa do Senhor?

Jesus conta uma história em nossa leitura de hoje que fala exatamente sobre isso, e no início dela já temos o objetivo dele com essa parábola: Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros (v. 9).

Resumindo a história: um fariseu, religioso da época, vai ao templo orar, e só fala de si mesmo, criticando os outros e achando que é muito superior a eles. Não pede perdão por nada, não acha nenhum defeito em si mesmo.

Outro homem, cobrador de impostos (publicano), desprezado pelas pessoas do seu povo, também vai lá orar, mas ficou ao longe, provavelmente lá no fundo da igreja, e não tem coragem nem de olhar para o céu, batendo no peito como sinal de tristeza e dizendo: Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador. Não se orgulha de nada, não fala mal de ninguém, mas reconhece que é um pecador que precisa do perdão, da misericórdia de Deus.

Jesus mesmo nos diz quem foi para cada perdoado, justificado, em paz com Deus: Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido (v. 14). E, agora, é a hora de nos perguntarmos: Como eu venho à Casa do Senhor?

- Venho orgulhoso, pensando em tudo que fiz de bom durante a semana?
- Venho confiando em mim mesmo e pensando em quanto sou melhor que os outros?
- Venho achando que faço um favor a Deus, ao pastor e aos irmãos, se venho a igreja e quem sabe até ajudo em alguma coisa?
- Venho para achar defeitos no culto, no pastor, nos irmãos que estão aqui?

Como eu venho à Casa do Senhor? Ou será que eu:

- Venho humilde, pensando em tudo que fiz contra Deus e meu próximo, e quanto não fiz daquilo que o Senhor esperava de mim?
- Venho confiando na graça de Deus e sabendo quanto sou pecador e necessito da sua misericórdia, perdão e amor?
- Venho na certeza de que Deus é quem me faz um grande favor, me oferecendo no culto seus presentes de perdão, vida e salvação, na Palavra e Sacramentos, mesmo sem eu merecer essas dádivas?
- Venho para confessar os meus defeitos e pecados, e reconhecer que sou tão falho como qualquer outra pessoa?
- Venho disposto a me colocar à disposição do meu Salvador, para servi-lo da melhor maneira possível com toda a minha vida?

Quando a graça de Deus nos atinge de verdade, ela sempre nos leva a perceber que nunca atingimos o alvo que Deus tem para nós e que sempre, diariamente, até nossa morte, precisamos da misericórdia do Senhor, como foi com aquele cobrador de impostos.

A graça de Deus nunca produz pessoas que proclamam sua própria justiça, como fez o fariseu, mas pessoas que reconhecem seu pecado e recebem com alegria o perdão de Cristo e então querem então dá-lo e proclamá-lo a tantos outros, carentes de alívio para suas almas.

Como eu venho à Casa do Senhor? Em quem eu confio – em mim mesmo e nas minhas obras, ou somente na graça de Deus? Qual é o foco da minha vida dentro e fora da igreja – meus esforços ou a graça de Deus?

Imaginem um copo cheio de feijão ou açúcar. Não tem como eu colocar ou derramar outra coisa nele, como suco, água ou vinho. Não cabe, não entra, porque já está cheio.

Assim acontece na relação entre Deus e nós: como Ele vai derramar sua graça e perdão em nós, se estivermos cheios de orgulho, autojustiça, rancor ou vaidade?

Por isso, Ele vem a nós com sua Lei, que mostra e condena nosso pecado, e nos esvazia completamente de nosso eu, para então encher-nos, com seu Espírito, de sua graça e perdão, vida nova e salvação – o Evangelho.

Por isso aquele cobrador de impostos foi para casa em paz. Porque simplesmente confessou e confiou na misericórdia de Deus, esvaziou suas mãos de tudo o que poderia achar valioso diante de Deus para, com elas vazias, poder receber o presente do perdão e amor do Senhor.

Nosso texto termina com Jesus e as crianças. Parece que não tem nada a ver com a parábola dos dois que foram ao templo orar. Mas, tem tudo a ver, pois quando Jesus diz que quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele (v.17), Ele reflete exatamente a atitude que teve o cobrador de impostos: como uma criança que depende totalmente dos adultos para viver e confia neles, precisamos, como fez o cobrador, confiar totalmente em nosso Deus e viver todos os dias dependendo do seu amor, perdão, cuidado e bênçãos sobre nós, sem podermos contribuir em nada para isso.

Como eu venho à Casa do Senhor? Como eu volto para casa? Aliviado, perdoado, em paz com Deus e, por isso, motivado, animado e sentindo-me enviado a levar aos outros as bênçãos maravilhosas que aqui tenho o privilégio de receber?

Na semana passada participei do programa MML (Ministério, Missão e Liderança), e ouvi outros pastores anunciando para mim o perdão e a misericórdia de Deus, pregando para mim e meus irmãos pastores o Evangelho e a certeza de que o Senhor nos ama e perdoa, mesmo sendo nós servos tão fracos, incompletos e falhos na obra de Cristo.

Eu voltei para casa aliviado, perdoado, abençoado e enviado para levar a vocês e a quem eu puder a maravilhosa graça de Deus, que me salva desde o meu batismo e que me faz buscar cada dia o perdão do Senhor.

Assim, meu irmão e irmã, vá sempre à Casa do Senhor em humildade, com sede e fome do seu perdão, sabendo que desde o seu batismo você está nas mãos amorosas e graciosas do Pai,  e que Ele quer mandar você para casa em paz com Deus, perdoado através de Cristo, nosso Salvador. 

 Convidamos você a vir e estar sempre conosco, na Casa do Senhor, pois aqui Deus anuncia e dá o mesmo perdão que aquele cobrador de impostos recebeu. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário