BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Jesus busca e salva o perdido!

Leia em sua Bíblia Lucas 19.1-10


Quase toda semana vemos na TV notícias e histórias de busca e salvamento de pessoas: gente que se perdeu em uma mata, pescadores boiando no mar depois que seu barco afundou numa tempestade, alpinistas que desapareceram numa tempestade de neve ou avalanche, gente que sumiu debaixo de casas e prédios destruídos por um terremoto, por enchentes, incêndios ou bombas de terroristas.

Muitas destas buscas acabam bem, com as pessoas sendo encontradas e salvas com vida, às vezes depois de dias, quando as esperanças já eram pequenas. Mas, muita gente nunca é encontrada, seja no mar, na neve, na mata ou nos escombros de construções, ou como no caso, agora famoso, do ajudante de pedreiro Amarildo, no Rio de Janeiro, que desapareceu nas mãos de policiais que deveriam proteger a vida e não destruí-la.

Quando alguém se perde, especialmente crianças, há um grande esforço e trabalho para buscar e salvar quem está perdido. Mas, o que fazer quando a própria pessoa não sabe que está perdida? Quando seus familiares não sabem que ela se perdeu?

Mas, existe alguém que não sabe que está perdido? Existe sim, e na verdade é uma situação que não atinge só alguns – é uma coisa que acontece com todos os seres humanos, com cada um que nasce em nosso planeta!

É claro, meus irmãos, que estou falando de perdição espiritual, eterna, de estar longe, muito longe de Deus, totalmente perdido e condenado por causa do pecado que nasce com a gente e contamina o mundo inteiro, e que ainda por cima não nos deixa saber que estamos perdidos.

Quem nos mostra que estamos todos perdidos é o próprio Deus, em sua Palavra. Vamos ver alguns versículos onde Ele diz isso:

- Salmo 51.5: De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
- Ezequiel 18.4: A pessoa que pecar é que morrerá.
- Is 53.6: Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho.
- Romanos 3.23, 6.23: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Pois o salário do pecado é a morte.
- Salmo 14.2-3: Lá do céu o SENHOR Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore. Mas todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa.

Por mais que alguém negue ou não aceite, esta é a verdade: todos os seres humanos nascem cegos e mortos espiritualmente, inimigos de Deus por causa do pecado e, pior, se o próprio Deus não lhes mostrar isso, continuam assim até a morte.

Além da maldade humana, que vemos todos os dias ao nosso redor e nas notícias – assassinatos, corrupção, exploração do próximo, roubos, etc. – a própria atitude do ser humano de adorar ídolos, sejam objetos, animais, entidades de todo tipo e até os astros, nos mostra que sozinhos não chegamos ao Deus verdadeiro, ou seja, continuamos perdidos.

É aí então que entram o amor e a misericórdia de Deus, seu desejo gracioso de buscar e salvar o pecador, mesmo sendo nós seus inimigos, mesmo nós não merecendo nada de bom dele.

É por isso que no evangelho de hoje Jesus diz que o Filho do Homem (o próprio Jesus) veio buscar e salvar quem está perdido (v. 10). É por isso que Paulo, depois de dizer que o salário do pecado é a morte, completa dizendo que o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor (Rm 6.23).

Este é grande ensinamento do encontro e da visita de Jesus à casa de Zaqueu. Se Zaqueu estava apenas curioso para ver quem era Jesus, como diz o versículo 3, ou se alguém já lhe tinha dito que um dos seus discípulos, Mateus, já tinha sido cobrador de impostos como ele era, não é importante.

O importante é que Jesus sabia exatamente onde parar e olhar para cima para ver Zaqueu e lhe dizer: Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa (v. 5).

Jesus buscou o pecador Zaqueu, e isso causou até resmungos das pessoas – “como pode ele ir se hospedar na casa desse sujeito!”. Mas Jesus não se importava com a opinião do povo, pois queria levar salvação àquele homem e à sua casa.

Depois, certamente já tendo ouvido a doce palavra de amor e salvação de Jesus, Zaqueu mostrou na prática que a fé no Salvador já estava no seu coração, quando disse que ia dar metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a quem ele tivesse roubado nos impostos.

A lição deste encontro de Jesus com Zaqueu é muito simples e maravilhosa. Jesus cumpre o que ele já tinha dito lá em Ezequiel 34.16: Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Ao final do encontro ele diz: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.

Assim, meus irmãos, naqueles dias, nos dias de Lutero e ainda hoje, Jesus busca e salva o perdido!

Ele busca e salva o perdido em desespero, como lemos no Salmo 130. Ele busca e salva mesmo sem merecermos isso, como lemos em Isaias 1. Ele busca e salva aqueles que, como Zaqueu, são considerados pecadores piores do que os outros, mesmo que isso, diante de Deus, não exista, pois todos nós merecemos sua condenação e não seu perdão e salvação.

Jesus busca e salva o perdido! A Reforma da Igreja, que lembramos há poucos dias, aconteceu para trazer esta notícia de volta à pregação e ensino ao povo, que não mais ouvia esse doce Evangelho de que Deus nos salva de graça em Cristo, mas que era ensinado a tentar comprar um lugar no céu com sacrifícios, obras, peregrinações e tantos outros esforços humanos que resultam apenas em mais afastamento de Deus.

Ainda hoje é assim, meus irmãos: bilhões de pessoas continuam perdidas e longe do amor de Deus, muitas tentando salvar-se por conta própria, sem saber que assim se perdem ainda mais. Mas, ainda hoje também Jesus busca e salva o perdido!

Ele busca e salva vocês e eu, pecadores perdidos como eram Zaqueu, Mateus, Paulo, Lutero. Ele nos salva para que, como Zaqueu, coloquemos agora nossas vidas e tudo que temos em suas mãos amorosas, pois hoje é através de nós que Jesus busca e salva o perdido!

Como é bom saber que Jesus busca e salva o perdido! Como é bom saber que ele salva vocês e eu, mesmo sem merecermos, mesmo que ainda pequemos contra Ele, mesmo que resmunguemos e sejamos muitas vezes ovelhas teimosas e rebeldes. 
 
Ele quer usar cada um de nós para procurar os perdidos, olharmos para eles e dizer-lhes: “desça depressa, pois hoje Jesus precisa ficar na sua casa!” Isto porque já não estamos mais perdidos, pois fomos encontrados e salvos por Jesus no Batismo, na Palavra e na Santa Ceia.

Podemos dizer a todo mundo: Jesus busca e salva o perdido! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário