BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jesus nos prepara para o fim do mundo.


Leia em sua Bíblia Lucas 21.5-36

Muito já se falou sobre o fim do mundo. Várias previsões foram feitas sobre datas para o juízo final, como ano 2000 ou 2001, e a mais recente, que rendeu até filmes – 2012.

A verdade, porém, como diz Jesus, o Filho de Deus, é que só Deus Pai sabe quando será o dia e a hora do juízo final (Mc 13.32). Por isso a nós o que resta fazer é estar sempre preparados, para não sermos pegos de surpresa e, como diz Jesus no evangelho de hoje, podermos estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier (v. 36).

A Palavra de Deus também fala muito do fim do mundo. Fala principalmente para mostrar que ele virá e como será, e também para nos preparar para ele. No evangelho de hoje, com em outros textos, Jesus nos prepara para o fim do mundo.

Primeiro, Jesus nos prepara para o fim do mundo dizendo: não sejam enganados, mas apeguem-se à Palavra de Deus. No versículo 8 lemos: Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo. Porém não sigam essa gente. E em Marcos 13.22 Jesus é ainda mais claro: Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.

Já vemos isto acontecer ao nosso redor. Falsos mestres distorcem a Palavra de Deus para prometer e pregar o que Deus não prega nem promete, cumprindo o que também o apóstolo Paulo previu em 2 Timóteo 4.3-4: Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.

A defesa e preparação contra isso é apegar-se à firme e pura Palavra de Deus, que também nos será sabedoria e defesa contra os perseguidores, como lemos no versículo 15. E qual é esta Palavra verdadeira? É a que nos mostra Cristo como o único meio de Deus para sermos salvos (Rm 5, Jo 14.6), como o centro da fé e da vida cristã, e que vem a nós na forma de Lei e Evangelho, apontando o nosso pecado e mostrando o nosso Salvador, Jesus. Esta Palavra dura para sempre, como diz o próprio Jesus no versículo 33.

Jesus nos prepara para o fim do mundo dizendo: não tenham medo, mas confiem em minhas promessas. No versículo 9 Jesus diz: Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto. Parece fácil Jesus falar de não ter medo, pois afinal Ele é o verdadeiro Homem-Deus! Mas, ele justamente quer que voltemos os olhos e o coração para suas promessas de proteção, amor e salvação, como ele diz nos versículos 18-19 e 28 (confira em sua Bíblia).

Em Cristo Deus cumpriu todas as suas promessas, com Paulo diz em 2 Coríntios 1.20. Como Deus prometeu, o Salvador veio no tempo marcado pelo Pai e completou a obra da salvação. A promessa que Jesus fez no versículo 6, da destruição de Jerusalém, cumpriu-se cerca de 40 anos depois. Assim também a sua promessa de proteção, perdão, salvação e vida eterna é certa e firme e nela podemos confiar totalmente, mesmo quando passarmos por aflições e perseguições. Jesus diz: Fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.

Em 3º lugar, Jesus nos prepara para o fim do mundo dizendo: não se distraiam, mas vigiem, orem e anunciem o Evangelho. Como não sabemos quando Jesus vem para julgar vivos e mortos, nem quando seremos chamados por Deus, é necessário estarmos sempre preparados. É isso que Jesus diz nos versículos 34-36 (confira em sua Bíblia).

O mundo, as tentações e nossos problemas podem nos distrair e nos desviar do principal – Cristo e sua salvação. Por isso, a vigilância e a oração devem ser diárias e atentas, e não algo que fazemos apenas em dias de culto ou estudo bíblico.

Palavra e oração são armas que devem fazer parte de nossa rotina diária, especialmente em nossa casa e família. Para isso, além da própria Bíblia, temos auxílios como o Castelo Forte, o Catecismo Menor, Cinco Minutos Com Jesus, Mensageiro Luterano e também livros, material de estudo bíblico e Cds que a Igreja nos oferece para nos ajudar no estudo da Palavra, na oração e na vigilância da fé.

E, enquanto vigiamos e oramos, aproveitamos também as oportunidades para mostrar o Evangelho de Cristo aos outros, como lemos no versículo 13. Com nossas palavras, comportamento e ações e também com folhetos e materiais evangelísticos, mostramos às pessoas que não temos medo do fim do mundo, porque temos Cristo em nosso coração e em nossa vida.

Apontamos e levamos para as pessoas ao nosso redor este Salvador maravilhoso que nos prepara para o fim do mundo, usando para isso as oportunidades, os recursos, o tempo, os bens e os dons que Deus nos dá. Assim, mais e mais pessoas estarão preparadas para o fim do mundo pela fé em Jesus Cristo, único caminho ao Pai e ao céu.

Jesus morreu e ressuscitou por nós e agora nos prepara lugar no céu, na vida eterna com Ele. Mas, enquanto Ele não vem nos buscar, Jesus nos prepara para o fim do mundo dizendo: não sejam enganados, mas apeguem-se à Palavra de Deus, não tenham medo, mas confiem em minhas promessas, não se distraiam, mas vigiem, orem e anunciem o Evangelho.

Fiquemos firmes na fé em Cristo e não nos cansemos de fazer o bem, como lemos na epístola de hoje. E, como diz o Salmo 98, cantemos ao Senhor com alegria, pois Jesus nos prepara para o fim do mundo e nos levará para a vida de eterna alegria com Ele e com todos os salvos! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário