BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 5 de novembro de 2013

Por que houve a Reforma?

Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la (Efésios 2.8-9)



  No último dia 31 de outubro as Igrejas Protestantes, especialmente as luteranas, celebraram a Reforma da Igreja, iniciada em 31 de outubro de 1517, pelo monge Martinho Lutero, na Alemanha. Mas, por que houve a Reforma? O que levou a esse acontecimento tão importante na história mundial e da Igreja? Vejamos isso, resumidamente.
  Depois que Jesus cumpriu sua missão e subiu ao céu, seus apóstolos começaram a missão de pregar o evangelho e fazer discípulos, como Cristo havia ordenado. Assim, as comunidades de cristãos (igrejas) foram surgindo em todo lugar onde o Evangelho era pregado. O Cristianismo se espalhou por todo o mundo e, a partir do século IV, não mais perseguida pelo império romano, a Igreja foi se tornando uma instituição, com sede em Roma.
Com o passar do tempo, infelizmente, a Igreja foi se desviando do ensino claro da Bíblia, a Palavra de Deus, e criando regras e doutrinas humanas, com decretos e tradições próprias, contrárias ao Evangelho de Cristo.
            Assim, na Idade Média (século V até o XV), o Cristianismo foi se transformando numa “religião” da lei, do medo e da superstição. As pessoas não acreditavam mais em Jesus como seu Salvador, como Ele se revela na Bíblia, mas em suas próprias boas obras e nas leis da Igreja para serem aceitas por Deus e ir para o céu.
            Então, a partir de 1517, na Alemanha, Martinho Lutero, que era um monge católico romano, professor e doutor em Teologia, começou a pregar contra as tradições e doutrinas erradas que havia na Igreja, tentando reformá-la e levá-la de volta à única fonte verdadeira de doutrina, a Bíblia, e ao seu ensino central – somos salvos somente por Jesus Cristo, através da fé nele dada a nós pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus. 
           Apesar de sua proposta ser rejeitada e ele mesmo ser expulso da igreja católica, a reforma de Lutero ganhou apoio e força de religiosos, universidades e autoridades civis e logo se espalhou por toda a Alemanha e Europa.
Com a imigração de alemães para as Américas, a partir de 1800, também surgiram comunidades luteranas nos Estados Unidos e Brasil. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foi fundada em 1904, com missionários luteranos vindos dos Estados Unidos.
Os ensinos redescobertos por Lutero na Bíblia foram resumidos em três pilares principais: Somente pela Fé (Sola Fide), Somente pela Graça (Sola Gratia) e Somente pela Escritura (Sola Scriptura), isto é, que Deus nos salva somente pela fé em Jesus Cristo, o que nos é dado somente por sua graça e não por méritos ou obras humanas e que esta salvação e toda a vontade de Deus é revelada somente na Bíblia.
Lutero também foi muito importante para a unificação da língua alemã com sua tradução da Bíblia para o alemão, e foi grande incentivador da educação em sua época.
Segundo pesquisa de uma revista norte-americana (publicada no Brasil por Veja), Lutero foi a terceira pessoa de maior influência no mundo entre os anos 1001 e 2000, ficando atrás apenas de Guttenberg (inventor da imprensa) e Cristóvão Colombo (navegador e descobridor da América).
Seu maior legado, do qual a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é herdeira, é sabermos, crermos, confessarmos e ensinarmos que Deus nos salva pela fé em Cristo, como um presente seu, como diz Paulo no texto de Efésios acima.
Este legado queremos continuar levando a todos os brasileiros e ao mundo todo, anunciando que o nosso Deus é um Deus gracioso, que ama, busca e salva todo o pecador em Cristo, seu Filho, nosso Salvador. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário