BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 29 de junho de 2016


7º Domingo após Pentecostes
Lucas 10.1-20
Tenha seu nome escrito no Livro da Vida!

Prezados irmãos na fé: o que se entende por felicidade? Conforme o dicionário: ventura; contentamento; bem estar; êxito, sucesso; ato ou efeito de se sentir feliz. De forma simples estas são expressões que tentam explicar o que é felicidade. Mas o que realmente ela é? De onde ela vem? As pessoas podem ser felizes de verdade? Estas são perguntas que não se calam em nosso cotidiano. E nós, cristãos, somos realmente felizes? Que Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo nos abençoe neste momento de reflexão, quando queremos falar da nossa felicidade, que não tem origem neste mundo, mas vem do poder de Cristo Jesus e da sua paterna misericórdia.
Amada igreja: estamos vivendo o 7º Domingo após Pentecostes. Se analisarmos bem os textos de hoje vamos encontrar algo em comum: a felicidade. Não estamos falando da felicidade deste mundo, mas daquela que nos é proporcionada pelo Senhor. Todos os textos deste fim de semana nos cativam. Queremos estudar de forma especial o Evangelho e ver o que nosso Senhor Jesus disse sobre a felicidade.
Amados irmãos, é interessante que as palavras de Jesus no início desse texto não são consoladoras. São até desanimadoras. Ao enviar os setenta discípulos, ele disse que o trabalho era grande, que a seara era enorme. Mas não disse que seria fácil. Ao contrário do que muitos pregam, dizendo que o verdadeiro cristão não enfrenta problemas, aqui vemos os problemas. O Mestre disse que estava enviando estes homens como cordeiros para o meio de lobos. E quanto a isso, nem precisamos explicar o que significa. Jesus está mostrando que a pregação do Evangelho acontece entre dificuldades. Ele quebra aquele mito de que “se você está sofrendo ou se a sua igreja não cresce, é porque ela não presta”. As dificuldades que estes homens enfrentariam seriam enormes. E a verdade é que Jesus nunca prometeu vida fácil, como muitos estão inventando por aí. Eis as palavras do Mestre: no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).
As dificuldades e tristezas quanto à pregação do Evangelho demonstradas neste texto ainda não terminaram. Jesus diz nos vv. 10 e 11 que muitas cidades e pessoas certamente não aceitariam a palavra da salvação. E o sinal que deveria ser feito em protesto a esta situação não era a discussão, mas o sacudir da poeira.
Certamente é triste a dificuldade que estes homens enfrentariam durante a pregação do Reino de Deus. E aí perguntamos: onde está a felicidade de um cristão? Jesus disse mais, não parou por aí com as suas exortações e demonstrações de tristeza. Ele ainda falou a respeito das cidades de Corazim e Betsaida, e mais uma vez ele demonstrou tristeza, e não felicidade. Então, onde está a felicidade?
Nem tudo está perdido. Nem todos deixaram de ouvir a Boa Nova. Aí está a felicidade! E nesta exortação Cristo afirmou que muitos receberiam a paz e a palavra e que deveriam ficar na casa que fossem aceitos. O apóstolo Paulo diz que fez de tudo para com todos para ver se de algum modo levasse alguns à salvação (1Co 9.22).
O Reino dos Céus é assim. Não é fácil, tem dificuldades, mas também tem alegrias. Os Evangelhos nos relatam que o próprio Jesus passou por isso várias vezes. Estes enviados por Cristo acharam alegria e voltaram jubilantes, apesar das dificuldades: “… regressaram os setenta, possuídos de alegria...” (v.17). Mas o que causou tamanha felicidade nestes enviados? A felicidade deles estava no fato de que até “os próprios demônios os submetiam pelo nome de Cristo”, como diz o v. 17.
Sim, esses homens passaram por vários sofrimentos e agora estavam cheios de felicidade. Mas cabe uma pergunta: ainda seria esta a verdadeira felicidade de um cristão? A princípio, sim! Ver o diabo se submetendo a nós pelo poder da Palavra; ver o maligno se humilhando diante de nós por causa do nome de Cristo – humanamente falando esta é a verdadeira felicidade! Tudo isso é bom e aceitável diante de Deus. Mas, de acordo com Jesus, temos uma felicidade superior a esta e que está no texto do Evangelho de hoje. Ela nos faz esquecer os sofrimentos e as tristezas que enfrentamos na pregação da Palavra. A felicidade é essa: ter o nome “arrolado nos céus” (v. 20). Em palavras simples, a nossa maior manifestação de felicidade é ter o nome escrito no Livro da Vida (Ap 3.5).
Que estas palavras estejam fixadas em nosso coração e lembremo-nos diariamente de que Cristo carregou sobre si os nossos pecados, as nossas dores, para que pudéssemos ter o nosso nome arrolado nos céus, no Livro da Vida. Este é um presente gratuito de Deus, a causa maior da nossa felicidade, mesmo em meio ao sofrimento e a tristeza. Cristo Jesus é a nossa felicidade. Amém.

(Portas Abertas 18 e Preciso Falar 25, pp. 139-141)

Nenhum comentário:

Postar um comentário