BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sábado, 10 de dezembro de 2016


2º Domingo no Advento
Mateus 3.1-12
Façam Coisas que Mostrem que Vocês se Arrependeram dos seus Pecados!

É tempo santo de Natal! Já estamos no segundo domingo de Advento. Os preparativos do Natal correm em alta velocidade ao nosso redor. Ou melhor, quem sabe nem existem reais preparativos, mas apenas pessoas correndo atrás do relógio, das compras, do comércio ou qualquer outra coisa sem relação direta com o verdadeiro sentido do Natal.
O dia 5 de dezembro é o dia do voluntário – um dia para homenagear e agradecer a cada um de vocês, irmãos e irmãs da igreja, que realizam tantos trabalhos aqui, sem serem remunerados diretamente. Nossos voluntários aqui são os que ocupam cargos nas diretorias, que trabalham nos departamentos, que dirigem a escolinha bíblica. Enfim, quase tudo o que fazemos na igreja é trabalho voluntário. Obrigado a cada pessoa!
Este Dia do Voluntário também quer homenagear as pessoas que dedicam parte do seu tempo, do seu conhecimento e da sua profissão em favor do bem comum da cidade, do estado e do país. São pessoas que acreditam em uma sociedade mais justa e humanizada. Nós cristãos também podemos crescer nesta prática, fazendo do trabalho voluntário mais uma oportunidade de anunciar boas notícias de vida e cidadania, mostrando por palavras e atitudes que o Reino de Deus chegou até as pessoas, e que o arrependimento e a fé incluem cada um na salvação que o Natal anuncia em Jesus Cristo.
1. Arrependam-se dos seus pecados. A mensagem de João Batista era de preparação para a chegada do Messias. Ele falava do arrependimento como mudança de rota, mudança de rumo; uma guinada na vida era a oportunidade de participar da salvação em Jesus.
João anunciava a necessidade do arrependimento dos pecados e a fé em Jesus Cristo para a salvação das pessoas. Esta mensagem também é para nós. Somos cristãos de outra geração, claro. Já conhecemos o Evangelho. Já aprendemos muito sobre a vida e a obra de Jesus por nós, mas permanecemos pecadores. Por isso, arrependimento e perdão são assuntos práticos e diários também na nossa vida. Facilmente queremos justificar nossos pecados e amenizar a culpa dando explicações porque os cometemos. Mas não há lugar para explicações e justificativas para os pecados. Apenas o arrependimento e a fé são formas de encontrar o perdão em Jesus. Explicar e justificar são formas que a nossa natureza humana usa para nos enganar e amenizar o sentimento de culpa e de vergonha pelo que fizemos. E normalmente a nossa natureza nos tenta levar por um caminho que busca justificar-se no fato de todo mundo ser pecador, que não somos os únicos a pecar.
Esta é uma estratégia de Satanás para nos manter escravos do pecado e dele próprio. O arrependimento e a fé nos afastam das tentações, mas é a presença do Espírito Santo que nos torna vencedores.
“Arrependam-se dos seus pecados” é uma mensagem que cada um de nós tem o privilégio de anunciar às pessoas do nosso tempo. A cultura e alguns argumentos a favor do “politicamente correto” estão trabalhando contra um elemento fundamental da fé cristã: o arrependimento. Para que uma pessoa perceba seu erro, ela precisa ser confrontada com a Palavra de Deus, que mostra a pura e clara vontade de Deus. Não somos chamados para dizer para as pessoas o que achamos sobre uma ou outra coisa, mas para anunciar , sob o poder do Espírito Santo, qual é a pura e santa vontade de Deus. Este ato de pregação não nos torna inimigos de pecadores, mas é feito com profundo amor e compaixão, na busca do arrependimento, da fé e da salvação de todos.
2. A salvação chegou até vocês. As profecias da vinda de Jesus estavam se cumprindo. Jesus estava entre o povo e seu ministério de reconciliação da humanidade estava por iniciar. João Batista foi o instrumento de Deus para anunciar este fato. “O Reino do céu está perto”. Esta é uma expressão que significa a mesma coisa do que “o Reino de Deus está aqui”. Na verdade, este anúncio significa: Deus está aqui.
Esta realidade da presença de Deus se dá em todos os lugares onde um filho ou uma filha dele abre a boca e fala do Evangelho, ou por meio das suas atitudes, por meio das que ele ou ela testemunha que Jesus está em seu coração. Assim como João Batista foi instrumento de Deus para preparar o caminho para Jesus chegar, eu e você, e toda a igreja, somos instrumentos deste anúncio para Jesus chegar às pessoas e estabelecer o seu reino, ou seu governo, dando a direção da salvação eterna a todos os que creem. Rm 15.11 pronuncia isso de forma muito simples: “Todos os que não são judeus, louvem o Senhor! Que todos os povos o louvem”! A missão de Jesus é incluir na salvação também os que não são judeus. Exatamente como o texto diz: “Que todos os povos o louvem!” O louvor é expressão de alegria e fé. Esta é uma forma de resposta daqueles que se arrependeram e creram no Evangelho.
Quem são as pessoas próximas de você que ainda não creem na salvação? Como elas crerão? É preciso que alguém pregue! Você já pensou que é um instrumento de Deus para que o seu Reino chegue até elas?
Às vezes estamos tão próximos que ficamos até constrangidos de abordar uma pessoa e testemunhar. Neste momento precisamos pensar na igreja. Quem é o irmão ou a irmã que eu vou colocar em contato com essa pessoa a quem eu quero que o Evangelho do arrependimento e da fé seja pregado? Ainda assim estarei sendo um instrumento de Deus para levar a salvação àquela pessoa. Existe muito a fazer. Cada um de nós tem muitas pessoas conhecidas que certamente não queremos ver na condenação eterna. Lembremos: “A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo (Rm 10.17)” Portanto, vamos falar!
3. Vocês fazem parte da salvação que está acontecendo. Cada geração de cristãos tem o desafio de anunciar o Evangelho ao povo do seu tempo. E este anúncio se dá de forma espontânea quando nós valorizamos o culto, o Estudo Bíblico, a participação na Santa Ceia e o exercício da vida cristã, que se expressa na honestidade, no respeito e na ética. As virtudes cristãs são um testemunho. Sim, são coisas práticas que fazemos e que anunciam o que cremos.
A vida só tem sentido se lá no final o destino for a eterna bem aventurança com Cristo no céu. Este lugar é preparado por Jesus e dado por meio da fé a cada um que crê. Este é o presente que estamos recebendo quando mais uma vez estamos celebrando o Natal. Este é o presente que temos para distribuir a tantos que convivem conosco. Já bem perto o Natal de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário