BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sábado, 10 de dezembro de 2016


1º Domingo no Advento
Mateus 24.36-44
O Dia e a Hora estão Marcados: Jesus está Voltando!

Salmo 122. A alegria da chegada. Eis que Jerusalém e a casa do Senhor se aproximam – chegamos. As provações de um expatriado e os riscos de viagem agora são ofuscados pela alegria que já inicialmente encantou o peregrino a fazer a viagem.
Paz. A visão da paz. O som e o sentido do nome Jerusalém, cujas sílabas finais sugerem a palavra paz, definem o tom deste salmo. A busca pela paz (segurança e prosperidade). O que Jerusalém era para o israelita, a igreja é para o cristão.
Isaías 2.1-5. A importância do texto está no fato de apontar para Cristo, o Messias. O v. 2 fala que nos “dias vindouros” Deus estabelecerá o “monte mais alto de todos os montes”, referindo-se ao Reino do Messias e à sua igreja. Jesus será o verdadeiro profeta, sacerdote e o fundamento da igreja. A igreja é composta de “pedras vivas” e está construída sobre o fundamento que é Cristo, e as “portas do inferno não prevalecerão contra ela”. O culto da igreja será em espírito e verdade.
Os vv. 3 e 4 falam da poderosa abrangência de Cristo e da sua igreja estabelecida, bem como dos resultados de transformação espiritual e de salvação. Deus em todo o mundo, a qualquer pecador que creia.
O v. 5 diz que, depois das inumeráveis promessas de esperança e de glória, o próprio povo de Deus será convocado a viver na “santa luz do Senhor”. Enquanto o “sim e ainda não” persiste, os crentes são encorajados e equipados para a missão de Deus – Cristo para todos!
Romanos 13.11-14. Este é um hino de esperança. v. 11: os cristãos sabem da salvação e que a hora é chegada; a plenitude da graça é eminente. Que maravilha!
Portanto, o cristão, vivo no Espírito, saberá agir como convém diante das oportunidades de missão da Igreja. Ele foi tirado da indiferença e vive por Cristo, o seu Senhor.
Sabedor da eminência do fim, o cristão permanecerá em luta pela “fé evangélica”. Esta é uma luta diante das forças do mal. O crente procura se manter firme, não cair da fé. O Espírito o mantém firmado na Palavra e nos sacramentos. Deus seja louvado, por tamanha graça e amor!
Vv. 12,13 e 14: vida exemplar, focada em Cristo. Só em Cristo é possível deixar a vida carnal e optar pela vida espiritual, em uma conduta condizente com um filho de Deus. É o viver a nova vida, um novo estilo de vida, pois o grande dia da salvação se aproxima (Gl 3.27).

O dia e a hora estão marcados. “O dia final”, “a vinda do Filho do Homem” - isto certamente vai acontecer (v. 36).
V. 37-39: ao chegar o dia, muitos estarão desprevenidos. “Vivendo por viver”.
V. 40,41: É certo que na fé em Cristo há salvação. É certo que na descrença há condenação (Mc 16.16; Mt 25.34,43).
V. 42-44: Proposta de vida: viver e andar com Cristo, dia após dia e, por fim alcançar a tão almejada e feliz vitória para toda a eternidade. Deus nos guarde nesta fé até o fim! Amém.
Estamos no período de Advento. Advento significa “vinda”. A cor azul dos paramentos simboliza a meditação sobre a vinda de Jesus entre nós, para no salvar. Sabemos disto e com muita festa celebramos a nossa salvação no dia de Natal. Estamos nos preparando para esta festa!
No entanto, meus amados, o Evangelho de hoje nos aponta para a vinda de Jesus em definitivo. Ela poderá ser uma festa para uns e tristeza para outros; para a salvação ou para a perdição; para a vida eterna ou para a condenação eterna!
Na plenitude dos tempos, diz a Palavra, Deus enviou o seu Filho amado para nos salvar. Pagou a culpa do nosso pecado. Jesus continua vindo, pela Palavra, e anuncia salvação a todo pecador e o chama à fé pelo Batismo. Jesus continua vindo!
A tentação é de imaginarmos apenas um Jesus histórico, o menino de Belém, o servo sofredor na cruz, a ressurreição, e apenas isto. No entanto, Jesus continua sendo ontem, hoje e sempre”. Ele continua atuando. E continua vindo. Ele está vindo, nos diz o Evangelho de hoje, para definitivamente estabelecer o seu Reino Eterno. Isto certamente vai acontecer (v. 36).
O Evangelho nos apresenta um alerta importante: vv. 37-39 – ao chegar o dia, muitos estarão desprevenidos. Estarão vivendo por viver”.
Deus nos amou profundamente em Cristo. Não deixemos cair das nossas mãos o presente da salvação. Por quê? Porque corremos o sério risco de sermos derrotados pelos nossos desejos pecaminosos. Por isso devemos deixar de lado a vida mundana, tudo aquilo que atrapalha o nosso relacionamento com Deus; tudo aquilo que impede a ação do Espírito Santo em nossa vida. O Evangelho nos lembra das bebedeiras, orgias, imoralidades, brigas, ciúmes – estas coisas podem destruir a nossa vida espiritual.
Vv. 40,41: é certo que pela fé em Jesus Cristo há salvação. É certo que na descrença há condenação (Mc 16.16, Mt 25.34,41).
Todo aquele que crê nele está salvo. Isto não é mais uma surpresa para nós. Nós cremos nisto! O que precisamos é de vigilância! O cristão precisa estar sempre alerta! Tomar cuidado!
Vv. 41-44: o próprio Evangelho de hoje nos apresenta uma proposta de vida: viver e andar com Cristo, dia após dia, e por fim alcançar a tão almejada, desejada e feliz vitória para toda a eternidade. Deus nos guarde nesta fé até o fim! Amém.
(Portas Abertas 18 e Preciso Falar 25, pp. 225-227)

Nenhum comentário:

Postar um comentário