BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






sábado, 10 de dezembro de 2016


3º Domingo no Advento
Mateus 11.2-15
Os Sinais do Reino de Deus!

Já faz algum tempo, mas ainda se ouve falar sobre a repercussão mundial a respeito das grandes fraudes e falcatruas encontradas nas conceituadas empresas Petrobras e Fifa. Durante algum tempo elas eram referência de padrões e competência e aos poucos foram envolvidas em roubos e desvios milionários, favorecendo empresas e pessoas; no caso da Fifa, comprando votos e adulterando resultados de jogos. O mundo inteiro ficou estarrecido e decepcionado com padrão Fifa”.
Mas não precisamos ir longe. Basta que olhemos ao nosso redor, em nosso Estado, em nosso município, em nossa vizinhança. Pagamos altos impostos e as nossas estradas continuam esburacadas, causando acidentes muitas vezes fatais. O nosso sistema público de atendimento à saúde tem grandes dificuldades para o atendimento da população. Esperas intermináveis nos atendimentos de plantão e meses de espera para conseguir exames mais especializados. As águas do nosso meio ambiente estão cada vez mais poluídas, nossas matas estão sendo cortadas e queimadas, nossos campos estão sendo envenenados com agrotóxicos, nosso ar está sendo poluído com os gases que provém de nossos automóveis,aviões, indústrias, que corroem a camada de ozônio e permitem maior incidência de raios solares ultravioletas, causando o aquecimento global e provocando câncer de pele. Segundo dado da ONU, um bilhão de pessoas se alimentam apenas com 1.800 calorias por dia, o que é necessário apenas para a pessoa dormir.
A situação atual é como um deserto: terra seca, infertilidade e coisas que não andam retas. As pessoas estão cansadas e fracas. Os inimigos são numerosos.
As leituras de hoje mostram as imperfeições das pessoas, das mais importantes até as menos importantes; a fragilidade dos seus planos e das estruturas humanas. Pessoas importantes e planos humanos não são confiáveis. As pessoas se queixam dos problemas que enfrentam, que não têm paciência e nem esperança, e que logo desanimam. O salmo nos alerta para que não coloquemos nossa confiança em pessoas importantes, e também diz que pessoa comuns são falhas e passageiras; os seus planos não tem durabilidade e as suas promessas não são confiáveis.
O Evangelho de Mateus também nos mostra o confronto entre os planos humanos e os divinos. João Batista havia sido preso pelo governante por denunciar o seu comportamento, fora dos padrões morais e éticos. Tempos antes, quando as pessoas iam se batizar com ele no rio Jordão, ele denunciava as suas atitudes egoístas e cobiçosas, alertando para as suas falhas e as chamava ao arrependimento. Pessoas importantes, especialmente religiosas, como os fariseus e os saduceus, foram denunciadas por ele como sendo hipócritas. Elas se achavam importantes, melhores que outras pessoas, acima de qualquer julgamento, só porque faziam parte da classe religiosa, por serem descendentes dos heróis da fé, como o pai Abraão, e por frequentarem cerimônias e rituais religiosos.
João Batista aponta quais são os sinais do Reino de Deus quando afirma ser necessário que se produza frutos dignos de arrependimento. Espera-se que a árvores boa produza bons frutos, pois árvores más serão cortadas.
Será que nós também não nos achamos importantes, só porque fomos batizados ou por frequentarmos regularmente cerimônias e rituais religiosos? Será que também não gostamos de ouvir palavras que nos chamam a atenção para os nossos desvios, falhas morais e éticas, cobiça, falta de amor ao próximo e ao meio ambiente? Nós nos julgamos acima de qualquer suspeita? Ou quantas vezes desanimamos frente às dificuldades que a vida nos apresenta? Podemos encontrar em nós alguns sinais da presença do Reino de Deus em nossa vida?
João Batista procura pelos sinais da presença do Reino de Deus em Jesus, o Galileu que ele havia batizado. E Jesus não o decepciona. Manda dizer-lhe que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o Evangelho. E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!” Certamente João Batista conhecia a mensagem do profeta Isaías: Digam aos desanimados: 'Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos. Então os cegos verão e os surdos ouvirão; os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas'” (35.4-6).
O nosso Deus está aqui! Jesus é o Messias! Esta é a certeza que consola, anima, conforta João Batista na prisão e confirma a sua missão, que chamava pessoas ao arrependimento de suas más ações, preparando o caminho do Reino. Jesus diz aos seus seguidores para que creiam em João, pois ele preparou o caminho da santidade, da restauração. Ele nos conclama a ouvirmos esta mensagem.
Este reino irrompe na humanidade com os sinais que Jesus faz para que as pessoas creiam que ele é o Redentor, o Salvador prometido no Salmo 146.6-10: O Senhor sempre cumpre as suas promessas; ele julga a favor dos que são explorados e dá comida aos que tem fome. O Senhor Deus põe em liberdade os que estão presos e faz om que os cegos vejam. O Senhor levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem. O Senhor protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus. O Senhor será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente. Aleluia!”
Este enfrentamento do Reino com a situação humana traz conflitos, produz mudanças, tira do comodismo. Perturba todos aqueles que querem continuar em seus caminhos trôpegos. O Reino fatalmente traz o confronto, a cruz e a perseguição. Assim foi com João Batista. Assim foi com Jesus, que foi levado à morte por amor de todos nós, para nos trazer salvação, nova vida, esperança. Jürgem Moltmann, evangélico, chamado de o Teólogo da Esperança, afirma em sua obra O Espírito da Vida, no capítulo VI, a justificação da vida: Como poderá a vida retornar a este mundo de injustiça, onde uns são privados de seus direitos e outros se tornam injustos? Isto só pode acontecer quando a justiça de Deus devolve os direitos aos que deles foram privados e corrige os injustos, tornando justos uns e outros. É só a justiça que constrói a paz.”
A mensagem de Deus, através de seus profetas, traz fé, novas coisas, mudanças, restauração. Traz cura para os males da humanidade. Traz a possibilidade do arrependimento e do perdão. Felizes são os que confiam e não abandonam a fé em Jesus. As promessas do Criador de tudo estão à disposição de todos e não falham. Já há sinais da presença do Reino de Deus, que se tornará pleno no grande dia da restauração, no fim dos tempos. À
medida que o Reino se implanta, ele estabelece um caminho de integridade física e espiritual. O Reino de Deus é como uma plantação que vai crescendo até o tempo da maturidade. A vola do Senhor é a garantia de sucesso desta empreitada, que trará frutos preciosos.
Somos árvores boas, nascemos da água e do Espírito. Portanto, estamos capacitados a produzir bons frutos, a dar sinais da presença do Reino de Deus. Assim como João Batista, também somos consolados, animados, confortados e podemos participar da missão de Deus, chamando as pessoas ao arrependimento das suas más ações, auxiliando na implantação do Reino de Deus entre nós. Podemos ouvir a mensagem dos profetas a respeito do Reino de Deus, crer nela e com esperança participar dos processos de restauração da sociedade.
Se somos injustiçados, podemos buscar forças e termos esperança no Senhor; se somos injustos, podemos nos apegar à misericórdia e ao perdão do Senhor, e restabelecer a justiça. Podemos ter confiança e esperança, participando das ações concretas do Reino de Deus, em prol da restauração de todas as coisas. Ter paciência e esperança, participar de todos os processos, observar os sinais das épocas, encarar os sofrimentos como parte do desenvolvimento e ser sábios na condução da vida diária.
A presença e a volta do Senhor são garantia de sucesso desta empreitada, que trará frutos preciosos. Felizes são os que confiam no Deus de Jacó. Pastos verdejantes e águas tranquilas de novo estarão à disposição das ovelhas do Bom Pastor. O lugar onde os maus habitavam será o lugar dos bons, daqueles que esperam em Deus. Não haverá morte nem tristeza, nem decepção, nem lágrimas. Então o Rei dirá aos que estão à sua direita: 'Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede e me deram água; era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram. Estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.' Então os bons perguntarão: 'Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o Senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? QUANDO FOI QUE VIMOS O Senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo? ' Aí o Rei responderá: 'Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram.'” Mateus 25.34-40. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário