BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quinta-feira, 6 de julho de 2017

1º Domingo após Trindade
Mateus 9.35-10.20
A Igreja que Deus quer é a Igreja que nós somos?
            O livro de êxodo nos conta a história da saída do povo de Israel da escravidão do Egito e da sua caminhada em direção à terra prometida. Pode ser que, olhando esta história meio que por cima, a gente tenha algumas falsas impressões sobre esta longa viagem. Podemos nos esquecer que o povo permaneceu viajando por muitos anos. Podemos nos esquecer que o povo passou por muitas tentações. Podemos nos esquecer a razão de aquele povo estar viajando naquele deserto em direção à terra prometida. Era perigosos até esquecer de que Deus sempre fortalece o seu povo. Dizem alguns historiadores que se esquecemos a nossa história, esquecemos a nossa identidade. Se perdemos a nossa identidade, perdemos a nossa missão. Exatamente sobre isso é que nos fala o texto de Êx 19.1-8, sobre identidade e missão, sobre como devemos ser igreja de Deus.
            A identidade do povo de Israel está totalmente ligada à sua história. Quem nos chama a atenção para este fato é o próprio Deus. Deus faz questão de lembrar daquilo que ele fez no passado quando fala com o seu povo, mesmo que este passado esteja muito perto do presente. Não fazia muito tempo que o povo de Israel havia saído do Egito, mas Deus fez questão de dizer: “Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim”.
            Quanto mais o povo de Deus percebe as suas limitações, mais percebe a necessidade que tem de estar sobre as asas desta águia divina. Vejam como facilmente esquecemos de nossa história e de nossa identidade. Ainda que recebamos milhares de bênçãos de Deus todos os dias, nossa memória insiste em marcar aquilo que nos falta. Somos rápidos em cobrar de Deus respostas pela falta de sossego, mas somos ainda mais rápidos para citar novos problemas com nossa insistência em não perdoar, com nossa insistência em não quere ouvir, com nossa insistência no pecado.
            Se somos pessoas sujeitas ao esquecimento, precisamos de alguém que nos lembre de quem nós somos. Quem melhor para nos lembrar de quem nós somos do que aquele que tudo sabe, aquele que jamais se esquece de nosso nome, aquele que nunca se esquece de estender as mãos para nos alcançar, aquele que não se esquece de nos levar sobre asas de águia até à sua presença?
            Deus disse no deserto ao seu povo: “Tendes visto o que fiz aos egípcios”. Deus disse por meio do Salmo 100: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos”. Deus disse por meio do evangelista Marcos: “Quem crer e for batizado será salvo”. Deus disse por meio do apóstolo Pedro em sua primeira carta: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Deus nos diz hoje que temos uma identidade, e esta identidade nos é dada por Cristo, por meio do qual somos chamados amigos de Deus. Amigos esquecidos, é verdade, mas amigos muito amados por Deus e por esta razão somos lembrados de quem nós somos.
            Perder a identidade não é algo bom como se diz por aí. Há quem diga que prefere ser uma metamorfose ambulante, mas isto não pode ser bom. O melhor é sempre lembrar quem nós somos para que jamais percamos a nossa missão. Este era o grande risco que corria o povo de Israel. Deus os havia chamado para serem a sua nação santa e que fossem sacerdotes reais. Seriam nação santa porque foram carregados por Deus e trazidos à sua presença. Além disso, seriam sacerdotes porque intercederiam não somente por si mesmos, mas pelo mundo inteiro.
            Deus chama o mundo inteiro para que venham, sirvam a Deus e lhe cantem  louvor. Para cumprir este chamado ao mundo, Deus coloca o seu povo como porta voz. Mas o que dizer? É preciso falar daquilo que Deus nos lembrou, que fomos trazidos bondosamente à sua presença, que Deus é amoroso e bondoso e que jamais se esquece dos seus. Aquele que vive e morre no Senhor jamais será esquecido na morte.

            Diante de tudo isso, que igreja somos? Somos aqueles que fazem sua própria vontade ou a vontade de Deus?  Somos de fazer shows no templo para atrair mais e mais pessoas com ideias falsas de como se deve adorar a Deus? Somos os que cobram caro para curar todo tipo de enfermidade? Na Palavra de Deus está escrito: “De graça recebestes, de graça dai”(Mt 10.8). Desde que Deus fundou a sua igreja, chamando o povo de Israel para ser seu e adorá-lo, não houve fidelidade do povo para com Deus. Enquanto havia líderes que serviam e temiam a Deus, o povo era abençoado. Mas, bastava o líder se desviar e a maioria do povo também se desviava. Como somos hoje? Igreja de Deus e para Deus ou para nós mesmos? Olhamos com firmeza para a cruz de Cristo e lembramos do seu sacrifício em nosso lugar ou desprezamos sua obra redentora e fazemos o que achamos certo para agradar as pessoas. O apóstolo disse que importa antes agradar a Deus do que as pessoas.(At 5.29).
A Igreja que Deus quer é a Igreja que nós somos? Sempre é tempo de refletir sobre este assunto. Se estamos falhando em ser igreja de Deus e para Deus, oremos para pedirmos força espiritual e nos dediquemos mais ao serviço do Senhor, evangelizando, espalhando a semente do amor verdadeiro, a paz de Cristo às pessoas. Deixemos de ser arrogantes. Deixemos de vivr em grupinhos dentro da igreja, escolhendo quem faz parte ou não deste grupinho. Nós somos a Igreja que Deus quer quando fazemos a sua vontade e vivemos em UNIÃO total, primeiro com Cristo e uns com os outros.
            A Igreja de Deus, que somos nós, precisa de trabalhadores na sua seara. É tempo sim de sair e proclamar o amor de Deus em todos os lugares e a todas as pessoas.
            Que o bondoso Deus, em sua sabedoria, envie sempre seu Espírito Santo a nós e nos capacite a sermos fieis testemunhas do seu grande amor. Cristo é para todos, em distinção. Deus nos abençoe. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário