BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quinta-feira, 6 de julho de 2017

4º Domingo após Trindade
Mateus 11.25-30
A Humildade que Vale a Pena!
         A humildade nos é tão difícil. Não apenas um pequeno ato, mas viver sempre e em tudo de forma humilde. Isto quer dizer: ter um comportamento tal que leve o outro a sentir-se melhor e superior.
         Como tu poderás conseguir algo assim? Talvez te submetendo a uma rígida disciplina. Permitir que o outro fale e tu escutes. Valorizar a opinião do outro sem apresentar tuas sábias ideias. Motivar o outro, empurrá-lo para que ele progrida sem te preocupares contigo. Alegrando-te com o seu sucesso sem ambicionares algo para ti. Talvez com muita disciplina isto possa ser possível. O resultado disso será muito interessante. Na maioria das vezes, os outros te tratarão como alguém sem importância. Te ignorarão e talvez fiquem com a atenção que tu desejarias ou merecerias. Tu serás esquecido e os outros ocuparão o centro das atenções. Tu sofrerás castigos enquanto que outros serão prestigiados e receberão oportunidades. Se tu és como a maioria das pessoas concluirás que é muito doloroso receber este tipo de tratamento. É por isso que uma vida humilde é algo tão raro. Não há quem queira pagar este preço.
         Uma vida em humildade é valiosa por uma série de razões. Viver em humildade, primeiramente, é indicativo de uma avaliação honesta de si mesmo. A leitura da epístola desta semana é um exemplo clássico de nossa verdadeira natureza. Somos inteiramente maus por natureza. Tudo que podemos produzir é maldade. Nossa inclinação é para o pecado unicamente. Não temos do que nos orgulhar. Reconhecer nossos pecados é uma atitude honesta para conosco mesmos. Esta honestidade gera um resultado adequado ao nosso caráter pecaminoso. É o caminho para encontrarmos a única solução para o problema que temos com o nosso pecado. Este é saudável e conduz à alegria.
         Em segundo l ugar, a verdadeira humildade tem no Reino de Deus um tratamento especial. Jesus apresenta este ensinamento no Evangelho deste domingo. O tratamento preferencial que Deus dá a seus filhos – aqueles que são maus por natureza – é o descanso do pecado. Esta é a única solução para o crônico problema do pecado que mencionamos acima. Finalmente, a vida humilde vale a pena, porque no Reino de Deus, o próprio rei escolheu honrar o caráter de humildade por usá-lo ele mesmo. Em Zacarias 9.9-12 é revelado este fato. Isto significa que aqueles que adotam o caráter da humildade encontram-se em alinhamento com as preferências do rei e assim acabam por encontrar a paz. Nós poderíamos enumerar uma imensa lista de razões que confirmam que vale a pena viver uma vida em humildade. Mas esta lista de benefícios não é a solução. O problema é a nossa incapacidade de viver em humildade. Em nossas condições naturais estamos impossibilitados de reconhecermos nossa real situação. No que depender de nós não buscaremos a Deus nem nos importaremos com o seu propósito para com a nossa vida. É mais fácil e lógico assumir que somos nós que decidimos em relação a nós mesmos e fazemos o que nos parece melhor. O fato triste de tudo isso é que como resultado disto tornamo-nos escravos daquilo que para nós parecia ser expressão de liberdade. Neste caminho enveredamos para a nossa própria destruição.

         Nossa única esperança é Cristo. Somente por meio dele podemos viver em humildade. Ele mostrou que sabe o que é humildade quando ele enfrentou a cruz em nosso lugar. Ele humildemente assumiu a culpa pelos nossos pecados, aceitando-a em nosso lugar. Não buscava os seus interesses, mas desejava que nós tivéssemos um tratamento diferenciado por parte do Pai, mesmo que isso significasse que ele suportaria o castigo que nós merecíamos por causa da nossa rebelião contra o Pai. Ele fez isso para que nós pudéssemos nos despir do nosso arrogante comportamento e nos vestir com o seu caráter humilde, que é o uniforme do seu reino. Jesus viabilizou isto com sua morte na cruz. Três dias depois ele ressuscitou para aplicar todos estes benefícios à vida de cada um de nós, quando somos batizados. Temos a possibilidade de vivermos uma vida em humildade. Aproveitemos a oportunidade. Se tu tiveres dificuldades por falar demais, tenta ouvir mais. Se tens sempre o desejo de corrigir os outros, tenta realçar os teus acertos. Se teu problema é criticar a ideia dos outros, avalia a possibilidade de usar estas ideias para promover mudanças.
 Recorre a Jesus para que ele te ajude a promover estas mudanças. Isto é viver pela fé. Isto pode tornar-te um insignificante personagem deste mundo, ignorado ou ridicularizado pelos que representam tudo que é do mundo. Mas isto é bom, pois tu não mais pertences a este mundo. Na verdade, tu és um escolhido, purificado e honrado filho da família de Deus e do seu Reino. Além disso, o que mais tu podes desejar? Sê humilde, tu não tens nada a perder com isto. Amém.
(Portas Abertas 19 e Preciso Falar 26, pp. 171-173)

Nenhum comentário:

Postar um comentário