BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






domingo, 6 de novembro de 2011

Para entrar na festa do noivo Jesus, vigiemos!


Leia em sua Bíblia Mateus 25.1-13

Imaginem que vocês vão visitar alguém que vocês conhecem há muito tempo. Vocês batem palmas no portão, mas ninguém aparece. Batem na porta, mas ninguém atende. Vocês sabem que tem gente em casa, pois ouvem vozes lá dentro e veem que as janelas estão abertas.

Já vão dando meia-volta quando ouvem a porta abrir e pensam: “acho que não nos ouviram, mas agora vão nos receber”. Quando olham para a porta, ela é fechada na cara de vocês e trancada. Vocês pensam que é uma brincadeira, ou que talvez seus amigos não morem mais ali, mas ainda insistem: “Ô compadre, abre a porta, somos nós!”

E então ouvem a voz conhecida do dono da casa, amigo de muitos anos, dizendo: “Vão embora, porque eu não conheço vocês!”

Isso seria uma grande decepção, um grande choque, não é mesmo? Seria uma tristeza ser tratado assim por pessoas que a gente considerava nossos amigos.

Pois é assim que foram tratadas as cinco moças despreparadas e sem juízo no evangelho de hoje. Elas estavam com outras cinco, esperando o noivo chegar para entrar na festa de casamento – eram como damas de honra do casal.

Essas cinco moças não se preveniram com óleo de reserva e, quando avisaram que o noivo estava vindo, elas ficaram sem óleo. As cinco que tinham óleo não lhes deram, pois assim todas poderiam ficar sem. Elas foram então comprar óleo e, quando voltaram, todos já tinham entrado na festa, pois o noivo tinha chegado.

Elas ainda tentaram entrar na festa, mas a porta estava trancada e quando gritaram pedindo para entrar, ouviram o noivo dizer: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!

Jesus conta esta parábola com final triste para aquelas cinco moças porque quer nos dar um aviso muito importante: portanto, fiquem vigiando, porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Nós não sabemos o dia e a hora do juízo final, nem quando será a hora de nossa morte. Mas é certo que em um destes dois acontecimentos teremos um encontro com Deus, e por isso precisamos estar sempre preparados.

Seria muito doloroso e trágico se nós chegássemos nesse encontro e ouvíssemos de Jesus essas duras palavras: “não conheço você!” Não seria uma grande decepção, um choque, um susto?

Talvez a gente pense que Jesus não seria capaz de dizer isso. Mas, por que não? Se Cristo dia e noite, semana após semana, nos chama e convida ao arrependimento, prometendo seu perdão e salvação, e nós muitas vezes nos fazemos de surdos, recusando-nos a conhece-lo a fundo na comunhão com ele, não deixando que ele guie nossos pensamentos, palavras, decisões e ações, não querendo viver como pessoas novas, transformadas por seu amor, o que mais Jesus poderia nos dizer no dia final? O “não conheço vocês” não seria o mínimo que ele poderia nos dizer?

Essas palavras duras de Jesus nos chocam sim, mas são reais. E se nós e todas as pessoas não mudarmos nossas atitudes diante de Deus, mantendo muito vezes uma religião só de aparências, como lemos na leitura de Amós hoje, então essas palavras serão ditas a nós, sem rodeios, no dia final.

Se Jesus já coloca essas palavras na parábola, é porque elas nos servem de aviso e, como sabemos, quem avisa amigo é. Mesmo que nós muitas vezes não sejamos amigos de Cristo, ele sempre é nosso amigo – o amigo que deu sua vida por nós na cruz quando nós ainda éramos seus inimigos, por causa do pecado que há em cada um de nós.

Jesus nos avisa enquanto há tempo de nos voltarmos para ele, nos arrependendo e tendo as mentes e a vida transformados por seu amor. Por isso, meus irmãos e irmãs, para entrarmos na festa do noivo Jesus, vigiemos! Estejamos sempre preparados, com as lamparinas acesas, isto é, com a fé acesa, viva, brilhante.

Como a luz das lamparinas era abastecida com óleo, a luz que é nossa fé é abastecida com um óleo especial – o ES de Deus. É na Palavra de Deus e nos Sacramentos que este óleo é abastecido em nós. Isso acontece nos cultos, estudos bíblicos, grupos e outras oportunidades que Deus nos dá para sermos energizados e movidos pelo ES para vigiar firmes na fé, fazendo o que nos diz Pedro em 2Pe 3.14-15a, 17-18: Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele. Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos. Mas vocês, meus amigos, já sabem disso. Portanto, tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura. Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!


          Para estar sempre prevenidos, precisamos, como diz Pedro, crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois o próprio Jesus quer nos manter vigilantes.

Isto é essencial, pois corremos o risco de viver como muitos cristãos, infelizmente, vivem: muitos vivem como cristãos e membros da igreja apenas exteriormente – só por tradição ou costume, só para as necessidades, só para ter benefícios da igreja e de Deus; muitos honram a Jesus com os lábios, no culto, mas seu coração, no dia a dia, está longe de Cristo. Enfim, são sem juízo, como as cinco moças da história, e por ficar longe da Palavra e Sacramentos acabam perdendo sua luz – a fé.

Quando as cinco pediram óleo para as outras, elas não emprestaram. Por quê? Isso não é egoísmo? Não. Isso nos mostra que assim como cada uma tinha que cuidar de sua lamparina e ter óleo suficiente para esperar o noivo, também a graça e a salvação de Deus são individuais e pessoais – não podem ser transferidas.

Ou seja, minha fé não pode ser dada para vocês ou salvar outra pessoa – ela só salva a mim, pois cada um precisa ter a sua fé em Cristo, cada um deve crer no Salvador para ter perdão e salvação!

Então, para entrarmos na festa do noivo Jesus, vigiemos! Vigiemos cada dia, vivendo em alegria na fé em Cristo. No dia do juízo será tarde demais para preparar-se. A porta será fechada e os desprevenidos e sem juízo ficarão de fora. Por isso não deixemos para preparar-nos e vigiarmos amanhã ou depois – nós não sabemos e amanhã estaremos vivos, não sabemos quando Deus vai nos chamar ou quando ele vem para o juízo final.

Para entrarmos na festa do noivo Jesus, vigiemos! Vamos viver em Cristo hoje, aqui na igreja e no dia a dia, na família e trabalho, no lazer e na escola, em todos os lugares e tempos. Os fiéis a Cristo entrarão na festa da salvação e se alegrarão com Jesus eternamente.

Enquanto vigiamos, junto com nossos irmãos na fé, convidemos outros para esta festa do noivo, Jesus Cristo. Ainda há lugar para muita gente, até o dia em que ele virá e aí sim fechará a porta.

Para entrarmos na festa do noivo Jesus, vigiemos! Prestemos atenção nas escolhas que fazemos, nas prioridades que temos, lembrando que o tesouro duradouro está no céu e não aqui no mundo. Jesus nos espera de braços abertos, e em vez de dizer que não nos conhece, quer nos receber com estas palavras: Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo (Mt 25.34).

Unidos a Jesus, vigiemos e seremos salvos! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário