BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Que tipo de servos Jesus vai encontrar em nós?


Leia em sua Bíblia Mateus 25.14-30


Imaginem que nosso governador recebesse da presidente Dilma uma verba para ser aplicada em nosso estado. Se depois de alguns meses o governador lhe dissesse assim: “Olha, presidente, eu sei que a senhora é muito exigente e, por isso, eu guardei todo o dinheiro que a senhora mandou em um cofre. Ele está todo lá, não falta nada.”

Eu creio que a presidente o chamaria de incompetente, preguiçoso ou mau administrador. Ainda mais quando o mundo todo passa de novo por uma crise financeira e o dinheiro está curto e, por isso, tem que ser bem aplicado de maneira ainda melhor.

Jesus, continuando seus avisos sobre o fim dos tempos, conta no evangelho de hoje uma história parecida com essa. A diferença é que o patrão representa não um político, mas o próprio Senhor Jesus. É ele quem foi viajar, quando subiu ao céu depois de sua ressurreição. E a nós cristãos, seus servos aqui no mundo, deixou a tarefa de fazer render seus investimentos, até o dia do juízo final, quando ele vai voltar.

Na história o patrão deu a cada empregado uma quantia para investirem, segundo a capacidade de cada um. Calculando um dia de serviço no valor de apenas 40 reais, o primeiro empregado recebeu o equivalente a 1,2 milhões de reais, o segundo recebeu cerca de 480 mil e o terceiro 240 mil.

Ao prestar contas, os dois primeiros tinham feito o dinheiro render o dobro, mas o terceiro, por preguiça e negligência, tinha guardado o dinheiro e deu uma desculpa boba, acusando o patrão de ser mau, para tentar esconder sua própria falha. O patrão lhe disse que, já que pensava isso, deveria ter se esforçado mais ainda para agrada-lo, pelo menos fazendo o dinheiro render juros.

Enquanto os empregados competentes conquistaram ainda mais a confiança do patrão e foram festejar com ele, o preguiçoso foi jogado na escuridão e ficou sem nada.

         Com essa história Jesus quer nos levar a refletir sobre como estamos usando, administrando e cuidando do que ele nos dá enquanto vivemos aqui no mundo. Como diz o v. 13, ninguém sabe quando Cristo vai voltar, mas sabemos que ele espera nos encontrar como os dois primeiros empregados: trabalhando fielmente e com dedicação para fazer render o que ele nos confiou, conforme a capacidade de cada um de nós. Assim, podemos perguntar: Que tipo de servos Jesus vai encontrar em nós?

Servos bons e fiéis é o que ele espera que sejamos. Desde o nosso batismo ele nos deu de graça muitos dons espirituais: a fé salvadora, o perdão, vida e salvação, libertação do pecado e morte eterna. Também nos deu muitos dons materiais: o pão de cada dia, saúde, família, trabalho e proteção. E ainda os dons de serviço: dons de ensinar, cantar, consolar, aconselhar, evangelizar, liderar, etc.

E todos nós recebemos um dom especial, que é o que melhor deve ser usado e administrado para render salvação de muitas pessoas: a salvação de Cristo revelada na Palavra de Deus.

Então, é isso que Jesus espera de nós – que sejamos servos bons e fiéis na administração da sua salvação, da sua Palavra e de todos os outros dons, que estão a serviço da fé em Cristo. A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas que, sendo pecadoras como nós, guiadas pelo ES foram fiéis administradoras do que Deus lhes confiou: Paulo, Pedro, João, os profetas e muitos cristãos anônimos.

E nós, meus irmãos? Que tipo de servos Jesus vai encontrar em nós? Ele espera que nós também sejamos servos fiéis. Mas, examinando nossa vida, vamos ver que muitas vezes fomos mais parecidos com o empregado acomodado na história – fomos maus e preguiçosos. E para ver que não estou exagerando, vamos ouvir alguns versículos bíblicos sobre isso: Todos nós nos tornamos impuros, todas a nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe (Is 64.6). Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: "Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever (Lc 17.10).

Jesus diz que mesmo que fizéssemos tudo o que Deus pede, ainda seríamos servos inúteis. Pior então é a nossa situação, pois quantas vezes fazemos o mínimo do que Deus quer, em vez do máximo que podemos! E às vezes ainda achamos que somos melhores do que outros, pois estamos sempre na igreja, ofertamos, etc. Vamos então refletir sobre algumas coisas que Deus espera de nós:

·      Sempre colocamos Deus em 1º lugar em nossa vida, como diz o 1º Mandamento e lemos em Mt 6.33?

·      Santificamos o dia do descanso, como diz o 3º Mandamento, aproveitando as oportunidades de ler, ouvir e estudar a Palavra?

·      Respeitamos o 8º Mandamento, ou caímos na tentação das fofocas?

·      Guardamos mágoa e rancor, ou perdoamos quem nos ofende?

·      Quando somos abençoados materialmente por Deus, pensamos em usar isso também para o serviço no Reino de Deus, ajudando a igreja a crescer, ou pensamos apenas em nós mesmos?

·      Procuramos descobrir e usar nossos dons? Já preenchemos nossa folha de dons e serviço na igreja?

·      Procuramos melhorar no testemunho de nossa fé? Quantas pessoas já conheceram o verdadeiro Salvador através de nós? Já escolhemos uma família para ser nosso alvo evangelístico?

·      As pessoas que convivem com a gente sabem, por nossas palavras e ações, pelo ambiente de nossa casa, que somos cristãos, com uma mensagem especial para elas?

·      Enfim, o crescimento de nossa igreja mostra mais que somos servos bons e fiéis, ou que somos servos acomodados com a situação atual?

 Talvez fomos fiéis a Deus em algumas coisas. Mas pensando só nessas poucas coisas que eu listei, vemos que muitas vezes temos sido servos acomodados, que não fizeram nem sequer o que Deus esperava de nós – nós que somos tão ricamente abençoados por ele!

Alguém pode pensar agora: mas e o que eu já fiz de bom como cristão, não vale nada? Se fizemos, meus irmãos, foram frutos da fé e ação do ES em nós, pois Jesus diz que sem ele nada podemos fazer. Podemos nos alegrar por poder servir a Deus, mas não nos orgulhar disso, pois somos pecadores e precisamos da graça e amor de Deus sempre, principalmente para podermos fazer a vontade dele.

Que tipo de servos Jesus vai encontrar em nós? Servos bons fiéis é o que Jesus quer nos ajudar a ser. Através de sua morte e ressurreição, Cristo cumpriu toda a lei e vontade de Deus em nosso lugar e nos garantiu o perdão para todos os nossos pecados, como pessoas e como igreja. Ele quer e apenas ele pode nos perdoar e livrar-nos do inferno, que é o destino de servos preguiçosos, orgulhosos e acomodados. Somente ele pode nos libertar da acomodação, da frieza, do apego aos bens materiais, enfim, dos pecados que nos impedem de ser servos bons e fiéis até o fim, como ele foi.

Por isso, vamos confessar hoje e todos os dias nossos pecados ao Senhor e confiemos nele para vencê-los. Mas lembremos: é a força que vem de Cristo que nos dá liberdade, alegria e ânimo para a vida cristã, e não nossa força de vontade ou pensamento positivo. É o próprio Jesus que vai nos fazer ser servos bons e fiéis, e não nossa decisão de melhorar. Tudo o que devemos fazer é entregar toda a nossa vida em suas mãos – corpo e alma, pensamentos, decisões e ações.

Já temos tudo que precisamos para sermos servos bons e fiéis: a salvação de Cristo e a Palavra e Sacramentos. Se com humildade e pelo poder do ES ficarmos firmes nessa Palavra, buscando progredir na fé e colocando tudo nas mãos de Deus, aí sim podemos ser servos bons e fiéis, não por nossos esforços, mas porque Deus vai olhar para nós através de Cristo e vai ver que é nele que nos agarramos e nos firmamos.

Que tipo de servos Jesus vai encontrar em nós? Que Deus faça cada um de nós ser encontrado como um servo bom e fiel, um servo que confia no Salvador Jesus e que vive a fé na prática, motivado e guiado pelo amor de Cristo, que foi o servo bom e fiel que conquistou para nós a salvação eterna!

Que Deus nos encontre sempre fiéis, servindo a Deus com alegria com tudo o que somos e temos, por causa da sua salvação! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário