BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COM A GRAÇA DE DEUS, VIGIEMOS NA FÉ!

Leia em sua Bíblia Marcos 13.24-37

Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.

Eu sempre agradeço a Deus por causa da graça que ele tem dado a vocês por meio de Cristo Jesus. Por estarem unidos com Cristo Jesus, vocês foram enriquecidos em tudo, tanto no dom de anunciar o evangelho como no dom da sabedoria espiritual (1Co 1.4-5). Ao iniciarmos mais um período de Advento, faço minhas estas palavras do apóstolo Paulo na epístola de hoje.

Se em nosso Evangelho de hoje Jesus nos avisa seriamente para não dormirmos na fé, dizendo que se ele chegar de repente, que não encontre vocês dormindo! O que eu lhes digo, digo a todos: fiquem vigiando!, na epístola Paulo nos anima, dizendo que a graça de Deus nos é dada por meio de Jesus e que o próprio Cristo vai nos conservar firmes até o fim, para que na volta de Jesus não tenhamos culpa de nada e assim sejamos salvos. Ele conclui dizendo: Deus é fiel e chamou vocês para vivam em união com o seu Filho Jesus Cristo, o nosso Senhor (1Co 1.9).

Por isso, neste tempo de Advento, com a graça de Deus, vigiemos na fé! E antes de refletirmos sobre este vigiar na fé, vamos ver o que significa este tempo de Advento em nossa vida.

O Advento nos lembra o passado, pois, desde o 1º livro do AT, Gênesis, até o último, Malaquias, Deus anunciou através dos pais da fé e dos profetas que enviaria um Salvador ao mundo, para salvar todas as pessoas de seus pecados. O Advento lembra o passado, pois no tempo escolhido por Ele, Deus cumpriu a promessa e enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nascer como um de nós, pelo ES, através de Maria, e depois cumprir o plano de salvação do Pai.

O Advento também nos faz olhar para o futuro, pois assim como veio uma vez, Cristo voltará com poder e glória, para julgar os vivos e os mortos, para criar novos céus e nova terra e para receber em seu Reino os seus filhos, os que nele creram e lhe foram fiéis até a morte.

       E o Advento nos faz pensar no presente, pois o Salvador continua vindo. Hoje Ele vem a nós pela Palavra e Sacramentos – Batismo e Santa Ceia. Vem para nos fortalecer na fé, nos dar ânimo, consolo, esperança e orientação através do seu ES.

Então, neste tempo de Advento, com a graça de Deus, vigiemos na fé! No v. 33 Jesus diz: Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora.

É importantíssimo ficar alertas, cada vez mais conhecedores da Palavra pura de Deus, pois Jesus avisa em Mt 24: Tomem cuidado para que ninguém os engane. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas... muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente.

Há uma pesquisa que diz que existem no mundo cerca de 1500 pessoas (isso mesmo!) que afirmam ser uma encarnação de Jesus Cristo. Sem contar uma infinidade de religiões que se dizem cristãs – cerca de 40.000 – ou falam em nome de Jesus, mas que muitas vezes são lobos disfarçados de ovelhas, como diz o próprio Jesus.

Diante disso, todo o cuidado é pouco e por isso Jesus insiste tanto aqui e em outros textos sobre a vigilância constante e séria. Não podemos dormir nunca na fé, pois como diz Pedro, estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo (1Pe 5.8-9a).

Para ficarmos alertas e firmes na fé precisamos da graça de Deus. A graça de Deus significa o seu favor que nós não merecíamos, por sermos pecadores – o favor amoroso revelado em Cristo que por nós sofreu, morreu e ressuscitou, dando-nos o perdão, a vida eterna e a salvação do Pai.

Essa graça, como já dissemos, vem a nós através de meios – os meios da graça, que são a Palavra de Deus, o Batismo e a SC. Quando fomos batizados recebemos esta graça e fomos unidos com Cristo, como lemos em Rm 6, sendo acolhidos por Deus, como diz o nosso lema em 2011. Depois, através da Palavra de Deus e da SC, somos alimentados, fortalecidos e fundamentos na graça, como diz o novo lema, que vale a partir de amanhã, 1º domingo de Advento e ano novo da Igreja.

Então, para que com a graça de Deus, vigiemos na fé, precisamos estar sempre unidos com Cristo, permanecendo nele, como vimos também nos estudos dos grupos durante este ano.

Aí entra a Igreja, que é o corpo de Cristo. É através da Igreja que Deus distribui os meios da graça, ou seja, através de nós. Cada culto, cada estudo bíblico, cada reunião de grupos, servas, escola bíblica e outras atividades que temos é uma oportunidade de sermos alimenta-dos, fortalecidos e fundamentados na graça e na fé em Cristo.

Mas não só isso – cada uma destas também é uma oportunidade para aprendermos como vigiar na fé e levar esta graça de Deus ao próximo – ao nosso vizinho, amigo, colega de trabalho, escola ou lazer, aos familiares e aos desconhecidos que Deus coloca em nosso caminho no dia a dia.

Enquanto o mundo sem Cristo se prepara para um Natal de compras e festas, viagens e presentes, onde cada vez mais o personagem principal é o “bom velhinho” e até se fala em paz, amor e alegria, mas que são frágeis e passageiras, nós somos convidados a vigiar na fé, com a graça de Deus.

Enquanto o mundo depende dessas coisas para ter paz e alegria que duram pouco, nós podemos dizer com Davi, no Sl 62.7, que é o versículo base para nosso novo lema: A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo.

Com a graça de Deus, vigiemos na fé! Podemos vigiar porque estamos unidos a Jesus, como diz Paulo no v. 9. Podemos vigiar porque cremos no que diz o profeta Isaías no texto de hoje: Mas tu, ó SENHOR Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti  (Is 64.8).

Com a graça de Deus, vigiemos na fé! Que cada um de nós possa ficar firme na graça de Deus, unidos com Cristo pela Palavra e Sacramentos, fundamentados no seu amor e, assim, vigilantes na fé dia e noite, em todos os lugares e tempos, até sermos recebidos por Jesus no seu Reino de amor!

E, como diz Paulo em nossa epístola, que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês! Amém.

Pastor Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário