BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 23 de abril de 2012

COM AS MENTES ABERTAS PELO ESPÍRITO SANTO, TESTEMUNHAMOS!

Leia em sua Bíblia Lucas 24.36-49


Ser alguém de mente aberta geralmente significa ser uma pessoa que aceita novidades, novas experiências, está disposta a aprender e não rejeita logo alguma coisa só porque é diferente ou novo.


Em geral é bom sermos pessoas de mente aberta. Isso nos ajuda a nos adaptarmos às modernidades que são inevitáveis no mundo de hoje. Por exemplo, se alguém não tivesse mente aberta na área de reprodução de música e quisesse ficar com a antiga fita K7, não encontraria mais nada no mercado nesse formato e nem aparelhos novos que tocam fitas. Música hoje se ouve em CDs (que também estão desaparecendo), aparelhos de MP3, celulares, pendrives, computadores, tablets e etc.


Mas, em algumas áreas, ter mente aberta pode levar-nos a conflitos de consciência, pois muita coisa que aprendemos ser errada, proibida ou não aprovável, hoje é considerada correta e boa por muitos – homossexualidade e infidelidade conjugal, por exemplo.


A Bíblia também fala de mentes abertas. É um abrir da mente que não é feito por nós mesmos, mas por Deus. O apóstolo Paulo, em 1Co 2.12,14, diz assim: Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vem do Espirito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual.


E em nosso evangelho de hoje Jesus aparece aos discípulos no domingo da Páscoa, deixa que eles o toquem e come diante deles para que cressem que era ele mesmo, vivo, em carne e osso, e então no v. 45 lemos: Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas.


Deus, através do Espírito Santo, enviado pelo Pai e o Filho, abre nossas mentes para entendermos sua Palavra, recebermos seus dons e cumprirmos a missão que Ele nos deixou.


Assim, podemos dizer que com as mentes abertas pelo Espírito Santo, testemunhamos!


Testemunhar quer dizer passar a outros algo que vimos e ouvimos, que sabemos e temos certeza e convicção de que é verdade. Então, com as mentes abertas pelo Espírito Santo, testemunhamos! E o que é que testemunhamos?


Testemunhamos o que Jesus diz nos v. 46-47: O que está escrito é que o Messias tinha  sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. O próprio Jesus diz no v. 48 que vocês são testemunhas dessas coisas.



Como eu coloquei antes, o mundo é cheio de novidades, e antigos valores e certezas são questionados e modificados. Isto, infelizmente, atinge também os cristãos e as igrejas cristãs.


Algumas já não são mais testemunhas da verdade bíblica, do verdadeiro centro da fé cristã autêntica. Há um verdadeiro mercado da fé, com igrejas que variam conforme o gosto do freguês...


E qual é a verdade do Evangelho que, com as mentes abertas pelo Espírito, testemunhamos? Ela é bem simples e objetiva e Jesus a coloca no v. 47: E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém.


Pedro, que estava com Jesus quando ele disse isso, já dá esse testemunho ao curar um paralítico pelo poder de Jesus, em Atos 3, dizendo ao povo: Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor, e ele mande Jesus, que ele já tinha escolhido para ser o Messias de vocês.


Com as mentes abertas pelo Espírito Santo, testemunhamos! Testemunhamos o que João nos diz na sua primeira epístola de hoje: Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro. Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os pecados e que ele não tem nenhum pecado (1Jo 3.1,3,5).


Testemunhamos não só com palavras, com folhetos, revistas, livretos e tantos materiais que temos à disposição para isso, mas também com nossa forma de viver, buscando, pela nossa união com Cristo e guiados pelo seu Espírito, fazer o que João nos diz: Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu. Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto (1Jo 3.6,7).


Com as mentes abertas pelo Espírito Santo, testemunhamos! Testemunhamos a verdade simples, mas profunda e transformadora, do verdadeiro Evangelho: Cristo veio ao mundo para tirar pecados, através da sua Palavra que leva o pecador ao arrependimento e à fé no Salvador Jesus Cristo e em sua obra redentora, na sua morte e ressurreição por todos nós.


Com as mentes abertas pelo Espírito Santo, testemunhamos! Testemunhamos praticando a vontade de Deus em nosso dia a dia, perdoando-nos uns aos outros, consolando, ensinando, aconselhando e animando uns aos outros como irmãos na fé, com a Palavra de Deus; e tendo presença ativa no corpo de Cristo, que é a Igreja.


Com mentes abertas pelo Espírito Santo, testemunhamos para que mais e mais pessoas tenham suas mentes abertas pelo ES e creiam no Salvador Jesus Cristo, que veio para lhes dar perdão dos pecados e vida eterna.


Com mentes abertas pelo Espírito Santo testemunhamos para que muita gente possa dizer junto com a gente o que diz Davi no Salmo 4.6-8: Há muitas pessoas que oram assim: "Dá-nos mais bênçãos, ó SENHOR Deus, e olha para nós com bondade!" Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que daqueles que têm comida com fartura. Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó SENHOR, me fazes viver em segurança.


         Porque a nossa mente foi aberta pelo Espírito Santo, cremos em Jesus  e podemos dizer, cada dia, o que vamos dizer agora, todos juntos: QUANDO ME DEITO, DURMO EM PAZ, POIS SÓ TU, Ó SENHOR, ME FAZES VIVER EM SEGURANÇA (Sl 4.8). Amém.

Um comentário:

  1. Leandro, dê uma olhada no site da rádio Sons da graça, mudamos o endereço de streaming. O antigo não está mais funcionando, por isso precisa atualizar. Contamos com a continuidade de parceria.

    ResponderExcluir