BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 30 de abril de 2012

Leia em sua Bíblia João 10.11-18

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará (Sl 23.1). Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas (Jo 10.11).


Estes versículos  nos mostram qual é o tema do culto do 4o. Domingo da Páscoa: Jesus é o Bom Pastor. Poderíamos apenas ler novamente com atenção os textos de hoje e terminar nossa reflexão, pois eles já nos mostram claramente a mensagem do evangelho puro, isto é, de que Deus nos dá sua salvação através de Jesus Cristo, seu Filho, o Bom Pastor. Poderíamos dizer: Vamos seguir a voz do Bom Pastor Jesus e seremos salvos! E então o amém.


Mas, a figura do bom pastor que Jesus usa para mostrar seu amor por nós nos convida a refletirmos mais a fundo sobre o que Deus quer nos ensinar neste culto. Assim, vamos seguir a voz do Bom Pastor!


E por que deveríamos seguir esta voz? Afinal, há tantas outras vozes no mundo, algumas que parecem bem mais “atuais” e atrativas do que esta! Há líderes religiosos famosos, cheios de gestos e atuações que chamam a atenção; há aqueles que oferecem águas, óleos, mantos e outras coisas “consagradas” com orações “poderosas”; há, no mundo evangélico, tantas vozes diferentes, disputando espaço, que parece às vezes uma feira, onde cada vendedor grita mais alto e faz de tudo para vender seus produtos...


No mundo hoje há vozes e ensinos para todos os gostos, tanto fora como dentro da fé cristã. Mas nós, como cristãos, devemos com humildade nos colocar debaixo de apenas uma autoridade, que tem sua voz dada a nós em sua Palavra – a autoridade de Deus, que na Bíblia nos convida, dizendo: Vamos seguir a voz do Bom Pastor!


Seguimos a voz do Bom Pastor, Jesus, porque ele dá a vida por suas ovelhas. No evangelho Jesus diz que os falsos pastores fogem quando veem o lobo chegar, e ele ataca e mata as ovelhas. No v. 13 ele diz: O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas.


Jesus não deseja apenas mostrar que é amoroso com suas ovelhas, mas sim que somente ele é o pastor verdadeiro, o pastor que se preocupa com cada ovelha que foge ou se perde, como ele mostra na historia da ovelha perdida em Lucas 15.


Mas Jesus vai além: ele dá a vida pelas ovelhas. Pedro diz que o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus (1Pe 3.19) e João diz que sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós (1Jo 3.16).


Vamos seguir a voz do Bom Pastor porque Ele dá a vida por sua ovelhas, que somos nós! Ele cumpriu o que disse quando na cruz deu sua vida por cada um de nós e por todos os pecadores do mundo, pelas ovelhas perdidas, fracas, doentes, sujas no pecado e sem rumo na vida, que éramos todos nós.


Vamos seguir a voz do Bom Pastor porque Ele conhece as suas ovelhas e lhes dá a vida eterna. Em nosso texto e no v. 27 Jesus diz: Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.


Jesus não apenas sabe nosso nome e aparência. Ele nos conhece tão bem como o Pai o conhece e ele ao Pai, como ele diz: Eu e o Pai somos um. Jesus, com o Pai, é nosso criador e está sempre conosco, como lemos no Salmo 23 e em Mateus 28.20: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Paulo também afirma que o corpo é o templo do ES, que vive em vocês e foi dado por Deus.


Jesus não só está ao nosso lado, mas dentro de nós desde o nosso batismo. Por isso, ele nos conhece muito bem: conhece nossos desejos e planos, nossos fracassos e realizações, nossas alegrias e tristezas, nossas angústias e feridas.


Ele sabe de nossos esforço para segui-lo, mas conhece também nossos pecados, nosso orgulho e comodismo, nosso egoísmo e pouco amor e fé. E isto é um gande consolo para nós, pois vamos seguir alguém que sabe exatamente quem somos e o que necessitamos. Não é alguém que nos guia só por interesse em recompensas e lucros, mas alguém que diz que está pronto a morrer por suas ovelhas (v. 15) e, de fato, fez isso por nós.


Nós vamos seguir a voz do Bom Pastor porque ele conhece as suas ovelhas e lhes dá a vida eterna. O salmista Davi tinha esta certeza, pois termina o Salmo 23 dizendo: Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida. E próprio Jesus diz nos v. 28-29 de João 10: Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele.


Ninguém pode nos tirar das mãos de Cristo, o Bom Pastor. Isso nos dá segurança e traquilidade, a mesma que tem o autor do Salmo 23. E em Ezequiel 34 Deus diz que vai encontrar um lugar onde as ovelhas podem descansar. Este lugar é o céu, a vida eterna e feliz com Deus, junto aos pastos verdes e às águas tranquilas. Além disso, Deus diz em Ezequiel 34.16: Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes. Mas destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo.


Ninguém pode nos tirar das mãos do Bom Pastor se seguimos sua voz. Mas, existe um perigo, em nós mesmos. Nós às vezes somos ovelhas rebeldes e nos desviamos do Bom Pastor. Às vezes não queremos ouvir nem seguir a sua voz, preferindo seguir nossas próprias ideias e caminhos, pensando que somos ovelhas fortes e gordas, que não precisam sempre do Pastor. Quando agimos assim, então Deus nos avisa em Ezequiel 34: Mas destruirei as que estão gordas e fortes, porque eu sou um pastor que faz o que é certo. Eu, O SENHOR Deus, digo o seguinte a vocês, o meu rebanho: "Eu vou julgar cada um de vocês. Vou separar os bons dos maus, as ovelhas dos bodes. Por isso, agora eu, o SENHOR Deus, digo que vou decidir a questão que há entre vocês, ovelhas gordas, e as ovelhas magras. Vocês empurram as doentes para o lado e com chifradas as põem para fora do rebanho. Mas eu vou socorrer as minhas ovelhas e não deixarei mais que sejam maltratadas. Julgarei cada uma delas e separarei as boas das más (34.16b-17,20-22).


A boa notícia é que o Bom Pastor sempre está disposto a nos levar de volta ao seu abrigo, cuidar de nossas feridas, alimentar-nos e proteger-nos. Por isso, quando você pecar, se desviar e ir para longe do Bom Pastor, não tenha medo: arrependa-se de seus pecados e peça ajuda e perdão ao Pastor Jesus.


Ele quer e vai carregar você nos seus ombros, vai lhe dar descanso em pastos verdes e em águas tranquilas e vai cuidar das feridas da sua vida.


Vamos seguir a voz do Bom Pastor Jesus, porque Ele dá a vida pelas ovelhas e porque Ele conhece suas ovelhas e lhes dá a vida eterna! E agora, como uma só voz, vamos dizer junto com o rei Davi: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará!


Que Deus nos faça seguir a voz maravilhosa deste Pastor todos os dias, pois Ele nunca nos abandona e vai nos guiar com seu amor até a vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário