BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 14 de maio de 2012


Leia em sua Bíblia Jõao 15.9-17 e Atos 10.34-48

A vida de uma mãe é sempre um desafio e uma constante mudança. Cada dia ela vê seus filhos crescendo e mudando, às vezes não como ela deseja, ou mais do que ela deseja. É um desafio convi-ver com essas mudanças e tentar dar e fazer o melhor pelos filhos.
 
 
Os filhos não pedem para nascer, e as mães, apesar de muito planos e expectativas, não sabem como será o caráter, o comportamento, a personalidade e os gostos de cada filho. Mas foram escolhidas para serem suas mães e desafiadas a fazer o melhor que podem por eles, e isso inclui aceitar e conviver com mudanças.
 
 
Podemos dizer que os textos de João 15 e Atos 10 que ouvimos hoje nos mostram também uma escolha e um desafio. Quem escolhe e desafia é Jesus, e eu e vocês somos escolhidos e desafiados a frutificar e mudar!
 
 
Em João 15.16 Jesus diz: Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem muito fruto que esse fruto não se perca. No v. 15 Jesus diz que nos chama de amigos, pois nos revela tudo o que ele ouviu do Pai. Somos escolhidos por ele para ser seus amigos, pelos quais ele deu sua vida, provando assim o maior amor que alguém pode ter (v.13-15).
 
 
No texto de Atos 10, Pedro foi desafiado por Deus a mudar de opinião e de atitude. Com uma visão, Deus mostra a Pedro que aquilo que Deus purificou não deveria ser considerado impuro, e então o envia à casa de Cornélio, um romano, para ali pregar o Evangelho de Cristo. A questão é que Pedro, como judeu, não tinha amizade com não judeus e muito menos entrava em suas casas, pois os não judeus eram considerados impuros.
 
 
Desafiado pela visão e pela ordem de Deus, Pedro teve que mudar de pensamento de atitude e de comportamento. Teve que deixar para trás preconceitos e fazer algo que nunca tinha feito: entrar na casa de estranhos, não judeus, e falar para eles sobre a salvação de Jesus.
 
 
Hoje, eu e vocês também somos escolhidos e desafiados a frutificar e mudar. Assim como os filhos não escolhem nascer, nós não escolhemos ser amigos de Cristo e ter sua salvação – sempre é Ele que nos escolhe, dando-nos de graça a fé através do seu ES que age em nós no Batismo, na Palavra e na Santa Ceia.
 
 
Então, somos desafiados a mudar. Mudar quase sempre é algo que nos incomoda ou pelo menos dá um pouco de trabalho. Por exemplo, se eu pedisse que vocês saíssem do lugar onde sempre se sentam na igreja e sentassem em outra parte, isso não seria difícil, mas certamente causaria algum incômodo.
 
 
Imaginem então em coisas mais complicadas, como mudar hábitos, comportamentos ou ideias que já temos há muito tempo. Foi isso que Deus propôs a muitas pessoas na Bíblia, por exemplo.
 
 
Moisés foi desafiado a mudar sua pacata vida de pastor de ovelhas para ser o líder que iria tirar o povo de Deus do Egito. Jeremias foi chamado a profetizar ao povo de Deus no exílio da Babilônia. Jonas foi chamado a pregar a Palavra de Deus em Nínive.
 
 
E como eles responderam ao desafio de frutificar e mudar?
 
 
Moisés disse que não sabia falar direito. Jeremias disse que era muito jovem. Jonas entrou num navio para fugir para longe de Nínive.  Cada um deu uma desculpa, que não foi aceita por Deus.
 
 
E nós, como respondemos ao desafio de Deus para frutificarmos e mudarmos? Este desafio é para cada um de nós, desde os mais novos até os mais velhos, pois Cristo desafiou e venceu o diabo e a morte na cruz por cada um de nós.
 
 
Será que muitas vezes não respondemos como os profetas bíblicos: sou muito jovem, sou muito velho, sou apenas uma mãe, sou apenas um membro da igreja, não sei fazer, não tenho tempo, não quero (como fez Jonas fugindo da tarefa que Deus lhe dera), alguém outro vai fazer, o pastor é que deve fazer isso, etc.
 
 
A questão é que como pecadores, somos acomodados e gostamos de ficar como estamos, pois é muito mais fácil não mudar. Mas Deus nos desafia a, unidos com Jesus e ao seu amor (Jo 15.9-10), frutificarmos e mudar de atitude. Por exemplo:
 
 
- mudar nossa impaciência, intolerância e preconceito, sendo mais perdoadores e amando de fato uns aos outros, como Jesus diz em Jo 15.12, quando achamos que alguém nos ofendeu;
- mudar a ideia de que a igreja está aí para nos servir quando precisamos, e não que nós servimos ao outro através da igreja;
- mudar o hábito de conversar sempre com as mesmas pessoas na igreja, e pouco com os visitantes ou com irmãos que não conhecemos bem;
- mudar o pensamento que há outros que vão ajudar nas tarefas e atividades do trabalho da congregação e, por isso, não preciso me envolver;
- mudar a ideia que temos às vezes de achar que já fizemos muito pelo Reino de Deus, ou que não há nada em que podemos ajudar;
- mudar o costume de não estar sempre presente onde Deus me abençoa com a Palavra e SC, como os cultos e estudos bíblicos.
 
 
Enfim, cada um pode fazer a sua lista daquilo que Deus o está desafiando a mudar e frutificar. Como membros e como Igreja, Deus está sempre nos desafiando a mudar, a frutificar para o seu Reino, como ele fez com Moisés, Jeremias, Jonas, Pedro, Paulo e tantos outros que, fracos e pecadores como nós, foram usados por Deus.
 
 
 
     O mesmo Deus que nos desafia é o Deus que nos escolheu em Cristo para sermos salvos. É o Deus que disse a Moisés “eu estarei com você”, disse a Jeremias “não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo”. É o Deus que diz a todos nós que estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28.20).

Este Deus pelo qual somos escolhidos e desafiados a frutificar e mudar, primeiro nos escolheu e nos mudou, nos transformou de pecadores perdidos e condenados em pecadores perdoados, salvos e com vida nova, aqui e na eternidade.

Jesus nos escolheu e trouxe mudança e renovação em nossas vidas e na vida de sua Igreja. E podemos ter certeza que ele não nos dá desafios para os quais ele não nos prepara, e que ele sempre vai nos ajudar quando temos dúvidas e falta de confiança ou coragem para mudar e produzir frutos.

Nem sempre é fácil as mães verem as mudanças nos filhos e, muitas vezes, ter que mudar também para acompanhar seus filhos. Assim, mudar e frutificar como Deus quer nem sempre é fácil, e às vezes é até doloroso, pois temos que sair do nosso conforto e dos hábitos que temos há muito tempo.

Mas, como é prazeroso para uma mãe ver seus filhos frutificando – crescendo, aprendendo, tornando-se cada vez mais pessoas maduras, assim é um prazer para nosso Pai celeste ver seus filhos, nós, frutificando na fé e mudando as pessoas com o Evangelho da salvação de Jesus, que diz no v. 11: Estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

Que a alegria de Cristo esteja de maneira especial hoje no coração de todas as mães, e peçamos a Deus que Ele sempre mude nossos corações para frutificarmos ali onde Ele nos coloca, pois como mães, pais e filhos, somos escolhidos e desafiados a frutificar e mudar, para a salvação de muitas pessoas! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário