BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 7 de maio de 2012


Leia em sua Bíblia João 15.1-8


Há um ditado que diz que “a fruta não cai longe do pé”, isto é, geralmente os filhos se parecem aos seus pais. Jesus, em Mateus 7.15-20 fala dos falsos profetas e diz que, assim como sabemos se uma árvore é boa pelos frutos que ela produz, assim também conheceremos os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.


Em João 15 Jesus usa essa figura da árvore e seus frutos para falar de si e de sua relação com seus discípulos, aqueles que nele creem e o seguem. Pode-se dizer que ele está ensinando aqui que, na vida espiritual e de fé, “a fruta não cai longe do pé”, isto é, seus seguidores – os ramos, vão produzir frutos como ele, a Videira, produz.


Assim, unidos a Jesus, frutificamos! Frutificamos porque somente Jesus é a Videira Verdadeira. Ele é o broto prometido por Deus em Isaías 11.1: Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes.


Ele é o próprio “EU SOU”, como Deus se apresentou a Moisés (Êx 3.14), o Deus que se fez um de nós e veio viver entre nós para tornar-se a única fonte de salvação e energia para a fé aos que estão unidos com ele. Ele é a Videira Verdadeira, e não mais o povo de Israel ou os líderes judeus, como muitos pensavam em sua época.


Unidos com Jesus, frutificamos! Porque sem ele nada somos e estamos condenados eternamente. Sem união com Jesus, o ser humano só tem condenação e não pode fazer nada que agrade a Deus, como lemos nos vv. 5-6: Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.


Uma união falsa ou superficial também condena, pois o Pai, o lavrador, conhece o coração dos “ramos” e sabe quem não produz frutos, mesmo estando ligados a Jesus, como diz o v.2: Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.


Sem estar verdadeiramente unidos com Cristo, intimamente e constantemente, não produzimos frutos agradáveis a Deus, assim como um ramo nada produz se for separado de sua árvore.


Por isso, unidos a Jesus, frutificamos, porque unidos a ele recebemos a seiva da Vida e essa nos faz frutificar.


Somente a união com Cristo nos dá perdão e salvação, e assim também vida e energia para produzirmos frutos da fé. Esta união acontece em nosso contato constante com Jesus pela Palavra e os sacramentos.


Este é um dos motivos para Deus nos colocar em uma Igreja e numa congregação com irmãos na fé: para que tenhamos muitas oportunidades de recebermos a seiva da Vida de Cristo através da Palavra – leituras bíblicas, liturgias, hinos, sermões, e da santa ceia, onde o Cristo vivo vem a nós com seu corpo e sangue.


Unidos a Jesus, frutificamos! Frutificamos e assim damos testemunho com palavras, ações e vida que somos de fato discípulos de Jesus, glorificando ao Pai e revelando ao mundo sua natureza gloriosa, como Jesus diz no versículo 8.


Frutificamos os frutos que a própria Palavra de Deus nos mostra quais são, como em Gálatas 5.22, Mateus 6.33, nos Dez Mandamentos e na epístola de hoje, 1João 4.


Frutificamos louvando a Deus, como lemos no Salmo 150. Frutificamos “subindo nas carruagens” como Filipe fez na leitura de Atos 8, isto é, ensinando às pessoas que Deus coloca em nosso caminho a boa noticia a respeito de Jesus – o Evangelho.


Unidos a Jesus, frutificamos! Frutificamos como é lógico e natural qualquer ramo saudável frutificar quando está unido à sua árvore, dando os seus devidos frutos, mas, com uma diferença: enquanto as árvores frutíferas produzem geralmente apenas em uma época do ano, nós, ramos da Videira Verdadeira, Jesus, produzimos frutos sempre, até sermos um dia colhidos para a vida eterna.


Ramos secos são cortados e jogados no fogo. Assim também acontece com aqueles que se desligam da Videira que é Jesus, ou só fazem de conta que estão ligadas a ela.


Deus não deseja cortar ninguém e certamente todos nós queremos ser ramos frutíferos de Cristo. Para isso, dependemos totalmente dele, pois só unidos a Cristo nós podemos frutificar.


Então, estejamos diariamente ligados a Jesus, pela Palavra, pelo batismo e santa ceia, aproveitando as oportunidades de sermos alimentados na fé pela seiva da Vida, pelo Espírito Santo, e, assim, unidos a Jesus, frutificamos!


A promessa de Jesus é clara e certa: Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada (v.5). Vamos fazer sempre parte dessa promessa, pois unidos a Jesus, frutificamos! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário