BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






quarta-feira, 30 de maio de 2012

Deus desperta seu povo pela ação do Espírito Santo!


Leia em sua Bíblia João 15.26-27, 16.4-15

Estimados irmãos no Salvador Jesus.

Há poucos dias, depois de um mês em coma, o cantor Pedro, vítima de acidente de carro, despertou, para a alegria de seus familiares, amigos e fãs.

Não há como prever quanto tempo uma pessoa pode ficar em coma e nem há explicação sobre o porque ela desperta em determinado momento, ou por que algumas não despertam mais. Não se sabe como nem por que Pedro despertou naquele dia.

Já no assunto fé nós sabemos como alguém sai do “coma” do pecado e da morte eterna, como alguém é despertado desse estado mortal: é Deus que desperta seu povo pela ação do Espirito Santo!

Quando celebramos como Igreja Cristã no mundo todo o Pentecostes, que foi a descida do Espírito Santo de Deus sobre os primeiros cristãos, prometida por Deus no AT e por Jesus várias vezes, como no evangelho de hoje, somos lembrados pelos textos bíblicos do dia de Pentecostes exatamente disto: Deus desperta seu povo pela ação do Espírio Santo!

No Salmo 139 Davi nos mostra que o Espírito de Deus está em toda a parte e que nada nem ninguém pode esconder-se de Deus, que nos conhece completamente, desde antes de nascermos.

Em Ezequiel 37 Deus faz o profeta dar vida a ossos secos pelo poder da sua Palavra e Espírito Santo, mostrando que assim Ele daria vida ao seu povo que estava sem esperança.

Em Atos 2 temos o relato da descida do Espírito no dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, quando os discípulos receberam o dom de pregar o Evangelho em vários idiomas diferentes, com uma coragem e ânimo que antes não tinham, e então quase 3000 pessoas foram despertadas pelo Espírito Santo e creram em Jesus pela sua pregação.

E no evangelho de João 15 e 16, Jesus promete seu Espírito aos discípulos e lhes diz qual será sua missão e trabalho no mundo.

Deus desperta seu povo pela ação do Espírito Santo! Como sempre enfatizamos em nossos sermões, estudos bíblicos, mensagens e devoções, sabemos que Deus age com seu ES através de sua Palavra e sacramentos – batismo e santa ceia.

Ele desperta o pecador que está morto em seu pecado, seja criança ou adulto, quando ele é batizado ou ouve ou lê a Palavra de Deus, que o faz reconhecer seu pecado (a Lei) e confiar em Cristo para receber perdão, vida e salvação (o Evangelho).

E em quem já crê em Jesus, Ele age com seu E na Palavra e na Santa Ceia, onde o Cristo vivo vem a nós com seu corpo e sangue para nos manter despertos e fortalecidos na fé verdadeira.

Deus desperta seu povo pela ação do Espírto Santo! E qual é o objetivo de Deus ao fazer isso, mesmo sem merecermos, pois nascemos mortos espiritualmente e inimigos de Deus, como lemos em Romanos 5.10?

O primeiro objetivo, é claro, é nos tornar seus amigos, pessoas salvas pela fé e Cristo, com vida nova e vida eterna. Mas há outro objetivo para Deus nos despertar pela ação do Espírito na Palavra e Sacramentos: para que o Espírito proclame a Verdade, que é o Evangelho, e o Evangelho é a salvação das pessoas através de Cristo e sua obra de salvação com sua morte e ressurreição por nós.

Em outras palavras é o que Jesus diz no v. 26. Deus desperta seu povo pela ação do Espirito Santo para que o Espírito, através dos cristãos, fale de Cristo ao mundo, como está no v. 27.

Assim, existe uma cadeia, uma sequencia pela qual Deus transmite o Evangelho salvador, que sempre exalta a Cristo e sua obra: Ensinamos ao mundo o que recebemos dos discípulos de Jesus. Os discípulos nos ensinaram o que receberam do Espírito Santo. O Espírito ensinou o que recebeu de Cristo e Cristo revelou o que recebeu do Pai. O trabalho do Espírito Santo é ajudar, tanto aos discípulos como a nós, a lembrar e proclamar o que Jesus ensinou.

No v. 8 Jesus diz que quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas tem uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. Lutero resumiu essas três tarefas do Espírito dizendo que o pecado é a incredulidade, a justiça é a fé e o julgamento é a cruz de Cristo. A missão de convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo de Deus na cruz é tarefa de cada evangelista, missionário, apóstolo, pastor e membro da igreja, usados como instrumentos do Espírito Santo.

Deus desperta seu povo pela ação do Espírito Santo! Nos v. 14-15 Jesus diz: Ele vai ficar sabendo o que eu tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. Tud o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês. Em João 7.18 Jesus mostra que o verdadeiro mensageiro de Deus sempre busca a glória de quem o envia e não a sua própria.

Assim, o Espírito Santo sempre vai ensinar, através dos cristãos – nós – aquilo que está de acordo com a Palavra e o caráter de Jesus, que conhecemos em sua encarnação, ministério, crucificação, ressurreição e ascensão. Todo ensino, instituição, prática, tradição ou cerimônia que não dá glória a Cristo não pode ser do Espirito Santo.

O que o Espírito vai nos ensinar é o significado do que Jesus ensinou, e como aplicar estes ensinamentos a nossas vidas, nossa cultura e nosso tempo.

Deus desperta seu povo pela ação do Espírto Santo! Um dia Ele nos despertou da morte eterna pelo Batismo e sua Palavra. Hoje Ele continua nos despertando cada vez que ouvimos e lemos a Palavra e recebemos a Santa Ceia, pois sem isso voltamos ao coma eterno, já que ainda somos pecadores e o diabo quer de todo jeito nos desviar da fé e da vida verdadeira.

Deus nos desperta para que nós anunciemos com coragem e ânimo, como Pedro e seus companheiros no dia de Pentecostes, aos ossos secos de hoje – as pessoas que ainda estão mortas espiritualmente por causa do pecado.

Deus, que nos despertou, está sempre com a gente e nos protege e guia, como lemos no Sl 139.5,10: Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. Ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.

E quando cantamos “Espírito do vivo Deus, desce sobre mim, muda-me, molda-me, usa-me, vive em mim”, lembremos sempre que Ele desce sobre nós, nos muda, nos molda, nos usa e vive em nós através da sua Palavra e sacramentos e, com esses meios, nos desperta para levarmos o amor e a salvação de Jesus a muita gente que está ao nosso redor no dia a dia.

Que Deus continue despertando cada um de nós, cada vez mais, para que outros sejam despertados do coma eterno pela ação do Espírito Santo em nós e através de nós! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário