BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 3 de julho de 2012

Jesus diz a você: Levante-se!

Leia em sua Bíblia Marcos 5.21-43

Todos os dias, pela TV ou mesmo perto de nós, estamos em contato com a morte. São idosos, jovens e crianças morrendo por acidentes, fome, violência, guerra ou doenças. Infelizmente, no Brasil, cada vez morre mais gente em acidentes de trânsito e homicídios, mais do que em alguns países em guerra. Muitas famílias são atingidas pela tristeza e dor que a morte traz.



O evangelho de hoje também nos conta uma historia de morte. Uma menina de 12 anos, recém começando a vida, talvez já planejando ter um bom marido e seus próprios filhos, pois naquela época os casamentos eram geralmente na adolescência, tem sua vida cortada de repente por uma doença incurável e fatal.



Seu pai, Jairo, está diante desta situação trágica – a perda de sua amada filha. O que ele podia fazer para defender a menina do ferrão da morte? O que fazer para aliviar a dor no coração dele e da esposa, com a morte de alguém tão próximo?



No relato do evangelho muitas pessoas foram atingidas pela morte da menina. Com quais delas nós nos identificamos?



· Há os pais da menina, Jairo e sua esposa, que certamente fariam qualquer coisa para ver sua filhinha boa e viva.

· Há uma menina que teve sua vida ceifada tão cedo.

· Há os discípulos, talvez chateados porque Jesus não foi logo salvar a menina.

· Há uma multidão chorando no jardim da casa de Jairo. Muita gente se comoveu com a morte da menina, como geralmente acontece quando morre alguém jovem, com toda a vida pela frente.

· E, é claro, há Jesus. No meio de toda a tristeza e dos corações machucados, do choro e lamentação, Jesus vem e diz firmemente: Não tenha medo; tenha fé! E depois: “Talitá cumi!” – menina, levante-se!



Certamente nos identificamos com alguns destes personagens.

· Talvez a morte tenha tirado alguém próximo e querido de nós, como foi com Jairo.

·  Talvez você tenha pedido a Deus para ajudar alguém doente, como Jairo pediu a Jesus.

· Talvez nos identificamos com a multidão reunida para apoiar e consolar alguém em sua dor e luto.

· Ou talvez você se identifique com a paz e o alívio que vem de saber que, se Jesus está presente e envolvido, a morte não tem a última palavra, e que nosso ente querido que partiu na fé em Cristo está apenas adormecido.



Para os que creem em Cristo a morte é como um sono, e eles acordarão em uma nova e brilhante manhã no céu, assim como nós esperamos o novo dia a cada manhã. A diferença é que aquele novo dia será tão bom e perfeito que não podemos agora imaginar o que nossos olhos verão.



Jesus, entrando no quarto, tomou a mão da menina e disse: “Talitá cumi”. E ela abriu os olhos e se levantou. Assim também dirá a cada um de nós, quando fecharmos nossos olhos pela última vez neste mundo: “Vovó, meu jovem, minha criança, meu filho: levante-se!” “Levante-se para sua nova vida na minha mansão celestial”.



A morte é um inimigo e não faz parte do plano original de Deus. Ela entrou no mundo por causa do pecado, com Adão e Eva, e acompanha todos os seres humanos como consequência do pecado. No entanto, Deus enviou Jesus para acabar com o poder da morte. Ele veio ao mundo, venceu o pecado e a morte e assim garantiu o perdão contra nossa doença mortal do pecado e nos prometeu um lugar em sua casa celeste na eternidade.



É isso que nos dá forças quando nos despedimos na morte de familiares e amigos, e que nos ajuda a nos prepararmos para a nossa própria morte. Quando a morte invade nossas vidas e a enche de dor e luto, sabemos que Jesus está esperando no céu para segurar nossa mão e nos dizer: “Levante-se!”



Uma família viajava de carro, com as janelas abertas. Uma abelha entrou no carro e começou a voar pra lá e pra cá. Uma menininha, muito alérgica a picadas de abelhas, se encolheu no banco de trás, pois, sendo picada, morreria em uma hora. Ela começou a gritar: “Pai, pai, é uma abelha, e ela vai me picar!”


O pai parou o carro e tentou pegar a abelha. Quando ela pousou no pára-brisa, ele a prendeu com sua mão. Segurando a abelha na mão fechada, o pai esperou pela picada, que veio logo, dolorosa. Então o pai soltou a abelha, e ela saiu voando no carro. A menina se assustou e gritou: “Pai, ela vai me picar!” Então o pai disse tranqüilamente: “Não, meu amor, ela não pode mais picar você. Olhe na minha mão – o ferrão dela está aqui.”



É isto o que aconteceu com a morte: em 1Co 15.55 o apóstolo Paulo diz que o ferrão da morte foi removido e se alegra porque o poder da morte para nos destruir foi quebrado. Ele diz: Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?



Como o pai naquele carro, Jesus nos diz: Olhe para as minhas mãos. Nelas nós vemos as marcas dos pregos – o ferrão da morte e do pecado. Por nossa causa Jesus sofreu toda a dor que, por causa da morte e do diabo, nós deveríamos sofrer. Jesus reduziu a morte a uma abelha que perdeu seu ferrão, vencendo-a por nós!



É normal ficarmos abalados, tristes e nos sentirmos vazios, pois mesmo que a gente tivesse a mais perfeita fé e confiança em Deus, nós ainda sentiríamos a angústia que vem com a morte, pois somos humanos e pecadores.



Não devemos nos sentir mal por isso, mas podemos nos sentir bem pela alegria que também é nossa por sabermos que o ferrão da morte foi removido e que Jesus dirá um dia para nós, e para aqueles que nós amamos e guiamos no caminho da fé em Cristo: Eu digo a você, levante-se!



Se perguntarmos às pessoas se elas tem a certeza de ir para o céu, a maioria talvez vai dizer que não sabe se já fez o suficiente para ganhar a salvação. Se este pensamento passa pela sua cabeça de vez em quando, meu irmão e irmã, lembre-se do seu batismo. Naquele dia Deus removeu o ferrão da morte de você e prometeu que está preparando um lugar para você quando chegar a hora de deixar este mundo. Você foi unido a Cristo e ele já fez tudo para salvá-lo.



No pode haver nenhuma dúvida sobre isso, meus irmãos: Jesus fez tudo o que não nós não podemos nem conseguimos fazer, e pagou por todos os nossos pecados. Ele venceu a morte e em nosso batismo nos deu vida nova, aqui e na eternidade.


Essa vida nova é dada para todos que, como Jairo, deixam tudo nas mãos de Jesus, confiando e crendo nele como seu Salvador.



Não importa se você está sofrendo há muito tempo, como a mulher que tocou em Jesus antes de ele chegar na casa de Jairo, ou se a morte já atingiu você de alguma forma, ou se você hoje não tem nenhum sofrimento maior. Hoje Jesus diz a você e a mim o mesmo qu disse para Jairo: Não tenha medo; tenha fé! E um dia ele dirá a cada um de nós, no céu: Talitá cumi – levante-se!



E aí virá a melhor parte de nossa vida – a vida eterna e feliz com Jesus, sem mais dor, sofrimento ou morte, mas com alegria completa e muito amor! Então diremos como Davi no salmo 30: Tu mudaste meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário