BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






domingo, 29 de julho de 2012

Um homem ora...



Já caiu a noite sobre a grande capital do império romano. Enquanto alguns já se recolhem para dormir e outros vão à tabernas e hospedarias para beber vinho ou cerveja, tentando achar um momento de alegria em meio à dureza da vida do século I, em uma casa de Roma, transformada em prisão, uma cena pouco comum acontece.
 

Um homem está de joelhos, orando – não de pé, como era o costume naquela época – à tremulante luz de uma lamparina, concentrado e ciente de ser, diante de quem ora, apenas um servo, um pobre pecador.
 

Ele é prisioneiro do governo romano. Não por roubar ou matar, mas simplesmente por falar – falar com paixão, convicção, coragem e clareza sobre o que crê, em quem crê e porque crê.
 

Não ora por libertação da prisão ou por vingança aos que o prenderam injustamente. Não ora pedindo seus direitos, ou mais conforto, muito menos por riquezas e vantagens materiais.
 

Ali, ajoelhado – um sinal de profunda humildade e respeito – este homem de grande fé, embora de saúde não tão boa, ora diante daquele que aprendeu a chamar de Pai, sem medo, mas com toda a certeza de que um ouvido amoroso o está escutando.
 

Por quem e para que, afinal, ora este servo de Deus?
 

Ela ora por seus irmãos de fé que estão na cidade de Éfeso, um grande centro comercial, cultural e religiosa da época, a mais famosa e populosa cidade da região, onde hoje fica a Turquia, que faz fronteira com Grécia e Síria.
 

Lá ele havia anunciado e ensinado sua mensagem por quase três anos, e muita gente havia abandonado as superstições e o culto à deusa Diana, que tinha na cidade um grande templo dedicado a ela, para seguir o “Caminho do Senhor”, como estava sendo chamada essa nova fé.


Por um momento o homem interrompe sua oração a lembrar-se de como o poder de Deus havia mudado a vida de tanta gente naquela cidade cheia de feiticeiros, vendedores de estátuas e outros produtos religiosos. Muitos chegaram a queimar publicamente seu livros de feitiçaria, e alguém calculou que os livros queimados por aqueles que agora estavam no Caminho do Senhor valiam 50 mil moedas de prata (Atos 19), ou seja, o valor de 50 mil dias de trabalho de uma pessoa.
 

Hoje, se colocamos um dia de trabalho a 50 reais, seriam cerca de 2,5 milhões de reais em livros queimados...
 

O homem, cansado, baixa novamente sua cabeça, se curva sobre seus joelhos e continua sua oração pelos amados irmãos de Éfeso. E sua oração, fervorosa e confiante, pede ao Senhor quatro coisas a favor de seus irmãos.
 

1 – Que eles sejam fortalecidos com poder, segundo a riqueza da glória de Deus, através do Espírito de Deus que age dentro deles;

2 – Que Cristo habite, more e viva nos seus corações por meio da fé;

3 – Que enraizados e fundamentados no amor de Deus, que é um tipo único e especial de amor – o “ágape” – junto com todos os outros que creem em Jesus, consigam compreender e conhecer a fundo o “ágape”, o amor vivo, doador e sacrificial de Cristo, que vai além de todo entendimento humano;

4 – Que, como resultado de tudo isto, sejam enchidos com toda a plenitude de Deus, a habitação plena do Espírito Santo, que os transforma com o amor de Cristo e os faz viver agora neste amor.
 

Sua oração em favor dos irmãos termina com palavras que mostram sua total confiança no Pai a quem ele ora: ele dá glória a Deus que, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!
 

E esta glória não é dada a Deus em um individualismo egoísta, do jeito que cada um quer ou apenas em certos momentos, mas, ele conclui, por meio da Igreja e por meio de Cristo Jesus, por todos os tempos e para todo o sempre!


Terminada sua prece, o homem se deita em seu leito simples e apaga a chama da lamparina, sua fiel companheira na casa-prisão. Outro dia virá e ele quer terminar a carta que escreve aos irmãos de Éfeso, em meio às visitas que recebe de gente que quer ouvi-lo falar do Caminho, que um dia ele próprio desprezava, perseguia e queria destruir, mas que agora amava e estava disposto a dar sua vida por ele.
 

Quem é este homem, que teve sua vida transformada de maneira tão radical, e que aprendeu a colocar-se inteiramente debaixo da vontade de seu Senhor e Deus?
 

O homem que assim orava, meus irmãos, é o apóstolo Paulo. Podemos dizer que ele ainda ora hoje, por nós, cada vez que lemos suas cartas na Bíblia. Ele hoje fala a cada um de nós sobre o Caminho – Jesus Cristo, o único e verdadeiro Salvador, o único Caminho, Verdade e Vida que pode nos levar ao Pai de amor.
 

Quem hoje ora, junto com Paulo, sou eu, meus irmãos, pois o que Paulo pedia a Deus pelos efésios e por cristãos de Roma, Filipos, Corinto e outros lugares, é o que eu peço a Deus por vocês em minhas orações – principalmente que Cristo viva em seus corações, transformando diariamente suas vidas e guiando vocês com seu Espírito no seu amor.
 

E agora, para concluirmos esta reflexão, peço que você abra a Palavra de Deus em Efésios 3.14-21, que é a epístola para o nono domingo após Pentecostes (29.07). Vamos juntos, Paulo, eu e vocês, orar para que Deus nos encha com seu poder, seu amor e seu Espírito, agindo em nós agora e todos os dias, para que sejamos salvos e demos sempre glória ao nosso Pai e Salvador(Leia em sua Bíblia o texto de Efésio 3.14-21).


Que Deus nos sempre orarmos assim uns pelos outros. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário