BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros!

Leia em sua Bíblia Efésios 4.17-5.2

Mais uma vez comemoramos o dia dos pais. Muitos já não têm o pai para comemorar com ele. Outros vivem afastados do pai, mas muitos vivem com ele ou perto dele. E muito do que nós somos vem do pai, como diz o ditado: "Filho de peixe, peixinho é", ou "tal pai, tal filho". Filhos de pais bons e carinhosos provavelmente vão ser assim também, assim como filhos de pais violentos e indiferentes podem se tornar iguais a eles. Nós, como filhos, somos parecidos com nossos pais.
 

Para os cristãos o dia dos pais é de dupla comemoração, pois temos o pai daqui e o Pai de lá, do céu, o Pai Criador de tudo e de todos. Ele é um Pai que nos chama de filhos queridos, como diz Paulo na 1ª parte de Ef 5.1: Vocês são filhos queridos de Deus .
 

Somos filhos de Deus. Ser filho de Deus é ser diferente dos outros! Assim como o filho se parece com o pai, Deus espera que sejamos parecidos com Ele, como lemos na 2ª parte do versículo 1: e por isso precisam ser como Ele.
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros! Por quê? Porque, como diz nosso texto, quem não é filho de Deus vive com amargura, ódio, raiva, gritaria, insultos e maldade. Vive entristecendo o Espírito Santo de Deus com essas atitudes, que nós vamos analisar rapidamente para ver o que são e se não há algumas delas em nós:
 

a) Amargura: significa uma disposição dura, maliciosa, inclinada a brigas. Indica o "gosto amargo" que certas coisas têm na nossa boca. Muitas pessoas ficam amarguradas devido às experiências negativas da vida e passam a demonstrar amargor e ressentimento como uma defesa. Assim, censuram os outros, raramente dizem uma palavra gentil ou de elogio a alguém, tornam-se incapazes de reconhecer qualquer bem nos outros. Algumas dessas pessoas chegam a achar que suas censuras aos outros são uma virtude, pensando que fazem bem ao mundo por atacarem outras pessoas, achando que defendem "causas justas".

b) Ódio: são explosões de ira, em contraste com a própria raiva, mais constante e permanente. O ódio é uma das manifestações do egoísmo, pelo qual a pessoa ataca seus semelhantes, quando não consegue as coisas do seu jeito, em qualquer situação. Tanto o ódio quanto a raiva podem resultar do espírito amargurado.

c) Raiva: é um ódio profundamente enraizado, um ressentimento duradouro, em que a pessoa não perdoa aos outros, com uma atitude totalmente contrária ao amor.

d) Gritaria: explosões de ódio, que geralmente se manifestam em gritos fortes. A pessoa tem um espírito de ódio e solta seu amargor, numa ação egoísta que não pode existir onde há o Espírito de Deus.

e) Insultos: são as injúrias (xingamentos) faladas contra Deus e contra o semelhante. Podem ser ataques diretos e agressivos, mas também podem ser feitos às escondidas, como no caso da fofoca. Aqui estão todas as coisas maldosas que alguém diz contra outros, e que produzem resultados terríveis, pois o seu desejo é maldoso, é de ferir alguém.

f) Maldade: tem aqui o sentido de má vontade, malícia. Esse pecado pode ser considerado a raiz de todos os outros. Isso expressa a própria essência do que é a natureza apodrecida do velho homem em nós.
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque quem não é filho de Deus vive perdido e sem rumo em sua vida. Quem não é filho de Deus vive perdido e vai por caminhos escuros, que levam à morte, como muitas crianças de rua, sem pai, que infelizmente seguem pelo caminho das drogas, do crime e da morte nas esquinas e praças.
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros, é ser diferente de quem não é filho de Deus. Você é diferente? Ou você é uma pessoa amarga, que tem explosões de ódio, que tem dificuldades para perdoar, que apela para a gritaria e para os insultos ou a fofoca, em vez de conversar e ser delicado quando fala, que não consegue controlar a maldade do velho homem dentro de você? Você é diferente ou ainda está perdido e sem rumo em sua vida, caminhando para a morte?
 

Muitos de nós ainda agimos como quem não é filho de Deus. Todos nós muitas vezes não agimos como filhos de Deus. Isso por causa do pecado, que nos impede de sermos filhos obedientes de Deus e diferentes dos outros.
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque quem é filho de Deus vive com compaixão, bondade, perdão e amor pelos outros. É o que Paulo diz no versículo 32: Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou a vocês. Quem é filho de Deus vive nos caminhos do Senhor, dominado pelo amor, como lemos no versículo 2: Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós. Quem é filho de Deus busca viver com alegria, louvor e gratidão a Deus, como lemos nos versículos 19 e 20 (Ef 5): Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo coração, hinos e salmos ao Senhor. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre por todas as coisas a Deus, o Pai.
 

Parece muito difícil ser filho de Deus, não é verdade? Ser diferente é mais fácil quando isso significa mudar apenas por fora, usando certas roupas ou cortes de cabelo, não comendo ou bebendo certas coisas, marcando presença na igreja só para mostrar que é um "bom cristão", enfim, mudando só na aparência. Ser diferente só por fora não é difícil, é só seguir algumas regrinhas.
 

Mas, ser filho de Deus é ser diferente dos outros começando por dentro, pelo coração. Porque é do coração que vêm os maus pensamentos que levam ao crime, ao adultério e às coisas imorais , diz Jesus em Mateus 15.19. Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque o filho de Deus tem algo que os outros não tem, algo que transforma seu coração e sua vida: o Espírito Santo de Deus.
 

No versículo 30 Paulo diz que o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o Dia em que Deus os libertará . Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque quem é filho de Deus é transformado pelo próprio Espírito de Deus, e mais: é ser diferente dos outros porque confia em Jesus Cristo para mudar sua vida e para ter a vida completa, perfeita e eterna no céu.
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros porque Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus , como diz Paulo no versículo 2.


          Nós somos filhos de Deus porque Ele nos adotou através da morte e ressurreição de Cristo, que nos dão perdão, vida e salvação! Por causa do que Cristo fez por nós, nós agora podemos ser diferentes dos outros: ser pecadores que não confiam em suas forças para serem salvos, mas unicamente em Jesus Cristo e na sua obra de salvação.
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros: é viver sempre alegre e disposto para a vida cristã, porque Cristo nos salvou do inferno e da tristeza – de graça, por causa do seu grande amor!
 

Seja diferente você também: confie em Cristo, peça que Ele dirija a sua vida e siga o que Ele deseja e lhe ensina na Sua Palavra! Ele vai atender o pedido, porque você é filho de Deus e é diferente porque confia nas suas promessas!
 

Ser filho de Deus é ser diferente dos outros: é ser salvo pelo amor de Jesus e viver agora neste amor!
 

Que Deus conceda a cada pai viver assim e transmitir isso aos seus filhos e família, fundamentados no amor de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário