BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que Deus quer que a gente faça?

 

Leia em sua Bíblia João 6.24-35


O que Deus quer que a gente faça? Esta foi a pergunta feita a Jesus pelas pessoas que o procuraram um dia depois de ele ter multiplicado pães e peixes e alimentado milhares de pessoas (João 6).
 

O que Deus quer que a gente faça? Ou, qual é a vontade de Deus? São perguntas que acompanham o ser humano por séculos e durante a vida de cada pessoa aqui neste mundo.
 

Muitas respostas já foram dadas:

- Deus quer que a gente faça o bem;

- Deus quer que a gente tenha e siga uma religião;

- Deus quer que a gente vá à igreja de vez em quando, reze e dê algo como oferta;

- Deus quer que a gente cumpra os Dez Mandamentos;

- Deus quer que a gente guarde certos dias, não use certas comidas e bebidas, não use certas roupas, e assim por diante.
 

Quando fizeram esta pergunta a Jesus, o Filho de Deus, a sua resposta foi simples e direta: Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! (v. 29).
 

Mas, o povo não ficou satisfeito e pediu um milagre para crer em Jesus, apesar de terem visto Jesus multiplicar os pães e peixes um dia antes. Jesus então respondeu assim: Não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede (v. 32-33, 35).
 

Deus quer que a gente creia no Pão da Vida – Jesus. Esta é a resposta certa para a pergunta sobre qual é a vontade de Deus. Quando oramos “seja feita a tua vontade” no Pai Nosso, é esta vontade que Deus quer fazer: que a gente creia no Pão da Vida – Jesus.
 

Para isso acontecer, Deus precisa agir. Pois nós, que já nascemos pecadores perdidos e condenados, inimigos de Deus e separados dele pelo pecado, não podemos sozinhos ir a Ele, crer nele e fazer sua vontade.
 

É Deus mesmo quem realiza sua vontade em nossos corações por meio da pregação do Evangelho, como diz o apóstolo Paulo em Romanos 10.17: Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.
 

Deus quer que a gente creia no Pão da Vida – Jesus. Em Isaías 55.1 Deus diz: Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça.
 

Este convite de Deus é para aqueles que não podem oferecer nada a Deus pelo dom da vida eterna. Na verdade, não se pode comprar o Pão da Vida com dinheiro, obras ou merecimento, pois é um dom que Deus oferece de graça a todos, como também diz Paulo em Efésios 2.8-9: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.
 

O que Deus quer que a gente faça? Deus quer que a gente creia no Pão da Vida – Jesus. E assim como esse Pão da Vida chegou a nós elas mãos de outras pessoas, Deus também quer que a gente leve este Pão a outros, como diz Paulo em 1 Timóteo 2.4: Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.
 

Aqui entram os outros textos de hoje, especialmente o Salmo 145.10-12, onde lemos: Ó SENHOR Deus, todas as tuas criaturas te louvarão, e te darão graças os que são fiéis a ti. Todos falarão da glória do teu Reino e contarão a respeito do teu poder, para que todos os povos conheçam os teus atos poderosos e a grandeza e a glória do teu Reino. Os que são fiéis a Deus somos nós, os que já recebem o Pão da Vida. Como pessoas já salvas, já alimentadas com o dom da salvação, Deus quer que agora nós contemos a todo mundo sobre seus poderosos atos de salvação, revelados no Pão da Vida que é Jesus.
 

E para levarmos o Pão da vida a outros, novamente é Deus quem age, através de nós. Na epístola de hoje (Efésio 4.1-16), Paulo diz: Peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês (Ef 4.1). Deus quer que a gente viva agora como Ele planejou, para levarmos o Pão da Vida a outros. Para isso, diz Paulo, Ele nos dá dons e funções, para que o Corpo de Cristo, a Igreja, cresça cada vez mais, com mais e mais pessoas recebendo o Pão da Vida. Ele diz (v. 7, 11): Porém cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.
 

Com estes dons recebidos de Deus podemos fazer o que Paulo diz nos v. 2-3: Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.
 

Deus quer que nós, unidos como membros do Corpo de Cristo, levemos o Pão da Vida a outras pessoas. E como fazemos isso?
 

Primeiro, precisamos continuar sendo alimentados por Deus com o Pão da Vida. É aí que entram o culto, os estudos bíblicos, as devoções e atividades da igreja: elas não são obrigações que temos que cumprir, mas sim oportunidades de receber mais e mais o Pão da Vida na Palavra e Santa Ceia. É algo lógico: a vida nova que recebemos no Batismo precisa ser fortalecida sempre, assim como alimentamos nosso corpo físico. Se não sentimos fome do Pão da Vida, temos que ver se não estamos sendo levados pelo orgulho, a preguiça ou indiferença, que acabarão matando nossa alma de fome!
 

Segundo, para levar o Pão da Vida a outros, Deus quer nos aperfeiçoar nos dons que nos deu. Aí vem o que Paulo diz em Efésios 4.11 e 12: Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.
 

É para isso que temos pastores e mestres – para nos guiar e alimentar na fé e nos preparar para o serviço cristão, o serviço de levar o Pão da Vida para as pessoas que Deus coloca em nosso caminho e ao nosso redor neste mundo.
 

Às vezes, porém, somos como o povo de Israel no Antigo Testamento (Êx 16): em vez de confiarmos e servir a Deus, nós murmuramos e reclamamos contra Ele. Às vezes somos levados por ensinamentos falsos, que nos levam a caminhos errados, como diz o apóstolo Paulo.
 

Isso só nos mostra que mais ainda precisamos do Pão da Vida para fortalecer nossa fé e nos fazer crescer como corpo de Cristo junto com nossos irmãos na fé.
 

Então, queridos irmãos, lembrem-se de qual é a vontade de Deus para nós: Ele quer que a gente creia no Pão da Vida – Jesus, e quer que a gente leve esse Pão a outros.
 

Que Deus em seu amor possa agir com seu Espírito Santo em nossos pensamentos, palavras e ações, para que façamos sempre a sua vontade salvadora, em todos os lugares e oportunidades: na escola, no trabalho, com os vizinhos, família e amigos, dentro e fora de casa, dia e noite.



E, voltando sempre aqui, onde o Pão da Vida nos é dado na Palavra e Santa Ceia, poderemos levar esse Pão que é Jesus a muitos que estão com a alma faminta!
 

Vamos todos então repartir o Pão da Vida! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário