BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coma o pão vivo e viva para sempre!

Leia em sua Bíblia João 6.51-69
 
 
Um dos objetivos do governo federal nos últimos anos é acabar com a miséria e a fome no Brasil. Ainda há cerca de 17 milhões de brasileiros considerados na linha da miséria.
 
Se fosse possível a presidente convidar Jesus para ser o ministro do combate à miséria, ele seria a pessoa certa, pois os evangelhos nos contam que uma vez ele alimentou mais de 5 mil pessoas com apenas 5 pães e 2 peixes (Jo 6), e em outra ocasião matou a fome de mais de 4 mil com 7 pães e alguns peixinho (Mt 15).
 
Não seria ótimo ter um ministro assim, que alimentasse o povo sem gastar quase nada? Creio que nunca mais ia ser demitido...
 
Pois era algo parecido com isso que estavam pensando as pessoas que procuraram Jesus no dia seguinte ao milagre da multiplicação dos pães em João 6. Queriam mais pão grátis e Jesus era quem podia dar isso.
 
Jesus diz então ao povo que o seu Pai dá um pão que desce do céu e que dá vida ao mundo, e o povo lhe pede: Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! (Jo 6.34)
 
Aqui Jesus entra no assunto que lemos no Evangelho de hoje – uma conversa estranha de que Ele é o pão vivo que desceu do céu. No v. 51 Jesus: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
 
Imaginem o choque – as pessoas buscavam pão e Jesus lhes oferece sua carne! E não só isso, vejam o que Jesus diz no v. 53: Se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida. Para nós, que sabemos que Jesus derramou o seu sangue na cruz e nela sacrificou o seu corpo, e antes disso instituiu a Santa Ceia, não é tão difícil aceitar o que Jesus diz aqui. Mas para eles isso era um absurdo!
 
Deus sabe que necessitamos de pão – pão para o corpo e para a alma. No AT Deus alimentou seu povo no deserto com o maná, o pão que caía do céu todos os dias, durante 40 anos. No NT Jesus multiplicou pães e peixes para alimentar as pessoas, além de curar seus corpos de doenças e males. Mesmo assim, muitos se rebelaram contra Deus, desprezando o maná, como lemos em Nm 11. Estes, diz a Bíblia, foram condenados por Deus.
 
Para a alma Deus enviou o Pão da Vida, Jesus. Ele se tornou nosso alimento pelo sacrifício de sua carne e derramamento do seu sangue. Mas, muitos também rejeitaram Jesus, zombando dele. Muitos hoje também o rejeitam, e a estes Jesus diz o que lemos acima no v. 53.
 
Por isso, meu irmão e irmã, coma o pão vivo e viva para sempre! Nos v. 54 e 58 Jesus diz: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem como deste pão viverá para sempre.
 
Os que comeram o maná no deserto morreram, assim como nós vamos morrer um dia, não importando se comemos muito ou pouco, bem ou mal. Mas, em Jesus, nós temos a vida que não é destruída pela morte. No v. 57 ele nos diz: O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. E em Ap 1.18 afirma: Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e o mundo dos mortos. Assim, meus irmãos, comer o pão vivo nos garante a vida eterna!
 
Coma o pão vivo e viva para sempre! Jesus deixa bem claro que o pão vivo é para ser comido e não apenas admirado. Assim como não adiantaria nada Jesus multiplicar pães se esses não fossem comidos pelo povo, e não faz sentido nós ficarmos admirando um pão bonito que ganhamos ou compramos, sem comê-lo, o pão vivo que desceu do céu é para ser comido e não admirado. É isso Jesus diz nos v. 51 e 53, que citamos antes.
 
Jesus não quer admiradores – cristãos que o admiram, mas não querem compromisso e envolvimento com Ele. Como o pão vivo de Deus, Jesus deve ser comido por nós, e isso de duas maneiras:
 
- pela fé, como Ele diz no v. 47: Eu Afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna.
- no sacramento da Santa Ceia, onde nos diz: comam, isto é o meu corpo; bebam, isto é o meu sangue.
 
Comer um pão envolve ação – pegar o pão, mastigar e engolir. Comer o pão vivo, Jesus, envolve ação também: crer, comer e beber Cristo! Então, coma o pão vivo e viva para sempre!
 
Este pão vivo é para todos, pois Deus oferece sua graça a todas as pessoas. Mas muitos preferem passar fome espiritual, rejeitando o pão da vida:
 
- muitos não creem em Jesus como seu Salvador – bilhões nem o conhecem;
- muitos buscam Jesus apenas para ganhar o pão material – querem dele curas, milagres, dinheiro, prosperidade;
- outros apenas admiram Jesus como um grande mestre, pregador do amor e da paz;
- outros ainda ouvem a sua Palavra, conhecem sua vontade, mas na “hora h” o abandonam, pois querem receber dele benefícios e privilégios, mas não querem se envolver com Ele ou assumir compromissos no Reino de Cristo.
 
Será que não nos encaixamos em algum destes grupos? Não buscamos Jesus apenas para coisas materiais, ou só na hora do aperto? Ouvimos e gostamos de Jesus, mas quando Ele nos chama a agir – crer, comer e beber Cristo, ter compromisso com Ele e seu reino, nos envolver na prática da fé, saímos de fininho?
 
Quando Jesus terminou essa conversa com o povo, muitos o abandonaram, pois acharam difícil aceitar o que Ele ensinava. Não queriam compromisso, apenas receber benefícios e pão grátis...
 
Entre nós hoje é diferente? Infelizmente, não. Vemos irmãos abandonando Jesus – não apenas abandonando a igreja. Vão deixando o Corpo de Cristo, a Igreja, e a fé aos poucos: faltam num culto, dois, três..., não acham tão importante ou necessário participar dos estudos bíblicos, não valorizam a comunhão com os irmãos e com Cristo na Santa Ceia, esquecem seu compromisso de sustentar o trabalho da igreja de Cristo com suas ofertas, trabalho voluntário e orações, não tem tempo para as coisas de Deus.
 
Enfim, com muitas desculpas diferentes, muitos de nós queremos esconder o que realmente acontece: achamos difícil o que Jesus ensina e não queremos nos comprometer em praticar a fé, o perdão e o amor, nem com o trabalho no seu reino!
 
Coma o pão vivo e viva para sempre! Você tem comido Cristo pela fé sincera nele, pela participação na Santa Ceia? Em nossa igreja, infelizmente, a média de participação dos membros nos cultos e Santa Ceia é pouco mais de 30% - muitos estão dando pouco valor ao pão vivo! E para estes Jesus é duro, Ele não fala macio: Se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida.
 
Meu irmão e irmã: coma o pão vivo e viva para sempre! Naquele dia o povo perguntou a Jesus: O que Deus quer que a gente faça?  A resposta de Jesus foi: Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! Deus quer que a gente creia em Jesus, porque quer que a gente viva para sempre. Ele está oferecendo a você o pão vivo – Jesus – de graça, porque nos ama e quer cada um de nós do seu lado no céu! Ele quer saciar a sua alma com o único pão que faz viver para sempre. Para isso, ele só convida você a crer em Jesus e comer seu corpo e sangue.
 
Saciados por Jesus, somos transformados em multiplicadores do pão vivo. Adaptando um lema do governo, podemos dizer assim: “O cristão que do pão vivo come ajuda o brasileiro que de Jesus tem fome!”
 
Coma o pão vivo e viva para sempre! O pão vivo, Jesus, vem a nós de graça, na Palavra de Deus e na Santa Ceia. Não desperdice esse pão, sacie a sua alma e a de muitos outros, para viver para sempre! Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário