BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






domingo, 30 de setembro de 2012

De que lado nós estamos?

Leia em sua Bíblia Marcos 9.38-50


Duas situações que acontecem hoje no Brasil nos fazem pensar em escolhas e sobre de que lado nós estamos: o julgamento do chamado “mensalão” no STF, onde os juízes tem que decidir se ficam a favor ou contra os réus, isto é, se os condenam ou absolvem; e as eleições, onde necessariamente temos que ficar do lado de apenas um candidato a prefeito e um a vereador.
 

Em nossa vida temos que decidir muitas vezes de que lado estamos, e às vezes isso nos faz ficar contra outras pessoas ou opiniões, ou, mesmo que não queremos, outros ficam contra nós.
 

No evangelho de hoje temos uma situação assim. Quando os discípulos de Jesus viram um homem expulsando demônios em nome de Jesus, o proibiram de fazer isso, pois ele não era do grupo deles. Mas ao contarem isso a Jesus, a resposta do Mestre os surpreendeu: Não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Por quem não é contra nós é por nós (v.39-40).
 

Jesus mostrou que o tal homem estava do lado deles e não contra eles. E nós, de que lado nós estamos? Podemos responder a esta pergunta sem vacilar? De que lado nós estamos – com Jesus ou contra Jesus?
 

De que lado nós estamos? Parece que a resposta é fácil e obvia. Mas, se formos bem honestos, vamos ver que muitas vezes é difícil mostrar de que lado estamos. Vamos pensar um pouco: como nós temos usado o nome que está acima de todos os nomes, o nome diante do qual todos os joelhos se dobrarão um dia – o nome do Salvador e Senhor, o Deus verdadeiro – Jesus Cristo?
 

ü Como esse nome sai de nossa boca – em oração? Em louvor? Em agradecimento? Em testemunho de fé?

ü Usamos esse nome para servir ao próximo, mesmo que seja com um simples copo de água?

ü Se nos perguntarem se nós ouvimos regularmente o nome de Jesus, proclamado na sua Palavra e Sacramentos, o que podemos responder?

ü Usamos o nome de Jesus ou de Deus indevidamente, para dizer toda hora “pelo amor de Deus”  ou “meu Deus do céu”?

ü Usamos o nome de Jesus ou de Deus como muitos o usam por aí, para brincadeiras, zombarias ou como superstição?

ü O nome de Jesus, no qual fomos batizados e unidos ao Deus Triúno, é honrado e embelezado ou desonrado e emlameado pela nossa maneira de falar, agir e viver?
 

De que lado nós estamos? A maneira como usamos o nome de Jesus mostra que muitas vezes não estamos do seu lado. Por não usarmos mais e mais o nome de Jesus para o que deve ser usado, causamos uma má impressão para os que estão ao nosso redor, seja na família, no trabalho ou em qualquer outra situação e lugar em que Deus nos coloca neste mundo.
 

Essas pessoas não são, então, levadas a conhecer e confiar em Jesus, e nós as fazemos tropeçar. E aí em nosso texto Jesus tem uma palavra dura a nos dizer: Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço (v.42).
 

Ou seja, o mau uso do nome de Jesus tem consequências sérias, e fazer alguém tropeçar na fé ou impedir alguém de chegar a Jesus é algo muito grave diante de Deus.
 

De que lado nós estamos? Como pais e mães, como temos usado o nome de Jesus em nossa casa e família? Nossos filhos, parentes e vizinhos são levados a Jesus ou afastados dele por nossas atitudes? Quem é filho, tem usado bem o nome de Jesus com seus pais e irmãos, na escola, no trabalho e nas diversões? Se somos empregados ou patrões, nossos colegas veem o nome de Jesus bem representando em nossas conversas e atitudes? Enfim, mostramos que estamos com Jesus ou contra ele?
 

Por outro lado, há muita alegria e bênçãos quando esse nome é usado, visto e recebido corretamente! Por esse nome é que o diabo, o mundo, o pecado e a morte são vencidos! O Senhor que tem esse nome tomou a aparência de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz (Fp 2.7-8). Este é o verdadeiro propósito e uso desse nome: o perdão de nossos pecados, vida e salvação – salvação para cada um de nós e para todos os pecadores!
 

Quando Jesus diz “se alguém for culpado de um deles me abandonar”, a palavra usada no texto grego original é escandalizar ou causar escândalo. Felizmente, para nós que tantas vezes escandalizamos as pessoas com atitudes nada cristãs, Jesus veio ao mundo para trazer outro tipo de escândalo: o escândalo da cruz.
 

O Cristo crucificado, chamado de pedra de escândalo para os judeus, é ao mesmo tempo aquele que tira de nós o castigo pelos nossos escândalos. Para aqueles momentos em nossa vida em que não usamos o nome de Jesus como deveríamos usar e ficamos contra ele, para as vezes em que fazemos os outros tropeçarem por não mostrarmos que estamos do lado de Jesus, o Cristo crucificado e os escândalo da cruz estão nos livrando da punição que merecíamos.
 

Então, de que lado nós estamos? De que lado você acha que é melhor ficar? O que você acha de usar o nome de Jesus somente da maneira que ele deve ser usado?

 
         Vocês e eu sabemos a resposta. Pois nós não só temos o privilégio de usar o nome do Senhor Jesus para o que é correto, mas nós levamos sobre nós esse nome e pertencemos a ele. Este nome foi colocado em nós quando o pecado, a morte e o diabo foram expulsos de nós, em nosso batismo.
 

É com e por esse nome que nós nos levantamos cada manhã, ó por esse nome que podemos estar aqui agora! Este é o nome mais importante que temos, porque ele marca cada um de nós como pessoas que foram salvas daquele lugar onde os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga, como diz Jesus hoje.
 

Por isso, vamos encorajar a todos que usam o nome de Jesus e estão ao lado dele para usá-lo para a oração, o lovor, o agradecimento, a pregação do Evangelho, o consolo e fortalecimento uns dos outros e para tudo que este nome nos foi dado. E, como Jesus diz no final do texto, tenham sal em vocês mesmos e tenham paz uns com os outros. Pois aqueles que tem e usam esse nome temperam o mundo com o sabor do Evangelho salvador de Jesus e procuram sempre a paz.
 

Que vocês e eu sejamos aqueles que vão temperar o mundo com as boas novas de salvação que Deus oferece. E, quando alguém nos perguntar: de que lado você está?, vamos responder com toda a convicção: estou do lado de Jesus, meu único, amado e verdadeiro Salvador!
 

Que Deus nos ajude a mostrarmos a todos, com nossas palavras, atitudes e vida, que estamos do lado do Salvador Jesus – o lado da salvação eterna! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário