BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Espírito Santo nos dá dons especiais.


Leia em sua Bíblia João 14.23-29 e Atos 2.1-21


Estimados irmãos em Cristo.

Ouvimos hoje novamente o relato do dia de Pentecostes, em Atos 2, quando Deus cumpriu suas promessas, feitas através do profeta Joel e do próprio Jesus, de enviar o seu Espírito Santo de uma forma especial sobre seus filhos.

Naquele primeiro Pentecostes cristão, os discípulos de Jesus, provavelmente umas 120 pessoas, receberam o dom de falar em cerca de 15 línguas e dialetos diferentes para comunicar às pessoas de vários países, que ali estavam para a festa judaica, as grandezas de Deus, isto é, sua mensagem de salvação em Cristo.

Na continuação do texto, Pedro mostra à multidão que Deus estava cumprindo a promessa de Joel e prega sobre Cristo, com Lei e Evangelho, e então quase 3000 pessoas creram, foram batizadas e se juntaram aos primeiros cristãos.

Jesus, em nossa leitura do Evangelho, diz que seu Espírito ensinaria aos discípulos todas as coisas e os faria lembrar de tudo o que eles tinham ouvido de Jesus. No dia de Pentecostes essa promessa começou a ser cumprida e não parou mais.

No mesmo texto, Jesus diz: A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou. Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo (Jo 14.23-24,27). Além do seu Espírito, Jesus nos deixou sua paz e nos deu um sinal claro para identificarmos quem tem o seu Espírito Santo: a obediência à sua Palavra, que mostra o amor a Jesus.

Hoje, embora o mundo tenha mudado muito, algumas coisas não são diferentes daqueles dias: o ser humano continua pecador e querendo cada vez mais viver conforme a sua vontade e não a de Deus e, por isso, não muda também a necessidade de as pessoas ouvirem e conhecerem as grandezas de Deus, a mesma salvação em Cristo anunciada, crida e vivida pelos primeiros cristãos.

Por isso, da mesma forma que no dia de Pentecostes, hoje o Espírito Santo nos dá dons especiais, para que possamos fazer a mesma coisa que Pedro, os discípulos e os cristãos daquela época: anunciar e viver a mensagem do Salvador Jesus Cristo.

A função do Espírito Santo naqueles dias e hoje é a mesma: apontar para Jesus e sua salvação e guiar os cristãos no caminho da fé e na vida cristã. Por isso, o foco da nossa pregação e vida não é o próprio Espírito e suas supostas manifestações e milagres atuais, como muitos ensinam por aí, mas é o que o próprio Jesus diz – lembrar do que ele nos ensinou e fez por nós.

O Espírito Santo não vem hoje ensinar novas doutrinas ou fazer coisas que desviam as pessoas de Cristo e de suas palavras. Ele vem para confirmar e lembrar sempre o que Jesus disse e fez, vem para operar a fé no coração dos que ouvem a Palavra e manter e fortalecer na fé os que já creem. Vem para dar-nos a paz de Cristo, para fazer-nos guardar e obedecer sua Palavra e guiar-nos no amor a Cristo e ao próximo.

Assim, ainda hoje, o Espírito nos dá dons especiais. Não necessariamente o dom de falar outros idiomas, pois a Palavra de Deus hoje está traduzida em milhares de idiomas e é difunda por meios como rádio, TV e internet, nem o dom de falar em línguas estranhas, como alguns dizem ser sinal do Espírito Santo. Isso existiu na época dos apóstolos, mas pelo seu mau uso foi desaconselhado pelo apóstolo Paulo (1Co 14).

Os dons especiais que o Espirito Santo nos dá são, em primeiro lugar, a fé em Cristo, verdadeiro milagre que Deus opera em nossos corações duros e mortos espiritualmente, e a certeza da salvação eterna. Também nos dá consolo, apoio e assistência até recebermos a vida eterna, através da Palavra e Santa Ceia, e através do Corpo de Cristo, a Igreja, os irmãos na fé.

O Espírito nos dá os dons da coragem para pregar o Evangelho, da humildade e domínio próprio, de doar-nos ao Senhor com nosso tempo, corpo, bens e dinheiro e serviço ao próximo; dá o dom da confiança no Senhor em tempos de obstáculos e problemas, o dom da ousadia e perseverança, o dom do testemunho e da fé vivida no dia a dia.

É certo, porém, que onde o Espírito Santo dá dons e age, vai haver também oposição e zombaria, como foi no dia de Pentecostes e por toda a história do cristianismo. Vocês e eu seremos atacados pelo inimigo, que vai abertamente tentar nos impedir de servir a Cristo e pregar seu Evangelho, usando a oposição do mundo, leis anticristãs e tentações, mas também vai sutilmente tentar colocar em nossa mente seu veneno, fazendo-nos pensar coisas como essas:

- Vale a pena perder tempo para ir ao culto, ao estudo bíblico?
- Não seja bobo, use seu dinheiro para suas coisas, seu lazer e prazeres, deixe que os irmãos se virem para manter a igreja!
- Trato bem quem me trata bem e concorda comigo, ou quem pode me favorecer ou me dar algo em troca.
- Para que ler mais a Bíblia, eu já sei o que ela diz...
- Preciso ser aplaudido e elogiado pelo que faço na igreja!
- Não vou gastar meu tempo e esforço na igreja, há outros que podem fazer as coisas por lá.
- Indo ao culto já fiz a minha parte...
- Este sermão serviu para o fulano, não para mim; etc., etc.

Precisamos do Espírito Santo para enfrentar essa oposição, como os primeiros cristãos e também Davi precisava. Por isso devemos cada dia orar com ele no Salmo 143: Peço que todas as manhãs tu me fales do teu amor, pois em ti eu tenho posto a minha confiança. As minhas orações sobem a ti; mostra-me o caminho que devo seguir! Tu és o meu Deus; ensina-me a fazer a tua vontade. Que o teu Espírito seja bom para mim (v. 8,10a).

 
Deus quer continuar nos dando rica medida do seu Espírito e o Espírito Santo quer continuar nos lembrando da Palavra de Cristo e nos fortalecendo na fé que salva. Para isso nos foram dados a Palavra, o Batismo e a Santa Ceia, e no dia do Pentecostes foi criada a Igreja, isto é, os que creem em Jesus e se reúnem em torno da Palavra e Sacramentos de Cristo.

Através da Palavra e Sacramentos o Espírito Santo nos dá dons especiais para que guardemos a Palavra de Cristo, amemos uns aos outros na sua paz e façamos o que Pedro e os primeiros cristãos fizeram com amor e coragem: pregar o Cristo salvador aos que Deus colocar em nosso caminho.

O Espirito Santo nos dá dons especiais para fazer a Igreja e o Reino de Cristo crescer cada vez mais entre nós. Eu oro ao Senhor que use a mim e a cada um de vocês como instrumentos do Espirito, pessoas que ouvem, guardam e praticam a Palavra de Jesus, para que mais gente receba o Espírito da vida. Amém.

Um comentário:

  1. Amo essas leituras pois me dão paz e cada vez mais clareza e entendimento da para do santíssimo.

    ResponderExcluir