BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!


Com muita alegria apresentamos o blog da Paróquia Evangélica Luterana Renascer em Cristo , com sede em Rio Branco, AC.


Além da sede, que fica no bairro Estação Experimental, no caminho do aeroporto, temos também um ponto de pregação aqui na capital no bairro Areal.


No interior atendemos Brasiléia, na divisa com a Bolívia, a 230 Km de Rio Branco, e Redenção e Ramal do Bigode, município de Acrelândia, a 110 Km da capital. Outro ponto de pregação fica na estrada que vai a Porto Acre, a 35 Km daqui.


Queremos compartilhar com vocês mensagens, fotos, informações e notícias de nosso trabalho, com o grande objetivo de levar Cristo para todos, especialmente em nosso estado e região, com é o lema de nossa IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil.


Um grande abraço, no amor de Cristo!



Pastor Leandro.






terça-feira, 28 de maio de 2013

Quem é o Deus verdadeiro?


Leia em sua Bíblia João 8.48-59 e Atos 2.22-36


Num mundo com tantas opções e ofertas religiosas, em quem ou no que as pessoas devem crer? No que eu e vocês vamos crer? Está correto o pensamento de que “todas as religiões são boas e levam a Deus”? Ou que “o importante é crer em Deus, não importa o nome dele ou da igreja”?

Neste culto em que celebramos a Santíssima Trindade, queremos refletir sobre essas questões, pensando nesta pergunta: Quem é o Deus verdadeiro?

O ser humano sempre procurou a resposta a essa questão e sempre acreditou que existe um ser superior. Vemos isso facilmente olhando para a história de vários povos e culturas que ainda hoje tem deuses diversos – indianos, índios, vikings, africanos, egípcios, etc.

A existência de um ser superior é mostrada ao ser humano por dois fatores principais: a natureza, que faz pensar que alguém teve que criar tudo o que existe, e a consciência, que indica para as pessoas, mesmo aquelas que nunca viram ou ouviram falar de leis, que existem coisas certas e coisas erradas.

Essas fontes indicam que existe um ser superior, um deus, mas não são suficientes para revelar quem é o Deus verdadeiro. Prova disso é que ainda hoje há pessoas que oram, adoram e acreditam em animais, estátuas, amuletos, pessoas e outras coisas criadas como sendo Deus – adoram criaturas e não o criador.

Como então responder à nossa pergunta: Quem é o Deus verdadeiro? Por sermos criaturas imperfeitas e pecadoras – e não é necessário ser religioso para perceber que o ser humano é mau, pois dia após dia vemos morte, roubo, traição, corrupção, cobiça, destruição, violência e outros atos que mostram nossa imperfeição – não podemos sozinhos chegar à resposta certa. É necessário que o próprio Deus verdadeiro se revele a nós e nos dê a resposta.

Então, quem é o Deus verdadeiro? O Deus verdadeiro é aquele que se mostrou ao ser humano com uma dupla revelação: pela letra e pela encarnação.

O Deus verdadeiro é aquele que se revelou pela letra – pela Bíblia, a Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas. Deus tornou-se acessível a nós de uma maneira bem simples e direta: pela palavra. Ele inspirou pessoas e as guiou para que colocassem por escrito tudo o que precisamos saber para conhecer e crer no Deus verdadeiro.

A Bíblia nos mostra como esse Deus é Criador, Salvador e Santificador e, principalmente, como Ele agiu e ainda age para nos aproximar dele, nos purificar de nossos pecados e imperfeições e recebermos as bênçãos e a salvação que somente Ele pode dar.

Mas, alguém pode dizer que outras religiões também têm livros sagrados, que afirmam ser a revelação do Deus verdadeiro, como o Al Corão dos mulçumanos, a Bíblia das Testemunhas de Jeová, o livro de Mórmon, etc. Como então saber qual deles é a revelação do Deus verdadeiro? É aí que entra a segunda parte da revelação de Deus: a encarnação.

Enquanto as demais religiões ensinam que o ser humano deve purificar-se com boas obras, rituais, cumprimento de leis e regras, sacrifícios e coisas semelhantes para poder se aproximar de Deus e assim pagar por seus pecados, a fé cristã crê que nenhuma pessoa pode por si mesma chegar a Deus e muito menos pagar por seus pecados e imperfeições.

O Deus verdadeiro, revelado na Bíblia, agiu para fazer o que nós não podemos: Ele se encarnou e viveu como um de nós, em Jesus Cristo, para cumprir em nosso lugar as exigências divinas e pagar na cruz pelo castigo que todos os seres humanos merecem por sua rebelião contra Deus.

Esse é o mistério da encarnação – o próprio Deus desceu ao nosso nível e nos resgatou com sua vida, sofrimento, morte e ressurreição. Cristo, o santo Filho de Deus, deixou a glória divina e, sem se contaminar pelo pecado, carregou todo o nosso pecado na cruz, vencendo então a morte, o pecado e o diabo.

Nenhuma outra religião tem um Salvador como Cristo, que inverte o nosso modo de pensar: não obtemos o favor e a graça de Deus pelo nosso fazer ou não fazer, mas recebemos de graça o perdão, vida e salvação do Pai pelo que o Filho Jesus fez em nosso lugar e por nossa causa, puramente por amor a nós.

Este Jesus, que no evangelho de hoje diz que antes de Abraão nascer, “EU SOU”! (Jo 8.5), identificando-se como o próprio Deus do Antigo Testamento, e que foi pregado no dia de Pentecostes por Pedro como aquele que Deus tornou Senhor e Messias (At 2.36), o salvador prometido por esse mesmo Deus, é a revelação encarnada do Deus verdadeiro, o Deus de amor, o Deus que é amor!

Este é o Deus verdadeiro, que chamamos de Deus Triúno, pois é um só Deus em três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo, algo que nossa mente limitada não pode compreender, mas em que cremos.

Quem é o Deus verdadeiro? É o Deus que confessamos nos credos Apostólico, Niceno e Atanasiano, que são resumos da fé cristã elaborados por cristãos fiéis há mais de 1500 anos para defender a verdadeira doutrina cristã de ensinos errados, resumos baseados em claros versículos bíblicos que nos mostram que Deus é Pai Criador, Filho Salvador e Espírito Santificador, três pessoas da Trindade em total e perfeita harmonia com um só propósito: nos salvar do pecado, do diabo e da condenação eterna que merecíamos.

Quem é o Deus verdadeiro? O inimigo de Deus, o diabo, quer fazer as pessoas acreditarem que cada um pode ter o seu deus e que esse é o verdadeiro. Nós também somos tentados a termos nossos deuses no lugar do Deus Triúno – o prazer, o dinheiro, a vaidade, o descanso e lazer, e tudo mais que se torna mais importante em nosso coração e vida do que o Deus Triúno e sua vontade.

Não nos deixemos enganar por esses falsos deuses. Fiquemos firmes na fé no Deus verdadeiro, que se revela a nós como Pai de amor, que se encarnou em Jesus Cristo e que nos dá o seu Espírito para nos manter na fé e no caminho da salvação, sempre através dos meios que Ele escolheu para isso – a Palavra e os Sacramentos.

Cristo, a revelação viva do Deus de amor, é chamado de Sabedoria no texto de Provérbios que ouvimos hoje. No versículo 35 ela diz: Pois quem me encontra, encontra a vida, e o SENHOR Deus ficará contente com ele.

O Deus verdadeiro, Triúno, não guardou sua sabedoria e poder para si, mas em Cristo veio a nós, transformando sua sabedoria em salvação e seu poder em graça e misericórdia, nos encontrando e nos levando para junto de si pela fé em Jesus.

Então, meus irmãos, quando perguntarem: Quem é o Deus verdadeiro?, respondam com toda coragem, como Pedro no dia de Pentecostes: o Deus verdadeiro é o Pai de amor que veio nos salvar em Jesus Cristo e nos dá a fé pelo Espírito Santo.

O Deus verdadeiro é aquele que fez tudo para nos salvar, que não olha para o que merecemos ou não merecemos, mas para o que Cristo fez e mereceu por nós na cruz. Quem crê no Deus Triuno crê no Deus verdadeiro, e por isso é feliz! Tenha sempre essa fé no Deus verdadeiro e você será salvo! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário